RECENTES

Ação Preventiva da Saúde em Sobradinho II é neste Sábado

*Antonio Caetano de Souza

A Regional de Saúde de Sobradinho está preparando uma grande ação comunitária de saúde, no Centro de Saúde nº 03, em Sobradinho II, neste sábado (18), na área, em frente ao Restaurante Comunitário local, quando uma equipe multiprofissional da unidade, composta de 60 servidores vão oferecer, a partir de 10h00 até às 17h00, vários serviços, como prevenção em DST/Aids, a prática do sexo seguro, teste rápido de HIV, distribuição gratuita de preservativos, masculino e feminino, palestras educativas, agendamentos de consultas, e outros serviços para comunidade e foliões que vão participar da festa do Rei Momo.

“O CS03 está sempre na vanguarda quando se trata de promoção da saúde da comunidade e como nessa época, as pessoas às vezes costumam cometer excessos resolvemos organizar esta mega ação para que aqueles que vão brincar o carnaval façam com segurança e preservem a sua saúde”, afirma a médica Joana DArc da Silva, diretora geral de Saúde de Sobradinho. A ação deste sábado foi batizada pelos profissionais do CS03 de “Espaço Saúde Sexual, Evento Carnavalesco 2012”. O gerente da unidade, enfermeiro Guaraí Santana contribuiu com todo o planejamento.

A médica infectologista Maria Aparecida Mur, uma das organizadoras da ação, e também coordenadora do Ambulatório da Saúde do Homem, no CS03, explica que as atividades do sábado foram divididas em seis estações para dar maior mobilidade ao atendimento e ao mesmo tempo dotar à ação de uma dinâmica capaz de atender o maior número possível de pessoas. Vários estandes serão montados para abrigar as equipes e os serviços distribuídos de forma a facilitar o acesso dos usuários.

Na primeira estação, chamada de Sexo Seguro, os profissionais vão ensinar aos presentes a prática segura da relação sexual e uso correto do preservativo, com dicas de higiene e saúde, em referência ao aparelho genital masculino e feminino. E a distribuição de preservativos, a importância de se proteger no carnaval e conduzir os interessados em fazer teste de HIV à tenda do serviço. Se necessário realizar encaminhamento do paciente ao Ambulatório de Saúde do Homem, no CS03.

Segunda Estação – Planejamento Familiar. Nesta estação será feita a promoção e prevenção de DST/Aids, com busca ativa de portadoras de HPV e prevenção de possível gravidez e encaminhamento para Ginecologia do CS03. A terceira estação trata-se promoção e prevenção de DST/Aids de cavidade oral e possíveis patologias contraídas através do sexo oral, sem proteção. A equipe de odontologia atuará nesta estação, com agendamento de pacientes que necessitarem de exames complementares da cavidade oral.

Quarta estação, a comunidade assistirá palestra de sensibilização e orientação. Aconselhamento das ações de promoção e prevenção em DST/Aids, com a realização de teste rápido de HIV para quem se interessar. Já a quinta estação tem como meta, a promoção e prevenção em saúde realizada pelos agentes comunitários do Programa Saúde da Família e integração com outras equipes do programa. A sexta e última estação se encontram os apoiadores de evento: Administração Regional de Sobradinho II, Gerência do CS03, Ambulatório da Saúde do Homem (CS03), PSF e Gerência de DST/Aids da SES/DF.

Outras informações sobre a Ação Comunitária de Saúde do CS03, nos telefones: 3485-6775, Coordenação do Ambulatório de Saúde do Homem (médica Mª. Aparecida Mur 9625-3062) e Gerente do CS03, enfermeiro Guaraí Santana (8126-5036).

Por Antonio Caetano de Souza / blog aliastpadua

Nenhum comentário