Pesquise neste blog

domingo, 29 de abril de 2012

Fercal é lançada como Região Administrativa do DF


Localidade tornou-se oficialmente a 31ª Região Administrativa do Distrito Federal neste sábado. Cerca de 1,5 mil pessoas prestigiaram o evento

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou, na noite deste sábado (28), do evento de lançamento da Fercal como a 31ª Região Administrativa do DF. O desejo de se tornar uma cidade legalmente reconhecida era uma reivindicação antiga no local, que existe há 56 anos. Cerca de 1,5 mil pessoas compareceram ao evento, realizado na Praça do Engenho Velho.

"Essa é uma conquista do DF como um todo. A criação da cidade da Fercal foi apenas o primeiro passo. A segunda etapa será o orçamento participativo, que vai definir as prioridades da comunidade e levar os recursos à população. Os moradores daqui são batalhadores e merecem serviços públicos de qualidade. Esse é um novo tempo e um novo caminho para a Fercal, que até então esteve esquecida pelo poder público", ressaltou Agnelo Queiroz.

Apesar de o lançamento oficial da Fercal como região administrativa ter ocorrido neste sábado, os investimentos do Governo do Distrito Federal na cidade, que abriga 27 mil habitantes, já começaram. Entre as melhorias estão a duplicação da rodovia DF-150, o asfaltamento de pistas e a iluminação de vias públicas.

Para o vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado dr. Michel, responsável por levar a proposta ao GDF, reafirmou os benefícios que a Fercal terá daqui para frente. "A partir de hoje a Fercal deixa de ser um lugarejo e torna-se uma cidade. Essa nova condição vai trazer regularização, infraestrutura, água potável, transporte público, educação, saúde e segurança para a comunidade", disse.

Estiveram presentes ao evento o secretário de Governo, Paulo Tadeu, o secretário-chefe da Casa Militar, tenente coronel Leão, e o empresário e representante comunitário Sálvio de Matos. Ao final, Agnelo Queiroz recebeu uma homenagem da comunidade e do deputado dr. Michel pela implantação da cidade da Fercal. Dez pioneiros da localidade também foram homenageados.

Fotos: Roberto Barroso - SECOM/GDF

SOBRADINHO: Sedhab lança concurso para a implantação de parques no DF

Parque Canela de Ema, localizado em Sobradinho, será um dos beneficiados

No dia 25 de abril, a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/DF) firmaram contrato para a implantação de parques no DF. Sobradinho, Gama e Paranoá serão as cidades beneficiadas pelo certame.

O concurso visa selecionar projetos de arquitetura e paisagismo para a implantação de parques nas cidade citadas. Em Sobradinho, o parque escolhido foi o Canela de Ema. "A comunidade reivindica a implementação desse parque há anos. Os moradores de Sobradinho merecem ver o Canela de Ema recuperado, merecem um lugar adequado para o lazer e para a convivência", detacou a administradora de Sobradinho, Maria América.

O secretário de Habitação, Gerlado Magela, disse que realizar melhorias nos parques do DF significa atender às reivindicações da sociedade. "É muito triste ver um parque como o Canela de Ema abandonado, servindo como depósito de lixo ou palco de invasões. A População não aceita isso e denuncia constantemente a degradação e abandono dessas áreas ", ressaltou o secretário.

Magela explicou também como funcionará o concurso. Os concorrentes terãos os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugar, nos termos do edital, e sem hipótese de empate nas classificações. As equipes técnicas classificadas em 1º lugar de cada objeto/tema formalizarão contrato com a Sedhab para a elaboração dos projetos executivo e complementares.

O IAB/DF, contratado para organizar a seleção, prestará apoio técnico na revisão dos projetos. Agora, depois da assinatura do contrato, serão estabelecidos os prazos para as inscrições e demais fases para a implantação dos projetos.

Por Gizele Chaves ( texto e foto) ASCOM/Adm de Sob I

sábado, 28 de abril de 2012

SEGURANÇA: Em Sobradinho II PM faz apreensão de drogas após denúncia feita por moradores

*Ferreira Santos/com informações de policiais militares na ocorrência.

Após denúncia feita por moradores a policiais militares de um posto comunitário de segurança (090) localizado no setor de mansões, em Sobradinho II, fez com que a equipe do sargento Abel prefixo (2358) do 13º BPM, em Sobradinho, apreendesse cerca 1.400 kg de maconha, dez trouxinhas de haxixe e uma pedra de crack no começo da noite de sexta-feira (27). A informação que delinquentes estariam escondendo alguma coisa em um sótão de um prédio localizado na região do setor de mansões levou policiais militares, após uma varredura no local a encontrarem cerca de 1.400 kg de maconha, dez trouxinhas de haxixe e uma pedra de crack escondidos no local. A droga apreendida e encaminhada a 35ª DP de Sobradinho II passaram por uma perícia e posteriormente será posta a disposição da justiça.

Por Ferreira Santos (texto e foto) Especial para o Jornal de Sobradinho

SOBRADINHO: Parque dos Jequitibás é inaugurado









Área localizada em Sobradinho I passou por reformas e instalações de novas estruturas de lazer. Obras fazem parte do programa Brasília, Cidade Parque, que pretende transformar a cidade em capital da área verde


A população de Sobradinho ganhou mais qualidade de vida com a entrega da primeira etapa das obras de implementação e reforma da infraestrutura do Parque dos Jequitibás, em Sobradinho I. Na manhã deste sábado (28), o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, inaugurou oficialmente a nova estrutura, que já está sendo utilizada pelo público.

A iniciativa faz parte do programa Brasília, Cidade Parque, criado pela atual gestão com o objetivo de implantar, em parceria com instituições públicas e privadas, 69 parques ecológicos e 22 unidades de conservação no DF, de forma sustentável. Na primeira fase do Jequitibás, foram aplicadas duas compensações ambientais e florestais de construtoras que atuam na capital, em um investimento de R$ 600 mil.

“Estamos entregando o quarto parque dentro do programa. Fizemos reformas importantes, que dão vida ao parque, preservam o meio ambiente e proporcionam qualidade de vida à população. Aqui os moradores de Sobradinho poderão desfrutar de um ambiente agradável para convivência com a família e os amigos. Isso é saúde!”, destacou o governador Agnelo Queiroz, reafirmando o compromisso do governo com os processos de compensação ambiental, esquecidos pelos governos anteriores.

Entre as melhorias, realizadas junto com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), estão a reforma de espaços já existentes e a oferta de novas possibilidades de lazer. Para o secretário Eduardo Brandão, a proposta do programa Brasília, Cidade Parque vai elevar o nome de Brasília.

“Esse é o modelo que a Brasília pode mostrar ao país e ao mundo: o de uma cidade que já implementou o conceito de economia verde, tendência nos dias de hoje. Estamos pensando globalmente e agindo localmente”, enfatizou Brandão.

O presidente do Ibram, Nilton Reis, ressaltou a agilidade das obras, concluídas em menos de seis meses. “A reforma teve início no final de outubro e já entregamos a primeira etapa. Sem dúvida teremos mais ações, não apenas em Sobradinho, mas em todo o Distrito Federal, para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

Nova estrutura – O Parque dos Jequitibás possui 11,2 hectares e foi criado para ajudar na preservação da fauna e da flora da região, criando condições para a melhoria da qualidade das águas do Ribeirão Sobradinho, situado dentro do parque.

Nesta primeira fase foram reformados locais como a sede administrativa, o anfiteatro (que ganhou bancos e um fundo de palco), as quadras de esporte e os playgrounds, com a instalação de equipamentos mais seguros e produzidos em madeira. A quadra de basquete foi totalmente restaurada e o cercamento do parque foi complementado.

A população conta, ainda, com novidades como uma pista de skate de alto padrão, construída conforme as normas da Federação do Skate do Distrito Federal e Entorno. Uma estrutura apropriada para a prática do esporte era uma demanda antiga das crianças e dos jovens de Sobradinho.

Um novo estacionamento, pavimentado com bloquetes que facilitam a absorção da água pelo solo, também foi instalado no parque. A área de convivência recebeu uma cobertura, a fim de garantir proteção contra o sol e a implantação do circuito inteligente de ginástica. A unidade ainda passará por outras obras, entre elas as de manutenção dos espaços e de revitalização do Ribeirão Sobradinho.

Conquista - Durante a cerimônia de inauguração, o parque estava movimentado. Crianças, jovens e adultos de todas as idades faziam exercícios, brincavam ou passeavam pelo local. A administradora de Sobradinho, Maria América Bonfim, disse que o momento é de celebração de uma vitória.

"Quando assumi, em janeiro do ano passado, havia muitas reclamações das pessoas em relação ao estado do parque. Então fomos contemplados no programa Brasília, Cidade Parque. Estamos muito felizes, pois aqui a comunidade terá lazer completo, com esporte, cultura e, ainda, preservação ambiental", disse.

Satisfeito com a pista de skate, o estudante Gabriel Rocha, de 14 anos, destacou a comodidade como um dos principais benefícios das obras. "Antes andava de skate no Guará. Agora ficou mais fácil, já que moro perto. A pista é a melhor que tem, pois é lisa e tem ótima aderência. Venho aqui três dias na semana", contou Gabriel, que pratica o esporte há dois anos e pretende se profissionalizar.

O securitário Eustáquio Araújo, de 40 anos, estava com os filhos João Victor, de 11 anos, e Pedro Luccas, de 2 anos. Para ele, a nova estrutura significa mais qualidade de vida para os moradores de Sobradinho e os visitantes. "Estávamos tristes, com uma sensação de abandono. Agora está tudo ótimo. Após a revitalização do ribeirão o parque ficará 100%", opinou Eustáquio, que frequenta o parque aos sábados.

(*) Fotos Roberto Barroso

sexta-feira, 27 de abril de 2012

CONDOMÍNIOS: Vivendas Lago Azul mais próximo da regularização

Juíz autoriza registro da área em cartório após prazo para recurso

Mais uma etapa vencida no processo de regularização do condomínio Vivendas Lago Azul. O juíz Ricardo Norio Daitoku, da Vara de Registros Públicos do Distrito Federal, autorizou o registro da área em cartório, que poderá ser efetuado somente após o prazo para recurso.

Em cerimônia realizada em novembro de 2011, o governador Agnelo Queiroz, em cerimônia no Palácio do Buriti, assinou decreto de regularização do condomínio Lago Sul I (São Sebastião) bem como do Vivendas Lago Azul (Sobradinho). Os dois parcelamentos já haviam sido aprovados pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) e Conselho de Meio Ambiente (Conam).

A assinatura do decreto — exigência feita pelos cartórios para registrar terrenos vazios ou ocupados — representou a última etapa do processo de regularização dos parcelamentos, assim como o memorial descritivo e a licença de instalação, emitida pelo órgão ambiental.

Após análise da documentação pelo Registro de Imóveis, será garantida a abertura de prazo de 15 dias para possível manifestação contrária à regularização. Decorrido esse período e não havendo divergências, o parcelamento será registrado.

Com a regularização da área, mais de 600 moradores serão beneficiados.

Fonte: Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano - foto divulgação/google images

SÁUDE: COMBATE A HIPERTENSÃO

A Hipertensão é uma doença que atinge cerca de 23,7% da população adulta brasileira. O artigo abaixo traz a opinião de uma médica especialista em cardiologia para mulher e radiografia cardiovascular.

Índice de pacientes com hipertensão sobe no Brasil

*Thiago Turbay

Consumo de tabaco, uso prejudicial de álcool, atividade física insuficiente e má alimentação contribuem para o desenvolvimento da doença

A hipertensão arterial atinge cerca de 22,7 % da população adulta brasileira, segundo a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, Vigitel, divulgada pelo Ministério da Saúde.

A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14/9. A hipertensão, se não for tratada, pode causar doença renal crônica, diabetes, entupimento de artérias, acidente vascular cerebral e infarto.

De acordo com a pesquisa, o diagnóstico é maior em mulheres, registrando índice de 25,4%, para os homens o percentual é de 19,5%. Nos dois sexos, o índice cresce com a idade, mais de 50% da população de faixa etária de 55 anos ou mais sofrem com a doença. Em Brasilía, estima que há cerca de 500 mil portadores da doença, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (26).

Entre as principais causas, a Hipertensão Arterial Sistêmica está associada, prioritariamente, a quatro fatores de risco principais: consumo de tabaco, uso prejudicial de álcool, atividade física insuficiente e alimentação não saudável.

Marly Uellendahl, cardiologista especialista em Ressonância Magnética Cardiovascular, acredita que a Hipertensão pode ser evitada com práticas simples e pequenas mudanças na rotina. Segundo ela, entre as ações de prevenção a dica é manter uma vida saudável: uma alimentação equilibrada, sem consumo prejudicial de álcool e tabaco, e realizar a prática de atividades físicas regularmente.

Entre os fatores de risco, o Brasil melhorou os índices de tabagismo, mas continua com altas taxas de obesidade. Segundo a Vigitel 2011, o país registrou recuo de 0,3% do número de fumantes em relação a 2010. No Distrito Federal, segundo a pesquisa, 14% da população adulta são fumantes, valor igual à média nacional.

A pesquisa registrou que 15% da população adulta do Distrito Federal tem obesidade, 35% consomem carnes com excesso de gordura e 49% apresenta excesso de peso. Apesar da alimentação desequilibrada, a pesquisa identificou um bom percentual de praticantes de exercícios, na região 33% da população declarou que pratica exercícios nas horas vagas. O valor é 7% superior à cidade que apresentou pior colocação, Porto Velho.

Entre as mulheres, 16% da população adulta feminina foi considerada obesa, de acordo com a pesquisa o percentual é maior que o encontrado no sexo masculino. O crescimento percentual da população feminina que sofre de obesidade pode explicar a maior incidência da doença em mulheres. “Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão é mais comum em mulheres, estima-se que 25% da população feminina adulta seja portadora da doença”, explica Marly Uellendahl.

Outro fator de risco registrou queda em relação à média nacional, no Distrito Federal o consumo prejudicial de álcool foi de 15% pela população adulta, o valor representa redução de 9% da cidade que mais consome bebida alcóolica em excesso, Salvador.

“A doença não pode ser negligenciada e deve estar no topo das preocupações com a saúde pela população. Se descoberta precocemente, a doença pode ser monitorada, evitando danos maiores à saúde e possibilitando qualidade de vida aos pacientes”, alerta a especialista.

Fonte :Thiago Turbay/Imagem Corporativa

LANÇAMENTO: LIVRO “O SONHO CANDANGO - MEMÓRIA AFETIVA DOS ANOS 80” SERÁ LANÇADO NO DIA 02 DE MAIO

Obra reúne entrevistas feitas por Alexandre Ribondi e textos assinados por Cláudia Pereira e Romário Schettino e recupera histórias e vivências dos projetos realizados pela Candango Promoções Artísticas. Lançamento será no dia 2 de maio, no Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, às 19h.

O que pode acontecer no curto prazo de cinco anos? A julgar pela história da Candango Produções (1982-1986), muita coisa: produção executiva de seis curtas-metragens, quatro espetáculos teatrais, três mostras de cinema, o primeiro festival de bandas de rock da capital brasileira e criação e administração do primeiro teatro de bolso de Brasília, o Teatro da ABO. Um currículo invejável para empresas que atuam há décadas na área no Brasil. Agora, toda esta história poderá ser conhecida através do relato de quem participou pessoalmente dela. No próximo dia 2 de maio, a partir das 19h, no Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, será lançado o livro O SONHO CANDANGO - MEMÓRIA AFETIVA DOS ANOS 80, que promove uma volta no tempo para recuperar personagens, passagens, pensamentos.

O SONHO CANDANGO - MEMÓRIA AFETIVA DOS ANOS 80 nasceu da iniciativa da antropóloga e diretora de criação Cláudia Pereira, uma das sócias da Candango Promoções, que confessa ter sentido saudade da época em que "tudo era feito com a cara e coragem de uma geração que, tendo nascido nos anos 50, carregava na bagagem o sonho de liberdade dos anos 1960 e os horrores da repressão política que se alastrou pelos anos 1970". Foi a partir desta nostalgia que Cláudia chamou seus dois ex-sócios, o jornalista Romário Schettino e o produtor Cleber Loureiro, e convocou o jornalista Alexandre Ribondi para participarem de uma empreitada: escavar os arquivos da produtora e trazer à luz uma história que é feita de determinação e de muita arte. O resultado é uma obra que terá tiragem inicial de 1.000 exemplares e que poderá ser referencial para o estudo da produção cultural em Brasília.

Ao longo do livro desfilam textos assinados pela própria Cláudia Pereira, por Romário Schettino e Alexandre Ribondi. O ator, diretor, dramaturgo e jornalista Ribondi também assina uma série de entrevistas com figuras que marcaram o período e mantiveram alguma relação com os projetos realizados pela Candango Produções. São conversas divertidas, soltas, confessionais com os diretores de teatro Hugo Rodas, B. de Paiva, Guilherme Reis, Humberto Pedrancini, Dimer Monteiro, Fernando Villar, Nielson Menão, com os atores Chico Sant'Anna (responsável também pela pesquisa de imagem do livro), Marcos Bagno e Gê Martu, as atrizes Iara Pietricovsky e Carmem Moretzsohn, o fotógrafo Jacques Cheuiche, os cineastas Zuleica Porto, Armando Lacerda, Sérgio Bazi e João Lanari, o roqueiro Phillipe Seabra, a punkeca (as meninas da turma punk) Patrícia Miranda, o jornalista Irlam Rocha Lima, o ator e diretor João Antonio e a arte-educadora Maria Duarte. Um grupo diverso e representativo do que se produziu na década de 80, em termos de teatro, cinema, música e produção cultural em Brasília.

Além de livro, SONHO CANDANGO é um projeto que vai agregar blog, programa de rádio e de televisão. A partir do dia 24 de abril, o blog com trechos do livro já estará no ar. Em breve também o projeto poderá ser acessado pelo rádio e, no segundo semestre, SONHO CANDANGO ganhará as telas da televisão, com apresentação do jornalista Alexandre Ribondi. Para o lançamento, está sendo preparada uma verdadeira festa, com a presença de vários dos entrevistados. "Será uma noite de letras e performances", avisa Cláudia Pereira, com ambientação assinada pelo artista plástico Ralph Gehre e iluminação de Dalton Camargos.

PARA LEMBRAR E RESGATAR

O SONHO CANDANGO - MEMÓRIA AFETIVA DOS ANOS 80 é dividido em capítulos que respeitam as áreas de atuação da produtora: teatro, cinema, música. Afinal, a Candango Produções foi responsável por algumas das obras artísticas mais emblemáticas do período. Em teatro, por exemplo, foram produzidos os espetáculos Crêpe Suzette, o Beijo da Grapette, com Alexandre Ribondi e Marcos Bagno, Rapazes da Banda, direção de Dimer Monteiro, Besame Mucho, de Hugo Rodas, e também a coordenação em Brasília de Poleiro dos Anjos, de Buza Ferraz. O Teatro da ABO ainda acolheu a antológica encenação de Pedro e o Lobo, de Guilherme Reis, que marcou a despedida do ator Aluísio Batata dos palcos (ele viria a falecer pouco tempo depois).

Em cinema, as produções da Candango se confundem com a própria história do cinema brasiliense. A produtora assina Cruviana, de José Acioli, Taguatinga em Pé de Guerra, de Armando Lacerda, Guerra Santa na Avenida, de Miguel Freire, Brasília, de Antônio Carlos Fontoura, Mínima Cidade, de João Lanari, e Brasiliários, de Zuleica Porto e Sérgio Bazi, premiado em vários festivais. A Candango ainda produziu duas edições da memorável mostra Curta Brasília e coordenou a Mostra do Filme Angolano.

E na área musical, a Candango fez história ao acolher a Semana do Rock de Brasília, o primeiro festival de bandas de rock da cidade, numa época em que o gênero ainda sofria muito preconceito. Ainda hoje, o evento é citado pelos músicos como divisor de águas. Passaram pelo palco do Teatro da ABO Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial... "Todo mundo participou daquela Semana. Quem não era músico, ajudava montando equipamento, vendendo camiseta. Tinha até uns picaretas que montaram barraca de vinho aguado", conta Phillippe Seabra, revelando que o release foi feito por um roqueiro que também era jornalista nas horas vagas, Renato Russo.

O jornalista Alexandre Ribondi captou com precisão o clima de cada entrevista. É possível rir junto quando Hugo Rodas conta a queda do ator/diretor Fernando Villar, em cena de Besame Mucho - "Ele caiu mesmo, vestido de Marilyn Monroe" -, sentir um certo frisson com o relato de Patrícia Miranda sobre a rotina da Turma da Colina - "Todo mundo gritava. Éramos punks, afinal de contas, com os cintos cheios de pregos. A gente batia a cabeça nas coisas" - e se emocionar com o testemunho de Zuleica Porto sobre o filme Brasiliários - "Foram duas paixões: Clarice e Brasília (...) Ficamos encantados com o forte impacto que Brasília tinha causado nela. Era pura perplexidade e encanto". Um livro para degustação.

Nas páginas de O SONHO CANDANGO - MEMÓRIA AFETIVA DOS ANOS 80, o leitor vai descobrir uma Brasília criativa, inquieta, gregária. Uma cidade diferente, com gente diferente, numa época em que, como escreve Schettino, "a solidariedade, o companheirismo, a ética eram valores culturais elevados e cultivados. Era a cultura à flor da pele, pura emoção".

FICHA TÉCNICA

Concepção: Cláudia Pereira

Textos e entrevistas: Alexandre Ribondi

Pesquisa de imagem: Chico Sant'Anna

Consultoria: Romário Schettino

Programação visual: Isabela Rodrigues

Revisão: Denise Goulart

Realização: Gabinete C

SERVIÇO:

Lançamento: 2 de maio de 2012.

Local: Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro

Horário: 19h

Entrada Franca

Confira o que abre e o que fecha no feriado do trabalhador em todo o DF

Grande parte dos estabelecimentos de Brasília deve fechar durante o dia do trabalhador (1° de maio). Na véspera do feriado, porém, a maioria dos comércios funcionará normalmente.

Veja o que o abre e fecha no período do feriado:

Lojas de rua:

Os estabelecimentos comerciais locais funcionam normalmente no fim de semana e na segunda-feira, já na terça, as lojas devem ficar fechadas.

Shoppings:

Apenas as áreas de lazer e as praças de alimentação funcionam na terça-feira. Nos dias anteriores, as lojas também funcionam normalmente.

Supermercados:

Funcionamento normal nos dias que antecedem o feriado. Já no dia 1º, parte dos supermercados fecha, alguns dos 24h funcionarão, mas em período reduzido.

Delegacias:

As DPs funcionam em esquema de plantão em todos os dias do feriado prolongado. O expediente normal volta na quarta-feira (2/5).

Detran:

Tanto na segunda, quanto na terça-feira os postos do Detran permaneceram fechados, apenas o trabalho de fiscalização irá funcionar.

Bancos:

Funcionam normalmente no dia 30 de abril, mas fecham no feriado, como de costume.

Metrô:

Funciona normalmente na segunda-feira, de 6h às 23h30, tarifa R$ 3. Terça-feira funciona com o horário de feriado, de 7h às 19h, tarifa R$ 2.

Hospitais:

Segunda e terça-feira, apenas a emergência funciona, como nos finais de semana.

Lazer:

O Jardim Botânico fecha no dia 30 e 1°, já o Zoológico funciona normalmente nos dois dias e também no final de semana.

Fonte correioweb

MORADIA: Moradores da Vila Dnocs recebem cobrança de IPTU de quase R$ 1 mil

Moradores da Vila Dnocs, em Sobradinho, exibem os carnês do IPTU: maioria vive do Bolsa Família, que rende no máximo R$ 300 mensais

Roberta Abreu

Os moradores da Vila Dnocs, em Sobradinho, levaram um susto ao receberem em casa os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com a cobrança de quase R$ 1 mil. Sem entender o motivo do valor elevado, a comunidade se mobiliza para encontrar uma solução. Muitas das famílias do local têm apenas o auxílio do Bolsa Família como renda mensal, benefício que chega, no máximo, a R$ 300. Mesmo com medo de perder a casa em que vivem, eles garantem que não pagarão a taxa. A Secretaria de Fazenda, responsável por emitir os boletos, alega que os valores cobrados estão corretos. A primeira parcela ou cota única vence em 8 de maio.

Os documentos que chegaram às casas da Vila Dnocs na última quarta-feira não estão em nome dos moradores, mas da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). Cláudia Valéria dos Santos, 44 anos, mora na Quadra 2 desde agosto do ano passado. A pensionista ficou assustada com o valor cobrado. “A gente não tem condição de pagar. Além de conter só o endereço, o valor está alto demais. Quando nos entregaram as casas, falaram que teríamos que pagar o imposto, mas eu não sabia que seria esse absurdo”, reclama. Outra moradora da Quadra 2, Maria de Lourdes da Conceição, 38, também estava ciente de que teria de quitar o IPTU da nova casa. “Nos avisaram, mas ele seria mínimo”, afirma. Desempregada, Maria de Lourdes garante que o salário mínimo que o marido recebe não é suficiente para bancar o imposto.

Fonte Correio Web

ESPORTE: Confira a agenda esportiva do final de semana e feriado em Sobradinho e região



SÁBADO - 28/04

CANDANGÃO 2012
CAPITAL X BRAZLÂNDIA - CAVE - 16H.
GAMA X CEILÂNDIA - BEZERRÃO - 16H.
CEILANDENSE X FORMOSA - ABADIÃO - 16H.

DOMINGO - 29/04

SOBRADINHO X LUZIÂNIA - AUGUSTINHO LIMA - 16H.
BRASILIENSE X DOM PEDRO - SEREJÃO - 16H.
LEGIÃO X BOTAFOGO-DF - CAVE - 16H.

FUTEBOL AMADOR DE SOBRADINHO II - LIESO - MATA-MATA.
CHIGOGA X AR 13
ATLÉTICO X NOVA ALIANÇA
CATAVENTOS X BARCELONA
INDEPENDENTE X VILA VERDE

TORNEIO DAS IGREJAS DE FUTSAL - GINÁSIO DE ESPORTE DE SOBRADINHO.

TERÇA-FEIRA - 01/05 - FERIADO DO TRABALHADOR -
RUA DE LAZER NO PARQUE JEQUITIBÁS - SOBRADINHO.
SEMIFINAL DA TAÇA BRASÍLIA DE FUTSAL 2012- 16H - GINÁSIO DE SOBRADINHO.
PEIXE/MAZZA X CRESSPOM

QUARTA-FEIRA - 02/05 - 2º TORNEIO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS DE FUTSAL.
19H - ADMINSTRAÇÃO DE SOBRADINHO X HOSPITAL.
20H - SLU X DETRAN
21H - REG. DE ENSINO X NA HORA

QUINTA E SEXTA TAMBÉM HAVERÁ RODADA NO GINÁSIO DE ESPORTE DE SOBRADINHO, A PARTIR DAS 19H.


Fonte Alex Victor
8632.4358 ou 9558.1063
www.esportenageral.com.br

CONVITE AOS SOBRADINHENSES: Amanhã acontecerá a entrega da primeira etapa das obras do Parque dos Jequitibás


(*)Click na foto para melhor visualizar as informações contidas no flyer anexo...

SEGURANÇA: Operação prende dois por pirataria em Sobradinho

Uma operação de fiscalização realizada em conjunto entre a Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e a Polícia Militar prendeu dois homens pegos comercializando mídias piratas e relógios falsificados, no centro de Sobradinho.

O flagrante ocorreu na manhã desta quinta-feira (26). Os acusados foram encaminhados à 13ª Delegacia de Polícia, onde deve ser registrada a ocorrência de violação do direito autoral.

Fonte: clicabrasilia com informações da Seops

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ESPORTE: Treinador Reinaldo Gueldini reaquece clima entre jogadores do Sobradinho

Contratado para substituir Marcos Soares, que não conseguiu levar o Sobradinho às semifinais do primeiro turno do Campeonato Candango, o experiente Reinaldo Gueldini chegou para dar novo ânimo ao clube.

Sua primeira observação foi a de que o elenco estava desanimado. Depois, com o trabalho do treinador, o Leão da Serra engatou a primeira e arrancou de uma vez. Invicto desde a chegada de Gueldini, o time somou três vitórias e um empate no segundo turno da competição.

Já classificado para as semifinais, o comandante não sossega: “Quero ser o primeiro do grupo. Não vamos jogar para empatar apenas para prejudicar o Brasiliense. Fizemos quatro finais, e fomos aprovados, mas quero o lugar mais alto. Quero vencer o Luziânia", avisa o treinador, que já passou várias vezes pelo Jacaré.

Evolução

Uma “coincidência” na boa fase do Sobradinho foi o crescimento do futebol de Edicarlos desde a chegada de Reinaldo Gueldini. O atacante está com sete gols marcados no Candangão. Destes, seis foram anotados na Taça Mané Garrincha, o segundo turno.

“Isso é trabalho. Falo com ele diariamente nos treinos. Caprichar no chute, correr certo. São coisas que ele tem aperfeiçoado. É um jogador talentoso, mas parecia desmotivado. Tudo é fruto de trabalho”, disse o treinador, apostando na humildade.

Fonte: clicabrasilia/ Foto Adalberto Marques

MORADIA: Pesquisa coloca a capital no topo do ranking entre as cidades com áreas mais valiosas

Metro quadrado residencial em Brasília custa R$ 10 mil, em média

Morar em Brasília se tornou privilégio de poucos. Pelo menos é o que revela uma pesquisa da Lopes Inteligência de Mercado. De acordo com o levantamento feito em 35 cidades brasileiras, Brasília tem a área mais valiosa do país. Isso porque o metro quadrado residencial dos imóveis lançados em 2011 custa em média R$ 10.420, à frente de Florianópolis (SC), Santos (litoral de SP) e São Paulo.

Entre os bairros mais caros do Brasil, o Asa Sul (DF) fica em 6º lugar, e Asa Norte (DF) em 8º. O preço médio do metro quadrado nestes bairros é de R$ 14.810 e R$13.940, respectivamente. Águas Claras, no DF, está em 5º lugar com metro quadrado mais caro, avaliado em R$ 5.980.

A pesquisa se baseou em dois fatores de avaliação para criar o ranking de preços: o valor médio do metro quadrado e o valor total dos imóveis lançados em 2011. De acordo com a pesquisa, foram lançados no DF 88 empreendimentos no ano passado, dos quais 18.844 unidades avaliadas em R$ 6,7 bilhões.

De acordo com o diretor executivo da Lopes Royal, Marco Antonio Demartini, os preços dos imóveis em Brasília são valorizados devido a diversos fatores.

- Brasília é uma cidade planejada que oferece boas condições de moradia com escolas, segurança e saúde. Somado a isso, os poucos terrenos disponíveis só podem ser adquiridos por meio de licitação o que acaba valorizando o preço final do imóvel.

Demartini exemplifica que recentemente uma construtora adquiri um terreno de 1.500m² no setor Noroeste, no valor de R$ 32 milhões, onde serão construídos 120 apartamentos. Quando o morador pagar por esse imóvel, R$ 270 mil será só do terreno. Há casos em que o terreno representa 52% do valor total do imóvel.

Já em Águas Claras as facilidades para moradia são bem maiores que em Brasília, mas por alguns anos a cidade vertical foi o maior canteiro de obras da América Latina. Lá é possível encontrar prédios residenciais de até 32 andares com muitas opções de lazer e conforto dentro dos condomínios. A cidade acabou se tornando a melhor opção para quem quer se aproximar do centro com facilidade, já que tem acesso para uma das principais vias de rolamento do DF (EPTG) e dispõe de duas estações do metrô.

Para o ano que vem, os especialistas no mercado imobiliário acreditam que haja uma redução nas vendas dos imóveis mesmo com a expectativa de crescimento entre 10% e 15%. Mesmo assim, quem quiser residir em Brasília terá que pagar caro.

Bolha vai explodir

O economista Ronaldo Silva alerta que os preços praticados no mercado imobiliário de Brasília são exorbitantes e que não refletem o valor real do imóvel. Águas Claras, por exemplo, é um bom exemplo desse exagero. Lá os preços tiveram que cair porque a cidade está inchada e falta infraestrutura de tráfego e espaço para carros.

- Tudo não passa de especulação imobiliária, nada justifica que um apartamento num bairro que ainda está em construção como o Noroeste custe R$ 4 milhões. Quem pagar esse valor agora vai perder dinheiro porque essa bolha vai explodir e os preços vão baixar.

Fonte: R7.com/ Foto Google Images

POLITICA: Raad Massouh volta para a Câmara Legislativa

Dois secretários de Agnelo deixam cargos para reforçar base na Câmara.

As Exonerações de Raad Massouh e Cristiano Araújo saíram no Diário Oficial.

Porta-voz informou que os secretários adjuntos vão assumir as pastas.

Foram publicadas na edição desta quarta-feira (25) do Diário Oficial do Distrito Federal as exonerações dos secretários Raad Massouh, de Micro e Pequena Empresa, e Cristiano Araújo, de Ciência e Tecnologia. O governo informou que os secretários adjuntos vão assumir as pastas.

O porta-voz do GDF, Ugo Braga, afirmou que Massouh e Araújo vão retornar para a Câmara Legislativa para articular em favor do governador Agnelo Queiroz. Nesta terça, a Casa abriu oficialmente uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar escutas e grampos ilegais no GDF desde 2006.

Massouh é deputado distrital pelo DEM e Araújo pelo PTB. Massouh chegou a ter o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em junho do ano passado por irregularidades na captação e no uso de recursos para a campanha, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu mantê-lo no cargo em março deste ano.

Fonte do G1 DF / foto google images

CLDF: Dr. Michel será o corregedor para o caso Liliane Roriz

Dr. Michel, à direita, analisará representação

A Câmara Legislativa elegeu no começo da noite desta quarta-feira (25) o corregedor ad hoc que atuará na análise da representação por quebra de decoro parlamentar apresentada contra a deputada Liliane Roriz (PSD). O posto será ocupado pelo deputado Dr. Michel (PSL), vice-presidente da Casa, que foi candidato único. Ele foi escolhido por unanimidade, com 20 votos e quatro ausências.

A representação foi protocolada em 27 de março pelo advogado Evilázio Viana Santos, por supostas irregularidades no aluguel de veículos com uso da verba indenizatória. No dia 2 de abril, a Mesa Diretora da Câmara analisou a representação e não encontrou nenhum vício formal, decidindo pelo envio do documento à Corregedoria para análise de mérito.

O corregedor da Câmara Legislativa, deputado Siqueira Campos (PSC), manifestou-se no dia 9 de abril impedido de atuar no caso, pois poderia ser beneficiário de uma possível perda de mandato de Liliane.

Por Luís Cláudio da Silva Alves - Coordenadoria de Comunicação Social/ Foto: Fábio Rivas/CLDF

CIDADE: Deputado visita o Pólo de Cinema e constata sua degradação

*Tarcísio Pádua

O deputado Cláudio Abrantes (PPS) fez uma visita na sexta-feira 20, ao Pólo de Cinema e Vídeo Grande Otelo, localizado aqui em Sobradinho. O parlamentar se fez acompanhar de várias lideranças da cultura como o diretor sobradinhense Pedro Lacerda do filme Vidas Vazias e as Horas Mortas, alunos de comunicação do Uniceub do ex-diretor do Pólo de Cinema, Wanderley Silva, bem como do artista plástico Toninho de Souza.

A situação de sucateamento das instalações mantém-se crítica, em vista do descaso a que o mesmo está relegado. O que mais chamou a atenção do grupo de pessoas foi a condição precária do local. O mato e o capim estão na altura do prédio.

Além disso, há infiltração nas instalações. Parte do teto desabou. As coberturas de algumas salas estão furadas e deslocadas, por conta da ação do vento e da água.

Cláudio Abrantes ligou na frente de todos para o diretor de Serviços da Novacap, pedindo providências pelo menos para derrubada do matagal, no que foi atendido de pronto com a promessa de ser mandado pessoal e máquinas para uma geral em suas dependências já para esta semana. O deputado se comprometeu a elaborar uma proposta de recuperação do Pólo de Cinema para enviar ao Governo do Distrito Federal e à Câmara Legislativa, entre os quais uma audiência pública ou uma emenda parlamentar visando os recursos para revitalização do Pólo, hoje orçado em torno de 1 milhão de reais e, ainda, a criação do Pró-DF da Cultura, visando não apenas o Polo, mas todos os segmentos culturais envolvidos.

“É nosso dever lutar pela preservação do Pólo que é um patrimônio cultural e histórico de Brasília e Distrito Federal”, afirmou Abrantes.


Por Tarcísio Pádua/ Jornalista e blogueiro do aliastpadua.com.br/ foto Dep Distrital Claudio Abrantes - divulgação

CLDF: CCJ aprova projeto que permite uso de faixas verdes em Sobradinho

Distritais da CCJ beneficiam moradores de Sobradinho

As frentes dos lotes das residências individuais de Sobradinho poderão ser utilizadas, no futuro, para diversos e ecológicos fins, de acordo com o projeto do deputado Joe Valle (PSB), aprovado hoje (24) pelos membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposição, originalmente apresentada pelo ex-distrital Chico Floresta, foi aprovada na forma do substitutivo do relator, deputado Aylton Gomes (PR).Pela proposta, o Programa Comunidade 21 viabilizará a urbanização das faixas verdes para implantação de áreas de lazer, hortas comunitárias, farmácias verdes e coleta seletiva de lixo.

As autorizações para esse fim serão liberadas somente para as associações de moradores, que deverão obtê-las junto aos órgãos responsáveis. O alvo, segundo o deputado, é a melhoria da qualidade de vida, a preservação do meio ambiente e a promoção da cultura e do lazer.

A CCJ – presentes os deputados Chico Leite (PT), Olair Francisco (PT do B) e Robério Negreiros (PMDB) -, aprovou sete projetos de lei, destacando-se, entre eles:

- PL 733/12, do deputado licenciado Wellington Luiz, que determina a afixação de cartaz em restaurantes, bares, lanchonetes e similares esclarecendo que a gorjeta é facultativa.

- PL 406/11, do deputado Dr. Michel (PSL), que cria o programa “Viver em Casa” no âmbito das unidades das terapias intensivas dos hospitais públicos do DF, facultado a pacientes que demandem assistência ventilatória. O programa, extensivo a pacientes estáveis, pode dar conforto e resultar em economia de até 40%, entre outros benefícios.

Por Donalva Caixeta Marinho - Coordenadoria de Comunicação Social/ Foto: Silvio Abdon/CLDF

CONVITE AOS SOBRADINHENSES

(*)Click na foto para melhor visualizar as informações contidas no flyer em anexo...

A FEICOTUR em parceria com a Administração de Sobradinho, estará realizando no dia 1º de maio a 1ª Jornada do trabalhador.

O evento acontecerá durante todo o dia, no Parque Jequitibás em Sobradinho com muitas atrações. Contamos com sua presença.

Fonte: Equipe FEICOTUR
3591 2855

SEGURANÇA: Homicídio por motivos banais na Quadra 01 de Sobradinho

*Ferreira Santos

Antônio Gregório de Araujo (50) foi morto a golpes de faca nesta terça-feira (24) por volta das 15h40 no conjunto B1 na quadra 1 via pública de Sobradinho, após uma briga com um homem desconhecido que fugiu após o cometimento do crime.

A PM foi acionada, para uma tentativa de homicídio no local a guarnição comandada pelo sargento Santo Silva, apreendeu duas facas, provavelmente usadas no crime, encaminhando a 13ª Delegacia de Polícia de Sobradinho o material será periciado.

Na delegacia irmão da vítima que estava na hora e viu quando a briga começou (Almir Souza de Araújo) afirmou que o irmão tinha problemas com álcool maconha e crack. Ele era uma pessoa problemática e que gostava de brigar, o autor passava na rua e foi ameaçado de uma surra por Antonio Gregório, e passou a agredir o desconhecido. O homem saiu e Antonio foi atrás do desconhecido com uma faca, que também armou-se desferindo golpes em Antonio Gregório, que morreu no Hospital Regional de Sobradinho, após ser socorrido por Almir Souza de Araújo. A Polícia procura o acusado.

TRIO É ACUSADO DE ROUBO A RELOJOARIA DE ATROPELAR POLICIAL E TROCAR TIROS COM A PM EM SOBRADINHO

Leonardo Augusto de Souza (18) morador da Vila Buriti, em Planaltina DF. Com passagem por tráfico de drogas, Thiago Souza Araujo, 18, morador de Planaltina DF, Jorge Henrique Rodrigues de Oliveira também de 18 anos e morador de Planaltina. Os três foram presos em flagrante no final da tarde de terça-feira (24), por volta das 18h, após assaltarem uma relojoaria situada a quadra 8, em Sobradinho ,atropelarem um policial militar e atirarem na PM. Na 13ª DP o bando foi reconhecido pelas vítimas e foram autuados em flagrante por roubo e porte de arma de fogo.

O bando foi preso por motociclistas da PMDF lotados no 13º BPM de Sobradinho. Durante a fuga, os três foram interceptados pelos policiais que foram recebidos a bala pelos os marginais. Na fuga em um veiculo Paraty os criminosos atropelaram um dos policiais que fazia parte da operação. O sargento Rafael teve escoriações pelo corpo, mas não corre risco. Já o sargento Damasceno continuou na perseguição aos bandidos com apoio de outras guarnições do Batalhão, entre elas a comandada pelo sargento Santo Silva.

Com o cerco policial montado, os bandidos ficaram sem saída colidindo o veículo Paraty no Setor de Mansões de Sobradinho, condomínio Serra Azul. Todos foram presos e o material do roubo relógio, celular, pulseira, óculos e uma arma de fogo revólver calibre 38 além de outros foram apreendidos. Levados para a delegacia Leonardo, Thiago e Jorge foram reconhecidos pelas vítimas. Ambos foram autuados em flagrante e encaminhados ao DPE à disposição do judiciário.

POLÍCIA CIVIL DE SOBRADINHO II PRENDE DOIS HOMENS POR PORTE DE ARMA DE FOGO AO INVESTIGAR O TRÁFICO DE DROGAS NA FERCAL

Agentes da SRD – Seção de Repreensão as Drogas da 35ª Delegacia de Polícia de Sobradinho II, investigavam o tráfico de drogas na Fercal, na tarde desta terça-feira (24), quando por volta das 18h, chegaram à prisão de Gabriel Henrique Pereira da Silva (23) acusado de porte ilegal de arma de fogo. Na Delegacia foi constatado, que contra Gabriel tinha dois mandados de prisão em seu desfavor, um dele da cidade de Anápolis/ GO, por porte e posse de arma de fogo. O segundo preso trata-se de Rodrigues Aparecido Gastaldo, 26 anos, autuado por porte ilegal de arma de fogo e posse de drogas. Na delegacia os policiais resolveram pesquisar a procedência das duas armas, dois revólveres calibre 38, com doze munições. Na delegacia constatou que o revolver calibre 38, que estava na posse de Rodrigues, pertencia a Polícia Militar do Estado de Pernambuco.

Segundo Alexandre Sales delegado que chefiava o plantão da 35ª delegacia de Polícia na noite desta terça-feira, os dois foram autuados por porte ilegal de arma de fogo, receptação e posse de drogas. Após as providencias de praxes na delegacia ambos foram levados ao DPE.

*Ferreira Santos – Especial para o Jornal de Sobradinho ( texto e fotos).