RECENTES

FIOCRUZ Brasília abre processo seletivo para bolsistas de Ensino Médio

ATÉ DIA 14 DE SETEMBRO, ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DA REGIÃO DE SOBRADINHO, SOBRADINHO II E FERCAL PODEM SE INSCREVER PARA ATUAR EM PROJETO DA FIOCRUZ BRASÍLIA

Por Nayane Taniguchi

A FIOCRUZ Brasília publicou, no dia 3 de setembro, edital que abre processo seletivo para vagas de bolsistas de Extensão e Iniciação Científica Junior – Bolsista DRP -, que atuarão no projeto “Fortalecimento da ação intersetorial em saúde: apoio à implementação do Programa Saúde nas Escolas em Sobradinho II – Distrito Federal”. No total, nove vagas serão preenchidas por estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio da Rede Pública da região de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal. As inscrições podem ser feitas até dia 14 de setembro.

Os bolsistas selecionados participarão das ações que apoiam a implementação do Programa Saúde na Escola, iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, em Sobradinho, Sobradinho II e Fercal. O projeto da FIOCRUZ Brasília visa a fortalecer espaços permanentes de articulação entre comunidade escolar, equipes de saúde da família, unidades básicas de saúde e movimento social, com foco nas ações de atenção à saúde da comunidade escolar em Sobradinho I e II. Entre outras atividades, os bolsistas atuarão na execução e avaliação do Diagnóstico Rápido Participativo – DRP, processo que contribuirá para a definição de prioridades acerca da situação de saúde de escolares da Região, e no apoio ao fortalecimento da implementação do Programa Saúde na Escola nas escolas da Região.

As vagas são destinadas a estudantes que tenham interesse pelas questões de saúde e cultura, boa comunicação e conhecimento acerca das mídias sociais como ferramentas para a promoção do protagonismo juvenil, e que tenham perfil de liderança, articulação dentro da comunidade escolar e motivação para execução de ações. A bolsa é de 20 horas semanais e os estudantes devem ter disponibilidade no período da tarde, de quatro horas diárias.

Para fazer a inscrição, os interessados devem preencher a Ficha Cadastro (clique no título deste artigo para acessar o link anexo) e enviar a autorização do responsável legal, para validação da participação, para o e-mail pecs.fiocruzbsb@gmail.com até o dia 14 de setembro. A etapa final do processo seletivo consiste na realização de entrevista, entre 17 e 21 de setembro. O resultado final será divulgado no dia 24 de setembro, a partir das 14h. O início das atividades está previsto para outubro.

Confira o edital completo

Conheça o Projeto Fortalecimento da ação intersetorial em saúde: apoio à implementação do Programa Saúde nas Escolas em Sobradinho II – Distrito Federal

Projeto da FIOCRUZ Brasília, desenvolvido pelo Programa de Educação, Cultura e Saúde (Pecs), que tem como objetivo fortalecer a implementação do Programa Saúde na Escola (PSE) nas Regiões Administrativas de Sobradinho I e II, a partir do apoio à construção de um fórum permanente e participativo reunindo equipes de saúde, educação, gestores regionais de ambas as áreas e sociedade civil para pactuação de agendas locais e acompanhamento das ações realizadas. O Programa Saúde na Escola, criado em 2007 pelos Ministérios da Educação e da Saúde, visa a estabelecer uma rede territorial de cuidado integral em saúde a partir do planejamento e execução de ações articuladas entre comunidades escolares e unidades de saúde.

Fonte: Fiocruz Brasília/ visto no blog Clipping Sobradinho II

Nenhum comentário