RECENTES

JUSTIÇA: Ministério Público apreende documentos em casa e gabinete de Raad Massouh


Secretário Raad Massouh em imagem de arquivo

Investigação é sobre desvio de verba; Raad Massouh nega denúncia.
Emenda para fomento do turismo rural foi usada para evento sem licitação.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realiza nesta terça (27) a "Operação Mangona", que investiga um suposto esquema de desvio de verba pública para a promoção de uma festa na região de Sobradinho, em 2010. O MP e a polícia cumpriram mandado de busca e apreensão na casa e no gabinete do secretário de Micro e Pequena Empresa, o deputado licenciado Raad Massouh (PPL).

Ele é o autor da emenda que destinou os recursos para a festa em Sobradinho, para o fomento do turismo rural. Ao G1, o secretário afirmou que sabe das irregularidades apontadas na realização do evento, mas disse que a responsabilidade não é dele.

"Não tenho obrigação de fiscalizar o uso da verba. Quem usa a verba é o Executivo, foi o administrador de Sobradinho na época. Ele pegou a verba e usou em outro evento, e eu não tenho nada a ver com isso. O Ministério Público tem mais é que fazer isso, tem que averiguar mesmo. Eu estou tranquilo, até minhas armas são registradas ", disse Massouh.

O evento ocorreu em outubro de 2010. Uma denúncia anônima levou a polícia a investigar a destinação de dinheiro público para a festa, que foi contratada com dispensa de licitação. As denúncias envolvem ainda superfaturamento de shows e atestados falsos na prestação de contas.

Na época, a região era administrada por Carlos Augusto de Barros. O G1 entrou em contato com ele, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. Quando começaram as investigações, o ex-administrador disse que dispensou a licitação amparado por lei, que não houve superfaturamento dos shows e que o evento só foi feito em um dia por problema na geração de energia. Quanto aos artistas que não se apresentaram, ele disse que os shows foram compensados de outra forma.

Barros foi indicado para o cargo pelo próprio Massouh, em maio de 2010. Ele permaneceu à frente da administração até o final do mandato, em dezembro de 2010, dois meses depois do início das investigações sobre a irregularidade.

A atual administração de Sobradinho informou que a irregularidade aconteceu na gestão anterior e que o processo está na Polícia Civil, por isso não há como se manifestar a respeito.

Cerca de 15 promotores cumpriam nesta manhã mandados de busca e apreensão para recolher documentos em órgãos públicos em diversos pontos do DF.

Fonte G1/DF

3 comentários

Unknown disse...

NOTA À IMPRENSA

Brasília, 27 de novembro de 2012 – O Governo do Distrito Federal esclarece que a operação realizada hoje pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) não se refere a atos administrativos da atual gestão.

A investigação que deflagrou a operação Mangona estava em curso há mais de dois anos, tendo entre os seus alvos suspeitas de desvios de recursos de emendas parlamentares no período de 2010.

A atual gestão do Governo do Distrito Federal está permanentemente fiscalizando os atos administrativos de seus integrantes por meio da Secretaria de Transparência, criada pelo governador Agnelo Queiroz para apurar e coibir qualquer ato irregular dos gestores do Poder Executivo local.

Secretaria de Comunicação Social

Unknown disse...

Nota à imprensa

O secretario da Micro e Pequena Empresa, deputado Raad Massouh, afirmou estar tranquilo em relação à Operação Mangona, realizada hoje pelo Ministério Público do Distrito Federal. Raad afirmou que, há dois anos, fez emenda parlamentar para um evento do Sindicato Rural do DF e que a execução da verba coube à Administração Regional de Sobradinho. “O Legislativo faz a emenda, que é realizada pelo Executivo, no caso, a Administração.” O secretário disse ainda que atenderá a Justiça sempre que se fizer necessário para esclarecer todos os pontos investigados.

Unknown disse...

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO SEC RAAD MASSOUH PUBLICADO EM SUA REDE SOCIAL - VEJA LINK ABAIXO: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=555075071173271&set=a.203570789657036.62285.100000123487712&type=1&theater