RECENTES

Transtornos na obra do viaduto próximo ao Colorado

A obra do viaduto na DF-150, próximo ao Colorado, completará seu terceiro aniversário no mês de abril. E sobram reclamações. Se não bastassem as constantes interdições e desvios na via, agora os moradores se queixam da grande quantidade de esgoto que escorre pela pista, devido a ligações clandestinas com a rede de águas pluviais realizadas por algumas unidades residenciais e comerciais da região.

Na parte de baixo do viaduto – que será utilizado para quem trafega do Colorado a Sobradinho/Fercal ou em sentido oposto –, obras com muros de arrimo e pavimentação estão em andamento. Com o corte da terra para construção do viaduto, parte da rede de águas pluviais ficou exposta. Para que a obra aconteça normalmente, a tubulação deverá ser fechada. Mas em alguns pontos a água escoa pela obra e se acumula numa espécie de barragem, que foi construída para conter o fluxo e evitar que chegasse à pista. No entanto, essa tubulação também conduz o esgoto clandestino. E essa situação piora no período de chuvas pesadas.

O motociclista Amoz Felipe de Souza Tavares mora na região há 23 anos e usa a via pelo menos duas vezes por dia. “Passo para ir à faculdade e direto está vazando água. Mesmo passando devagar, alguns carros passam mais rápido e jogam água. Assim, sempre chego aos lugares com mau cheiro de esgoto”, descreve.

A vendedora Janaína Gomes da Silva diz que há pelo menos dois anos a situação é a mesma: água escorrendo pela pista, mau cheiro, poeira e barro. Ela conta que manter a loja onde trabalha limpa e com ambiente agradável é um desafio.

Fátima Fontenele, que mora às margens da DF-150, diz que por conta da água de esgoto muitos insetos e roedores aparecem próximo à sua casa. “Depois que essa obra começou, só tivemos transtornos. Carro nenhum para limpo, a casa da gente também não, sem contar nos ratos e cobras enormes que aparecem por aqui”, afirma.

A presidente da União dos Condomínios Horizontais e Associações de Moradores no DF (Única-DF), Júnia Maria Bittencourt, informou que os condôminos da região foram avisados pelos respectivos síndicos sobre a necessidade de eliminar essas ligações clandestinas, sob pena de multa.

Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br/ visto no blog clipping Sobradinho II

Nenhum comentário