RECENTES

SAÚDE: Mutirão em Sobradinho faz quase 500 atendimentos em um dia de ação

*Rafaela Marrocos

O mutirão de especialidades realizado no último sábado (22), no Centro de Saúde 03 de Sobradinho II, realizou 494 atendimentos. Trabalharam na ação cerca de 30 servidores. Todos que compareceram ao local foram atendidos nas áreas de neurologia, pediatria, odontologia e nutrição, além dos exames de acuidade visual, pressão arterial, glicemia capilar e bioimpedância (que mede a idade metabólica). O objetivo da Regional de Saúde é dar continuidade a essas ações para conseguir zerar fila de espera.

De acordo com a coordenadora da Regional de Saúde de Sobradinho, Joana D´arc, o mutirão, além de produtivo, foi muito gratificante. “Nós conseguimos atender pessoas que estavam há meses esperando na fila. E foi muito bom perceber que a proposta deu certo. Nós recebemos muitos elogios dos pacientes que estavam satisfeitos e isso foi muito importante pra gente”, contou.

Os profissionais de Saúde também avaliaram, no mesmo dia, alunos com possível quadro de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). As crianças foram encaminhadas pela Coordenação Regional de Educação de Sobradinho. Segundo o diretor de Atenção Primária da Regional de Saúde de Sobradinho, Gleiton Araújo, a parceria entre as duas secretarias, de Saúde e Educação, deve continuar nos próximos mutirões.

Além disso, Araújo destacou que nessa ação e nas próximas o diferencial será a aproximação com a comunidade e a realização de práticas integrativas. “Nós queremos que seja oferecido um atendimento com qualidade e humanizado nos mutirões. Esse contato mais direto e com respeito é muito importante para a população e para nós que somos gestores públicos”, explicou.

Os pacientes que aguardavam atendimento puderam conhecer os estandes de doenças sexualmente transmissíveis, dengue, leishmaniose, hantavirose e leptospirose. Nesses locais, foram feitas ações educativas, com a finalidade de ressaltar a importância da prevenção. Os interessados também realizaram a abertura do cartão do SUS e de Prontuário Eletrônico.



Por Rafaela Marrocos

Nenhum comentário