RECENTES

Um Balanço da Saúde em Sobradinho e Região

O Conselho Regional de Saúde de Sobradinho realiza reuniões ordinárias toda 2ª quinta-feira de cada mês para discutir os problemas, benfeitorias na área da saúde. As reuniões são abertas à comunidade, usuários e servidores.


* Júnior Nobre


Este mês de maio comemora-se o aniversário de 52 anos de Sobradinho e também o Dia das Mães, pensando nesta situação específica da maternidade, fomos bater na porta do Hospital Regional de Sobradinho que é referência em maternidade infantil, aleitamento e que agora está finalizando uma grande obra com 3mil e 500 quinhentos metros quadrados de área construída onde serão inseridos novos serviços de UTI Neo e Alto risco e a melhoria da maternidade que será oferecida aos sobradinhenses.


Além do Conselho de Saúde, existe o Colegiado Gestor, composto pela Diretoria e Chefias locais, que deliberam sobre o planejamento e execução de ações em prol de melhorias na área da saúde. Lembrando que a Coordenação Geral de Saúde de Sobradinho é responsável por três regiões administrativas: Sobradinho, Sobradinho II e Fercal.


Existem serviços na área da saúde que são credenciados para atendimento a mais de 300 mil habitantes. Para atender às necessidades da população e com melhor qualidade, existe hoje, um Colegiado da Região Norte (Sobradinho e Planaltina) para discussão e resolução dos problemas referentes à nossa população. Um exemplo do mencionado é o ambulatório de especialidades no HRS que é referência regional. Na área de ortopedia temos o Método de Tratamento Ortopédico, ILIZAROV, que é único no DF, inclusive atendendo pacientes oriundos de diversos Estados da Federação.

A Regional de Sobradinho se caracteriza pelo atendimento no:


(*)Hospital (HRS)

(*)4 Postos Rurais

(*)12 Equipes Saúde da Família

(*)3 Centros de Saúde

(*)Núcleo de Referência a Atenção Domiciliar ( NRAD)

(*)3 PACS

(*) 1 CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial aos usuários de álcool e outras drogas)

(*)Núcleo de Fisioterapia ( NUFIF)

(*)CACS – Programa de Agente Comunitário em Saúde.


Para a CGSS inúmeros problemas foram detectados, e os mais relevantes e que trazem impacto negativo são:

1. dificuldade de acesso da população aos serviços;

2. déficit de recursos humanos;

3. pronto socorro superlotado;

4. baixa resolubilidade na atenção primária;

5. condições inadequadas de serviço;

6. tratamento desumano ao usuário

É bom lembrar que existem dois lados da moeda: o do paciente fragilizado, enfermo e o do servidor sem as condições adequadas para trabalhar e exposto a todos os riscos inerentes ao exercício da profissão.




Atualmente o HRS disponibiliza de 190 leitos e presta atendimentos nas seguintes áreas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Trauma-Ortopedia, Ginecologia-Obstetrícia. Serviço completo de odontologia, hemodiálise, UTI adulto, Berçário de alto risco, apoio diagnóstico de média e alta complexidade, Serviço Ambulatorial de Especialidades. Nos números isso quer dizer que:



Já o consolidado estatístico de atendimentos realizados em Emergências e Ambulatórios de oito regionais de saúde, de janeiro a setembro de 2010 indicam :


Serviços

Atendimento Emergência

Atendimento Ambulatorial

HRP

220.787

48.166

HRPA

225.471

46.457

HRAN

109.212

78.509

HRGama

249.514

62.880

HRS

258.461

95.795

HRT

271.562

152.464

HRC

421.335

64.887

HBDF

267.074

285.000


REFERÊNCIA


Atualmente HRS conta com 24 consultórios e um conceituado Ambulatório de Especialidades que é referência na área de saúde do DF e região norte. Vários serviços merecem destaques como:


Endocrinologia, Ortopedia, Cirurgia, Nefrologia, Oncologia, Cirurgia Vascular, Neurologia, Gastroenterologia, Proctologia, Fisioterapia, Otorrinolaringologia, dentre outros.


PROPOSTA


É vislumbrada através da portaria /MS 1.101/2002 uma real proposta para ampliação dos serviços da Regional de Saúde de Sobradinho, o que isso representa:

A construção de um bloco de emergência para os seguintes serviços:


(*)600 leitos

(*)30 leitos de UTI adulto

(*)10 leitos de UTI Neo

(*) Pronto Socorro adequado as condições vigentes RDC

(*)Centro Cirúrgico com 8 salas

(*)CME( Central Material de Esterilização), Lavanderia, Almoxarifado, Farmácia adequados,

Correção do anel viário e entrada de serviço adequada, com abrigo externo para resíduos.

(*)Construção de uma Policlínica de especialidades com as seguintes características: ambulatório de especialidades médicas com 40 consultórios com serviços de imagem e laboratório, Centro de Ensino e Pesquisa e Setor Administrativo.


ENSINO


Vêm aí um prédio de 4mil metros quadrados, o projeto já está em execução e o custo estimado será de 18 milhões de reais.


É fato que o HRS é um hospital escola desde sua fundação, já foi campus da UnB, é campus da FEPECS – Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, atualmente recebe 400 alunos de diferentes áreas da saúde, 53 residentes/ano e alunos dos seis anos de medicina.


AUDITÓRIO


Situação atual: Caiu há mais de dez anos

É factível neste governo a construção de um novo auditório, e segundo a direção do HRS a licitação está prevista para o próximo mês


BLOCO MATERNO INFANTIL


Esta foi uma obra orçada em 17 milhões de reais com previsão de inauguração em Julho do corrente ano, está em fase final de construção com 3mil e 500 metros quadrados de área construída onde serão inseridos novos serviços de UTI Neo e Alto risco e a melhoria da maternidade.






FARMÁCIA DE ALTO CUSTO


Este é um projeto do Gabinete da SES-DF que disponibilizará de uma nova sede para Farmácia de Alto Custo, Infusão e Central de Farmácia de Atenção Primária.

· com área para dispensar medicação alto custo

· área para aplicação de medicação

· distribuição de medicação da atenção primária


SAÚDE MENTAL ( REGIÃO NORTE) – CAPS ad 24H


Já é uma referência em Saúde Mental Regional. Segundo visita de representantes da Casa Civil da Presidência da República, o CAPS ad tipo III , isso significa atendimento 24h aos usuários de álcool e drogas de Sobradinho II e atualmente é o único com condições de ser credenciado no Distrito Federal. É que há uma proposta de adequações e credenciamento até este mês de maio. Apresentação do Plano de Saúde Mental da região Norte, bem como captação de recursos para reforma e construção do novo CAPS ad.


NOVO COMPLEXO DE SAÚDE EM SOBRADINHO II

Esta obra já foi realizada a terraplanagem e está em andamento


Complexo de Saúde (será composto por Clínica da Família (CF), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Atenção Psicossocial aos Usuários de Álcool e Drogas (CAPS ad).

Obras iniciaram pela Clínica da Família e dará destaque a Atenção Primária de Saúde, Medicina Alternativa, Programa de Saúde nas Escolas, Programa de Saúde do Homem e Saúde da Mulher


OUTRAS OBRAS EM ANDAMENTO:


(*) Construção de Clínica da Família na Comunidade BASEVI - (Terreno já foi doado pela SPU)


(*)Construção de Clínica da Família no NOVA COLINA – ( Já licitado e terreno de 6mil metros quadrados em terraplanagem )


(*) Construção da UBS (Unidade Básica de Saúde) na Comunidade de QUEIMA LENÇOL – Segundo a direção do HRS existe um TAC ( Termo de ajuste e conduta) com a fábrica CIPLAN para construção da UBS.

RESUMO:

2011

Terreno de 20 mil m²

(em frente ao Restaurante Comunitário de Sobradinho II)

Terreno Nova Colina 6 mil m²

Casa do Administrador

Reforma do CS Nº 1

Tomógrafo

Duas salas de RX

Serviço de Colonoscopia

Reforma da sala de endoscopia

Maior eficiência em manutenção predial Hospitalar

Ampliação da ESF para 17%

Aditivo Bloco Materno Infantil

2012

Complexo de Saúde

(Clínica da Família e Academia da Saúde)

Clínica da Família (Nova Colina)

CAPSi (Reforma)

Reforma CS Nº 2

Início da obra do Bloco de Emergência HRS

Reforma das Enfermarias HRS

Reforma da Hemodiálise HRS

Reforma atual CSS 03 para CEO

Inicio da obra da Policlínica de especialidades HRS

Início construção do Auditório

Inauguração do Bloco M. Infantil.

ATÉ 2014

Complexo de Saúde

(UPA e CAPS ad)

Transformação do Atual CAPS em Unidade de Acolhimento

Construção CAPS i

Construção da UBS Q. Lençol.

Inauguração do Bloco de Emergência

Reforma NURFIF

Reforma dos Postos Rurais

CEO

Inauguração da Policlínica de Especialidades

Inauguração do auditório

Farmácia de Alto Custo

























Por Júnior Nobre (texto e fotos) / com a colaboração da CGSS ( Coordenação Geral de Saúde de Sobradinho-DF).

Nenhum comentário