Pesquise neste blog

sexta-feira, 29 de junho de 2012

SAÚDE: Apesar de mais de 60 mortes por gripe suína, Ministério da Saúde nega pandemia

Número de mortes deste ano está muito longe do auge da doença em 2009

Os casos de gripe A (H1N1), conhecida também como gripe suína, estão aumentando no Brasil. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, a situação não é preocupante: não haverá uma pandemia em 2012, como houve em 2009.

Porém, em 2012, já foram registradas mais de 60 mortes desde o início do ano. Em 2011, foram 27 mortes e em 2010, 113.

Houve diminuição significativa comparada ao surto ocorrido em 2009, quando 2.060 pessoas morreram em função da gripe A.

O vírus H1N1 continua circulando não só no Brasil, mas no mundo inteiro. No entanto, é pouco provável que tenha potencial pandêmico, já que a maioria das pessoas está protegida contra o vírus.

Aprenda a detectar sintomas e evitar a gripe A (H1N1)

Assim, as campanhas de vacinação, que ocorrem desde 2010, já vêm prevenindo a população da doença — e, consequentemente, quebrando a cadeia de transmissão do vírus.

Fonte R7/ foto divulgação

SEGURANÇA: Homem que passou quatro dias em um buraco foi vítima de roubo, diz delegado

José Judson Santana, de 61 anos, que estava desaparecido desde o último domingo (24/6), foi resgatado em um buraco no Morro do Sansão, em Sobradinho II, na tarde desta quinta-feira (28/6). O homem foi levado ao pronto-socorro do Hospital Regional de Sobradinho onde irá passar por exames.



De acordo com o delegado Leandro Ritt, do Departamento de Reprensão a Sequestros (DRS), o homem foi vítima de roubo de veículo por dois homens armados. "Os bandidos jogaram Santana no buraco nu, com a intenção de matá-lo", afirma Ritt. Ainda segundo o delegado, familiares de Santana disseram que ele fazia transporte ilegal de passageiros.

Segundo informações da 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II), no início da tarde desta quinta, um homem que passava a cavalo pelo Morro do Sansão ouviu gritos de socorro vindos de um penhasco e, após ir até o local, encontrou um homem e ligou para a polícia.


Fonte correio braziliense/ foto divulgação. Veja também vídeo JH/Globo em anexo, clicando no título deste artigo...

SEGURANÇA: Moradores mobilizados contra instalação do Caje em Sobradinho

A população de Sobradinho é totalmente contrária à instalação de uma unidade do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje) na cidade. Esse foi a conclusão de encontro realizado entre lideranças comunitárias de diversos áreas da região, na manhã desta quinta-feira, na sede da Associação comercial e Industrial (ACIT).

Durante a manhã, moradores discutiram com o deputado distrital Cristiano Araújo (PTB) os problemas que mais afetam os moradores da região., solicitando-lhe intervenção junto ao governador Agnelo Queiroz para que as soluções sejam encontradas.“Não podemos aceitar essa idéia. O GDF tem outras opções de áreas para construir Cajes sem incomodar a tranqüilidade das pessoas”, afirmou o Clarindo Alves Santos, líder comunitário na região de Nova Colina.

Segundo o GDF, o atual Caje, localizado na 916 norte, vai fechar as portas. O governo pretende construir cinco unidades de internação restrita em cinco regiões administrativas: Sobradinho II, Santa Maria, Brazlândia, São Sebastião e Gama, como medidas para reestruturação do Sistema Socioeducativo do DF.

Com exceção de Sobradinho II, as obras de construção das outras sedes estão sendo licitadas. Estão previstos cerca de R$ 50 milhões em investimentos na construção das cinco unidades previstas. A

O parlamentar afirmou que vai levar a discussão ao governador Agnelo e a outros setores do GDF para informar-lhe sobre a insatisfação da população em relação à possível instalação do Caje. “O governador é um homem sensível aos apelos da população. Tenho certeza de que conseguiremos uma solução razoável para essa situação”, afirmou Cristiano aos moradores.

Os representantes da comunidade também se queixaram de problemas como falta de segurança e a precariedade de atendimento nas unidades hospitalares. “Reconhecemos os esforços do governo para melhorar essas situações, mas ainda há muito o que ser feito para que esses serviços se aproximem do que é minimamente necessário”, afirmou o administrador de empresas, Marcelo Nogueira, morador da Quadra 6.

No encontro, os moradores também solicitaram ao parlamentar que busque junto ao GDF obras de infraestrutura para regiões de Sobradinho II, Nova Colina e Vila Rabelo. “Na Câmara Legislativa, temos trabalhado muito para viabilizar recursos para todas esses problemas. Tenho certeza de que, junto com o GDF, logo traremos boas notícias”, explicou o deputado.

Por ASCOM/Deputado Cristiano Araújo (PTB)/ fotos divulgação

MORADIA: Agora, portarias para condomínios estão garantidas

*Regina Castro

A luta dos moradores de condomínios é antiga. Há
muitos anos eles reivindicam uma lei que permita a manutenção dos condomínios
fechados. Finalmente este dia chegou.

Na última sessão plenária do semestre, na noite
desta quinta-feira (28/06), os distritais aprovaram a proposta, encaminhada
pelo Executivo por sugestão do deputado Agaciel, que permite a manutenção dos
condomínios fechados, com muros e portaria.

Depois da aprovação do projeto de lei no plenário
da Câmara, o deputado Agaciel Maia agradeceu à Mesa por entender a importância
da proposta e colocá-la em votação. “Aproveito também para agradecer ao
deputado Chico Leite que esteve no Ministério Público para tirar as dúvidas e
não corrermos o risco de inconstitucionalidade e o empenho dos membros das
comissões”, agradeceu o parlamentar.

Maia lembrou ainda que todos os condomínios vão se
beneficiar imediatamente da medida, mas, principalmente, o Villages Alvorada,
no final do Lago Sul. “Ali os moradores estão com o tempo curto. Se não
derrubarem a portaria até o final do próximo mês, terão que pagar multa de R$
20 mil por dia. E isso é decisão da Justiça”, lembrou o deputado Agaciel,
falando ainda da importância que as portarias e muros têm para a segurança dos
moradores e para a geração de emprego.

Câmara aprova projeto que mantém os condomínios fechados

O projeto de lei que permite muros e portarias nos
condomínios, de autoria do Executivo, que chegou à Câmara Legislativa no final
de abril, foi aprovado nesta noite (28/06), durante a sessão plenária.

Uma indicação feita o ano passado pelo deputado
Agaciel Maia, atendendo reivindicação da comunidade dos condomínios, foi
apresentada o ano passado ao Governo, solicitando o envio do projeto.

Assim que projeto foi protocolado na Câmara, o
deputado Agaciel Maia, juntamente com a deputada Eliana Pedrosa apresentaram um
substitutivo, que recebeu mais três emendas na redação final, aprovada nesta
noite. (Veja íntegra do PL aprovado).

Antes de ser aprovado em plenário, o projeto que
permite os muros e portaria nos condomínios foi analisado e aprovado em três
comissões: Assuntos Fundiários, Constituição e Justiça e Meio Ambiente.

O projeto foi votado em primeiro e segundo turno
na Câmara Legislativa e segue agora para sanção do governador.

Por Regina Castro /JC


quinta-feira, 28 de junho de 2012

SOCIAL: 2º BAILE DE DEBUTANTES EM SOBRADINHO II

O padrinho, Deputado Distrital Dr. Michel, se emocionou com a homenagem feita pelas meninas.


Na última sexta-feira, 22 de Junho, a Administração Regional de Sobradinho II, realizou o 2º baile para Debutantes carentes, escolhidas pelas escolas públicas da cidade, o critério utilizado foram as melhores notas. Dessa vez, o palco para a realização do evento, foi o ginásio coberto, localizado na Ar 03.

Vinte e duas meninas tiveram a oportunidade de realizar o seu sonho em grande estilo com muita música, participação dos alunos do curso de formação de praças do Corpo de Bombeiros Militar , turma “B” ,que dançaram a valsa com as aniversariantes, e delicioso coquetel.

“É muito gratificante participar de momentos como este, onde se promove a integração social de famílias e valorização dos jovens em um contexto social. Sou de família humilde e sei como é difícil realizar estas festas”, declarou o deputado distrital Dr. Michel .

O evento contou com um apoio e registro realizado pelas empresas: C. M. Produções Star Locações e Eventos, ARTEFOTO Cerimonial Fotografia Estúdio, OALK cinegrafia. Como não poderia faltar, o Instituto EMBELLEZE de Sobradinho, produziu as debutantes e a Receita Federal colaborou mais uma vez, com doações.

Fonte Silvio Brasil

GDF capacita servidores para grandes eventos

Profissionais de Segurança Pública do DF participam de formação para proteção de autoridades durante Copa das Confederações e Copa do Mundo

Com a proximidade da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo FIFA em 2014, grandes eventos mundiais que serão realizados em Brasília, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) tem capacitado servidores de segurança pública para a execução de atividades como para segurança pessoal de autoridades públicas. A iniciativa visa democratizar, modernizar e integrar as forças de segurança pública coordenadas pela SSP/DF e conforme preconizado pelo Plano Estratégico do Governo do Distrito Federal (GDF)

No momento, está sendo oferecido o Curso de Proteção de Autoridades para duas turmas formadas para atender 60 servidores. A primeira tece início dia 11 de junho e vai até 8 de julho. A segunda turma será realizada entre 1º e 29 de outubro.

O programa do curso oferece aulas de direção ofensiva e defensiva, segurança eletrônica e orgânica, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, escolta motorizada e armamento, munição e tiro. A aula de tiro, que ocorre nesta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29, às 14h30, na Academia Nacional de Polícia, terá a participação do secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

Para se inscrever é necessário ser agente de segurança pública do Distrito Federal ou da União, não possuir qualquer restrição médica, possuir conhecimento técnico de natação e Carteira Nacional de Habilitação "B". Além disso, não pode estar respondendo nenhum processo administrativo/ disciplinar, inquérito policial ou processo judicial.

Serviço


1º Curso de Proteção de Autoridades voltado para os grandes eventos mundiais

Local: Academia Nacional de Polícia

Endereço: DF 001, próximo ao Posto Colorado e ao Parque Digital.

Inscrições

Mais informações: Coordenador do Curso, César Freitas

Telefone: 9988-9793


Fonte SSP/DF

quarta-feira, 27 de junho de 2012

ESPORTE: Sensacional

*João Timóteo

FESTIVAL DE GINÁSTICA RITMICA

No próximo sábado 30 de junho das 8:00 às 12:00 h, no Ginásio de Esportes de Sobradinho vai acontecer uma big apresentação da arte envolvendo o CID de Samambaia, de Taguatinga, de Sobradinho, a Academia CJ Fitnes (Balet), a AMDKF, o Centro Educacional Lumni, o Centro Educacional Sete Estrelas e o CIEF.

Na abertura do grande acontecimento, teremos uma brilhante apresentação do Grupo de Ginástica Acrobática do DEFER sob a coordenação da Professora Márcia Janete e um show da consagrada Ginasta Larissa Evangelista do Clube do Exército.

A realização é do CID de Sobradinho, sob a coordenação das Professoras Margareth e Cristiana .

Registros no treinamento


Imperdível - III FESTTIVAL DE VOLEIBOL DO CID


No próximo domingo 01 de julho das 8:00 às 12:00h, no Ginásio de Esportes de Sobradinho, o bicho vai pegar entre os atletinhas da faixa etária de 09 a 12 anos.

A competição que será realizada pelo CID-Sobradinho sob a coordenação da Professora Vera terá a participação do Centro de Iniciação Desportiva-CID/Sobradinho, SESI, Escolinha de Voleibol do do Império dos Nobres e Escolinha do Grande Colorado. ESTA,VOCE NÃO PODE PERDER. Compareça torça, vibre e incentive a garotada boa de bola.

Registros no treinamento



LEÃO DA SERRA RUMO À SÉRIE “D” DO BRASILEIRÃO

No próximo Sábado 30 de junho às 19:00h, aqui no Augustinho Lima a FERA vai jogar amistosamente contra a Seleção Amadora de Sobradinho-II

ESTREIA NO BRASILEIRÃO

No próximo dia 04 de julho quarta feira, às 19:00h aqui no Augustinho Lima, a equipe preta e branca vai enfrentar o Craque de Catalão-GO e, no domingo 08 lá no gramadão do Serrinha em Goiânia, a FERA vai enfrentar o Aparecidense de Aparecida-GO.


Por João Timóteo (texto e fotos ) Exclusivo para o Jornal de Sobradinho

Transporte coletivo grátis para cardiopatas

A sessão plenária desta terça-feira (26/06) teve um gosto amargo para o Buriti. Entre os inúmeros vetos do governador Agnelo que foram derrubados pelos parlamentares em Plenário, estava o PL 477 de autoria do deputado Dr. Michel que garante transporte coletivo, alternativo e metrô grátis aos portadores de doenças cardíacas crônicas de baixa.

O PL 477 institui a Política Distrital para Integração da Pessoa com Deficiência e altera o artigo 88 da Lei 4.317/09, acrescentando os cardiopatas como beneficiários do transporte público gratuito no DF. A lei aguarda a sanção do Governador.

O veto do governador ao PL 477 foi derrubado por 20 votos e segue agora para que o Executivo promulgue e publique a nova lei num prazo de 48 horas.

Por Ana Paula Cortes

GDF lança edital para terminal rodoviário de Sobradinho II

Atendendo a Indicação encaminhada pelo deputado Dr. Michel ao Executivo solicitando a construção do terminal rodoviário de Sobradinho II, a Secretaria de Transportes do DF lançou o edital de licitação para a obra da rodoviária da cidade que será construída na AR 25, Conjunto 01, Lote 2. Feita a licitação, o prazo de execução da obra será de máximo 180 dias.

Os recursos serão financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. As informações sobre os documentos necessários e o edital de licitação estão disponíveis no www.st.df.gov.br, no link Programa de Transporte Urbano do Distrito Federal – PTU-UEGP-LICITAÇÕES-2012. As propostas serão recebidas até as 9h30, do dia 6 de agosto, mesmo horário e data em que serão abertos os envelopes na presença dos licitantes, na Secretaria de Transportes do DF, anexo do Palácio do Buriti, 15º.

Por Ana Paula Cortes

SEGURANÇA: Homem rouba veículo em Sobradinho, e acaba preso em Planaltina por integrantes do Gtop 34

*Ferreira Santos

Rafael Morais de Araújo, 26 anos, foi preso nesta terça-feira (26), por integrantes do Grupamento Tático Operacional (Gtop 34 Alfa) do 14º BPM de Planaltina. Rafael na companhia de outra pessoa, rendeu por volta das 20h50, dois homens, que conversavam no interior de um Fiat Palio de cor azul na quadra 16, conjunto G, em Sobradinho. Eles obrigaram as vítimas saírem do veículo fugindo para Planaltina levando além do veículo, celular e diversos cartões de crédito. A Polícia Militar rastreou o celular da vítima que estava em poder dos facínoras. Duas horas depois as diligências da equipe do Gtop 34 Alfa, composta pelo sargento Eldes Braga, cabo Antônio Silva e soldados Eder localizaram o veículo na garagem de uma casa no Buriti IV, perto do CAIC, na casa, os policiais prenderam três homens, um deles debaixo da cama. Levado para a 35ª DP, Rafael Morais foi reconhecido pelas vítimas e autuado em flagrante por roubo de veículo.

A polícia investiga outros roubos ocorridos na cidade em que Rafael Morais pode está envolvido. Na quadra central dois homens entraram numa farmácia, renderam os funcionários e um cliente levando cerca de R$ 600,00 reais, mais a pochete com dinheiro e o celular de um cliente. Os autores fugiram em um veículo Siena de cor verde estacionado atrás do comércio. Na quadra 13, dois homens levaram R$ 100,00 reais de uma padaria em seguida fugiram no Corsa de cor branca. As ações duraram menos de dez minutos. Com a prisão de Rafael Morais pelo Gtop 34, a Polícia acredita que poderá chegar ao resto do bando.

Por Ferreira Santos ( texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

UTILIDADE PÚBLICA - VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL

terça-feira, 26 de junho de 2012

ESPORTE: Notícias do Leão da Serra

SEC na mídia - Esporte Candango - Leão apresenta Elenco

SEC na mídia - Esporte Candango - Leão apresenta Elenco

sobradinho_ap1

A equipe do Sobradinho iniciou os trabalhos na tarde desta segunda-feira (25/06), no clube Agepol, no Setor de Clubes Sul, para a Série D do Campeonato Brasileiro. A grande novidade entre os 20 jogadores que se apresentaram ao técnico Reinaldo Gueldini foi o meia Adrianinho, ex-Brasiliense. Novos contratados devem chegar nos próximos dias.

A base da equipe é formada por jogadores que fizeram parte da campanha do Leão da Serra no Candangão deste ano. Jogadores como os atacantes Edicarlos e Jonhes; o meia Coquinho; o meia Filip; os laterais Káká, Dudu e Clein; o goleiro Osmair são alguns dos nomes que permaneceram no elenco.

Entre as caras novas, além de Adrianinho, se apresentaram o zagueiro Moacri ex-Brasiliense, Cauê (e-x Gama), Juninho (ex-Atlético Goianiense) e o volante Zé Ricarte (ex-Luziânia).

Na apresentação do elenco, o presidente Ricardo Vale, acompanhado de Weber Magalhães – vice-presidente da CBF para a região Centro-Oeste – demonstrou muito otimismo e prometeu muito esforço para oferecer condições de trabalho aos jogadores. “Se Deus quiser, vamos levar esse time para a Série C. Vamos fazer de tudo para dar o melhor para vocês e eu tenho certeza que vocês vão corresponder”, disse o mandatário do Leão da Serra.

sobradinho_ap2

Convite

A vaga para a Série D nacional veio via convite da CBF para ocupar o lugar do desistente Gurupi-TO. Inicialmente, o Tocantinópolis-TO assumiria o posto, mas recusou o convite. Com o intermédio de Weber Magalhães, a entidade máxima do futebol brasileiro cedeu a vaga para o Distrito Federal. O Luziânia foi o vice-campeão candango e ficaria com a vaga, mas também recusou, cedendo ao Sobradinho, terceiro colocado na competição local.

O time vai treinar intensamente a parte física nesta primeira semana de trabalho em dois períodos. A estreia na quarta divisão nacional está prevista para o dia 4 de julho, às 20h30, diante do Crac-GO, no estádio Augustinho Lima. O Sobradinho está no grupo A5, juntamente com Ceilândia, Aparecidense-GO, Crac-GO e Cene-MS.

ELENCO

Goleiros: Osmair, Eduardo e Bruno;
Laterais-direitos: Clein, Dudu*;
Laterais-Esquerdos: Kaká e Vitinho
Zagueiros: Moacri, Cauê e Carlos Eduardo
Volantes: Coquinho, Juninho, Zé Ricarte*, David e Paulinho
Meias: Adrianinho, Filip, Felipe* e Anaílson
Atacantes: Edicarlos, Jonhes, Landu e Douglas Pitbul

COMISSÃO TÉCNICA

Treinador: Reinaldo Gueldini
Preparador físico: Alexandre Coutinho
Treinador de goleiros: Ronaldo Aranha
Fisioterapeuta: Cid Félix
Massagista: Bruno
Roupeiro: Jorge
Supervisor: Alexandre Fernandes
Diretor de futebol: Bilzão
Médico: Dr. Willian Roberto
Assessor de imprensa: Renato Giovanny

* Jogadores em negociação

Fonte: Jânio Gomes - EsporteCandango.com.br

ECONOMIA: Inadimplência é recorde em maio

A taxa média de juros caiu em maio, enquanto a inadimplência de empresas e famílias atingiu o recorde de 6%, segundo dados do Banco Central (BC), divulgados hoje (26).

A taxa média de juros para empresas e pessoas físicas ficou em 32,9% ao ano (ante 35,1% em abril) é a mais baixa da série histórica do BC, iniciada em junho de 2000.

As famílias pagaram taxa média de juros de 38,8%, em maio, com queda de 3 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Esse também é o menor nível da série histórica, iniciada em julho de 1994. Já a taxa de inadimplência das famílias subiu 0,2 ponto percentual, para 8%. O BC considera inadimplência atrasos superiores a 90 dias.

No caso das empresas, a taxa média de juros caiu 1,3 ponto percentual de abril para maio, ao ficar em 25% ao ano. As pessoas jurídicas registraram inadimplência de 4,1%, índice estável em relação ao mês anterior.

(Por: Kelly Oliveira - Blog doplenario/ foto divulgação)

ESPORTE: CONVITE AOS SOBRADINHENSES


E TORCEDORES DO LEÃO DA SERRA

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ação pela Vida reduz criminalidade no DF

Após 60 dias, plano de atuação unificada das forças da Segurança Pública aponta redução do número de crimes

O plano Ação pela Vida reduziu os índices de criminalidade no Distrito Federal desde que foi instituído, em 20 de abril. O balanço divulgado nesta segunda-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública do DF revela que o número de homicídios, por exemplo, caiu 13%, passando de 156 para 135 ocorrências. Nos demais tipos de crimes, o movimento foi semelhante.

O levantamento comparou dois períodos: de 21 de fevereiro a 20 de abril, antes do lançamento do Ação pela Vida, e de 21 de abril a 19 de junho, logo em seguida à instituição do plano no DF. Os resultados mostraram dados de cada uma das quatro Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) e de todo o Distrito Federal.

Na análise geral, todas as AISPs, que agrupam regiões administrativas específicas, apresentaram diminuição nos registros de homicídio, tentativa de homicídio, roubo com restrição da liberdade, em comércio, de veículo e a transeunte.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, a avaliação dos resultados demonstra a efetividade da iniciativa. “Felizmente, podemos confirmar que os efeitos da ação integrada estão dentro dos nossos objetivos. A meta é reduzir a criminalidade no DF de forma definitiva”, destacou. “Todos os servidores das forças de Segurança Pública estão animados e comprometidos com o programa”, garantiu o secretário.

Homicídios – O número de homicídios caiu 13% em todo o Distrito Federal. Destaque para a AISP Leste, que abrange 10 regiões administrativas, onde o índice reduziu de 41 para 29. O número de apreensões de armas de fogo foi apontado como uma das razões para a diminuição de mortes.

“A Polícia Militar está apreendendo, em média, de 40 a 48 armas por semana. Essa apreensão ocorre em proporção inversa ao número de crimes”, avaliou o comandante da PM-DF, coronel Suamy Santana, acrescentando que “a ação ostensiva permite, ainda, inibir a atuação dos bandidos”.

Apenas a Área Metropolitana registrou acréscimo nos homicídios, que foram de 12 para 19. A região administrativa com maior quantidade de mortes foi a Estrutural, onde os assassinatos cresceram de 6 para 13 no período. Cerca de 58% das vítimas de homicídios no DF possuíam passagem pela polícia, o que reforça a hipótese de acerto de contas em muitos casos.

Para combater a criminalidade no local, a Secretaria de Segurança Pública irá instalar, na terça-feira (26), uma unidade específica na região. “Uma das vantagens do plano é permitir o mapeamento e o acompanhamento das regiões. Dessa forma, é possível dar atenção especial aos locais com maior incidência de crimes”, afirmou Sandro Avelar.

Na categoria de crimes contra o patrimônio, os roubos caíram de 6.067 para 4,7 mil e os furtos foram de 5.469 para 5.089. Os registros de tentativa de homicídio passaram de 246 para 194.

Fonte Agencia Brasília

ESPORTE: ASFI, será homenageada em Sessão Solene

30 anos da ASFI, homenagem em Sessao Solene

Nesta terça-feira, dia 26 a Associação Serrana de Futebol Infantil - ASFI, será homenageada em Sessão Solene, às 19h, no Ginasio de Esportes de Sobradinho Carmem de Oliveira, em comemoração aos seus 30 anos de lutas e batalhas em prol do esporte de nossa cidade.

Para quem não conhece a ASFI, esta instituição organiza campeonatos de futebol de base em Sobradinho à 30 anos, e muitos times da saída norte e outras regiões participam das competições, muitos atletas que hoje são grandes estrelas do futebol, já participaram destas competições, como exemplo podemos citar: Lúcio, Sandro, Washington Coração Valente, Dimba, Warley entre outros.

Por Tarcísio Pádua/ aliastpadua.com.br

SEGURANÇA: Morte na descida do Colorado

Roda de carro se solta e deixa motociclista morto na descida do Colorado

Um acidente envolvendo carro e moto, na descida do Colorado, resultou na morte do motociclista. Um troller descia do Balão do Colorado no sentido Brasília, quando uma roda do veículo se soltou e atravessou a pista, acertando na cabeça um motoqueiro que seguia no sentido contrário.

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros foi destacado para realizar o atendimento, mas o motociclista não resistiu e faleceu no local. As pistas nos dois sentidos ficaram muito congestionadas.

Fonte : correio braziliense

ECONOMIA: Sindicato confirma que gasolina não aumenta na bomba

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindcom) confirmou que os preços da gasolina e do óleo diesel não serão majorados para o consumidor, apesar do aumento que entrou em vigor hoje nos preços cobrados pela Petrobras às refinarias, de 7,83% para a gasolina e 3,94% para o diesel.

De acordo com o presidente do Sindcom (que tem sede no Rio de Janeiro), Alisio Vaz, a Petrobras já informou ao setor que o reajuste não será repassado para os postos de combustíveis – conforme o governo já havia adiantado na última sexta-feira (22) – e, assim, os preços para os consumidores não sofrerão alteração.

“Já recebemos dos nossos associados informações de que não haverá reajuste de preços, já que a Petrobras incorporou à sua remuneração o valor da Cide [Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico], que deixou de ser cobrado sobre a gasolina (R$ 0,09 centavos) e o diesel (R$ 0,45 centavos)”, disse Alisio Vaz.

Para evitar que o reajuste de preços cobrado às refinarias chegasse à população e, assim, tivesse reflexos na inflação, o governo decidiu zerar a Cide que incidia sobre a comercialização dos derivados de petróleo, deixando de arrecadar, dessa forma, cerca de R$ 425 milhões mensais. O objetivo do reajuste para as refinarias é diminuir a defasagem de preços dos combustíveis em relação ao mercado internacional, o que compensa a perda da arrecadação da Cide.

(Por: Jorge Wamburg/post no Blog doplenário)

ESPORTE: CONVITE AOS SOBRADINHENSES

(*)Clique na foto acima para melhor visualizar as informações contidas no flyer afixado...

ESPORTE: Faculdade de Sobradinho realizou com sucesso o seu 1º Campeonato de Futsal

*Sandson Barbosa Azevedo


No dia 19/05 teve início 1º Campeonato de Futsal da Escola de Negócios da ESPAM- Projeção, em Sobradinho. O evento contou com o apoio da Administração Regional de Sobradinho, da Gerência de Esporte e Lazer e da Associação ABARKA. A competição que teve o objetivo de integrar os alunos dos cursos de Negócios (Administração e Contábeis) oferecidos na unidade. Dos 08 times inscritos, o time Balancete e Meião Furado disputaram o 3º lugar sagrando-se vencedor a equipe do Curso de Contabilidade Balancete pelo placar de 9 a 3. Na grande final, 2 times do Curso de Administração realizaram uma final emocionante, a equipe Sucrilhos do 1º semestre e a equipe dos veteranos 7/8, sendo vencida por 3 a 1 pelo time dos Sucrilhos. A equipe do 1º semestre ainda teve o goleiro menos vazado Marcus. Já o artilheiro do campeonato foi o aluno da equipe Balancete, Gilberto com 13 gols.


Para o Coordenador do Curso de Administração, Sandson Azevedo, o resultado não é importante e sim a confraternização dos alunos em um meio saudável que é o esporte. As partidas que aconteceram no Colégio La Salle e no ginásio de Esportes de Sobradinho, teve sua final no dia 23/06 e contou com a participação do Diretor da Unidade o Prof. Duílio Canedo eventos como esse são complementares a formação do cidadão e a pedido dos alunos dos outros cursos, no ano que vem tentaremos realizar um evento ainda maior que comporte todos os alunos da instituição.


Equipe Campeã (Administração): Raphael, Robert, Kaio, Vinícius, Matheus, Vinicius, Marcus, Jonathan, Rodrigo G, Rodrigo C. e Thiago.


Equipe Vice Campeã (Administração): Francisco D., Carlos, Hudson, Marco, Weverson, Márcio, Francisco, André Luiz, Rafael, Leandro, Bruno.


Equipe 3º Lugar (Contabilidade): Isaac, Francisco, Rodrigues, Gilberto, Glauber, Messias, Alexandre, Vanderlei, Rodrigo.


Artilheiro: Gilberto Morais (Balancete – Contabilidade)


Goleiro Menos Vazado: Marcus Vinicius (Sucrilhos – Administração)





Por Sandson Barbosa Azevedo (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho


Casa Abrigo é opção de refúgio para mulheres vítima de violência

Desde 1993, o espaço oferece atendimento às agredidas e aos seus filhos. Além de acompanhamento psicopedagógico, as refugiadas encontram na casa uma oportunidade de se qualificarem




Prevista na política de abrigamento de mulheres em situação de violência no Distrito Federal, a Casa Abrigo é um espaço de garantia de defesa e proteção de mulheres e adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual, que correm risco de morte. Criado em 1993, o local garante a integridade física e psicológica de mulheres e de seus dependentes (meninos de até 12 anos e meninas sem limite de idade), com atendimento interdisciplinar que favorece o resgate da autoestima e a reconstrução da autonomia da mulher.


A casa é um espaço onde as mulheres e crianças abrigadas permanecem na instituição por cerca de noventa dias. Durante este período, todos contam com suporte psicopedagógico, que contempla ações que envolvem atividade física para as abrigadas, atividades lúdicas para os filhos e ações de caráter sócio-ocupacional. Há ainda apoio assistencial e jurídico em articulação com outras políticas públicas, principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência social, na perspectiva da constituição e consolidação de redes de atendimento.


Necessidades básicas como alimentação, vestimenta, transporte, lazer e segurança também são supridas pelo programa. O encaminhamento das mulheres é realizado pela Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), somente após o registro do boletim de ocorrência contra o familiar agressor. O abrigo é uma possibilidade da mulher que sofre violência se proteger, bem como zelar pela integridade dos seus filhos. Desde janeiro de 2011 até abril de 2012, o espaço atendeu a 179 mulheres e 234 dependentes. Do total, somente neste ano, 64 mulheres e 78 dependentes foram acolhidas pela casa.


Para a secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amancia Ferreira, o aumento no número de atendimentos mostra que as mulheres estão quebrando paradigmas e criando coragem para denunciarem seus agressores. “As campanhas feitas para conscientizar as vítimas desse tipo de violência têm feito com que elas enfrentem a sua maior dificuldade: o medo. Assim, percebemos que não é a violência que está aumentando, mas sim que está havendo uma mudança de cultura onde as mulheres criaram coragem para denunciar, sobretudo dando prosseguimento ao indiciamento dos acusados”, explica a secretária.


Segundo ela, a política de abrigamento para mulheres do Distrito Federal encontra, na sua origem, um diferencial. “A concepção de abrigamento defendida pela da Secretaria atribui a Casa Abrigo uma conotação que rompe com a ideia de um simples esconderijo. Nosso foco é tornar o local um espaço onde todas terão a oportunidade de conhecerem melhor os seus direitos e, por meio dos programas de capacitação, terem condições de aprenderem uma profissão e, dessa forma, tornarem-se independentes”, esclarece.


Capacitação - Reuniões, terapias de grupo e oficinas de artesanato são algumas das formas usadas pela equipe de profissionais para promover um trabalho de reinclusão das mulheres na sociedade, com foco na emancipação, autonomia e empoderamento delas, a partir de valores feministas, da garantia de direitos e pleno exercício da cidadania. “O abrigamento das mulheres vítimas de violência constitui-se como um dos pontos fundamentais para a segurança e proteção a serem oferecidas pelo Estado”, completa Olgamir Amancia.


Durante os meses de maio e junho, as abrigadas participaram do “Projeto Re-ciclo Papel e Cartonagem”, desenvolvido pela Fundação Procurador Pedro Jorge. O objetivo do curso é capacitar as mulheres na criação, confecção e revestimento de caixas, capas de livros, agendas, blocos, risque-rabisque, cadernos, porta-retratos entre outros objetos utilizáveis no dia a dia. Além de proporcionar a capacitação, o projeto visa sensibilizar, integrar e criar oportunidades para que, em um futuro próximo, possam gerar renda própria, melhorando sua qualidade de vida.


Uma moradora da casa, de 29 anos, vê o curso como uma forma de adquirir autonomia. “Muitas vezes, as mulheres se submetem à violência por serem financeiramente dependentes dos maridos. Mas, como esta oportunidade que a Casa Abrigo proporcionou, tenho certeza de que, quando encerrar minha estadia, terei condições de produzir meus artesanatos e gerar uma renda capaz de sustentar a mim e a minha família”, relata a abrigada.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Mulher do Governo do Distrito Federal

ESPORTE: Adrianinho é reforço do Leão da Serra

Série D: Sobradinho-DF contrata Adrianinho, ex-meia do Flamengo e Corinthians

Time começa reforçar o elenco após a desistência do Gurupi-TO

Depois de assumir a vaga do Gurupi-TO, que desistiu da Série D do Brasileiro, o Sodradinho-DF continua montando seu time. A grande novidade foi o acerto da diretoria do clube com o meia Adrianinho (foto), 31 anos, que passou por grandes clubes brasileiros, caso de Flamengo, Corinthians e que esteve até este ano no Brasiliense.

"Está tudo certo e estou pronto e muito feliz por estar de volta ao futebol", disse o ex-pontepretano ao Jornal de Brasília.

O Sobradinho, o Leão da Serra do Distrito Federal corre contra o tempo, pois estreará na Série D do Brasileiro, dia 04 de julho, no estádio Augustinho Lima, diante do CRAC-GO. A equipe comandada por Reinaldo Gueldini estava em férias. O experiente treinador terá de fazer um trabalho rápido para colocar seu time em condições de estrear na quarta divisão nacional.

A base do time é a mesma que disputou o Candangão 2012, com a possibilidade de contar com jogadores que estiveram no vice-campeão candango, o Luziânia. O Sobradinho está no Grupo A5 da Série D, ao lado Ceilândia-DF, CRAC-GO e Aparecidense-TO e Cene-MS.

Fonte: Sérgio Porto / site: www.futebolinterior.com.br