RECENTES

Sobradinho II ganha projeto de promoção à saúde



* Antônio Caetano

Um projeto batizado com o nome de ‘Rumo à Cidade Saudável’, e que tem como objetivo a promoção da saúde começa a tomar forma em Sobradinho II envolvendo à Administração Regional, órgãos públicos, entidades não governamentais, lideranças comunitárias, GDF e a população local. Um grupo permanente com representantes de todas as camadas sociais da cidade, liderado pelo médico da SES/DF, Walter Gaia Souto, mentor do projeto, e coordenado pela assistente social Maria Luzia Soares, servidora da Administração Regional trabalha na implantação da iniciativa, com várias atividades já sendo realizadas coletivamente com moradores da região.

O próximo final de semana será decisivo para o projeto ganhar as ruas. No domingo (03), a partir de 8h00 vai acontecer o I Seminário de Integração Social de Sobradinho II, no CAIC da cidade, com a presença já confirmada do governador Agnelo Queiroz, representantes do Legislativo local e Federal, Judiciário, entidades e população. Na ocasião, o projeto cidade saudável será apresentada à sociedade, discutido os detalhes de sua implantação, prioridades e as necessidades emergentes da comunidade Sobradinho II.

O médico Walter Gaia, que também atua no CS03, de Sobradinho II, explica que os três principais pilares do projeto Cidade Saudável, envolve a participação popular, detentora das demandas sociais, a ‘intersetorialidade’, que é o vetor de junção entre todas as vertentes da sociedade e o Governo, e o terceiro pilar direcionado para o agendamento e a decisão política. “Para que as coisas aconteçam de fato é necessário uma drenagem de recursos de políticas previamente preestabelecidas para que elas sejam realmente implementadas”, comenta. “Não inventamos nada, o que o projeto busca é a aplicação de políticas públicas já definidas, como o combate à miséria, a violência, as drogas etc, ”, enfatiza Gaia.

Várias atividades listadas pelo projeto cidade saudável já estão em curso. Uma importante ação vai ter início na segunda quinzena do mês corrente, uma expedição compostas de cientistas da Fiocruz vai fixar residência, por certo período, no setor de maior carência social e econômica de Sobradinho II, para elaboração de um diagnóstico social do lugar. A entidade de nível federal está ligada ao Ministério da Saúde, e é considerada a mais importante instituição de ciência e tecnologia da América Latina e referência na área da saúde pública. A Fiocruz está engajada no projeto cidade saudável.

O meio ambiente também consta como prioridade, a coordenadora do projeto, assistente social Luiza informa que no bairro de nome ‘Buritizinho’, local de grande carência social, já está sendo feito a coleta de lixo e orientação à comunidade para a prática de hábitos saudáveis. No próximo dia 23 de junho será realizada uma grande feira de saúde, no CS03, de 8h00 às 17h00, com o suporte da Regional de Saúde de Sobradinho I, oportunidade em que será oferecido à população serviço médico, neuropediatria para crianças, assistência odontológico, com agendamento para continuação do tratamento e outros serviços de saúde.

O administrador de Sobradinho II, Hamilton Alves da Cunha também está à frente do projeto cidade saudável e colocou a Administração a serviço do grupo. As reuniões de planejamento são realizadas no auditório da Administração. “Estamos trabalhando dia e noite para implantação deste projeto que vai fazer de Sobradinho II uma cidade feliz, com qualidade de vida e modelo para outras cidades do DF”, afirmou Hamilton Alves. O administrador fez um apelo à população para participar do seminário do próximo domingo. “Todos os moradores de Sobradinho II estão convidados a comparecer no domingo, no CAIC para engajamento nesse projeto que vai melhorar a vida da nossa comunidade”, enfatizou.

Serviço:

Projeto Rumo a Cidade Saudável: Responsáveis médico sanitarista Walter Souto Gaia – 99437443 – Assistente Social Luiza (coordenadora) 81219032/3453-9338(Administração de Sob. II). Hamilton Alves da Cunha – Administração de Sob. II – fone: 3453-7807.

Seminário de Integração Social Rumo à Cidade Saudável: data 03/06/2012. Com presença confirmada do governador do DF: Agnelo Queiroz.

Local: CAIC – Sobradinho II, end. AR 13, Conj. 03, AE 01. Horário: de 8h0013h00.


Por Antônio Caetano – SES/DF.

Nenhum comentário