Pesquise neste blog

Secretaria de Estado da Casa Civil - DF

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

SEGURANÇA: Polícia Civil prende no Dnocs três mulheres, acusadas de usar criança para intermediar o comércio do tráfico de droga

*Ferreira Santos

A Polícia Civil de Sobradinho prendeu na tarde de segunda-feira (30) três mulheres entre 69 e 42 anos, acusadas de tráfico de drogas em uma favela próxima a BR 020, de Sobradinho. Elas são acusadas pela Polícia de usar uma criança de 7 anos, na prática do crime. A prisão ocorreu depois que agentes da SRD – Seção de Repreensão as Drogas, passaram a investigar a ação da mulher de um traficante conhecido como Baiano, ele foi preso a cerca de dois meses por agentes da repreensão as drogas da 13ª DP. Nesta segunda-feira, após uma operação dos agentes por volta das 17H30 as vovós do tráfico de drogas na favela, que fica próximo a BR 020 e ao lado das novas residências na Vila Dnocs foram presas. Os policiais civis apreenderam no barraco de uma das acusadas cerca de 70 gramas de crack, R$ 59,00 reais e uma balança de precisão. As mulheres foram levadas para a 13ª Delegacia de Polícia, onde foram autuadas pelo crime de tráfico de drogas. A criança foi entregue ao conselho tutelar para as devidas providências.

Segundo os agentes de policia as três foram presas na área especial 9 do Dnocs depois que os policiais passaram a investigar denúncias a cerca do tráfico de drogas envolvendo três mulheres, uma delas esposa do traficante, conhecido como Baiano, que foi preso a 2 meses atrás pelos agentes da repreensão as drogas da 13ª DP.

Segundo os policiais a esposa do Baiano, que também foi presa, era a responsável pelo abastecimento das bocas de fumo no Dnocs. Para movimentar a droga as três usavam um criança de 7 anos como aviãozinho. Adriana Abadia Ferreira Dias, 45 anos, era a responsável pela a guarda da droga encontrada pelos agentes no barraco dela, também foram presas Maria Jucineide Barbosa de Barros (42) e Maria do Socorro Conceição (69) as três autuadas pelo crime de tráfico de drogas se condenadas poderão pegar de 5 a 10 anos de reclusão.

Adriana parecia à vontade e debochava da ação da Polícia, que não consegue pegar os verdadeiros donos da droga. Ela não parecia estar preocupada com o que poderia acontecer a ela, se comportava como se não tivesse acontecendo nada e tudo parecia natural e a todo momento negava ser traficante. “ Se eu fosse traficante, eu teria um bom advogado e carrões, não estaria aqui, olhe pra mim, tenho cara de traficante?” Provocava Adriana com sorriso no rosto dentro da delegacia.

Por Ferreira Santos - Imagem PCDF / Especial para o Jornal de Sobradinho

SEGURANÇA: Serviço de Inteligência da PM faz apreensão de droga e arma na Vila Dnocs

*Ferreira Santos

Dois menores infratores foram apreendidos por volta das 20h desta segunda-feira (30) na Vila Dnocs, em Sobradinho, acusados de ato infracional análogo aos crimes de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Policiais militares pertencentes ao DOp – Departamento Operacional da Polícia Militar, faziam policiamento na Vila, quando avistaram dois menores correndo, um arremessou a arma dentro do mato e o segundo tentou se livrar da droga escondendo-a dentro de um barraco. Os policiais solicitaram apoio das guarnições do 13º BPM logrando êxito na apreensão de um 1 kg de maconha, uma Pistola Taurus 9 milímetros e um aparelho de TV. Os adolescentes foram encaminhados para a DCA- Delegacia da Criança e do Adolescente onde as providências serão tomadas.

Por Ferreira Santos (texto e foto) Especial para o Jornal de Sobradinho

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SEGURANÇA: Grupo se diverte por 6 horas em Motel, furta TV, dá calote e termina no xadrez

*Ferreira Santos

Dois homens e uma mulher foram presos depois de entrarem na suíte 93 do Motel Colorado por volta das 19h de domingo (29) em Sobradinho. Depois de se divertir consumindo droga e a bebida que estava no frigobar, o grupo saiu por volta de 1h da madrugada de segunda-feira (30), furtando o aparelho de TV da suíte, além de não pagar uma fatura no valor R$ 249,55. A Polícia Militar foi acionada e uma equipe do serviço de inteligência (Águia 33), do 13º BPM de Sobradinho, avistou um Celta com quatro pessoas em seu interior na via marginal da BR 020, altura do KM 6 sentido ao Plano Piloto. O carro de cor escura apresentando as mesmas características do veículo usado pelos três homens e uma mulher, na prática do furto e calote ao motel, foi parado pelos policiais, que durante abordagem encontraram o aparelho de TV e detiveram dois homens e uma mulher, um quarto envolvido conseguiu fugir entrando na Vila Dnocs.

Na delegacia os três integrantes do grupo suspeito de serem os autores do crime foram identificados como sendo Leomarcos Borges Tavares, 27 anos, Fabrício Pereira dos Santos (25) e a mulher Gildecir Pereira dos Santos (36), que confessaram o delito. Após serem reconhecidos por um funcionário do Motel, os três foram autuados em flagrante pelo crime de furto.

Ouvidos pela reportagem os dois acusados afirmaram que são usuários de drogas e assumiram que se divertiram no Motel. A mulher negou que tivesse tido relação com os três e que apenas os convidou para sair para beber após elas ter discutido com o marido e que não teria participado do furto da televisão e tentou impedir que o grupo fizesse.

Por Ferreira Santos (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

ESPORTE: Férias em Sobradinho

Matheus

Num bate-papo com a nossa redação, o atleta que começou a sua brilhante carreira na Escolinha de Futebol do Laerte/seguros BRB, com 6 anos de idade, onde conquistou por diversas vezes até a idade de 12 anos, títulos do DF, de Sobradinho e de competições internacionais nos torneios de férias em julho e janeiro realizados no Estado de São Paulo e no Paraná, disse que graças a Deus, depois de uma propícia e bela temporada de 2011, conquistando ótimas posições em competições a exemplo de uma terceira colocação na Irlanda e no Campeonato Paulista, está descansando e matando a saudade da família e dos amigos aqui nesta maravilhosa cidade.

O atleta que está com 16 anos de idade, cursa o 3° ano do segundo grau, integra a equipe da Traffic, Empresa mantenedora de atletas qualificados e futuros profissionais no Brasil e no mundo, vai renovar o seu contrato, já sabendo que está sendo pretendido por outras grandes equipes a exemplo do Internacional, do Fluminense e do Corinthians.

No próximo dia 06 de fevereiro, Matheus que tem todas as suas manutenções escola, alimentação, transportes, salários, etc. custeados pela Traffic retorna para São Paulo em busca de outra ótima temporada em 2012, no futebol que é o seu foco principal e nos estudos que é necessário para um futuro mais promissor.

Em 2012, o nosso craque vai participar da Copa Ouro, do Campeonato Paulista, além de participar também de competições que acontecerão na Irlanda e na Holanda.

Por João Timóteo (texto e foto) Exclusivo para o Jornal de Sobradinho

SHOW: Vanessa da Mata deu uma aula de simpatia em estádio lotado de Sobradinho

Vanessa da Mata: sucessos, como Amado e Ai, ai, ai, acompanhados pelo público no ginásio da cidade

*Mariana Moreira

Sobradinho sediou, na noite do último sábado, uma festança grandiosa e incomum. Desacostumada a figurar no roteiro das grandes apresentações artísticas, a cidade, distante pouco mais de 20km do centro de Brasília, recebeu o show, no ginásio da cidade, da cantora mato-grossense Vanessa da Mata, como parte da programação do 1º Festival Internacional de Artes de Brasília (Festiarte), que começou em 4 de janeiro. Até 12 de fevereiro, ofertará apresentações gratuitas de música, teatro e afins, tanto no Plano Piloto quanto em outras regiões do Distrito Federal.

“Viemos porque é de graça e é na minha cidade, coisas que nunca acontecem. Para acompanhar a programação cultural, geralmente é preciso ir para o Plano Piloto”, afirma o estudante Matheus Lobo, 21 anos, acompanhado da namorada, a também estudante Camila Nogueira, 21. Ele estava ansioso pela apresentação do rapper brasiliense Gog. Por causa da distância e dos valores salgados, nem sempre o casal consegue cumprir a tão sonhada agenda de eventos artísticos. Para os dois, essa descentralização é muito bem-vinda.

O programa parece ter caído no gosto dos moradores da cidade. O casal garante que a maioria dos presentes morava nas redondezas. “Levar os shows para outras localidades também faz com que as apresentações fiquem menos cheias e mais confortáveis”, aprovou a professora Denise Batista, 25 anos, que usou sua câmera fotográfica para registrar momentos da apresentação e disponibilizar em um blog cultural, que pretende montar para dividir as experiências com seus alunos.

Depois da performance vigorosa de Gog, que contou com a presença de Ellen Oléria no palco, a cantora surgiu, radiante, de saia longa e flor colorida na cabeleira esvoaçante, por volta das 22h. Durante mais de uma hora, distribuiu sorrisos, rodopiou no palco (descalça, como sempre) e visitou sucessos retumbantes de sua carreira, que a plateia sabia de cor e salteado. Entre elas, Amado, Boa Sorte e Ai, ai, ai. Recém-chegada do Festival de Verão de Salvador, a cantora fez poucas mudanças no repertório, incluindo uma canção popular, A distância, de Roberto Carlos. No fim da música, emocionou-se e precisou dar uma pausa para cantar a última frase. No bis, atendeu ao pedido do público, comandando um animado coro de Eu sou neguinha?. Composição de Caetano Veloso. O público saiu de alma lavada, à espera de mais atrações de grande porte na cidade.

Eu fui...


Vanessa é espontânea, traz o sentimento da alma na hora de cantar. É impressionante como ela consegue manter o equilíbrio durante o show. Sou cantora, estou preparando meu álbum e vim para observar e aprender”

Joise Monteiro, 29 anos, corretora de imóveis, moradora de Sobradinho II

Por Mariana Moreira - Correio Web /foto(Bruno Peres/CB/D.A Press)

SAÚDE: CAPS-AD realiza trabalho de inserção social, em Sobradinho

‘Tratamento busca a cura e a reconquista da autoestima junto à comunidade’

Há seis anos o Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas, localizado na AR 17, Chácara 14, Área Especial, em Sobradinho II vem promovendo um trabalho de recuperação e integração familiar e na sociedade, de pessoas dependentes de bebidas e outras substâncias químicas, nas duas cidades e de localidades da Região Norte do DF, que buscam a unidade para se livrar do vício. Criado em 2006 foi o segundo CAPS inaugurado em Brasília com o objetivo de oferecer tratamento para pessoas envolvidas com drogas.

No CAPS de Sobradinho II atua uma equipe multiprofissional composta por quatro Psicólogos, dois médicos, nas especialidades de Psiquiatria e Clínica Médica, dois assistentes sociais, um profissional de enfermagem, um terapeuta e dois técnicos de enfermagem. “Dispomos de uma equipe de acolhimento que recebe o paciente pela primeira vez e faz uma avaliação da pessoa junto com a família e já são referenciados em alguns grupos complementares e sai com marcação individual no cartão, para o início do tratamento”, explica o psicólogo Luiz Felipe Castello Branco da Silva, gerente da unidade.

Castello Branco informa que a pré-avaliação separa os casos mais graves e aqueles com menor gravidade, para direcionar a terapia. O Centro não faz internações, o tratamento envolve várias formas de atividades. Atendimento individual e grupal e para os familiares são oferecidas oficinas terapêuticas, terapia ocupacional, tratamento psicológico, social e consultas médicas para melhorar a qualidade de vida. Todas essas atividades são aplicadas de acordo com as necessidades de cada paciente, dentro do chamado Plano Terapêutico Individualizado, PTI.

Segundo o Gerente há pacientes em tratamento de vários tipos de dependência, mas a maior incidência está ligada ao uso do álcool e maconha. O tratamento segundo ele é relativo, pode durar de seis a um ano. Divide-se em etapas, os casos mais graves são prescritos medicamentos para diminuir a síndrome de abstinência, como tremores, insônia e dores no corpo. Outra etapa que acontece simultaneamente é o procedimento de psicoterapia, individual, grupal e com a família. Já a fase seguinte, quando o tratamento evoluiu, acontece a estratégia de prevenção à recaídas, as habilidades sociais e a inserção social, que é pensada desde o primeiro momento, no início do tratamento e coloca se em prática os projetos de vida.

O CAPS-AD de Sobradinho II funciona com agenda aberta, de segunda a sexta-feira, no horário de 7h00 às 18h00. Como não trabalha com internação, Luiz Felipe informa que quando surgem casos que requer o procedimento, a unidade de referência para desintoxicação é o Hospital Geral. Ele explica que a Direção de Saúde Mental do DF está pactuando com hospitais como o de Santa Maria e o próprio HRS para disponibilizar leitos e atendimento para esses pacientes. Quando surge algum caso de internação, é solicitado o apoio dos Bombeiros, SAMU ou da Regional e o paciente acompanhado por um profissional do CAPS é removido para a unidade de referência.

A médica Joana D’Arc da Silva, diretora da Regional de Saúde de Sobradinho foi conferir nesta manhã de segunda (30), o funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial de Sobradinho II e discutir com a Direção do CAPS uma possível reforma na unidade para melhorar as condições de trabalho dos servidores e o conforto dos usuários.

Sobre situação da saúde mental na cidade serrana, ela comentou: “A cobertura da saúde mental no DF, em relação ao País é muito baixa, de apenas 13%, mas estamos com um projeto audacioso, a construção de um novo CAPS álcool e drogas, no Complexo de Saúde, aqui em Sobradinho II, com estrutura adequada e dentro da legislação da RBC”. D’Arc informa que a terraplenagem do terreno já está sendo feito e as obras devem se iniciar em breve.

A Diretora de Saúde anunciou ainda a implantação do CAPS-I, Centro de Atenção Psicossocial Infantil, em Sobradinho I, previsto para começar a funcionar em três meses, na casa da administração local, cedido pelo atual administrador da cidade. Após a construção do CAPS, no complexo de saúde de Sobradinho II, a Direção do HRS planeja transformar o atual CAPS-AD da AR 17, em CAPS de transtorno ou Residência Terapêutica.

Por Antônio Caetano – SES/DF.

domingo, 29 de janeiro de 2012

SEGURANÇA: Mulher é detida pelo Gtop 33 acusada de posse de arma de fogo

*Ferreira Santos

Uma mulher de 19 anos foi presa na madrugada deste domingo (29) e encaminhada para a 13ª Delegacia de Polícia de Sobradinho, onde foi autuada por porte ilegal de arma de fogo. A prisão ocorreu depois que policiais militares integrantes do Grupamento Tático Operacional-Gtop 33 do 13º BPM de Sobradinho, comandado pelo subtenente Valtencir e composto pelo cabo Carneiro e soldado Alysson Xavier, receberam denúncia que um homem estaria armado em uma festa que acontecia no conjunto C, da quadra 9, em Sobradinho.

Os policiais chegaram ao local e após várias abordagens tomaram rumo ao conjunto D, da mesma quadra, um suspeito foi abordado e a mãe dele informada do que ocorria autorizou a entrada dos policiais na casa, onde foi encontrado um revólver calibre 32 com quatro munições, sendo três deflagradas.

A irmã do suspeito identificada como Crislaine Rodrigues (19), disse para os policiais, que o revólver apreendido na casa seria de sua propriedade. Levados a Delegacia, a mulher confirmou a autoridade policial, que o revólver calibre 32 lhe pertencia. Na Delegacia a acusada não apresentou autorização, que lhe dar o direito a posse de uma arma de fogo, e após ser ouvida foi autuada flagrante. Como o crime é afiançável a acusada pagou fiança de R$ 1000,00 e responderá em liberdade.

Na Delegacia Crislainie Rodrigues, falou com a reportagem, afirmando que teria adquirido a arma por R$ 600,00 reais. Perguntada sobre o motivo que a fez comprar uma arma, mesmo sem ter passagem pela Polícia e tão pouco estar sendo ameaçada por alguém, Ela respondeu que comprou para se proteger da violência que chega tarde e teme por sua integridade.

Por Ferreira Santos (texto e foto) Especial para o Jornal de Sobradinho

sábado, 28 de janeiro de 2012

Fiscalização derruba 500 edificações irregulares e prende 27 em Sobradinho

O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo atuou nesta sexta-feira (27) em Sobradinho, no local conhecido como Fazenda Velha, próximo a DF 330. Quinhentas edificações precárias feitas de madeira e lona foram retiradas da área de 36 hectares que pertence à Secretaria de Patrimônio da União (SPU), do Governo Federal. Além disso, 27 pessoas acabaram presas por ocupação irregular. A operação ocorreu entre 09h30 e 12h.

A invasão foi identificada na última quarta-feira (25). Alguns dos 70 invasores pertencem à Federação da Agricultura Familiar (Fetraf), ligada a Central Única dos Trabalhadores (CUT), e ocuparam o local na intenção de conquistar terras para agricultura. Outros, no entanto, demarcaram a área para, futuramente, serem beneficiados com lotes do GDF. Inclusive, uma parte dos ocupantes já teria residência própria no Distrito Federal. Dessa forma, o governo local se dispôs a realizar a ação imediatamente, solicitada pela SPU, para impedir, por exemplo, a implantação de um novo bairro de forma desordenada.

A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema-DF) prendeu 27 pessoas em flagrante por serem consideradas líderes da invasão. Elas serão enquadradas no artigo 20 da Lei Agrária 4947/66, com pena de seis a três anos de reclusão. O crime, porém, é afiançável, no valor de R$ 1 mil. Foram necessários 25 caminhões para recolher todo o material usado na construção, como madeiras e lonas.

Representantes do Governo Federal e do GDF farão vigilância no local neste final de semana, para evitar que os invasores retornem.

Fonte:clicabrasilia

ESPORTE: Copa Sul Americana de Futebol de Base em São Paulo

CLASSIFICADAS NA PRIMEIRA FASE

A Escolinha de Futebol do Laerte/Seguros BRB classificou as quatro categorias na competição que está acontecendo nas Cidades Paulistas de Lavínia e Valparaiso e, agora vai com gosto de gás para o Mata-Mata que começa hoje sábado 28 de janeiro

TRAJETÓRIAS NA FASE CLASSIFICATÓRIA

01- A categoria 2000 empatou em 1X1 com o Paraguai no primeiro jogo. Na segunda rodada venceu o Guararapes-SP por 1X0 e garantiu a classificação empatando em 1X1 com o Cachoeirinha-MG no terceiro jogo;

02- A categoria 1999 perdeu o primeiro jogo por 2x1 para o Paraguai. Na segunda rodada goleou o Guararapes-SP por 4X1 e na terceira rodada garantiu a classificação ao empatar em 0X0 com o Cachoeirinha-MG;

03- A categoria 1998 goleou o Araçatuba-SP por 4X0 na primeira fase. No segundo jogo voltou a golear o Corinthians por 4X0 e prá variar, na terceira rodada atropelou o Cachoeirinha-MG também pelo placar dilatado de 4X1;

04- A categoria 1997 goleou o Santos (Meninos da Vila) por 4X0 na primeira rodada. No segundo jogo, a vítima foi o Caxuxa do Maranhão que também apanhou de 3X0 e prá variar, no seu último compromisso contra o Projeto Renascer do Maranhão, os meninos bons de bola de Sobradinho aplicaram o estúpido placar de 7X0 nos maranhenses.

Nesta fase classificatória, as quatro categorias da Serrana que estão participando da competição, que envolve mais de 40 agremiações com representantes de diversos estados brasileiros e do exterior, a exemplo do Chile, do Paraguai e de outros, marcaram 34 gols e sofreram apenas 06. UMA CAMPANHA ARRAZADORA.

Por João Timóteo - Exclusivo para o Jornal de Sobradinho

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

DIVERSÃO: Programação Cinemas Premier SOBRADINHO de 27/01 à 02/02/2012

*Maria Paula Henkes

SALA 01 - ALVIN E OS ESQUILOS 3 - Dublado - 16:30 - 18:30 - 20:45

Sinopse:Os irmãos Alvin, Simon e Theodore partem em uma viagem de cruzeiro juntamente com Dave (Jason Lee) e as esquiletes, formadas por Eleanor, Jeanette e Brittany. Só que, durante a viagem, eles deixam o navio e ficam presos em uma ilha deserta, muitas emoções e altas aventuras aconteceram.

SALA 02 - AS AVENTURAS de AGAMENON - Nacional - 17:00 - 19:00

Sinopse:Agamenon Mendes Pedreira (Hubert/Marcelo Adnet) cortou o pão que o diabo amassou para se transformar no jornalista mundialmente conhecido e autor da coluna diária publicada todos os domingos. Ficou anos sem almoçar e jantar para comprar uma passagem para o Titanic e, sobrevivente, acabou se enrabichando com Eva Braun (Guilhermina Guinle), o grande amor de Hitler. Entre os altos e baixos de sua incrível carreira, entrevistando figuras ilustres (Gandhi, Albert Einstein e Freud), o repórter Pedro Bial (Pedro Bial) o encontra em um momento histórico: a derrubada do Muro de Berlim. De volta ao Brasil, e já no jornal O Globo, Agamenon segue sua vidinha no Dodge Dart 73, estacionado na porta do jornal e habitado pela patroa Isaura (Luana Piovani), mas após ser enviado para o Ageganistão para entrevistar Osama Bin Laden, a vida do casal sofreu um forte abalo e eles precisam rever alguns conceitos sobre a vida a dois, a três, a quatro ...

SALA 02 - IMORTAIS - Legendado - 20:30

Sinopse: O Rei Hiperión (Mickey Rourke) declarou guerra contra todo o mundo grego e, para reforçar seu exército, ele tentará libetar os Titãs presos por Zeus (Luke Evans) no Monte Tártato. Tentando detê-lo, Zeus escolhe Thesus (Henry Cavill), um mortal que, com a ajuda da bela sacerdotisa Phaera(Freida Pinto), comandará o exército grego nesta batalha épica. Os mesmos produtores de 300 trazem, agora em 3D, uma nova grande aventura mitológica grega.

PROGRAMAÇÃO SALA 3D

SALA 3 - 3D - AS AVENTURAS DE TINTIM - Dublado - 16:20 - 18:40 - 21:00


Sinopse: Tin Tim (Jamie Bell), um jovem jornalista que viaja pelo mundo com seu inseparável cão Milu, compra um presente para seu amigo Haddock (Andy Serkis). Porém, o presente, um galeão antigo, é logo roubado. Pouco tempo depois, descobre-se que nele havia parte de um mapa de um tesouro, fazendo com que Tintim e seus amigos ingressem em uma jornada em sua busca.

(*)Click no título desta programação para assistir o trailer do filme TIN TIM em anexo..



Programação Cinemas Premier FORMOSA de 27/01 à 02/02/2012


SALA 01 - ALVIN 3 - Dublado - 17:30 - 19:30 - 21:30

Sinopse:Os irmãos Alvin, Simon e Theodore partem em uma viagem de cruzeiro juntamente com Dave (Jason Lee) e as esquiletes, formadas por Eleanor, Jeanette e Brittany. Só que, durante a viagem, eles deixam o navio e ficam presos em uma ilha deserta, muitas emoções e altas aventuras aconteceram.

MAIORES INFORMAÇÕES: Cinemas Premier - 3387-6482 - localizado no segundo piso do Sobradinho Shopping - Área Especial da Qd.14.


Por Maria Paula Henkes/Cinemas Premier com adaptação/Especial para o Jornal de Sobradinho

SEGURANÇA: Polícia Civil prende em Sobradinho homem acusado de tráfico de drogas

* Ferreira Santos

Por volta das 16h de quarta-feira (25), policiais civis prenderam Lucivaldo Ribeiro Souza, 31 anos, o Zé preto. O homem é acusado de tráfico de drogas na Vila Dnocs, em Sobradinho. Com ele os agentes da SRD - Seção de Repreensão as Drogas da 13ª Delegacia de Polícia de Sobradinho, apreenderam cerca de 208g de maconha e 231 gramas de crack.

A droga apreendida foi levada ao IC Instituto de Criminalística. O acusado foi encaminhado para a 13ª Delegacia de Polícia, onde foi autuado por tráfico de drogas.

Um agente que fez parte da operação relatou que a quantidade de crack apreendido, daria para ser transformado em cerca de 700 pedras pequenas, antes de ser comercializado. Na carceragem da 13ª DP, o acusado Lucivaldo Ribeiro, negou que a droga lhe pertencesse. Porém os policiais da SRD já o investigava a pelo menos três meses. O acusado já tem passagem por roubo (Artigo 157).

Por Ferreira Santos (texto e foto) Especial para o Jornal de Sobradinho

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ESPORTE: Escolinha de Futebol do Laerte/Seguros BRB na Copa Sul americana em São Paulo

UM EMPATE, UMA DERROTA A DUAS GOLEADAS NA ESTREIA

*João Timóteo

Nos jogos de ontem 25/01, Lá na Cidade Paulista de Valparaiso, a categoria 2000 que é treinada pelo Prof. Kerley, enfrentou uma equipe Paraguaya e empatou em 1 X 1. A categoria 1999 treinada pelo Prof.Luiz Carlos também enfrentou uma equipe paraguaya e foi derrotada pelo placar de 2 X 1. A categoria 1998 que é comandada pelo Prof, Gileno goleou o Araçatuba por 4 X 0 e a categoria 1997 sob o comando do Prof.Laerte, também despejou a goleada de 4 X 0 no Santos (Meninos da Vila).

JOGOS DE HOJE 26/01 - Às 16:00h a categoria 2000 enfrentará o Guararapes-SP;às 17h30, também contra a equipe de Guararapes-SP, a categoria 1999 vai tentar a sua primeira vitória no torneio. Às 7h30 a categoria 1998 vai buscar a sua segunda vitória contra o Corinthians-SP e,às 15h00 para buscar também a sua segunda vitória, a categoria 1997 vai enfrentar a fortíssima equipe do Caxuxa do Estado do Maranhão.

VEJA AMANHÃ, OS RESULTADOS DOS JOGOS DE HOJE.


Por João Timóteo - Exclusivo para o Jornal de Sobradinho

SEGURANÇA: Após denúncia Polícia Civil localiza corpo de mulher em córrego

*Ferreira Santos

A Polícia Civil de Sobradinho foi avisada por populares as 14h desta quarta-feira (25), de um corpo boiando em um córrego que fica nos fundos do Clube Bancrevea entre as quadras, 15 e 17, em Sobradinho. Uma equipe plantonista da 13ª Delegacia de Policia da cidade foi ao local e constatou a veracidade da denúncia.

O corpo encontrado era de uma mulher com idade entre 20 e 25 anos, magra, cor parda, medindo entre 1,60 a 1,65, cabelo curto. A vítima trajava camisa de frio de cor preta, por baixo uma camiseta escura com frase, “que venha 2009”, e uma calça leg de cor preta. Após a retirada do corpo de dentro do córrego por peritos da Polícia Civil, foi notado que as roupas da vítima estavam arriadas até o meio da canela e com a blusa levantada com os seios amostra. Segundo os peritos, pelo o estado em que o corpo foi encontrado, tém entre quatro a cinco dias, que está no local. Os peritos não descartam a possibilidade de estupro seguido de homicídio devido à forma como estavam as roupas no corpo da mulher. Peças foram levadas para exame no instituto de criminalística. Até as 20h20 a Polícia ainda não tinha a identificação da vítima. Segundo um agente do plantão da 13ª DP, nos últimos cinco dias não houve registro na Delegacia de Sobradinho, de pessoa desaparecida com características da vítima. Agentes da seção de investigação da Delegacia investigam o ocorrido.

Por Ferreira Santos (texto e fotos)Especial para o Jornal de Sobradinho

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CIDADE: Administração de Sobradinho I informa a comunidade os dias em que homens e máquinas estarão nas ruas realizando diversas operações

*Gizele Chaves

Calendário tapa-buracos em Sobradinho

Tapa-buracos – Janeiro e fevereiro
De 23 a 28 de janeiro – Nova Colina e Grande Colorado
De 30 de janeiro a 01 de fevereiro – Quadras 4, 7, 8, 13 e Quadra Central
De 02 a 11 de fevereiro – Setor de Mansões

Roçagem, Capina e Costais - Janeiro e fevereiro

De 23 a 31 de janeiro – Quadras 3, 13 e 14
De 01 a 11 de Fevereiro – Quadras 15, 16, 17 e 18

Carros abandonados serão retirados das ruas

Mais uma grande operação irá limpar nossa cidade. Depois do sucesso da iniciativa pioneira Ação de Prevenção e Combate à Dengue realizada em agosto de 2011 – que recolheu mais 1,5 tonelada de lixo e entulho – a Administração de Sobradinho iniciará a partir do dia 5 de fevereiro uma grande operação para recolher os carros abandonados espalhados em toda a cidade.

Fiquem atentos, os proprietários dos automóveis abandonados serão previamente notificados antes do início da operação.

Quebra-molas são instalados na BR-020 para conter forte tráfego

Reivindicação dos moradores da região de Nova Colina, às margens da BR-020, é atendida. Depois de inúmeros acidentes envolvendo pedestres que tentavam atravessar a rodovia para pegar ônibus, finalmente quebra-molas são instalados para a contenção do forte tráfego. Após acompanhar os protestos dos moradores locais, a Administração interferiu na situação ao solicitar autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para que quebra-molas fossem construídos no local, enquanto estudos são realizados para a construção de uma passarelas no local.

Calçadas com Acessibilidade

Com a construção de novas calçadas na quadra 9 de Sobradinho, a Administração está cumprindo com mais um compromisso do Governo: realizar obras que garatam acessibilidade a portadores de necessidades especiais e idosos.

Esta é só a primeira de muitas obras acessíveis que a Administração irá realizar na cidade e este é mais um compromisso do Governo do Distrito Federal.

Por Gizele Chaves(texto e fotos)ASCOM/Sobradinho I

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ESPORTE: Futebol Profissional










O LEÃO TREINA FORTE E QUER O TÍTULO DE 2012


A partir do dia 12 de fevereiro, 12 equipes profissionais do DF, distribuídas em 02 Chaves de 06. estarão correndo em busca do título maior da temporada. Compondo a Chave “A” com o Brasiliense, Botafogo, Brasília, Luziânia e Legião, o nosso Leão já montado, e, sob o comando técnico do Professor Marcos Soares, atual campeão do DF, vai com gosto de gás atrás do título que há 26 anos não o conquista. A Chave “B” é composta pelo Gama, Formosa, Ceilândia, Ceilandense, Brazlândia e Capital.

NATAL DO GRANDE EM SOBRADINHO-II

O desportista, formador de talentos e abnegado Daniel, carinhosamente conhecido pela garotada da bola como ‘O Grande”, realizou no ultimo dia 30 de dezembro, um festão de confraternização Natalina, envolvendo mais de 250 crianças. No encontro em grande estilo que aconteceu lá na Escola Classe 13, teve suco, lanche, batuque, fanfarra, muita ordem e distribuição de mais de 250 brindes (brinquedos). Há de se ressaltar que para a realização deste grande evento promovido pelo Projeto Pé na Quadra, não faltou o apoio da Administração Regional de Sobradinho-II, do Deputado Dr.Michel e de alguns comércios locais. Animado, simpático e festeiro, “o Grande” já anunciou que no final deste ano tem mais.

PROJETO PÉ NA QUADRA

Todas as segundas e sextas-feiras das 8:00 às 11:30 e das 14:00 às 18:00h, lá no Piso Sintético e no Ginásio de Esportes de Sobradinho-II, a bola rola sob o comando do Daniel “o Grande”. São mais de 200 alunos de ambos os sexos da faixa etária de 05 a 17 anos que participam deste Projeto avançado, tradicional e vitorioso desde 2004

XXII COPA SUL AMERICANA DE FUTEBOL DE BASE

Aproximadamente 70 atletas da Escolinha de Futebol do Laerte/Seguros BRB da faixa etária de 09 a 15 anos, que serão distribuídos em 04 categorias, mais a Comissão Técnica e alguns pais, embarcaram ontem 23/1 em 02 luxuosos ônibus, com destino às Cidades Paulistas de Valparaiso e Lavínia, onde no período de 25 a 31/01 estarão buscando títulos na competição que terá a participação de mais de 40 Agremiações de diversos estados brasileiros e de outros países, a exemplo da Escuela de Futebol Union do Chile, a Federacion Paraguaya de Escuelas de Futebol e outras.

INFORMÁTICA PARA A TERCEIRA IDADE

Começou ontem 23 de janeiro, o XII Curso de Informática da Geração-II, destinado às pessoas de ambos os sexos da terceira idade que não possuem nenhum conhecimento da matéria. A realização é do Ponto de Inclusão Digital, Social e Tecnológico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal.

Aqui no Pólo de Sobradinho, que funciona no Ginásio de Esportes, mais de 500 pessoas já concluíram com um ótimo aproveitamento o Curso que tem a duração de 02 meses, com aulas monitoradas de 01 hora diária de segunda a sexta-feira nos períodos matutinos e vespertinos.

Ao término de cada curso os participantes recebem o certificado e adquirem a aptidão para usarem todas as ferramentas,e curtem de montão aquilo que mais gostam que é navegarem na NET.

A lista de espera para o XIII Curso que vai acontecer a partir de março, já está à sua disposição na Secretaria do Polo localizada no Ginásio de Esportes, ali na quadra 02. COMPAREÇA E GARANTA A SUA VAGA. Informe-se pelo telefone 99782382.

Por João Timóteo (texto e fotos) Exclusivo para o Jornal de Sobradinho

Já em circulação a Edição 238 do Jornal de Sobradinho
















Caros, amigos, clientes, parceiros e leitores;

Mais uma vez, é com satisfação que concluímos a primeira edição do ano do Jornal de Sobradinho .

Agora, chegamos ao número 238.

Sempre considero cada edição um trabalho especial, motivo para comemorar, porque cada número é um grande desafio, mas graças a todos vocês, sempre dá certo no final.

Entre os temas abordados estão:

Segurança - Boletim de Ocorrência referente ao mês de Janeiro de 2012;
Entrevista Exclusiva com a Diretora do HRS – Dra Joana D’arc Gonçalves da Silva;
Esporte - Sobradinho Esporte Clube de volta a elite do futebol de Brasilia;
Imposto – Opção para o desconto da Nota Legal já começou...

Obelisco: O artísta Emicles Nobre promete reconstruir a escultura VIDA que caiu na entrada de Sobradinho
Show - Vanessa Da Mata canta em Sobradinho
Boa leitura.

Aceitamos elogios,críticas e sugestões.

Abraço
Júnior Nobre e Equipe

CONDOMÍNIO: Mais um passo para continuar na ilegalidade

Depois de um ano de espera para ver os projetos urbanísticos aprovados novamente pelo Governo, os moradores dos condomínios Lago Sul, no Jardim Botânico, e Lago Azul, em Sobradinho, foram surpreendidos com o pedido do Ministério Público do DF de impugnação do registro das terras em cartório.

Procuradores do MP determinaram na segunda-feira (18/01), através de documento enviado ao Cartório de Registro de Imóveis, que não libere as escrituras.

A determinação vale para todos os condomínios do DF. A argumentação do MP é de que os projetos aprovados estão em desacordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)assinado pelo Governo do DF e o Ministério Público em maio de 2007.

Segundo o MP, os condomínios deveriam ser regularizados por setor e não individualmente. Os projetos devem prever a compensação ambiental pelos danos causados pelos residenciais e indicar como ficarão muros e portarias, uma vez que não há autorização legal para que os condomínios se mantenham fechados.

Na realidade, os projetos já estão sendo aprovados pelo Governo como parcelamento aberto e não como condomínio fechado e o assunto, inclusive que já foi questionado por algumas lideranças. O Governo, através da Secretaria de Habitação, ficou de encaminhar até início de dezembro passado projeto para a Câmara Legislativa que prevê o fechamento dos residenciais e permita as portarias.

Segundo argumentos do MP, é necessário também que haja espaço disponível para instalação de equipamentos públicos, como escolas, delegacias, postos de saúde.

Para um morador do Jardim Botânico, é uma exigência absurda, pois os residenciais estão inseridos dentro da Região Administrativa (RA do Jardim Botânico) e devem ser nas áreas públicas da cidade que deverão ser instaladas escolas, delegacias, bancos, postos de saúde para atendimento à população. “Onde já se viu cada condomínio contar com equipamentos públicos? Isso não existe em lugar nenhum. Olha aí as outras RAs se cada uma das quadras conta com pelo menos um posto de saúde”, argumentou.

O caso do Lago Azul e Lago Sul agora vai parar na Justiça, que irá decidir se o cartório deve fazer o registro das terras ou não. “O certo é que essa decisão pode se arrastar por mais longos anos, mantendo os moradores na ilegalidade”, completou uma moradora de Sobradinho.

TAC DOS CONDOMÍNIOS
Assinado em maio de 2007 pelo Ministério Público e o GDF (na época do Governo Arruda), o documento estabelece regras para a legalização dos parcelamentos e dita normas para a venda direta dos imóveis em terras da Terracap aos atuais proprietários.

Veja algumas exigências do documento:

. Desconstituir muros ou outros obstáculos físicos incompatíveis com a legislação pertinente;
. Definir o projeto urbanístico do Setor Habitacional com a precisa indicação das áreas para instalação de equipamentos públicos e comunitários, a supressão de muros e outros obstáculos, a definição para a integração ao Setor Habitacional e a inserção dos parcelamentos à malha urbana;
. Adequar o sistema viário com vistas a propiciar a articulação das vias dos loteamentos com as vias adjacentes oficiais, de forma a garantir o acesso público às vias internas.
. Exigir a supressão de muros e outros obstáculos não admitidos na legislação.
. Os imóveis urbanos retomados deverão serão alienados por licitação pública. Os não edificados e ocupados para fins de moradia até 31.12.2006 serão alienados através de licitação.

Fonte Regina Castro/ Jornal dos Condomínios

ESPORTE: Futebol de Base - Escolinha de Futebol

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇA

Laerte/Seguros BRB

No último dia 20, às 19:30h, foi celebrada na Igreja Bom Jesus dos Migrantes,uma Missa de Ação de Graça em homenagem à delegação da Escolinha composta por aproximadamente 70 atletinhas da faixa etária de 08 a 15 anos, distribuídas em 04 categorias, mais uma Comissão de Dirigentes e Pais, que estarão se embarcando hoje segunda feira 23/01, em 02 luxuosos ônibus, para as Cidades Paulistas de Valparaiso e Lavínia, onde vão participar no período de 23 a 31/01, da XXII Copa Sul Americana de Futebol de Base, competição interestadual e internacional que terá a participação de mais de 40 agremiações de diversos estados brasileiros e de outros países, a exemplo da Escuela de Futebol Union do Chile, a Federacion Paraguaya de Escuelas de Futebol e outras.

Por João Timóteo (texto e foto)Especial para o Jornal de Sobradinho

sábado, 21 de janeiro de 2012

SOBRADINHO: Famílias comemoram moradia definitiva

Removidas de área de risco da Vila Rabelo II para a Vila Buritizinho, as famílias receberão documento que permite alvará de construção e instalação de infraestrutura. Processo de transferência pacífica pelo GDF começou há um ano

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), entregou neste sábado (21) termos de concessão de uso (TCU) às 158 famílias removidas da Vila Rabelo II para a Vila Buritizinho, em Sobradinho II. A entrega do documento faz parte do processo de remoção pacífica das pessoas que viviam há mais de 10 anos em áreas de risco de desmoronamento, iniciada há um ano pelo governo Agnelo Queiroz.

“Uma das minhas primeiras preocupações ao assumir o governo foi resolver a grave situação daquelas famílias que se encontravam na Vila Rabelo II. Conseguimos realizar a transferência da maior parte de forma pacífica e cumprimos o compromisso firmado de entregar os termos de concessão de uso no local onde agora estão instaladas. Elas não correm mais o risco a que estavam expostas. Foi um trabalho preventivo para evitarmos, com a volta do período das chuvas nestes meses, uma tragédia”, afirma o governador Agnelo Queiroz.

Esses moradores são os primeiros a serem contemplados com o termo de concessão de uso. Além das 158 famílias removidas da Vila Rabelo II, também receberão o termo 25 famílias com pessoas com algum tipo de deficiência que já moram na Vila Buritizinho. Ao todo, serão entregues 183 termos. Com o documento, elas poderão solicitar o alvará de construção junto à Administração Regional, além da instalação de água e luz. Assim que o processo de regularização do Setor Habitacional Buritis for concluído, o termo será substituído pela escritura.

Todas as famílias que receberam os termos foram cadastradas e habilitadas e se encontram em conformidade com a política habitacional do Distrito Federal. De acordo com o secretário de Habitação do DF, Geraldo Magela, o governo desenvolverá um projeto para que essas pessoas construam suas casas por módulos, começando com dois quartos. “Daremos assistência técnica para os moradores construírem”, adianta Geraldo Magela.

Comemoração – Para as 183 famílias que agora poderão construir em caráter definitivo na Vila Buritizinho, este sábado é um dia de comemorações. A líder comunitária Sueli Santos, que falou em nome dos moradores, destacou que “há mais de 20 anos essa é uma luta do povo. Só agora o governo abraçou a causa e ficou do lado da população”.

A diarista Maria Luiza Leão concordou com a líder comunitária e revelou estar ansiosa. “Esse papel representa tudo. É a segurança do nosso lar”, comemorou. Maria Luiza mora desde 1992 no Distrito Federal – os últimos 10 anos na Vila Rabelo II, de onde saiu em março do ano passado para a Vila Buritizinho – e nunca teve nada em seu nome. Agora, já planeja a construção de uma casa “bem bonita”, onde irá morar com o marido e quatro filhos.

Até o começo da transferência das famílias da Vila Rabelo II para lá, a Vila Buritizinho era ocupada irregularmente. Com a regularidade, em fevereiro de 2011, chegou também a infraestrutura. “Já temos água e luz, e agora estão terminando a ligação da rede telefônica”, informa Sueli Santos.

A líder comunitária considera importante ações do governo como a entrega dos TCU. “É um documento que nos dá dignidade, porque deixamos de ser favelados, invasores e passamos a ser proprietários da nossa terra, da nossa casa”, declara, emocionada.

Ações – O GDF tem realizado uma série de ações para garantir qualidade de vida aos habitantes do DF. Para proporcionar condições de moradia adequada à população de baixa renda, políticas públicas e projetos estão sendo executados desde o início da gestão do governador Agnelo Queiroz em diversas regiões do Distrito Federal.

Em janeiro de 2011, Agnelo Queiroz, determinou esforço concentrado do GDF para garantir a segurança das 153 famílias que moram na área de alto risco da Vila Rabelo II, em Sobradinho II. A orientação era que a solução fosse encontrada em acordo com os moradores. O iminente risco de acidente fez com que o governo buscasse uma ação emergencial.

Em decisão conjunta, ficou definido que a primeira fase de transferência começaria em fevereiro do ano passado. As 49 famílias na área considerada pela Defesa Civil a mais insegura do DF tiveram prioridade na transferência. Todas foram levadas para Sobradinho II, local seguro e próximo. Os objetivos foram acomodar definitivamente os moradores, evitar que a chuva causasse tragédia como deslizamentos e, ao mesmo tempo, alterar o mínimo possível a rotina das pessoas.

A comunidade teve à sua disposição caminhões da Novacap para levar móveis, objetos pessoais e materiais de construção. A Defesa Civil e a Agência de Fiscalização (Agefis) doaram materiais de construção como madeira e telhas. Os moradores tiveram direito ao auxílio social de R$ 408.

A remoção foi resultado da força-tarefa da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedest), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) e das Secretarias de Governo (Segov) e de Ordem Pública e Social (Seops).

Fonte Agência Brasília

PM prende casal e procura mais dois que se passando por carteiro, invadiram casa prendendo empregada no banheiro, levando carro e outros objetos

*Ferreira Santos

Quatro pessoas se passando por funcionários dos correios entre elas uma mulher grávida de oito meses, invadiram uma casa na quadra 13, conjunto D, em Sobradinho I, por volta das 14h desta sexta-feira (20). Com uma faca trancaram a secretária do lar, Maria das Dores, no banheiro. Após fazer refeição e beber, o grupo fugiu levando o veículo Fiat Fiorino de cor vermelha, Tv LCD, notebook, cheques e outros objetos da casa. Quarenta minutos depois policiais militares do 13º BPM prenderam um casal conduzindo o Fiat Fiorino roubado na vicinal, 215, próximo ao Morro do Sansão e pólo de cinema. O casal foi levado a 35ª DP aonde foi autuado.

Agentes da 35ª Delegacia de Polícia Civil de Sobradinho II chefiada pelo delegado Rogério Henrique, procura outros dois envolvidos e tentam localizar os objetos roubados na residência.

Os acusados bateram no portão dizendo ser dos correios, ao abrir à senhora, Maria das Dores, foi rendida com uma faca. A funcionária foi trancada no banheiro da casa.

A polícia Militar foi acionada. A guarnição comandada pelo sargento Adonias e composta pelo sargento Lêla e cabo Ronaldo Silva, avistaram o veículo transitando pela vicinal, 215, com sentido ao pólo de cinema. Segundo o sargento Lêla, ao notar que iria ser abordado, o casal tentou fugir a 160 km por hora, mas acabaram presos.

Andréia da Silva Rodrigues, 19 anos, segundo ela grávida de oito meses, era quem dirigia o Fiat Fiorino, e o passageiro Uandson Moreira de Oliveira, 20 anos, que foi reconhecido pela funcionária, como o que estava com a faca foram atuados por roubo com restrição da liberdade da vítima.

Apesar de o roubo ocorrer na quadra 13 de Sobradinho I, área da 13ª Delegacia de Polícia, porém o fato foi registrado na 35ª Delegacia de Sobradinho II. O motivo segundo agentes de plantão da 13ª DP, é que os acusados foram presos pela PM, na Via vicinal, 215, próximo ao pólo de cinema área não pertencente a circunscrição da 13ª DP Sobradinho I.

Por Ferreira Santos (texto e fotos)Especial para o Jornal de Sobradinho

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SOBRADINHO: Mutirão da Novacap segue no fim de semana

Operações tapa-buracos, roçagens de grama e podas de árvores serão realizadas em todas as cidades do Distrito Federal. Trabalho será feito por mais de 400 funcionários

O Governo do Distrito Federal (GDF) dará continuidade neste fim de semana às ações para minimizar os prejuízos causados pelas chuvas dos últimos dias. No sábado (21) e domingo (22), serão realizadas operações tapa-buracos, desobstrução de bocas de lobo e manutenção de áreas verdes em todas as cidades do DF.

No sábado, o mutirão tem início às 8h e será concluído às 17h. No domingo, o horário de trabalho é das 8h às 14h. “Estamos cientes dos inúmeros transtornos causados pelas chuvas. O nosso objetivo, com esse segundo mutirão, é agilizar ainda mais o atendimento às demandas da população”, explicou o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Juvenal Batista Amaral. A ação vai mobilizar mais de 400 funcionários do órgão.

A operação teve início no fim de semana passado, quando melhorias foram realizadas em Ceilândia,Samambaia, Lago Sul, Recanto das Emas, Brazlândia, Taguatinga e Brasília. Durante os dois dias, foram fechados 4,1 mil buracos e cortados 1,2 milhão de metros quadrados de grama, área equivalente a 192 vezes a do Estádio Nacional de Brasília. A intensificação desse tipo de operação é uma determinação do governador Agnelo Queiroz.

Confira os locais do mutirão amanhã e no domingo:

OPERAÇÃO TAPA-BURACOS
Sobradinho I e II

ROÇAGEM DE GRAMA

Sobradinho/Quadra Central

Fonte Agência Brasília com informações da Novacap/ Fotos Roberto Rodrigues/Novacap

CONVITE AOS MORADORES DE SOBRADINHO II


(*)Click na foto para melhor visualizar as informações do flyer...

Moradia para famílias removidas da Vila Rabelo II

Removidas das áreas de risco para a Vila Buritis, as famílias receberão documento que permite alvará de construção e instalação de água e luz. Processo de transferência pacífica pelo GDF começou há um ano

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), entrega neste sábado, às 10h, os termos de concessão de uso (TCU) às 158 famílias removidas da Vila Rabelo para a Vila Buritis, em Sobradinho II. A entrega do documento faz parte do processo de remoção pacífica das pessoas que viviam há mais de 10 anos em áreas de risco de desmoronamento, iniciada há um ano pelo governo Agnelo Queiroz.

“Uma das minhas primeiras preocupações ao assumir o governo foi resolver a grave situação daquelas famílias que se encontravam na Vila Rabelo. Conseguimos realizar a transferência da maior parte de forma pacífica e cumprimos o compromisso firmado de entregar os termos de concessão de uso no local onde agora estão instaladas. Elas não correm mais o risco a que estavam expostas. Foi um trabalho preventivo para evitarmos, com a volta do período das chuvas nestes meses, uma tragédia”, afirma o governador Agnelo Queiroz.

Esses moradores serão os primeiros a serem contemplados com o termo de concessão de uso. Além das 158 famílias removidas da Vila Rabelo, também receberão o termo 25 famílias com pessoas com algum tipo de deficiência que já moram no local. Ao todo, serão entregues 183 termos. Todas essas famílias foram cadastradas e habilitadas e se encontram em conformidade com a política habitacional do Distrito Federal.

Com o TCU em mãos, as famílias poderão solicitar o alvará de construção junto à Administração Regional, além da instalação de água e luz. Assim que o processo de regularização do Setor Habitacional Buritis for concluído, o termo será substituído pela escritura.

O GDF tem realizado uma série de ações para garantir qualidade de vida aos moradores do DF. Para proporcionar condições de moradia adequada à população de baixa renda, políticas públicas e projetos estão sendo executados desde o início da gestão do governador Agnelo Queiroz em diversas regiões do Distrito Federal.

Memória – Em janeiro de 2011, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, determinou esforço concentrado do GDF para garantir a segurança das 153 famílias que moram na área de alto risco da Vila Rabelo, em Sobradinho II. A orientação era que a solução fosse encontrada em acordo com os moradores. O iminente risco de acidente fez com que o governo buscasse uma ação emergencial. Em decisão conjunta, ficou definido que a primeira fase de transferência começaria em fevereiro do ano passado. As 49 famílias na área considerada pela Defesa Civil a mais insegura do DF tiveram prioridade na transferência. Todas foram levadas para Sobradinho II, local seguro e próximo. Os objetivos foram acomodar definitivamente os moradores, evitar que a chuva causasse tragédia como deslizamentos e, ao mesmo tempo, alterar o mínimo possível a rotina das pessoas.

A comunidade teve à sua disposição caminhões da Novacap, para levar móveis, objetos pessoais e materiais de construção. A Defesa Civil e a Agência de Fiscalização (Agefis) doaram materiais de construção como madeira e telhas. Os moradores tiveram direito ao auxílio social de R$ 408.

A remoção foi resultado da força-tarefa da Agefis, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedest), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) e das Secretarias de Governo e de Ordem Pública e Social (Seops).

Muitas famílias beneficiadas já estavam inscritas no programa de políticas habitacionais do GDF e aptas a receberem a documentação. O governo entende que não poderia se omitir, mantendo as famílias naquela situação, e tem o compromisso de garantir moradia mais digna à população.


Fonte: Secretaria de Comunicação / fotos Pedro Ventura

TRAGÉDIA: Criança de um ano e cinco meses morre afogada no Lago Oeste

*Ferreira Santos

Por volta das 18h40 de quinta-feira(19), três equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para a rua 2, chácara 564 Lago Oeste, em Sobradinho II, para atendimento a vítima de afogamento. No local os Bombeiros constataram que a vítima era uma criança, Amanda Preollado Alvarez de 1 ano e cinco meses, foi encontrada boiando na piscina por uma pessoa da casa, que não soube dizer o tempo que a criança ficou na piscina. Após retirá-la da água a pessoa ligou para o numero 193 emergência do Corpo de Bombeiros.

Do tempo de espera da chegada do Corpo de Bombeiros ao local, o sargento Lobato da emergência 193, permaneceu ao telefone orientando a solicitante. Com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros foi feita inúmeras tentativas de reanimação, mas infelizmente a criança apresentava ausência irreversível de sinais vitais vindo a óbito no local. O fato foi comunicado a 35ª Delegacia de Polícia de Sobradinho II, que solicitou perícia para o local.

Por Ferreira Santos - Especial para o Jornal de Sobradinho

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ESPORTE: Futebol Profissional – Vai Começar o Candangão









O FURIOSO LEÃO DA SERRA TÁ LÁ

Sete anos depois da queda para a série “B em 2005, o nosso glorioso Leão volta à elite do Futebol Profissional do Distrito Federal em 2012, integrando a Chave “A” composta pelo Brasiliense, Botafogo, Brasilia, Luziânia e Legião, a Fera Sobradinhense vai com gosto de gás em busca do título maior da temporada. A Chave “B” da competição é composta pelo Gama, Formosa, Ceilândia, Ceilandense, Brazlândia e Capital.

Forma de Disputa

No primeiro turno, as equipes jogarão na forma de Chave contra Chave em apenas 01 jogo e os dois melhores pontuados de cada Chave farão as semifinais em apenas 01 jogo na ordem de 1°”A” X 2°”B” e 1°”B” X 2°”A”. Os dois vencedores disputarão o título do turno.

No segundo turno, os Clubes se enfrentarão dentro do próprio grupo e, as semifinais e final serão na mesma forma do primeiro turno. Na sequência da competição, os vencedores dos turnos disputarão o título em 02 jogos (IDA e VOLTA), nos dias 12 e 19 de maio em campos e horários a serem definidos.

Vale lembrar que as duas equipes piores pontuadas ao longo dos 02 turnos, serão rebaixadas para a série “B” de 2013

JOGOS DO LEÃO DA SERRA NO CERTAME

1° Turno: Jogo Data Dia Hora Local

Sobradinho X Capital 12/02 DOM 16:00 Aug. Lima

Gama X Sobradinho 18/02 SAB 16:00 Bezerrão

Sobradinho X Formosa 26/02 DOM 16:00 Aug.Lima

Ceilândia X Sobradinho 03/03 SAB 16:00 Abadião

Sobradinho X Ceilandense 11/03 DOM 16:00 Aug.Lima

Brazlândia X Sobradinho 18/03 DOM 16:00 Chapadinha

2° Turno: Jogo Data Dia Hora Local

Brasília X Sobradinho 31/03 SAB 16:00 Rorizão

Sobradinho X Botafogo 08/04 DOM 16:00 Aug.Lima

Brasiliense X Sobradinho 15/04 DOM 16:00 Serejão

Sobradinho X Legião 22/04 DOM 16:00 Aug.Lima

Sobradinho X Luziânia 29/04 DOM 16:00 Aug.Lima

OBS: Vale lembrar que as semifinais do 1° turno envolvendo o 1°”A” X 2°”B” e 1°”B” X 2°”A”, acontecerão no dia 21/03 e, a finalíssima do turno, envolvendo os vencedores da semi, acontecerá no dia 25/03. As semifinais do 2° turno envolvendo também o 1°”A” X 2°’B” e 1°”B” X 2°”A” acontecerão no dia 02/05, ficando a finalíssima do turno para o dia 06/05. As finalíssimas da competição envolvendo os vencedores dos turnos, acontecerão em 02 jogos (IDA e VOLTA) nos dias 12 e 19/05

PALAVRAS DO PRESIDENTE

Ricardo Vale

Em visita à nossa redação, ele disse que o primeiro desafio na sua gestão, foi subir o time para a elite do futebol profissional do DF; nós conquistamos no final do ano passado, a passagem e o título de vice-campeao da série “B” e agora, para participarmos da série “A”, nós precisamos montar um time mais forte e mais competitivo para resgatarmos a alegria do futebol profissional, assim como aconteceu na década de 1980. E, foi com este pensamento e com a necessidade de desenvolvermos este projeto arrojado, que já começamos a buscar parcerias com o comércio e com os empresários locais, já que desde o início da série “B” no ano passado, só contamos com a ajuda do Big-Box, da Drogaria Rosário e do Uniceub.

Já ,montamos uma boa Comissão Técnica, com um treinador renomado e campeão do DF no ano passado; já contratamos alguns jogadores e estamos buscando outros para completarmos o elenco forte e qualificado, capaz de vencer a competição que começará no dia 12 de fevereiro, ocasião em que estrearemos jogando contra a forte equipe do Capital às 16:00h aqui no Augustinho Lima.

A missão é árdua e as dificuldades são tamanhas pela falta de recursos financeiros e, na tentativa de aumentarmos a nossa parceria, na próxima semana estaremos visitando e conclamando a ajuda do HOME CENTER REZENDE, da CIPLAN, da TOCANTINS, da PEDREIRA CONTAGEM e de outras grandes empresas locais. O LEÃO É NOSSO E PRECISA DE TODOS NÓS.

TREINADOR

Prof. Marcos Soares

Num bate-papo com a nossa redação ele disse que é uma alegria está aqui em Sobradinho dirigindo esta forte equipe de muita tradição no futebol de Brasília. Estamos começando um trabalho com muita seriedade e profissionalismo juntamente com o nosso Presidente Ricardo, Comissão Técnica, atletas qualificados e ainda esperando a chegada de outros para reforçar a equipe que vai brigar pelo título da temporada 2012.

Até o momento, a 25 dias do início da competição, estamos com 13 ou 14 jogadores já contratados e pretendemos chegar a um grupo de 27 a 28. Natural do Rio de Janeiro e como bom jogador de bola, ele marcou passagem nas equipe do Mesquita, Serrano, América, no futebol português, na Malásia, na China e, aqui em Brasília defendeu as cores do Brazlândia e por um problema no joelho, encerrou a carreira na equipe do Dom Pedro.

Na carreira de treinador, o Prof. Marcos trabalhou no Juniores do Brasíliense participando da Copa São Paulo em 2010 e, no mesmo ano foi campeão juniores no Santa Maria. Em 2011 foi campeão do DF no profissional do Brasiliense e ainda dirigiu a equipe na primeira fase da série “C” do Brasileirão. Convocando a torcida para apoiar e acompanhar o Leão da Serra, o experiente treinador disse que espera retornar a equipe do Sobradinho à evidência do futebol de Brasília.

PREPARADOR FÍSICO

Prof. Alexandre Coutinho

Nascido, criado e muito conhecido em Sobradinho, onde foi campeão Sul Americano em Atletismo, é torcedor do Leão da Serra e um baita profissional em Educação Física, com passagens brilhantes por diversas equipes do futebol do DF, disse que mais do que ninguém quer defender e elevar cada vez mais o triunfo do futebol profissional da Cidade Serrana.

SUPERVISOR

Fernando Alexandre

Na opinião do excelente profissional que já exerceu o cargo outras vezes com muita procedência, inclusive no retorno do Leão no ano passado, a única coisa que falta para que a equipe seja ainda mais forte, é o investimento financeiro de parceiros e apoiadores, tarefa que continuamente está sendo buscada pelo nosso Presidente Ricardo Vale. Os trabalhos de campo estão muito bem conduzido pelo treinador Marcos, o condicionamento físico está lá em cima com o Professor Alexandre, o grupo é muito bom e ainda vai ser reforçado por atletas que já estão a caminho e a equipe de apoio e sustentação também tem desenvolvido com profissionalismo todos os trabalhos de retaguarda.

Projeto Esportivo da Administração Regional

JUDÔ GRATUITO

Prof.Humberto Marques

O formador de talentos com experiência de 30 anos em Academias, SESI, La-Salle e no Ginásio de Esportes, é especialista em desenvolvimento infantil, em trabalhos com crianças imperativas e altistas, é nascido e criado em Sobradinho e alguns dos seus atuais e ex-alunos são detentores de aproximadamente 500 títulos locais, nacionais e internacionais ao longo das três últimas décadas.

O nosso Professor que também é árbitro em competições nacionais e internacionais, já marcou a sua carreira vitoriosa como atleta, conquistando inúmeros títulos brasilienses.

As aulas do Projeto acontecem às terças e quintas-feiras das 08h00 às 11h00 e das 15h00 às 22h00 no Ginásio de Esportes atendendo a todas as faixas etárias de ambos os sexos a partir de 03 anos de idade.

Ao longo do ano de 2011, mais de 350 alunos praticaram a arte e espera-se que este quantitativo seja superado agora em 2012. As inscrições estão abertas na Secretaria do Ginásio de Esportes nos períodos matutinos e vespertinos

ESPORTE? TÔ DENTRO

DROGAS? TÔ FORA

Secretaria de Esportes do Distrito Federal-(SESP/DF)

Subsecretário LEANDRO MOTA

Perfil:

Subsecretário da Subsecretaria de Políticas Sociais para o Esporte (SUBPOSE), da Secretaria de Estado de Esporte do Distrito Federal (SESP/DF), 34 anos, casado com Camila Guedes, tem dois filhos Eduardo e Ana Luisa, candango que vive em Sobradinho desde 1977, é graduado em Educação Física, com especialização em Educação Física Escolar, Recreação e Lazer é professor e Coordenador do Setorial de Esporte do PT no Distrito Federal. No setor público, foi servidor da Secretaria Nacional de Esporte e Lazer do Ministério do Esporte e trabalhou como assessor parlamentar do Deputado Wasny de Roure na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Objetivos (FALA DO SUBSECRETÁRIO LEANDRO MOTA)("Promover a inclusão social através do esporte e o lazer é um dos principais objetivos da Subsecretaria de Políticas Sociais para o Esporte, bem como assegurar a arbitragem do futebol amador em todo o DF que é um compromisso e uma das principais prioridades do Secretário de Governo Paulo Tadeu e do Exceletíssimo Governador Agnelo Queiroz)”.

Ações já desenvolvidas:

• Participação na elaboração do projeto Mini Vila Olímpica, localizada nos Área Especial Módulos de Sobradinho/DF;
• Licitação (contratação de empresa/liga/associação especializada em arbitragem para futebol de campo visando atender ao “Projeto Futebol Amador e demais ações desta Subsecretaria” por intermédio da Secretaria de Esporte do Distrito Federal – SESP/DF).

Principais ações propostas(2012 – 2014):

• Implantar o Projeto Amador de Futebol;
• Implantar o Programa Social de Esporte e Lazer – PROSEL;
• Capacitar servidores da Secretaria de Esportes para a gestão de eventos de esporte participativo;
• Capacitar por ano, 200 agentes sociais de esporte e lazer em todas as regiões administrativas;
• Formar, por ano, 50 árbitros de futebol que atuem como estagiários para os jogos escolares do DF;
• Realizar fóruns, seminários e encontros entre as ligas para debate e articulações;
• Capacitar, por ano, 200 agentes sociais em organização e promoção de eventos;
• Implementar o estatuto do torcedor financiar os campeonatos (adulto e categoria de base) das ligas e arbitragem
• Resgatar a construção do projeto da supercopa dos campeões amadores do DF


Por João Timóteo(texto e fotos)Exclusivo para o Jornal de Sobradinho