RECENTES

UTILIDADE PÚBLICA: Governo começa vacinação contra gripe neste sábado

Infectologista alerta: a adesão à vacinação e os cuidados neste ano devem continuar

A campanha de vacinação contra a gripe de 2012, realizada pelo governo federal, começa sábado (05/05). Neste ano, os públicos cobertos pela campanha, que vai até o dia 25 de maio, serão, prioritariamente, as gestantes, crianças de seis meses a dois anos, profissionais de saúde, idosos a partir de 60 anos e população indígena. A vacina é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para conscientizar a população da importância de prevenir a doença, as redes de saúde pública e privada se unem na campanha de vacinação contra a gripe. Dados do Ministério da Saúde indicam que, no ano passado, cerca de 25 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe sazonal e contra a gripe suína. Segundo Jaime Rocha (CRM 17.227), infectologista, quem se vacinou no ano passado deve se vacinar novamente neste ano.

“As pessoas vacinadas ano passado deverão participar da campanha, para receber imunização de outras cepas da doença”, explica o especialista. “De forma bastante simplista, pode-se dizer a vacina tem eficácia média de 90%”, completou Jaime. O médico explica que os níveis de anticorpos protetores desencadeados pela vacina tendem a se reduzir gradualmente com o tempo, fazendo com que mesmo pessoas que responderam adequadamente à vacina venham a perder esta imunidade.

Rocha lembra que as pessoas passaram a dar mais importância à imunização contra a gripe após a pandemia do H1N1. “Atualmente, as pessoas têm procurado a vacina da gripe para se imunizar contra a H1N1, mas é importante ser imunizado também contra outras cepas do vírus Influenza. O paciente vacinado fica protegido contra três cepas de vírus Influenza, causadores habituais da gripe, incluindo a H1N1.”

A vacina é trivalente e protege contra os tipos A-H1N1, A-H3N2 e o B, que são principais no hemisfério Sul. Por essa composição, a vacina está adaptada a todas as faixas etárias, inclusive crianças menores de cinco anos e idosos que, em conjunto com pacientes com problemas cardíacos, pulmonares e gestantes, são os grupos mais vulneráveis a complicações causadas pela gripe.

Rocha explica que a gripe é caracterizada por febre alta, fraqueza, cefaléia e dor no corpo, além de congestão do sistema respiratório. “A gripe já é grave o suficiente para justificar a vacinação e, se não bastasse esse argumento, os quadros mais simples podem ainda evoluir para pneumonia”, alerta.

A vacina tem efeitos protetores com duração de 8 a 12 meses, com início de 2 a 4 semanas após a vacinação, é recomendada anualmente para todas as pessoas com idade superior a seis meses de idade. As reações mais comuns, que atingem entre 10% e 20% dos vacinados, são dor no local da aplicação. Os sintomas desaparecem espontaneamente entre 24 e 72 horas após receber a dose. A vacina não é indicada para pessoas com alergia comprovada à proteína do ovo, já que a produção é a partir de embriões de galinha.

Fonte Imagem Corporativa Comunicação / foto divulgação

Nenhum comentário