RECENTES

EMPREENDEDORISMO: Acordo beneficia quiosqueiros e panificadores

Medida do GDF garante investimento de até R$ 22 mil para construção e reforma de quiosques e para compra de equipamentos para panificadoras

Brasília, 23 de outubro de 2012 – Proprietários de quiosques, padarias e trailers podem comemorar mais uma vitória rumo a uma Brasília legal. Nesta segunda-feira (22), o governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, assinou acordo de cooperação entre a Secretaria da Micro Empresa e Economia Solidária e o Banco de Brasília (BRB). A parceria prevê linhas de crédito para construção e reforma de quiosques e troca de maquinários de padarias.

Com o crédito especial do BRB, os proprietários de padarias poderão se ajustar à Norma Regulamentadora nº 12/2012, do Ministério do Trabalho, que define regras que garantam a saúde e a integridade física dos trabalhadores que utilizam máquinas e equipamentos.

O financiamento chega a R$ 22 mil. “Essa medida beneficiará um segmento responsável por 60 mil empregos diretos e 40 mil indiretos. O objetivo é que os empresários dessa fatia do mercado tenham autonomia jurídica”, destacou o governador.

Segundo o secretário da Micro Empresa e Economia Solidária, Raad Massouh, quiosqueiros e donos de trailers são responsáveis por 15% da arrecadação do DF. “Esse recurso irá beneficiar o empresário que está com sua situação em dia; o governo, que irá arrecadar impostos; e a população, que será atendida com segurança e qualidade”, disse Massouh.

Critérios – A iniciativa do GDF também facilitará aos empresários do ramo de panificação o acesso ao crédito com juros baixos. O beneficiado terá até 18 meses para pagar o empréstimo, com dois meses de carência.

Representante da categoria, o presidente do Unitrailer, Luíz Ribeiro, ressaltou que esse é um importante passo para a regularização definitiva dos quase 15 mil microempresários do DF. “É a nossa chance de tirar essa imagem de que o quiosqueiro é marginal.”

Calendário – O acordo prevê a padronização de 520 estabelecimentos no Plano Piloto, como parte da preparação da cidade para receber grandes eventos internacionais. “É um esforço para que Brasília seja lembrada como uma cidade organizada. Os eventos irão passar, mas os benefícios ficarão”, ressaltou o governador Agnelo Queiroz.

O governador destacou, ainda, a escolha de Brasília para sediar o XVIII Congresso Mundial de Tecnologia da Informação (CMTI), que ocorrerá em outubro de 2016. Trata-se do mais importante evento internacional da área, promovido pela canadense World Information Technology and Services Alliance (Witsa) e considerado a "Copa do Mundo da tecnologia". O congresso ocorre a cada dois anos e reúne cerca de 3 mil pessoas de 80 países. “É uma amostra da ascensão da capital federal”, comemorou Agnelo Queiroz.

Em junho de 2013, Brasília receberá a Copa das Confederações, em 2014 será uma das cidades sedes da Copa do Mundo, e após o maior evento esportivo do mundo, em novembro de 2014, a capital sediará o Congresso Brasileiro de Cardiologia, previsto para reunir 14 mil pessoas.

Também participaram da cerimônia o presidente do BRB; Jacques Penna; o presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação do DF, Paulo Sérgio Dias Lopes; o deputado distrital Chico Vigilante e o senador Wellington Dias; entre outras autoridades.

Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário