RECENTES

CULTURA: Em SOBRADINHO "O ESPELHO", instalação de som e de imagens

Ministério da Cultura e FAC - Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, apresentam e patrocinam.

O Espelho

Uma instalação teatral de som e de imagens, proposto pela Arteviva Produções Artísticas, com concepção de Iain Mott e curadoria em conjunto com Simone Reis, que promete ser um marco na aplicação das artes híbridas. O Espelho é uma obra plástica inspirada em texto satírico e filosófico, de mesmo nome, escrito por Machado de Assis.

Sentado, o visitante se depara com um grande espelho que reflete tudo que está na galeria, menos sua própria imagem, aos poucos seu reflexo vai surgindo ao mesmo tempo em que ouve vozes como se fossem seus próprios pensamentos. Repentinamente, seu reflexo é sobreposto com o de algum outro sujeito/personagem, que conversa como se fosse o próprio observador, sugerindo um diálogo interno.

“O espelho é um objeto que usamos para nos ver e para saber como os outros nos vêem. Neste sentido, a voz também pode ser um espelho - algo que ecoa do nosso interior que se revela para o mundo e que, simultaneamente, ouvimos fora de nós como a voz de outra pessoa.”, sugere Iain Mott, artista sonoplasta, curador e idealizador da instalação.

A instalação apresenta gravações em vídeo transmitidas através deste grande espelho, um vídeo-espelho que vai transmitir personagens interpretadas por Simone Reis. Estas ilusões no espelho serão controladas por um sistema computadorizado e em sincronia com equipamentos de luz, exibindo um elaborado jogo de reflexos, imagens e sons, dando a ilusão ao expectador de que tudo é bastante real.

Objetos e pinturas, do artista plástico Nelson Maravalhas, distribuídas nas paredes da instalação. Um espaço intimista que representa o quarto do alferes na casa/fazenda da sua tia Marcolina no conto original de Machado de Assis. “O conto e nosso projeto falam muito sobre a existência de duas almas: uma que olha de dentro para fora (alma interior) e outra que olha de fora para dentro (alma exterior). As obras nas paredes do quarto do alferes são, além de ser uma decoração, uma expressão da vida interior do protagonista, suas fantasias e sua alma exterior.” Conta Iain Mott.

Com um roteiro desenvolvido em conjunto por Camilo Pellegrini, Simone Reis e Iain Mott, que traz referências de textos de Valiéri Briússov, Valère Novarina e Charles Bukowiski. Simone vai brincar com caracterizações de tipos e conceitos humanos, mesclando vaidades e esperanças, guiando o observador através de um labirinto de experiências e provocações.

“Com permanência de 15 a 20 minutos, a instalação, o visitante terá a chance espetacular de assistir a vinhetas, luzes sincronizadas e efeitos sonoros especiais, escolhidos de forma aleatória, pelo computador, de forma que cada experiência será única.”, garante Iain Mott.

Objetivo artístico
O Espelho é uma integração de teatro, arte sonora e ilusão. Seu objetivo é o de colocar o espectador em um contexto áudio-visual radicalmente novo. Um contexto, no qual o próprio espectador está inserido a cena teatral. Ele será desafiado a incorporar a expressão e as interações como se fossem seus. Através deste truque de substituição de imagens em seu próprio reflexo, o observador é sugestionado a aceitar ou questionar seu papel na história. Ao ser apresentado a muitas situações diferentes, ele é convidado a repensar sua própria identidade e conceitos.

O texto original
O Espelho recebe este nome de obra homonima de Machado de Assis, cujo foco é a historia de Jacobina, que relata experiências que revelam a existência de duas almas separadas e ao mesmo tempo interdependentes; uma alma interior e uma alma exterior.

Essa revelação ocorre durante uma crise existencial vivida pelo jovem Jacobina: isolado, ele descobriu que seu próprio ser estava em perigo. Abandonado e sozinho, elesentiu uma inexplicável sensação... sentiu-se como um morto vivo, um sonâmbulo, um boneco mecânico. Sua condição deteriorou-se ainda mais, resultando numa profunda depressão. Um dia, Jacobina examinou-se em um espelho. E, para seu horror, percebeu que seu reflexo tinha se tornado difuso.

Durante o período de solitude, Jacobina nutriu seu bem estar com exercícios físicos, leituras e outras atividades. Entretanto, nada disso conseguiu evitar seu declínio. Ele, eventualmente, decidiu vestir seu antigo uniforme de trabalho. Para sua surpresa e alívio, seu reflexo ganhou integridade novamente.

O texto de Machado de Assis é irônico e aponta o narcisismo da protagonista - a alma interior tornando-se dependente da alma/imagem exterior. E quando a alma exterior desaparece, devido ao desaparecimento de seus admiradores, sua alma interior sofre um golpe mortal. Jacobina resgata seu eu interior por meio de um autoengano, ao voltar a ser, através de um uniforme, um homem admirado e respeitado.

A montagem
A montagem da instalação tem como inspiração o espaço em que a persongem de Machado se encontra, um espaço fechado com apenas uma porta de acesso e na parede, diretamente oposta à entrada, uma penteadeira com um grande espelho.

O espelho será, na realidade, uma placa de vidro através da qual o visitante verá um segundo quarto como se fosse um reflexo do quarto em que se encontra. O espelho parecerá normal até que o visitante passe em frente, neste momento, ele notará que não está refletido.

O visitante quando se sentar em frente ao espelho acionará um sistema computadorizado, programado pelo videoartista e sonoplasta Iain Mott, que começará a passar uma sequência em vídeo no espelho. Atrás e acima do espelho uma tela, dirigida para uma segunda placa de vidro, espelhado em angulo de 45 ° em direção ao visitante, aparecerão as personagens interpretadas por Simone Reis.

Esta mixagem entre o reflexo do visitante e da atriz será feita automaticamente. O computador irá mixar vídeos pré-gravados de Simone Reis.

Serviços:

Exposição O Espelho - uma instalação que envolve performance filmada, ilusões visuais refletidas em espelho e projeções acústicas em um espaço que se encontra sob o controle de computadores.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Sobradinho
Galeria de Artes Van Gogh – Qd. 08 AE 05.
Visitação: De 21 de Setembro a 21 de Outubro de 2012. De segunda-feira a sábado, das 9h às 19h.


Ceilândia
Foyer do Teatro Newton Rossi – CA SESC Ceilândia, QNN 27 Lote B.
Visitação: De 26 de Outubro a 26 de Novembro de 2012, das 9h às 19h.

Oficina: Como reunir diferentes linguagens cênicas dentro de um mesmo produto cultural.Com Iain Mott e Simone Reis.

Locais e datas:

Galeria de Artes Van Gogh - Sobradinho, Qd. 8 Área Especial 05.
09 e 11 de outubro, das 9h às 13h.


Centro de Atividade SESC - Ceilândia, QNN 27 Lt. B.
30 de outubro e 01 de novembro, das 9h às 13h.

Duração: 8hs.
Vagas: 30, para cada.
Inscrições: gratuitas pelo e-mail artevivaproducoes@brturbo.com.br ou com Fernanda Oliveira 8539.5639/8283.2145

Ficha técnica:
Concepção de instalação: Iain Mott.
Diretores artísticos: Iain Mott e Simone Reis.
Roteiro: Simone Reis, Iain Mott e Camilo Pellegrini.
Curadoria: Simone Reis e Iain Mott.
Composição e atuação de performance: Simone Reis.
Direção de cena: Simone Reis, Iain Mott e Camilo Pellegrini.
Composição e sonoplastia: Iain Mott.
Diretor de fotografia e vídeos: Alexandre Rangel.
Programador de sistemas de computador: Iain Mott.
Figurino: Cyntia Carla e Simone Reis.
Iluminação e cenografia: Jamile Tormann
Pinturas e objetos: Nelson Maravalhas
Fotografia: Mila Petrillo/Rayssa Coe/W.Hermuche
Coordenação de projeto, produção e direção de produção: Arteviva Produções/Alaôr Rosa.
Produção executiva: Nalva Sysnandes.


Por Rodrigo Machado

Nenhum comentário