Pesquise neste blog

Secretaria de Estado da Casa Civil - DF

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dr. Michel sai em defesa da Saúde Pública do DF

Na tarde desta terça-feira (28), em discurso no Plenário, o deputado Dr. Michel defendeu mais uma vez a melhoria da Saúde no DF e propôs a criação de uma comissão parlamentar para fiscalizar hospitais públicos, privados, postos de saúde, para verificar o que está acontecendo com esse setor. “Acredito que a base de governo e também a oposição precisam se unir para ajudar o governador a melhorar a Saúde Pública do DF e o nosso papel como parlamentar é fazer a fiscalização do serviço prestado à população”.

Cota para trabalhador com mais de 50 anos é aprovada na CAS

Projeto de lei que prevê a reserva de 10% das vagas para trabalhadores com idade igual ou superior a 50 anos em empresas controladas pelo GDF é aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa na manhã dessa quarta-feira (29).

A proposta é de autoria do deputado Dr. Michel. Segundo o parlamentar, a reserva dessa cota vai possibilitar o reingresso no mercado de trabalho para pessoas que embora tenham mais idade, ainda continuam perfeitamente aptas ao exercício profissional.

Pelo projeto nas licitações de prestação de serviço com fornecimento de mão-de-obra feitas pelo GDF, os órgãos da administração direta, fundações públicas, empresas públicas, sociedade de economia mista e demais entidades diretas e indiretamente controladas pelo GDF ficam obrigadas a reservar no mínimo 10% das vagas para contratação de trabalhadores com 50 anos ou mais.

Fonte: Ana Paula Cortes

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SEGURANÇA: Adolescente é apreendido após disparo de arma de fogo em via pública

*Ferreira Santos

Um adolescente de 14 anos foi apreendido por agentes da 13ª DP na Ar 12, em Sobradinho II, nesta segunda feira (27) por volta de 16h, o menor é acusado de ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e disparo em via pública.

Segundo o delegado Daniel Gomes titular da 13ª DP, os agentes da 35ª Delegacia de Polícia circunscricional de Sobradinho realizavam diligências, Ar 12, Sobradinho II/DF, quando, por volta de 15h, visualizaram o inimputável efetuar disparo de arma de fogo na via pública. Em seguida, os agentes abordaram o inimputável com uma pistola sem marca aparente, oxidada, calibre. 765, municiada com três cartuchos de calibre. 32. O menor foi encaminhado à DCA, Delegacia da Criança e do Adolescente onde foi lavrado o procedimento pela prática de ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.

*Ferreira Santos/ com informação da 13ª DP/ Especial para o Jornal de Sobradinho.

Padilha quer Lei Seca mais rigorosa

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pediu hoje (28) ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), pressa na votação do projeto que torna mais rigorosa a legislação de trânsito para os motoristas que dirigem depois de ingerir bebidas alcoólicas. Aprovada no ano passado pelo Senado, a proposta estabelece tolerância zero do volume de álcool na corrente sanguínea dos motoristas. Atualmente, é permitido dirigir com até 6 decigramas de álcool por litro de sangue.

Segundo o ministro, o assunto é prioridade. Ele lembrou que, no fim do ano passado, já havia pedido a Maia mais rapidez na aprovação do projeto que torna mais rigorosa a Lei Seca. “Os dados mostram que os estados que conseguiram reduzir o número de acidentes são exatamente os que aumentaram a fiscalização da Lei Seca, desenvolveram os departamentos de Trânsito e envolveram a sociedade”, disse Padilha.

Ele informou que, em 2010, o Brasil, pela primeira vez, ultrapassou a marca de 145 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) por causa de problemas provocados por acidentes de carro e moto. Também em 2010, foram registradas mais de 40 mil mortes relacionadas a acidentes de carro e motocicleta.

“Uma das medidas importantes para reforçar a proibição de uma pessoa beber e depois dirigir é estabelecer a tolerância zero na Lei Seca”, ressaltou o ministro, que pediu ainda celeridade na votação da medida provisória que trata da mortalidade materna, em tramitação na Câmara. “Em 2011, vamos alcançar a maior redução na mortalidade materna dos últimos dez anos. Apenas no primeiro semestre do ano passado, registramos 19% de redução no número de óbitos de gestantes em nosso país”, destacou.

(Por: Ivan Richard/doplenario)

ESPORTE: Núcleos de Iniciação em Sobradinho formam atletas desde os anos 80

Esta semana, o Esporte pelo DF foi até Sobradinho para mostrar um dos mais bem-sucedidos programas da área no Distrito Federal: o Núcleo de Iniciação Desportiva (NID).

O projeto, idealizado pela Secretaria de Educação do DF, atende, desde a década de 1980, crianças matriculadas na rede pública, com o objetivo de oportunidade na iniciação em alguma prática desportiva, já que os núcleos são separados por modalidade

Só em Sobradinho o projeto da Secretaria de Educação atende quase 1.200 alunos, divididos nas modalidades atletismo, ginástica rítmica, voleibol, futsal, futebol e basquete. Há ainda o projeto “Ginástica nas Quadras”, voltado para a terceira idade.

Um dos NIDs de maior destaque na cidade é o comandado pelo atleta e professor aposentado da Secretaria de Educação João Evangelista Sena. O núcleo fica localizado no Estádio Agostinho Lima e atende a cerca de 40 crianças carentes. “Todos os projetos do NID são a custo zero para o usuário. O objetivo do programa é formar cidadãos. Estamos sempre precisando de ajuda. Muitas crianças são de favelas perto da cidade ” explica Sena.

Para o professor, a maior dificuldade para manter a escola é a falta de apoio. “Para manter o NID e conseguir os materiais necessários, firmamos parcerias com entidades, empresas e ONGs. Mas não é o suficiente, precisamos também de lanches para as crianças, que são extremamente carentes”, conta João Evangelista.

A escolinha de Sena é conhecida por ter formado grandes nomes do atletismo brasiliense. Sob a sua direção, os atletas treinados em Sobradinho bateram mais de 30 recordes brasileiros. Um exemplo é a fundista Carmem de Oliveira, que quebrou o recorde sul-americano em diferentes provas por incríveis 18 vezes.

Hoje, dois dos maiores destaques são os atletas Caio Sena, na marcha atlética, e Alessandro Jesus de Oliveira, que disputa a corrida com obstáculos.

Sena ainda lembra a dificuldade financeira para mantê-los. “É muito complicado manter estes atletas. Os dois são frutos do trabalho do NID. Mas não temos recursos. Precisamos de mais patrocinadores, para conquistar mais títulos”, avisa.

Outras modalidades

Além do atletismo, outra modalidade muito procurada é a ginástica rítmica. Durante todo o ano, a lista de espera chega a passar dos trezentos candidatos. “Mesmo com a grande procura, sempre tentamos dar chance para todos eles. Apresentamos todas as modalidades com aulas experimentais”, explica Jorge Moreira, coordenardor dos NIDs da cidade.

Todas as aulas são ministradas por professores da secretaria. Os critérios para a escolha dos professores são rigídos. “Nos Núcleos de Iniciação Desportiva, precisamos de professores com um perfil diferenciado. Além de trabalhar com crianças muito carentes, a função exige uma dedicação diferenciada”, conclui Jorge.

Fonte:Clara Carvalho/Clicabrasilia

Sobradinho goleia e avança na tabela de classificação









Uma impiedosa goleada de 5X1, foi o placar dilatado e histórico do Leão da Serra em cima do Formosa no último sábado 25 de fevereiro aqui no Augustinho Lima.

Com este resultado, a equipe Serrana comandada pelo Professor Marcos Soares ocupa a 3ª colocação com 06 pontos no Grupo “A”, ficando atrás apenas do Brasiliense e do Luziânia que estão com 07 e, superando o Botafogo que está com 04, seguido do Dom Pedro e do Legião que ainda não pontuaram, ocupando a 5ª e a 6ª posições.

O JOGO
- A gorduchinha começou a rolar e o Sobradinho já tomou posse envolvendo o seu adversário com toques de bola, com viradas corretas de jogo e logo aos 09 minutos, Felipe fuzilou de fora da área, a bola resvalou no zagueiro, morreu na rede do adversário e, este minguado placar de 1X0 levando em consideração a superioridade do Leão, prevaleceu até o encerramento do primeiro tempo.

De volta para a segunda etapa, no primeiro minuto de jogo, com uma cabeceada fulminante, Miltão marcou o segundo; aos 27 Cleim aumentou para três; aos 30 Edi Calos marcou o quarto, aos 32 a equipe do Formosa marcou o seu gol de honra e aos 38,Igor fechou a goleada.

O próximo compromisso do Sobradinho Esporte Clube será contra o Ceilândia no próximo sábado 03 de março às 16:00h lá no Estádio Abadião daquela Satélite.

Alguns Registros



FILOSOFIA


A Associação Internacional Nova Acrópole de Sobradinho promoveu na última sexta-feira 24 de fevereiro, a apresentação do curso de filosofia acropolitana em um evento especial que reuniu mais de 50 pessoas entre assistentes e voluntários da escola. O tema da palestra ministrada foi “O Imperador Juliano e o Fim de Roma”, numa alusão ao imperador filósofo que encerrou o período helênico no Império.

O curso de filosofia acropolitana tem por objetivo investigar o conhecimento das antigas tradições em sua incansável busca pelos valores e virtudes, e torná-lo aplicável e últil à humanidade.

O próximo evento promovido pela Nova Acrópole em Sobradinho, cuja palestra terá por tema “Apolônio de Tiana, Vida e Obra”, ocorrerá amanhã quarta-feira dia 29/02/2012, às 20 horas, na quadra 02, conjunto A4, casa 22 (em frente à quadra 01, próximo à parada de ônibus).


PROJETO ARTE - MAQUETE DO OBELISCO "VIDA" A DISPOSIÇÃO PARA VISITAÇÃO PÚBLICA NA ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SOBRADINHO I

Com muita elegância, ética e profissionalismo, o Artista Plástico NOBRE, autor da escultura da entrada da cidade, foi recebido ontem 26/02 pela Administradora Regional Maria América Bonfim.

O encontro teve como objetivo principal a entrega de uma maquete e consequentemente o recebimento do novo Projeto do monumento que deverá ser construído no trevo da entrada da Cidade, em substituição ao anterior, que foi consumido e destruído pelo tempo.

Na ocasião, autorizado pela nossa Administradora, o Mestre Nobre colocou próximo ao Gabinete, uma maquete da monumental obra que está disponível para visitação do público por um período de 30 dias.

Por João Timóteo (texto e fotos) exclusivo para o Jornal de Sobradinho

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SAÚDE: Hospital de Sobradinho muda horário de visitas

A visita a pacientes internados no Hospital Regional de Sobradinho terá novo horário a partir da próxima segunda-feira (05 de março). A mudança atingirá todas as clínicas da Regional, centro obstétrico, maternidade, berçário, pediatria, UTI e pronto-socorro. O novo horário tem como objetivo oferecer aos pacientes, familiares e servidores mais segurança, conforto, além de atendimento humanizado e dinâmico.

Os visitantes deverão se dirigir à portaria principal do HRS, onde serão identificados e receberão as senhas para se locomover no interior da unidade. Será liberado um visitante por vez e três visitantes por dia. Na Unidade de Terapia Intensiva somente dois visitantes por dia, para cada leito.

Confira os novos horários em cada setor:
Clínica Médica – segunda-feira, quarta-feira, sexta-feira e domingos, das 16h às 17h

Clínica Cirúrgica – diariamente, com exceção das quartas-feiras, das 15h30 às 16h30.

Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – todos os dias, das 15h às 15h30

Centro Obstétrico, Maternidade, Berçário e Pediatria – diariamente, das 13h30 às 14h30.

Pronto-Socorro - diariamente, com exceção das quintas-feiras, das 16h às 17h.

Outras informações no telefone: 3487-9332.


Por Antônio Caetano – SES/DF

Brasileiro paga em média R$ 130,60 de IPVA

O contribuinte brasileiro pagou, em média, R$ 130,60 de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no ano passado. É o que revela um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). O levantamento comparou a arrecadação do IPVA, o tamanho da frota de veículos e os dados populacionais.

De acordo com o IPBT, São Paulo é o estado em que os habitantes são mais onerados com o IPVA. Em média, cada paulista pagou R$ 262,92 relativos ao imposto no ano passado. Em segundo lugar está o Distrito Federal, com R$ 243,10 por habitante, seguido de Santa Catarina, com R$ 163,90 por pessoa.

Em valores absolutos, os donos de veículos pagaram R$ 25,12 bilhões de IPVA no ano passado. Detentor da maior frota do país, com 20,7 milhões de carros, e da maior população, o estado de São Paulo lidera a arrecadação do imposto, com R$10,93 bilhões. A menor arrecadação foi registrada em Roraima (R$ 31,09 milhões).

O estudo reuniu dados do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) sobre a arrecadação do IPVA. O IBPT comparou a receita do imposto com informações sobre a frota de veículos divulgadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativas aos dados populacionais de 2011.

De acordo com o instituto, diferenças de alíquotas e facilidades burocráticas têm feito alguns contribuintes, principalmente empresas, registrarem os veículos em estados onde o imposto é menor. Entre os exemplos está o Paraná, estado com a sexta maior população do país, mas com a quarta maior frota de veículos.

Para o IBPT, a diferenciação de tratamento tributário tem provocado uma guerra fiscal entre os estados, que buscam ampliar o número de pagantes de IPVA. Apesar disso, o instituto avalia que não está claro se essa disputa por contribuintes é intencional.

(fonte: Wellton Máximo/blog doplenario)

EDUCAÇÃO: Piso nacional do magistério é definido em R$ 1.451

O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.

A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.

Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.

Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Alguns governos estaduais e municipais criticam o critério de reajuste e defendem que o valor deveria ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como ocorre com outras carreiras.

Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que pretende alterar o parâmetro de correção do piso para a variação da inflação. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei do Piso.

(Por: Amanda Cieglinski)

Atenção especial à saúde da mulher

GDF realizará 3º mutirão para reconstruir mamas de mulheres que passaram por mastectomia, em decorrência do câncer. Meta é receber 60 pacientes de uma vez e zerar fila ainda em 2012

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Governo do Distrito Federal promoverá o terceiro mutirão para reconstruir a mama de mulheres que passaram por mastectomia (retirada do seio) em decorrência do câncer de mama. A meta é atender a 60 pacientes que aguardam pela reconstituição do seio. Esse número representa metade da atual lista de espera no DF, com cerca de 120 mulheres. A expectativa é que todas elas passem pelo procedimento até o final de 2012.

A atenção às mulheres que precisam da cirurgia é uma das prioridades em Saúde, na gestão Agnelo Queiroz. No ano passado, foram realizados dois mutirões pela Secretaria de Saúde em parceira com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Somente em 2011, 165 mulheres passaram pelo procedimento cirúrgico na rede pública de saúde do Distrito Federal – em governos anteriores, a média era de 70 cirurgias por ano.

Em 2011, o mutirão contou com a participação de 120 cirurgiões plásticos, especialistas em reconstrução mamária (do DF e de outros estados), 32 anestesiologistas e 90 profissionais de enfermagem. Alguns procedimentos podem durar até cinco horas. Foram usadas 19 salas de cirurgia na rede pública e 11 na rede privada.

Cirurgia imediata – Quando a fila de espera estiver “zerada”, estará disponível a cirurgia de reconstrução imediata em pacientes aptas para o procedimento reconstrutivo. Isso será feito na mesma cirurgia da mastectomia, além de continuar o programa de reconstruções tardias. Também está previsto, ainda para este ano, a disponibilização da cirurgia nos hospitais de Santa Maria e Sobradinho. Atualmente, o procedimento é realizado no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), referência em cirurgia plástica no DF.

O Mutirão de Reconstrução Mamária é realizado com o objetivo de mudar a vida de mulheres que passaram por mastectomia devido ao câncer de mama. Esse trabalho já faz parte do programa de Atenção à Saúde da Mulher, que se encontra em fase de elaboração e estará totalmente concluído e implantado ainda neste ano.

Atualmente, as mulheres que passaram por mastectomia e aguardam a nova cirurgia de mama recebem próteses mamárias. A primeira-dama do DF, Ilza Queiroz, que é médica, coordena uma ação permanente de doação de material para confecção de próteses mamárias artesanais. A ação é realizada pelo programa Prótese Mamária Externa – Doando Autoestima, desenvolvido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, no Hospital de Base.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social

Sócios do SODESO se reunem e dúvidas continuam

* Tarcísio Pádua

Neste sábado 25, alguns associados do SODESO, preocupados com a situação que o Clube se encontra, estiveram reunidos aqui em Sobradinho, com o fim de discutir e procurar uma solução para o impase que terminou com o leilão de toda aquela área, patrimônio de nossa cidade, por quantia irrisória e sem que praticamente ninguém tomasse conhecimento.

Um dos presentes sugeriu a criação de uma Associação composta por grande parte de seus associados que teria a finalidade única de lutar para reverter tal situação junto a justiça. Tal Associação poderia ser encabeçada por um Conselho de Notáveis composta por seus ex-presidentes, tendo inclusive, sendo lembrado o nome de Zulmiro Machado, idealizador e primeiro presidente da agremiação lá por volta de 1963. Foi dito que existe abaixo-assinado circulando pela cidade em prol do Clube. O pessoal da reunião ficou de procurar quem estiver a frente da iniciativa e convidá-los a somar forças.

Chamou bastante atenção a desconfiança de alguns presentes quanto a real intenção do sr. Helvécio Ferreira da Silva, atual presidente do SODESO, já que dizem que o mesmo está jogando para a platéia e que é um dos principais interessados em que tudo fique como está. Outros querem que ele venha explicar de público como foi o acordo com a diretoria anterior passando o SODESO para o Clube da Saúde, do qual ele é o presidente, tendo em vista ninguém ter sido informado de seu teor. Não faltou quem questionasse o interesse do deputado Michel no assunto e se ele não está apenas de olho no eleitorado, pensando em futuras eleições.

Por Tarcísio Pádua/ aliastpadua

sábado, 25 de fevereiro de 2012

UTILIDADE PÚBLICA: Horário de verão termina dia 26 de fevereiro e relógios devem ser atrasados em uma hora apartir da 0h00

O Horário de verão é a mudança no relógio de uma determinada região durante um período do ano, com o principal objetivo ajudar na economia da energia elétrica, aqui no Brasil é adiantado uma hora no verão, quando os dias são mais longos, em inglês o termo é conhecido como “Davlight saving time”, já em Italiano é “Ora Legale”.

A idéia partiu em 1784 pelo político e inventor americano Benjamin Franklin, quando ainda nem existia a luz, economizando então a vela, porém sem muito sucesso. Em 1907, William Willett, também tentou colocar a idéia em pratica, mas a Alemanha foi o primeiro a usar o horário de verão durante a Primeira Guerra Mundial.

No Brasil a pratica começou em no dia 1° de outubro de 1931, mas somente desde 1985 que ele é realizado anualmente, nas regiões, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O principal objetivo é economizar a energia, adaptando nossas atividades aproveitando melhor a luz do sol, sem precisar consumir em grande escala a energia elétrica.

Cerca de 30 países usam o horário de verão, pelo menos em parte da região, como aqui no Brasil, que é o único país equatorial que adotou a medida. A maior economia durante esse período é pelas 18h, quando há um aumento significativo, devido a iluminação das ruas, chuveiros, fornos, ar condicionado, entre outros.

Esse ano o horário de verão termina ás 0h00 de 26 de fevereiro de 2012. No início os relógios devem ser adiantados em 1 hora, e no término devem ser atrasados. Então não se atrase, agora você já sabe quando vai acontecer os próximos horários de verão.

- 2011/2012: início 0h de 16/10/2011 – término 0h de 26/02/2012.
- 2012/2013: início 0h de 21/10/2012 – término 0h de 17/02/2013.


fonte 007blog.net / foto: fottus

EDITORIAL: ESCLARECIMENTO PÚBLICO

Ética jornalística você aprende nos bancos escolares da faculdade e na vivência comunitária do dia a dia. Venho a público esclarecer aos interessados que veiculamos diariamente material jornalistico policial de qualidade, sem divulgarmos fotos esculachando quem quer que seja, ainda mais fazendo chacota. A equipe do Jornal de Sobradinho não compactua com esse tipo de jornalismo barato que não expõe expediente em suas veiculações, que acovarda-se e divulga fotos de prováveis suspeitos como condenados fossem. Como bem diz a constituição brasileira, todos tem o direito a defesa. Não tripudiamos, não pisamos em cachorro morto, nem ao menos fazemos sensacionalismo barato. Não é nossa missão, não é essa a nossa proposta de trabalho. Aos que fazem esse tipo de "jornalismo" em blogs e apócrifos que possa urgentemente se identificar publicamente como autor do material veiculado na mídia serrana diariamente.

Att: Júnior Nobre/ Jornal de Sobradinho
22 anos a serviço da comunidade

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SEGURANÇA: Considerada a mais perigosa do DF, a BR-020 matou 83 pessoas no ano passado

Buraco na pista: serviço de má qualidade acaba em crateras

*Luiz Calcagno

A combinação de excesso de velocidade, pistas mal projetadas, além de campanhas educativas deficientes, torna a BR-020 a rodovia mais perigosa do Distrito Federal. Para se ter uma noção do desrespeito às leis de trânsito na estrada, um radar móvel da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, entre a entrada de Sobradinho e o Grande Colorado, em 70 minutos de fiscalização, 624 veículos acima do limite de 60km/h do trecho — o equivalente a mais de oito infrações por minuto. Caminhões, motocicletas, ônibus e carros passavam a mais de 100km/h no percurso, uma subida. Sem tempo para reduzir a velocidade, os motoristas limitavam-se a acenar e a buzinar para os policiais.

O número de tragédias registradas nos 56 quilômetros de pista no DF também preocupa as autoridades. No ano passado, 83 pessoas morreram na via, 22 a mais do que em 2010, quando a PRF levantou 61 mortes. O aumento é de 36%. Já o total de acidentes nos primeiros 30 quilômetros de via — o trecho mais arriscado — reduziu 3,18% no ano passado em relação a 2010. O balanço preliminar de mortes de 2012 não está fechado. Mas pelo menos oito vítimas perderam a vida na BR-020 entre janeiro e a primeira quinzena de fevereiro.

(Fonte Correio Web/ Fotos: Ronaldo de Oliveira/CB/D.A. Press)

SAÚDE: Uso do narguilé por menores é proibido no DF

Estabelecimentos têm 60 dias para se adaptarem às novas regras - Narguilé para menores: multas previstas no Procon e no Estatuto da Criança e do Adolescente

Aumenta o cerco contra o tabaco e seus derivados no Distrito Federal. A lei que proíbe a comercialização e o uso do cachimbo conhecido como narguilé por menores de 18 anos foi sancionada pelo governador em exercício, Tadeu Filippelli (PMDB), e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (24). A proibição será regulamentada nos próximos 60 dias.

De autoria da deputada distrital Liliane Roriz (PSD), a proposta tem como objetivo a redução do uso do tabaco, bem como seus derivados. “Vivemos em um momento mundial de grande consciência contra o fumo e toda a forma de combater esse vício tem grande valia”, explicou a parlamentar.

Segundo Liliane, a liberação do uso e da venda do narguilé no Distrito Federal abria uma brecha para que menores fossem introduzidos ao vício, mesmo que não fosse por meio do cigarro. “Agora a fiscalização será ainda maior. Respeitamos a cultura de outros povos, mas precisamos primar pela saúde da população”, emendou.

Apesar de ser considerado modismo entre jovens, o narguilé é hoje considerado um grande vilão quando o assunto é alimentar o vício ao tabaco. Uma pesquisa britânica afirma que o narguilé é muito mais prejudicial à saúde do que o cigarro. O estudo do Tobacco Control Collaborating Centre afirmou que as pessoas que fumam narguilé podem sofrer com os altos níveis de monóxido de carbono (CO).

“Descobrimos que uma sessão fumando o narguilé - isto é, 10 miligramas (de tabaco) por 30 minutos - resulta em níveis de monóxido de carbono quatro ou cinco vezes mais altos do que fumar um cigarro", afirmou Hilary Wareing, uma das diretoras do centro de pesquisa.

Com a proibição, os estabelecimentos que utilizam o cachimbo ficarão sujeitos às penalidades do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) e ainda do Estatuto da Criança e do Adolescente. As lojas e bares terão ainda que afixar placa instrutiva sobre a proibição do uso e da venda do utensílio por menores de 18 anos.

Narguilé

O narguilé é um cachimbo de água no qual o tabaco com aroma de frutas é queimado, com o uso de carvão, passa por uma vasilha de água enfeitada e é fumado por meio de uma mangueira. Ele é tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia.

Saiba o que diz a nova lei

LEI Nº 4.771, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2012.

(Autoria do Projeto: Deputada Liliane Roriz)

Dispõe sobre a proibição da comercialização e da utilização do cachimbo conhecido como narguilé aos menores de dezoito anos de idade.

O VICE-GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, NO EXERCÍCIO DO CARGO DE GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, FAÇO SABER QUE A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI :

Art. 1º Fica proibida a comercialização e o uso em locais públicos do cachimbo conhecido como narguilé e de similares aos menores de dezoito anos de idade.

§1º Para fins do disposto no caput, entende-se por local público, além de praças de lazer e espaços esportivos, qualquer local onde houver concentração e aglomeração de pessoas.

§2º Os estabelecimentos que comercializam o produto ficam obrigados a solicitar o documento de identidade a fim de comprovarem a maioridade.

§3º Incluem-se na proibição estabelecida no caput as essências e demais complementos àutilização do referido aparelho.

Art. 2º O descumprimento do disposto nesta Lei sujeitará o infrator às penalidades previstas na Lei federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, bem como no do Código de Defesa do Consumidor.

Art. 3º Os estabelecimentos que, além da venda de que trata esta Lei, comercializam gêneros

Alimentícios, ficam obrigados a manter os componentes do narguilé em local específico e isolado, distante das demais mercadorias.

Art. 4º O estabelecimento comercial ao qual esta Lei se aplica fixará placa de aviso escrito em lugar visível, no seu interior, quanto à proibição de venda aos menores de dezoito anos.

Art. 5º O Poder Executivo designará, por meio de seus órgãos competentes, a forma de fiscalização para o cumprimento desta Lei.

Art. 6º O Poder Executivo regulamentará esta Lei no prazo de sessenta dias.

Art. 7º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 8º Revogam-se as disposições em contrário.


Brasília, 22 de fevereiro de 2012

124º da República e 52º de Brasíl


Fonte: CLDF

Prazo para Nota Legal vai até dia 29

Na próxima quarta (29), encerra o prazo para utilização dos créditos do Programa Nota Legal e o Câmara em Pauta vem lembrar do encerramento com 7 dias de antecedência, para que os contribuintes evitem deixar para a última hora a escolha do imposto para o qual desejam transferir os créditos acumulados nos últimos dois anos. Todas as pessoas que fizeram a opção antes de fevereiro, deverão refazer. De acordo com informações da Secretaria de Fazenda do DF, O total de créditos disponibilizados para utilização em 2012 é de cerca de R$ 190 milhões.

Todas as pessoas que lembraram de pedir a inclusão do CPF no ato da compra pode usar os créditos para abatimento no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e até mesmo dividir entre os dois.

Os contribuintes também poderão, até o fim deste mês, fazer as reclamações referentes aos documentos fiscais (notas e cupons) emitidos no mês de novembro e que não tenham sido registrados. Excepcionalmente, será possível registrar reclamações de dois meses: novembro e dezembro.

O uso dos créditos é cumulativo com o desconto de 5% para quem optar por pagar os impostos em cota única. A indicação pode ser feita para qualquer imóvel ou veículo do Distrito Federal, desde que a pessoa e o bem indicado não tenham débitos com o Governo do Distrito Federal. Por lei, a transferência de créditos só é permitida entre pessoas físicas.

Ao acessar a área restrita do site, após digitar a senha, o consumidor tem acesso ao extrato com o valor previsto para o lançamento dos impostos. Para acessar o site do programa, click no título deste artigo para obter mais informações.

Com informações da Agência Brasília/ visto no câmara em pauta

ESPORTE: Futebol Profissional

AMANHÃ TEM LEÃO NO AUGUSTINHO LIMA

Em jogo válido pelo Candangão 2012, amanhã sábado 25 de fevereiro às 16:00h, no monumental Estádio Augustinho Lima, o Sobradinho Esporte Clube vai enfrentar a fortíssima equipe do Formosa.

Depois da brilhante vitória sobre a equipe do Gama no último dia 17, os comandados do treinador Marcos Soares vêm treinando forte e determinados a vencerem os próximos compromissos, buscando a conquista do título de 2012.

Vamos resgatar o grande sucesso da década de 1980, ocasião do bi-campeonato do Distrito Federal conquistado pela fera da cidade.

COMPAREÇA, TORÇA, VIBRE E AJUDE AO FUTEBOL PROFISSIONAL DE SOBRADINHO. VAMOS LÁ GALERA!!!

Por João Timóteo (texto e fotos) Exclusivo para o Jornal de Sobradinho

Ferreira Santos no Rádio

Amigos internautas que acompanham o repórter policial Ferreira Santos pelo blog e no jornalismo impresso através do Jornal de Sobradinho. Agradeço a todos e ao mesmo tempo convido você, para um novo encontro, agora nas ondas do Rádio. Na próxima segunda-feira (27), ao lado dos jornalistas Jairo Martins, Alessandro Rezende e Tim Alves, estrearei no programa, Ronda da Notícia, pela Rádio Sara Brasil FM 99.7. O programa em formato de revista vai ao ar de segunda a sexta das 5h as 6h30 da manhã.
Minha participação será sempre nas segundas e sextas-feiras às 6h. Nos outros dias caso haja notícia de grande repercussão a participação será certa. Um novo encontro, um novo desafio na minha vida. Conto com Deus, com minha família e com todos vocês. Obrigado. A notícia policial verdadeira, simples e objetiva continua tanto no blog como no Jornal de Sobradinho.

Por Ferreira Santos

PERIGO !!!

SÓ FALTA A TAMPA !!!

Atendendo à solicitação de moradores e alertando às autoridades competentes, ali na área pública em frente a casa 01 do Conjunto B da Quadra 10, próximo à Igreja Sarah Nossa terra e a Auto Show Veículos,já ha diversos dias, existe um enorme buraco ocasionado pela quebra da tampa de uma galeria de águas pluviais. VAMOS ARRUMAR,ANTES QUE ACONTEÇA UM ACIDENTE.

Por João Timóteo/JS - (texto e fotos)


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

DIVERSÃO: Programação Cinemas Premier SOBRADINHO de 24/02 à 01/03/2012

•Maria Paula Henkes

SALA 01 - ALVIN E OS ESQUILOS 3 - Dublado - 16:30 - 18:20 - 20:30


Sinopse:Os irmãos Alvin, Simon e Theodore partem em uma viagem de cruzeiro juntamente com Dave (Jason Lee) e as esquiletes, formadas por Eleanor, Jeanette e Brittany. Só que, durante a viagem, eles deixam o navio e ficam presos em uma ilha deserta, muitas emoções e altas aventuras aconteceram.


SALA 02- O DESPERTAR - LEGENDADO - 15:30 - 18:00 - 20:45


Sinopse: Em 1921, a Inglaterra sofre com as perdas e o luto deixados pela I Guerra Mundial. A cética Florence Cathcart, especialista em desvendar fenômenos paranormais, é chamada para visitar um pensionato e explicar as visões do fantasma de uma criança. O caso, porém, colocará em dúvida tudo aquilo em que ela pensou acreditar até então. Um inquietante thriller que promete também emocionar o espectador.


PROGRAMAÇÃO SALA 3D - CINEMAS PREMIER de 24/02 A 01/03/2012

SALA 3D - MOTOQUEIRO FANTASMA - ESPIRITO DE VINGANÇA - DUBLADO 15:00 - 17:00 - 19:00 - 21:00

Sinopse: Nicolas Cage está de volta no papel de Johnny Blaze em: Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança (Ghost Rider: Spirit of Vengeance). Depois de se esconder na Europa, Blaze é recrutado por uma seita secreta da igreja para salvar um garoto (Fergus Riordan) do demônio (Ciaran Hinds). Johnny tenta recusar o chamado, mas essa é a sua grande chance de se livrar de sua maldição. Com exibição em 3D.


(*)Click no título desta programação para assistir o trailer do filme MOTOQUEIRO FANTASMA – ESPÍRITO DE VINGANÇA...

MAIORES INFORMAÇÕES: Cinemas Premier - (61)3387-6482 - localizado no segundo piso do Sobradinho Shopping - Área Especial da Qd.14.

Por Maria Paula Henkes/Cinemas Premier com adaptação/Especial para o Jornal de Sobradinho - fotos Google Images.

JÁ NAS BANCAS !!!

Já encontra-se disponível em todas as bancas e revistarias da cidade a edição 239 de fevereiro de 2012 do Jornal de Sobradinho.

Nesta edição, abordamos a visita do Governador Agnelo Queiroz e sua equipe as obras da Torre Digital.

A primeira reunião de gestores das Escolas Públicas de Sobradinho com a equipe da Coordenação Regional de Ensino.

Distritais criticam a venda do clube Sodeso em Sobradinho.

CAPS-AD realiza trabalho de inserção social, em Sobradinho.

Fercal é a mais nova região administrativa do DF .

Classificados de imóveis de Sobradinho, Condomínios e muito mais...

Confira!!! Pegue o seu exemplar gratuitamente na banca mais próxima a sua residência ou trabalho. É uma cortesia dos patrocinadores do Jornal..

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

SEGURANÇA: Com diversas passagens pela Polícia, homem é preso na Fercal acusado de cárcere privado e estupro conta ex-companheira

*Ferreira Santos
Colaboração da chefia 35ª DP.


Passagem por crime configurado no artigo 121 parágrafo 2 inciso I e IV homicídio qualificado, e pelos artigos 12, 16, 180, 329, 14 do código penal brasileiro, homem permanecia solto usando toda sua violência contra uma mulher de 21 anos na região da Fercal, entre as 16h20 e as 22h10 de terça-feira (21). Com essa ficha criminal o certo é que a pessoa fique presa e pague pelos crimes cometidos. Porém as leis no Brasil deixam a desejar nesse sentido. O currículo criminal pertence ao motorista autônomo Natalício Santos Mascarenhas, 37 anos, também conhecido na Fercal como, Natal, que foi solto a menos de 40 dias cumprindo liberdade condicional. Preso pela Polícia Civil, ele é acusado de cárcere privado, estupro, lesão corporal, injuria e ameaças contra a ex-companheira, R.M. de 21, na rodovia DF 150, Km 12, quadra 4 na localidade da Fercal circunscrição da 35ª Delegacia de Polícia, em Sobradinho II. Segundo o titular da 35ª DP delegado Rogério Henrique Rezende, caso seja condenado Natalício poderá pegar de 10 a 15 anos de reclusão.

A prisão do acusado se deu após uma denúncia de crime de violência domestica ao plantão da 35ª DP. Uma equipe da delegacia saiu em diligência para o local do fato onde foram recebidos pelo o acusado, que questionou a presença dos policiais civis em sua casa. Os policiais avistaram a mulher chorando e muito nervosa relatou, que teria sido agredida, fisicamente, xingada, proibida de sair de casa, ameaçada e depois estuprada por Natalício. O autor tentou fugir após o relato da vítima, porém dominado foi encaminhado à delegacia pelos policiais.

A Vítima que é ex-companheira do acusado disse a Polícia, que teria recebido um telefonema do autor dizendo que a filha do casal estava com doença de chagas e era para ela ir junto ao hospital. A mulher (R.M), disse que ficou com medo, mas aceitou e foi de carro com o autor e a filha para o hospital, porém o autor desviou o caminho, foi para sua casa, deixou a criança com outra pessoa e saiu somente com ela para a região do Pólo de Cinema e vídeo, onde o autor lhe ameaçou, agrediu, xingou e a estuprou. A vítima disse ainda que após os atos, o autor retornou para sua casa, onde continuou com as agressões além de mantê-la trancada no quarto. Um instante o autor saiu e esqueceu o celular da vítima no quarto e ela conseguiu passar uma mensagem para outra pessoa, que comunicou o ocorrido a Polícia Civil. Com a chegada dos policiais a mulher relatou os fatos e Natalício Santos Mascarenhas, foi preso e levado a 35ª Delegacia de Polícia, onde foi autuado em flagrante na Lei Marinha da Penha ( Lei 11.340/06), e responderá por cárcere privado, lesão corporal, injuria, ameaça e estupro podendo ficar ate 15 anos preso.

Por Ferreira Santos (texto e foto) Especial para o Jornal de Sobradinho

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

SEGURANÇA: Homem é esfaqueado na cabeça após briga com o namorado da ex

*Isaías Monteiro

Um suposto triângulo amoroso acabou em agressão a faca em Sobradinho. Um garçom de 20 anos foi a um bar na Quadra 3 da cidade tomar satisfações com outro garçom por causa de uma mulher de 22 anos que trabalha como caixa no estabelecimento e acabou com um ferimento e quatro pontos na cabeça.

O autor da facada - o garçom que trabalha no bar - se apresentou espontaneamente à 13ª Delegacia de Polícia e confessou o crime. Em seu depoimento, ele disse que o rapaz atingido foi ao bar falar com ele e os dois começaram a discutir. Ele havia apanhado uma faca e escondido na hora da discussão. No meio da briga, o autor da facada atingiu o rapaz que foi ao bar.

De acordo com o delegado plantonista da 13ªDP, Aramis Mantovani, a menina foi namorada da vítima. Supostamente, ela teria terminado o relacionamento e já estava com o garçom agressor. “Após breve discussão entre os dois, começaram a brigar, quando o autor desferiu a facada na cabeça na vítima”, afirmou o delegado.

A vítima foi socorrida ao Hospital Regional de Sobradinho, onde recebeu quatro pontos na cabeça e acabou liberada.

fonte correio web/com adaptação

SAÚDE: Rumo a cidade saudável

Diante de uma carência comunitária na área de saúde, médicos da região de Sobradinho II, elaboraram um projeto para melhoria do atendimento á população objetivando a facilitação e acesso aos serviços públicos...

Apresentação do Projeto
A necessidade do projeto surgiu após conversas entre o médico sanitarista, Dr.Walter Gaia, que faz atendimentos no Centro de Saúde Nº 03 e a Diretora Social da Administração Regional de Sobradinho II, Maria Luzia.

Dr.Walter que possui uma larga experiência em atendimento á população, vem observando, há algum tempo, as dificuldades enfrentadas pelos líderes comunitários e grupos organizados da cidade que trabalham em atividades de atendimento á população, em ter acesso aos serviços públicos, muitos deles sempre pedindo favores de porta em porta, na tentativa de solucionar seus problemas.

Baseando-se no artigo 196 da Constituição Brasileira de 1988, onde está definido que “A Saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas.” Deixando claro o entendimento de que a qualidade de vida resulta da convergência de vários fatores que formam um amplo leque de políticas – partindo do saneamento, da habitação, da educação e da cultura até as políticas voltadas para a geração de renda e emprego.

Com a intenção de alcançar à meta de integração desses grupos, que desenvolvem ações junto à comunidade, aos órgãos governamentais para o melhor atendimento a população e com a participação da Administração Regional no comando deste processo, surgiu a idéia de realizar um encontro que desse início a este processo.

Após esta primeira ideia, foi marcada uma reunião na Administração Regional de Sobradinho II com representantes de vários setores da Administração e de alguns órgãos que prestam serviço a comunidade, onde se vislumbrou a possibilidade de implantarmos este projeto, baseado no Programa do Ministério da Saúde, Município Saudável, com o objetivo de formar em Sobradinho II, o conceito de Cidade Saudável.

Em uma segunda reunião, realizada na sala de reuniões da Administração Regional de Sobradinho II, foi explanada uma exposição pelo Dr. Walter Gaia demonstrando que na história da medicina, as doenças são secundárias as condições de vida do ser humano, foram vistas imagens que dizem mais que mil palavras, fotos de comunidades em condições subumanas, esgoto a céu aberto, barracos de madeirite, natureza destruída, encostas de rios ocupadas e água poluída, denunciando que ali vivem pessoas doentes e, não precisamos fazer nenhum esforço para imaginar tal situação, em contra partida uma cidade arborizada, com saneamento básico, casas de alvenaria bem estruturadas e boa condição de higiene, coleta de lixo e etc., nos dá o diagnóstico de uma cidade saudável.

Portanto decidimos despertar na nossa comunidade o desejo de se tornar uma cidade saudável através de políticas públicas, união dos líderes comunitários e grupos organizados que juntos poderão lutar e conquistar benfeitorias para toda a sociedade moradora de Sobradinho II.

A partir dessas reuniões, decidimos realizar o Iº Encontro de Integração Social para darmos início a um processo de articulação da comunidade e órgãos do governo para discutirmos a situação da comunidade e juntos procurarmos soluções e planejar estratégias para atingir o objetivo de integração.

Fonte Kelly Fernandes,fotos ADM SOB II/Maiores informações: 3453-9333

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Distritais vão ao TRT discutir leilão do Sodeso


Na manhã desta sexta-feira (17/02), os deputados distritais Dr. Michel e Eliana Pedrosa estiveram reunidos com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho -TRT da 10ª Região, o desembargador Ricardo Alencar Machado, para tratar do leilão da Sodeso que tem causado indignação em toda a população.

O leilão da Sodeso – Sociedade Desportiva Sobradinhese, realizado em outubro do ano passado quando o clube foi arrematado por R$ 2,6 milhões, para saldar uma dívida trabalhista que, corrigida monetariamente, tem o valor de R$ 20 mil reais, causou a indignação do deputado Dr. Michel.

A discrepância dos valores envolvidos na venda fica ainda mais evidente se considerarmos que o valor da área de 26 mil metros quadrados do clube e suas benfeitorias estão avaliadas em R$ 55 milhões de reais.

Outro fato curioso é que a empresa ganhadora do leilão, com endereço no Lago Sul, foi criada dez meses antes com capital social de R$ 2.000,00(dois mil reais). Dr. Michel, que nasceu e foi criado em Sobradinho, garante que vai lutar com todas as forças políticas que tem para esclarecer como se deu essa “negociata” para venda do Clube Sodeso.

Fonte: Donny Silva / foto divulgação

ESPORTE: Experiente, Sobradinho consegue a virada e vence o Gama por 2 x 1

*Ian Ferraz

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Esse velho ditado popular serve para definir bem como o Sobradinho chegou à vitória diante de um guerreiro, porém inexperiente, Gama. Após sair atrás no marcador, o Leão da Serra virou e venceu o Alviverde, em pleno Bezerrão, por 2 x 1. O destaque da noite de ontem foi o atacante Victor Santana, jogador mais lúcido do Sobradinho em campo. Assim, o time de Marcos Soares soma seus primeiros três pontos, visto que vinha de derrota inesperada para o Capital.

Com o apoio de sua apaixonada torcida, o Alviverde começou melhor em sua estreia. No entanto, mais maduro, o Sobradinho esperou a hora certa para passar a dominar o jogo. Aos 22 minutos, Victor Santana fez 1 x 0, mas a arbitragem assinalou impedimento, anulando o tento.

A partir daí, o que se viu foi uma pressão imensa do Sobradinho. No entanto, quem abriu o placar foi o Gama. Em contra-ataque aos 32, o meia Kelvin recebeu na esquerda e bateu.

Na etapa final, a pressão aumentou e as condições precárias da pré-temporada do Gama impediram que a equipe jogasse de igual para igual. Após muito pressionar, Victor Santana aproveitou-se de falha do goleiro do Gama e foi derrubado na área. Ele mesmo bateu o pênalti e empatou. No fim da partida, Thaguinho virou a partida em favor do Sobradinho.

Destaque, Victor Santana foi revelado pelo Gama e saiu brigado do time para ser o herói do Sobradinho. ”Teve um gosto especial. Mas a flecha foi em direção à minha família”, ressaltou.


Fonte: Ian Ferraz/ clicabrasilia

SEGURANÇA: Jovem é baleado durante a madrugada próximo a ginásio em Sobradinho

Kelly Almeida

Um jovem de 21 anos foi atingido quatro vezes durante a madrugada deste domingo (19/2), em Sobradinho. Wilson Nogueira Junior estava no estacionamento do Ginásio de Esportes da cidade quando acabou baleado, por volta de 3h50.

A 13ª Delegacia de Polícia investiga o crime e, segundo informações de agentes, o jovem foi levado para o Hospital Regional de Sobradinho e depois transferido para o Hospital de Base. Os policiais ainda não têm mais detalhes, pois estão na rua em busca do autor dos disparos. Ninguém foi preso até agora.

Por Kelly Almeida / Correio Web

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ação Preventiva da Saúde em Sobradinho II é neste Sábado

*Antonio Caetano de Souza

A Regional de Saúde de Sobradinho está preparando uma grande ação comunitária de saúde, no Centro de Saúde nº 03, em Sobradinho II, neste sábado (18), na área, em frente ao Restaurante Comunitário local, quando uma equipe multiprofissional da unidade, composta de 60 servidores vão oferecer, a partir de 10h00 até às 17h00, vários serviços, como prevenção em DST/Aids, a prática do sexo seguro, teste rápido de HIV, distribuição gratuita de preservativos, masculino e feminino, palestras educativas, agendamentos de consultas, e outros serviços para comunidade e foliões que vão participar da festa do Rei Momo.

“O CS03 está sempre na vanguarda quando se trata de promoção da saúde da comunidade e como nessa época, as pessoas às vezes costumam cometer excessos resolvemos organizar esta mega ação para que aqueles que vão brincar o carnaval façam com segurança e preservem a sua saúde”, afirma a médica Joana DArc da Silva, diretora geral de Saúde de Sobradinho. A ação deste sábado foi batizada pelos profissionais do CS03 de “Espaço Saúde Sexual, Evento Carnavalesco 2012”. O gerente da unidade, enfermeiro Guaraí Santana contribuiu com todo o planejamento.

A médica infectologista Maria Aparecida Mur, uma das organizadoras da ação, e também coordenadora do Ambulatório da Saúde do Homem, no CS03, explica que as atividades do sábado foram divididas em seis estações para dar maior mobilidade ao atendimento e ao mesmo tempo dotar à ação de uma dinâmica capaz de atender o maior número possível de pessoas. Vários estandes serão montados para abrigar as equipes e os serviços distribuídos de forma a facilitar o acesso dos usuários.

Na primeira estação, chamada de Sexo Seguro, os profissionais vão ensinar aos presentes a prática segura da relação sexual e uso correto do preservativo, com dicas de higiene e saúde, em referência ao aparelho genital masculino e feminino. E a distribuição de preservativos, a importância de se proteger no carnaval e conduzir os interessados em fazer teste de HIV à tenda do serviço. Se necessário realizar encaminhamento do paciente ao Ambulatório de Saúde do Homem, no CS03.

Segunda Estação – Planejamento Familiar. Nesta estação será feita a promoção e prevenção de DST/Aids, com busca ativa de portadoras de HPV e prevenção de possível gravidez e encaminhamento para Ginecologia do CS03. A terceira estação trata-se promoção e prevenção de DST/Aids de cavidade oral e possíveis patologias contraídas através do sexo oral, sem proteção. A equipe de odontologia atuará nesta estação, com agendamento de pacientes que necessitarem de exames complementares da cavidade oral.

Quarta estação, a comunidade assistirá palestra de sensibilização e orientação. Aconselhamento das ações de promoção e prevenção em DST/Aids, com a realização de teste rápido de HIV para quem se interessar. Já a quinta estação tem como meta, a promoção e prevenção em saúde realizada pelos agentes comunitários do Programa Saúde da Família e integração com outras equipes do programa. A sexta e última estação se encontram os apoiadores de evento: Administração Regional de Sobradinho II, Gerência do CS03, Ambulatório da Saúde do Homem (CS03), PSF e Gerência de DST/Aids da SES/DF.

Outras informações sobre a Ação Comunitária de Saúde do CS03, nos telefones: 3485-6775, Coordenação do Ambulatório de Saúde do Homem (médica Mª. Aparecida Mur 9625-3062) e Gerente do CS03, enfermeiro Guaraí Santana (8126-5036).

Por Antonio Caetano de Souza / blog aliastpadua

ESPORTE: CANDANGÃO 2012


GAMA X SOBRADINHO
HORÁRIO: 20H30
LOCAL: BEZERRÃO

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

DIVERSÃO: Programação Cinemas Premier SOBRADINHO de 17 à 23/02/2012

•Maria Paula Henkes

SALA 02- OS DESCENDENTES - LEGENDADO - 18:00 - 20:45

Sinopse: Matt King (George Clooney) é um marido indiferente e pai de duas meninas, que é forçado a reexaminar seu passado e abraçar seu futuro depois que sua esposa sofre um acidente de barco em Waikiki. O trágico acontecimento acaba por aproximar Matt das filhas, o que o ajuda na difícil decisão de vender um terreno herdado da família.




SALA 01 - ALVIN E OS ESQUILOS 3 - Dublado - 16:30 - 18:20 - 20:30

Sinopse:Os irmãos Alvin, Simon e Theodore partem em uma viagem de cruzeiro juntamente com Dave (Jason Lee) e as esquiletes, formadas por Eleanor, Jeanette e Brittany. Só que, durante a viagem, eles deixam o navio e ficam presos em uma ilha deserta, muitas emoções e altas aventuras aconteceram.

PROGRAMAÇÃO SALA 3D - CINEMAS PREMIER de 17 à 23/02/2012

SALA 3D - MOTOQUEIRO FANTASMA - ESPIRITO DE VINGANÇA 15:00 - 17:00 - 19:00 - 21:00

Sinopse:Nicolas Cage está de volta no papel de Johnny Blaze em: Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança (Ghost Rider: Spirit of Vengeance). Depois de se esconder na Europa, Blaze é recrutado por uma seita secreta da igreja para salvar um garoto (Fergus Riordan) do demônio (Ciaran Hinds). Johnny tenta recusar o chamado, mas essa é a sua grande chance de se livrar de sua maldição. Com exibição em 3D.


(*)Click no título desta programação para assistir o trailer do filme MOTOQUEIRO FANTASMA – ESPÍRITO DE VINGANÇA...

MAIORES INFORMAÇÕES: Cinemas Premier - (61)3387-6482 - localizado no segundo piso do Sobradinho Shopping - Área Especial da Qd.14.

Por Maria Paula Henkes/Cinemas Premier com adaptação/Especial para o Jornal de Sobradinho - fotos Google Images.

CLARIDADE

*Joel Pires

Pintou as unhas de verde. Claro. Quase mar claro de transparência ao sol. Sob o céu que invade as águas no verão, quente. Claro. E as nuvens no ar, dissipando-se ao vento que sopra sobre o verde dos coqueiros, de Caymmi, que dá coco, claro. Meu Brasil, Brasileiro, de Gilbertos. Gil: A Gaivota, A Morte, A Paz. Invadiu o meu coração. E os coqueiros, que dão sombras. E cocos. E águas. A rainha. A areia na sombra verde. Quente, ao léu, claro. Sem leão, nem Caetano. Agora, o novo, o incontado. Clara, a luz invade as ondas, penetra as águas. Claridade no ar. Nunes que clareia: A Felicidade, A Estrela..., A Favorita, a Deusa..., A Flor..., Adeus... A Noite. Ai de quem. E o Luzeiro, dia a transpassar eterno. O sol de dia, em nuvens claras de verão, repetido. Claro. Dia a dia. E as águas mansas da mãe. Clara, Iara do mar.

Por Joel Pires - Professor, psicopedagogo e colaborador do Jornal de Sobradinho/ foto google images

SEGURANÇA: Polícia civil apreende adolescente que comandava boca de fumo

*Ferreira Santos
Informações 13ª DP.


Agentes da SRD – Seção de Repreensão as Drogas da 13ª DP, circunscricional de Sobradinho, investigavam denúncia anônima de que uma jovem estava traficando drogas em determinado barraco situado na invasão da Vila Chuim, Sobradinho/DF. Segundo o titular da 13ª DP delegado Daniel Gomes, durante as investigações os policiais identificaram o local onde era feita a comercialização da droga e a responsável pelo local, uma adolescente de 16 anos, na operação foi apreendido 60 pedras de crack e R$ 20,00 em espécie.

A partir de então, os agentes passaram a monitorar o lugar e a registrar a movimentação típica de tráfico de drogas no local. Por volta das 16h desta quarta-feira (15) os policiais se dirigiram ao lugar, ocasião em que os supostos usuários tentaram correr. No interior do barraco, os agentes localizaram 60 (sessenta) pedras de crack e R$ 20,00 reais. A responsável pela boca de fumo uma adolescente de 16 anos, foi apreendida e encaminhada ao UIPP, onde foi autuada em flagrante pelo ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.

Por Ferreira Santos (texto e foto) Especial para o Jornal de Sobradinho

SEGURANÇA: Dois são presos após torturarem e espancarem mulher por cerca de nove horas

*Roberta Machado

Um traficante e uma mulher foram presos no início da noite desta quarta-feira (15/2) acusados de tortura e cárcere privado. Segundo informações do delegado-chefe Rogério de Oliveira, da 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II), Zulleidyr Trindade, 22 anos, e Ana Cristina dos Santos, 37, amarraram e torturam Tabata de Sousa, 20, após passarem a noite de terça para quarta-feira (15) consumindo crack.

Os três estavam na casa de Ana Cristina, na AR5 de Sobradinho II. Zulleidyr também era traficante, estava em liberdade provisória há 20 dias e cumpria prisão domiciliar por outro crime. Durante a madrugada, Ana Cristina pediu para que Tabata, grávida de dois meses, comprasse bebidas e cigarro para grupo. Por volta de 9h dessa quarta-feira, Ana e Zulleidyr questionaram como Tabata teria conseguido dinheiro para as compras. Os dois disseram, então, que a mulher deveria ter roubado R$ 1 mil e que precisava dividir essa quantia com eles.

Tabata negou o roubo e a posse de dinheiro e, por isso, foi amarrada e torturada durante cerca de nove horas. Próximo das 18h dessa quarta, cansada das agressões, Tabata inventou ter roubado e escondido parte do dinheiro em uma locadora próxima à casa de Zulleidyr. Ana Cristina saiu para verificar a informação e deixou a mulher sozinha com o traficante.

Para Zulleidyr, Tabata disse que a outra parte do dinheiro roubado estava no portão da casa. Quando o rapaz saiu para conferir, Tabata conseguiu desamarrar as pernas e fugir, com as mãos ainda presas, até a delegacia.

A polícia foi até o cativeiro onde o traficante foi preso em flagrante. Ana Cristina foi presa pouco tempo depois, assim que voltou para a casa. Os dois responderão por tortura e cárcere privado e, se condenados, podem pegar de três a 11 anos de prisão.

Por Roberta Machado/foto(Ed Alves/CB/D.A Press)

Homem é atropelado na BR-020 na noite de quarta

*Robert Lanza

Um homem foi atropelado por volta das 23h da quarta-feira (15/2) quando atravessava a BR-020. Segundo informações do corpo de bombeiros, Beto Queiroz, 30 anos, sofreu várias fraturas e foi resgatado do local em estado grave. Ele foi transportado para o Hospital de Base.

Testemunhas afirmam que a vítima atravessava a rua de forma estranha próximo à entrada do condomínio Império dos Nobres. Ele teria sido atingido pela Toyota Hilux quando pulava com os braços levantados no meio da rodovia. A força do impacto dobrou o capô do carro, que seguia no sentido Sobradinho.

Aos bombeiros, a motorista afimrou que andava na velocidade permitida pela via. Ela entrou em estado de choque depois do acidente.

fonte:Robert Lanza correio web

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

SOBRADINHO: Estão abertas as inscrições para o 20º Congresso de Mocidade Evangélica do Centro-Oeste

Encontro ocorrerá de 18 a 21 de fevereiro e contará com a presença de preletores e cantores evangélicos renomados no Brasil

A 20ª edição do Congresso de Mocidade Evangélica do Centro-Oeste foi confirmada. O evento, já tradicional no calendário oficial de Brasília, acontecerá durante o Carnaval, entre os dias 18 e 21 de fevereiro, no Ginásio Coberto de Sobradinho. As inscrições já estão abertas e quem quiser participar dessa 20ª edição do evento pode se inscrever pelo telefone (61) 8109-5385 ou pelo link anexo:

Entre os destaques da programação estão a presença dos preletores Pr. Darckson Lira, Pr. Josué Brandão e Pr. Sandro Fontoura, além dos cantores Anderson Freire, Heloisa Rosa, Banda Chocolate Crente, Ministério Ipiranga e Ministério Rio do Trono.

Todas as atividades do Congresso são gratuitas, mas quem preferir se hospedar e participar dos quatro dias de evento pode optar pelo pacote de R$ 50,00. A taxa dá direito à hospedagem (em escolas e igreja), camiseta do encontro, café da manhã e almoço durante todo o período do evento.

Mais informações sobre o Congresso podem ser obtidas na Igreja Assembleia de Deus, em Sobradinho, pelo telefone (61) 3387-8141; com a Comunicação do evento, pelo email marketing.congressoumpv@gmaIl.com e pelo telefone (61)9166-4132; ou pelo perfil do Congresso no Twitter: @congressoumpv

Confira a programação

18 DE FEVEREIRO (sábado)
Noite: Louvor com Anderson Freire e pregação com Pr. Aldery N. Rocha

19 DE FEVEREIRO (domingo)
Manhã: Louvor com Luiz Cláudio e Pregação com Pr. Antonio Márcio
Noite: Louvor com Heloisa Rosa e Pregação com Pr. Josué Brandão

20 DE FEVEREIRO (segunda-feira)
Manhã: Pregação com Pr. Darckson Lyra
Noite: Louvor com Ministério Rio do Trono e Pregação com Pr. Mac Anderson

21 DE FEVEREIRO (terça-feira)
Manhã: Louvor com Chocolate Crente e Pregação com Pr. Adriano Mendes
Noite: Louvor com Minist. Ipiranga e Pregação com Pr. Sandro Fontoura

Serviço
20º CONGRESSO DE MOCIDADE EVANGÉLICA DO CENTRO-OESTE

Dias: De 18 a 21 de fevereiro de 2012 (Carnaval)
Local: Ginásio Coberto de Sobradinho - DF
Inscrições: gratuitas, pelo telefone (61) 3387-8141; (61) 8109-5385
Informações: (61) 9166-4132
E-mail: marketing.congressoumpv@gmaIl.com


(*)CLICK NO TÍTULO DESTE ARTIGO PARA INSCREVER-SE

Movimento em favor do Clube SODESO

Sábado, 11/02/2012, aconteceu o movimento em favor do Clube SODESO - Sociedade Desportiva Sobradinhense.Juntos, Associação Serrana de Futebol Infantil - ASFI e filiados (R7 Social, Estrela FC e Vale das Acácias) e o Sobradinhense Real Clube, realizaram um protesto contra o leilão que retirou o direito de uso do SODESO do terreno localizado na Quadra 10 MOD A/E.

O movimento só está iniciando e enquanto a Justiça do Trabalho do DF não rever esta decisão não desistiremos do SODESO.

Sobradinho não pode perder o mais tradicional clube da cidade para especulação imobiliária.

A ASFI e associados, o Sobradinhense RC e o Clube da Saúde são parceiros na revitalização do SODESO.

(*) Veja carta pública do presidente do Sodeso Helvécio Ferreira da Silva aos interessados

Brasília, 02 de fevereiro de 2012

CARTA PÚBLICA

O presidente do SODESO, Sr. Helvécio Ferreira da Silva, vem a público solicitar a intervenção das autoridades competentes, bem como a manifestação de toda a população do Distrito Federal.

Assim sendo, vem requerer, que sejam tomadas as devidas providências, visando não permitir que a Justiça do Trabalho sirva de arcabouço legal para ações fraudulentas e enriquecimento ilícito.


Helvécio Ferreira da Silva
Presidente SODESO
Sociedade


Para mais informações ligue para o telefone 8175 7439.

fonte ASFI e blog Aliastpadua.com.br