RECENTES

SAÚDE: Inauguração do Bloco Materno Infantil do HRS previsto para julho

‘Parturientes terão atendimento de alto nível, parto seguro e humanizado’

Uma obra que vai mudar a cara da saúde da população de Sobradinho, condomínios e adjacências se encontra em fase final de acabamento. O Bloco Materno Infantil do HRS, de dois pavimentos e com uma área construída em torno de 2.951,75 metros quadrados ganhou esta semana um crédito adicional no valor de R$ 2.794.852,00. O aditivo liberado pelo Governo do Distrito Federal é para fazer algumas adequações na construção e acelerar o término dos trabalhos na unidade, com inauguração já prevista para o mês de julho.

No pavimento térreo do novo Bloco Materno Infantil vai funcionar dez leitos de UTI neonatal, de alto risco. Os prematuros terão oito leitos e os de médio risco, 11 leitos. Outros 10 leitos para observação e repouso, quatro de recuperação e mais três direcionados para reanimação. As enfermarias divididas em duas alas vão oferecer em torno de 60 leitos. Está projetado na modernização do Bloco um centro cirúrgico obstétrico, salas para ecografias, teste do pezinho, auditório com 36 lugares e um moderno Banco de Leite, que já é referência internacional, em aleitamento materno, prestando até consultoria no ramo para a América Latina.

A diretora geral de Saúde, de Sobradinho, médica Joana D’Arc da Silva explica que a infraestrutura da unidade segue o que há de mais moderno nos padrões de construção direcionados ao tratamento de saúde, como sistema de proteção termo acústico que bloqueia a propagação de ruídos nas enfermarias, centro cirúrgico e salas, mantendo a temperatura adequada. O aquecimento da água traz duas opções, energia elétrica e aquecimento solar, além disso, o ar condicionado do prédio é dotado de tecnologia com filtragem especial para os setores de UTI, berçário e centro cirúrgico impedindo a propagação de bactérias e vírus nesses ambientes.

“No antigo centro obstétrico dispúnhamos de 29 leitos, quando inaugurarmos vamos ter 88 leitos, sem contar a parte de recuperação, centro cirúrgico e outros”, afirma Joana D’Arc. Ela informa também, que antes da obra, a equipe realizava de 300 a 350 partos por mês. Atualmente são feitos em torno de 160 partos, ao término da obra esse número vai dobrar, com os profissionais do setor atuando plenamente. “A qualidade da assistência às parturientes e seus bebês vai estar entre as melhores do País”, enfatiza a Diretora.

A maioria dos equipamentos e mobiliário para o novo bloco já foram comprados pela Secretaria de Saúde e estão armazenados no depósito central da SES aguardando a conclusão da obra para instalação. Também a equipe de profissionais já está passando por um processo de capacitação, no HRAS, com o objetivo assimilar os novos serviços que serão oferecidos aos usuários, como UTI. O treinamento visa à qualificação desses operários da saúde e o nível dos serviços futuros.

Outras obras futuras que vão beneficiar Sobradinho e região

Confirmando a política de prioridade à saúde no DF, a cidade serrana foi contemplada com várias obras de relevância pelo GDF, que já começam a sair da prancheta. Em Sobradinho II, as máquinas deram início nesta semana, à terraplenagem de um terreno com metragem de 20 mil metros quadrados, em frente ao restaurante comunitário, onde vai ser construído um complexo de saúde, com uma UPA, Unidade de Pronto Atendimento, onde atuará sete equipes do programa Estratégia da Saúde da Família, uma UBS, Unidade Básica de Saúde, um CAPs-AD para tratamento de dependentes químicos e uma Academia de Saúde para realizar práticas saudáveis à promoção da saúde da população. A obra já foi licitada e o Ministério da Saúde vai arcar com os custos.

Os moradores do condomínio Nova Colina ganharam também a construção de uma Unidade Básica de Saúde, em um terreno de 6.000m2, propriedade da União que foi doado ao GDF. O trabalho de marcação e piquetação do terreno já teve início. A obra já passou pela fase de licitação e vai custar ao erário do DF em torno de quatro milhões de reais. Quando estiver pronta vai funcionar com cinco equipes do programa Estratégia da Saúde da Família.

O projeto de recuperação da saúde em Sobradinho tem programado ainda a construção de uma nova emergência, que será edificada em um terreno de 4.000m2, localizado em frente ao prédio de ambulatórios e já tem verba própria de R$ 10.000.000,00.

Engenheiros e técnicos já estão trabalhando no projeto. A construção também de uma Policlínica de Especialidades, que contará aproximadamente com 40 especialidades médicas, um centro de ensino e pesquisa e setor administrativo.

O prédio composto de três andares será construído na área hospitalar, em terreno de 4.000m2. O projeto está em execução na FEPECS/DF, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde. O custo está em torno de 18 milhões e já existe um crédito de cinco milhões de reais, em emendas de parlamentares do DF, destinado à obra. E por fim, fechando o pacote, a construção da Farmácia de Alto Custo, também em área hospitalar, prioridade da SES, que se encontra na fase de topografia do terreno.

Por Antônio Caetano – SES/DF.

Nenhum comentário