name='content'> ]]>

RECENTES

Moradores do DF serão os primeiros do país a receber internet 0800

Projeto Banda Larga 0800 prevê acesso gratuito à rede mundial de computadores por meio de telefones celulares. Testes serão realizados com 80 pessoas na região de São Sebastião

O Governo do Distrito Federal e o Ministério das Comunicações lançaram hoje um projeto inédito que vai possibilitar o acesso gratuito à internet por meio do telefone celular. Batizado de Banda Larga 0800, o projeto passará por uma fase de testes em São Sebastião durante 15 dias, período em que 80 pessoas da comunidade local utilizarão aparelhos para testar a ferramenta.

Baseada no mesmo princípio das ligações gratuitas para telefones 0800, a conexão à internet será financiada pelo site que oferece o serviço. A ideia é que os usuários naveguem pela rede a partir do aparelho móvel sem precisar contratar um pacote de dados com uma operadora de telefone para isso.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acredita que a iniciativa vai melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. “Vamos permitir que a população tenha acesso facilitado, rápido e gratuito a informações, sem a necessidade de deslocamento. Isso representa mais cidadania”, ressaltou o governador, lembrando que o projeto é uma ampliação da política de inclusão digital do DF.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, destacou o pioneirismo do projeto e sua relevância na universalização do acesso à internet. “Não há iniciativa como essa em todo o mundo. O serviço de 0800 é consagrado. A meta do governo federal é disseminar o uso da internet, chegando em 2015 com 70% dos domicílios conectados”, afirmou o ministro, que assinou, junto com o governador do DF, um protocolo de intenções para promoção de ações de inclusão digital.

Funcionamento do projeto – Para a fase de testes, o Ministério das Comunicações desenvolveu um portal específico, obandalarga.0800.br, que poderá ser acessado gratuitamente pelas pessoas selecionadas pelo GDF. Os 80 smarthphones serão distribuídos aos participantes do projeto neste sábado (14).

Durante 15 dias, o grupo vai acessar no portal informações de utilidade pública, como telefones úteis, vagas de emprego, concursos públicos, programações culturais, horários de funcionamento de ônibus e metrô e informações sobre a Biblioteca Digital do DF e o Parque Tecnológico Capital Digital.

A escolha de São Sebastião foi motivada pela excelência do sinal de conectividade da região administrativa do DF, que vai assegurar a qualidade e a continuidade da oferta do serviço pelas prestadoras envolvidas no teste: Claro, Vivo, Tim e Oi. Já a seleção dos participantes foi orientada por critérios específicos. Após pesquisa junto à comunidade, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF escolheu pessoas que nunca acessaram a internet ou o fazem com pouca frequência. Entre os participantes há homens e mulheres com idades entre 15 e 55 anos e renda de até dois salários mínimos.

Após o encerramento do período de testes, serão definidos o público-alvo e quais adequações de redes e sistemas serão necessárias para ampliação do projeto em todo o país.

Participaram do evento o secretário interino de Ciência e Tecnologia, Gustavo Brum; os secretários da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, e de Planejamento e Orçamento, Luiz Paulo Barreto; o vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente; o diretor-executivo do Sinditelebrasil, Eduardo Levi; o deputado distrital Cristiano Araújo, e a administradora de São Sebastião, Janine Rodrigues, além de representantes das operadoras Claro, Vivo, Tim e Oi.

Mais detalhes

www.agenciabrasilia.df.gov.br

Fonte Agência Brasilia

Nenhum comentário