RECENTES

SAÚDE: Programa da UnB oferece orientação a diabéticos há mais de uma década

Com 11 anos de trabalho a ONG “Doce Desafio” já ajudou mais de 500 pacientes com diabetes, com idades entre 4 a 90 anos.

Preocupados com a melhoria na qualidade de vida de pessoas com diabetes, uma equipe de profissionais capacitados e especialistas promovem uma série de atividades físicas e orientações no campus da Universidade de Brasília. Trata-se da ONG “Doce Desafio”, composta por professores de diversas áreas como: fisioterapia, educação física, nutrição, medicina, psicologia e enfermagem, além de estudantes e diabéticos.

Uma pesquisa realizada no mês de maio pelo Ministério da Saúde apontou que pelo menos 5,6% da população no Distrito Federal têm diabetes. O número é considerado baixo em relação a outras capitais, mas, não isenta a atenção minuciosa por parte de seus portadores.

Por meio da necessidade de conhecer melhor a doença e auxiliar as pessoas com diabetes foi criado em 2001 o projeto Doce Desafio na faculdade de educação física da UnB. A ONG tem como principais características: a educação em saúde, a prática orientada em exercícios e atividades físicas.

O programa atende a comunidade do DF com atividades regulares duas vezes por semana, em diferentes horários. São realizadas ainda, avaliações de glicemia, pressão arterial, frequência cardíaca, além de orientações sobre a alimentação adequada a esse público.

Com o lema “A Vida Não Precisa Ser Amarga Só Porque Eu Sou Doce”, o programa já atendeu regularmente mais de 500 diabéticos com idade entre 4 a 90 anos. O projeto contribuiu também para a formação de profissionais através de incentivos a pesquisas acadêmicas, científicas e culturais ao longo de seus onze anos de existência. Foram realizados eventos informativos e educativos como palestras, debates e cursos; todos com o intuito de deixar a comunidade diabética mais informada sobre o assunto.

SOBRE

Estudos oficiais estimam que até o ano de 2025, haverá em todo mundo cerca de 360 milhões pessoas com diabetes. Por esse motivo, existe em larga escala, a necessidade de profissionais capacitados para educação em saúde e cuidados com a doença.

O grupo que integra o Doce Desafio tem mais de 150 trabalhos apresentados em congressos dentro e fora do país. São participações em eventos nas cidades de Paris, Florença, Cape Town, Havana, Cairo, Montreal e Santiago. Pelo Brasil, a passagem inclui lugares como São Paulo, Goiânia, Salvador, Campinas, Porto Alegre e Fortaleza.

Diabética há 41 anos, a coordenadora e fundadora do projeto, Jane Dullius é docente na UnB e doutora em Ciências da Saúde, além de mestre em Educação Física e técnicas em alimentos. É também coordenadora do grupo de pesquisa Diabético, Educação, Atividades Físicas no CNPq e membro da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Atualmente o Doce Desafio funciona no Centro Olímpico da UnB (setor de clubes norte) Asa Norte próximo ao IBAMA-DF e oferecem palestras e atividades em Sobradinho, Ceilândia e no Lago Norte.

Serviço: ONG Doce Desafio

Email: docedesafio@gmail.com / pessoadoce@gmail.com;

Telefone: (61) 3107 2556

Endereço: Centro Olímpico da UnB (Setor de Clubes Norte) Asa Norte próximo ao IBAMA-DF


Fonte: William Nascimento/ Produtor Web Rádio Saúde

A rádio ofiicial do Ministério da Saúde

61 8628-8677 / 2109-9028

Nenhum comentário