Pesquise neste blog

Secretaria de Estado da Casa Civil - DF

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Segundo pesquisa realizada existe contrariedade na união entre pessoas do mesmo sexo

IBOPE - Maioria é contra a união estável entre pessoas do mesmo sexo

A decisão do Superior Tribunal Federal em autorizar a união estável para casais do mesmo sexo não conta com o respaldo da maioria da população brasileira, embora a questão ainda divida a sociedade. Um estudo inédito realizado pelo Ibope Inteligência revela que 55% dos brasileiros são contrários à decisão e 45% são favoráveis.

De maneira geral, a pesquisa identifica que as mulheres são as menos incomodadas com o tema, assim como os mais jovens, os mais escolarizados e as classes mais altas. O Norte, o Centro-Oeste e o Nordeste se destacam como as regiões do País com mais resistência às questões que envolvem o assunto.

“Os dados apresentados pela pesquisa mostram que, de uma maneira geral, o brasileiro não tem restrições em lidar com homossexuais no seu dia a dia, tais como profissionais ou amigos que se assumam gays", analisa Laure Castelnau, diretora executiva de marketing e novos negócios do Ibope Inteligência. "Mas ainda se mostra resistente a medidas que possam denotar algum tipo de apoio da sociedade a essa questão, como o caso da institucionalização da união estável ou o direto à adoção de crianças”.

Sobre a decisão do STF, 63% dos homens são contra, enquanto 48% das mulheres têm a mesma opinião. Entre os jovens de 16 a 24 anos, 60% são favoráveis. Já os maiores de 50 anos são majoritariamente contrários (73%). Entre as pessoas com formação até a quarta série do fundamental, 68% são contra. Na parcela da população com nível superior, apenas 40% desaprovam a medida. Territorialmente, as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste dividem a mesma opinião: 60% são contra. No Sul, 54% são contra e, no Sudeste, o índice cai para 51%.

A maioria dos brasileiros, 55%, se declarou contra a união estável entre pessoas do mesmo sexo. A pesquisa do Ibope, realizada entre os dias 14 e 18 de julho, entrevistou 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 142 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Adoção de crianças - Quanto ao questionamento sobre a aprovação à adoção de crianças por casais do mesmo sexo, os resultados seguem a mesma tendência: 55% dos brasileiros se declaram contrários. Entre os homens, o indicador é mais alto (62%), da mesma forma que entre as pessoas maiores de 50 anos (70%). A tendência também se confirma entre os brasileiros com escolaridade até a quarta série (67% rejeitam a ideia). Em termos regionais, os que se declaram contrários são 60% no Nordeste, 57% no Norte e no Centro-Oeste, 55% no Sul e 52% no Sudeste.

Amigos gays - Em relação à possibilidade de um amigo revelar ser homossexual, a pesquisa identificou que a rejeição da população é sensivelmente menor do que a apresentada nos dois questionamentos acima. Para 73% dos entrevistados, essa hipótese não os afastaria em nada das suas amizades. Outros 24% disseram que se afastariam um pouco ou muito e 2% não souberam responder. Embora com menor intensidade, o mesmo padrão de opinião nas respostas anteriores se repete no comparativo por faixa etária, nível de escolaridade, sexo e região.

Para as mulheres, 80% não se afastariam. Da mesma forma, 81% dos jovens de 16 a 24 e 85% das pessoas com nível superior de escolaridade. Em termos regionais, 79% das pessoas do Sudeste dizem que não se afastariam, enquanto estes são 72% no Norte e no Centro-Oeste, 70% no Sul e 66% no Nordeste.

Médicos, policiais e professores - A pesquisa ouviu a população em relação à aceitação de homossexuais trabalharem como médicos no serviço público, policiais ou professores de ensino fundamental. Apenas 14% se disseram total ou parcialmente contra trabalharem como médicos, 24% como policiais e 22% como professores. A parcela dos brasileiros que são parcial ou totalmente favoráveis é de 84% para o caso de médicos, 74% para policiais e 76% para professores.

Religião - No tocante às diferenças de opiniões observadas de acordo com a religião declarada pelos entrevistados, é possível identificar que há maior tolerância nas pessoas cuja religião foi classificada na categoria “outras religiões”, onde 60% são favoráveis à decisão do STF. Dentre os católicos e ateus, 50% e 51%, respectivamente, aprovam a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Protestantes e evangélicos são os que se mostram mais resistente: apenas 23% se dizem favoráveis à iniciativa do STF.

A pesquisa do Ibope Inteligência, realizada entre os dias 14 e 18 de julho, entrevistou 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 142 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

fonte blog do Honorato com informações da Veja.

VÍDEO: GDF anuncia intenção de construir mais 10 mil unidades habitacionais

A ideia é entregar as novas residências aos inscritos no novo cadastro de habitação em até um ano. Elas serão construídas em Sobradinho, Gama, Samambaia, Santa Maria, Recanto da Emas e Riacho Fundo.

(*) Click no título desta nota, para acessar a reportagem em anexo


Fonte Bom Dia DF

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Passagem


*Joel Pires

Morri quando tinha apenas dezoito anos. A vida transcorreu-me pela memória como paisagem na janela do trem. Sentado, via tudo passar. Apenas os olhos esboçavam movimento, já cansados. As imagens invadiam-me a retina como registros imperfeitos de tudo o que estava lá fora. Difusos, os dias confundiam-se com as noites. As estações foram ficando para trás. As pessoas embaralhavam-se em minha mente, como pensamentos desconexos.

A penumbra não permitia distinguir nem contrastes nem linhas. Um emaranhado de coisas, sentimentos, lugares e lembranças ofuscavam minha mente. Já não podia dormir, e me perdia em visões turvas da realidade. O entardecer poderia trazer algum conforto, talvez a esperança de uma manhã mais lúcida, com cores vivas. Mas voltava meus olhos novamente para fora e as cenas eram as mesmas.

Vez ou outra, demorava-me em alguma árvore florida, promessa de fruto. No mais, eram cinzas e galhos retorcidos. Com o tempo, a distração. E as ideias esvaíam-se como a luz que se dissipa na tarde fria.

Por Joel Pires - Professor, Psicopedagogo (texto e foto) Especial para o Jornal de Sobradinho

SOBRADINHO: Transporte Público em Debate





*Gizele Chaves

Administração Regional, DFTrans, operadores e usuários se reúnem para debater propostas para o transporte público da cidade

Problemas como superlotação, quantidade insuficiente de ônibus para atender às demandas dos usuários e precariedade dos veículos já são problemas conhecidos dos moradores de Sobradinho, bem como dos habitantes de várias cidades do DF. Com o objetivo de resolver esta situação e traçar uma política de transporte eficaz, que facilite a vida das pessoas, Administração Regional, Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), trabalhadores e moradores da cidade, que utilizam o transporte público, se reuniram ontem (27/07).

A administradora de Sobradinho, Maria América, destacou os principais problemas, no que diz respeito ao transporte coletivo. “O Estado deve garantir qualidade, conforto e segurança aos usuários dos serviços público. Ônibus superlotados, frota escassa e áreas que sequer são atendidas por este serviço são problemas que devem ser rigorosamente enfrentados”, disse. Os presentes também puderam listar as dificuldades enfrentadas por usuários do transporte em Sobradinho, com destaque para os problemas específicos de cada área da cidade.

Depois de ouvir os relatos, o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, informou os presentes a respeito dos projetos que estão em andamento no órgão, além de assegurar o controle do governo na execução e prestação dos serviços de transporte. “A mudança no transporte público já começou. Nós vamos priorizar o transporte coletivo, com gestão pública dos serviços, porque é uma obrigação do Estado assegurar qualidade, segurança e presteza aos usuários”, afirmou.

Ao final, foi criado o Comitê de Transporte de Sobradinho, composto, inicialmente, por 14 membros. O papel do Comitê local é discutir e oferecer sugestões para os problemas que envolvem o transporte público de passageiros. Todas as regiões administrativas terão um comitê regional, conforme determina a Lei nº 239, de 10 de fevereiro de 1992.

Alguns dos problemas listados pelos moradores de Sobradinho
• Carência de linhas (circulares e com destino ao Plano Piloto) que abranjam áreas como Nova Colina, Setor de Mansões, Quadra 08, Dnocs e demais condôminos;
• Insuficiência da frota;
• Longa espera por um ônibus;
• Transporte pirata substituindo o público;
• Superlotação dos ônibus;
• Frota escassa no fim de semana (tanto circular quanto com destino ao Plano Piloto);
• Ausência de fiscalização do trabalho dos operadores do transporte público;
• Precariedade dos veículos;
• Ausência de tabela com os horários das linhas.

Por Gizele Chaves (texto e fotos)

quarta-feira, 27 de julho de 2011

DIVERSÃO: Programação Cinemas Premier - SOBRADINHO - de 29 a 4/ 08/ 2011

*Maria Paula Henkes

SALA 1 - HARRY POTTER 7 - Parte II - Dublado - 16:30 - 19:00 - 21:20



Sinopse: Na segunda parte do final épico da série, a batalha entre o bem e o mal no mundo da magia se torna uma guerra entre centenas de bruxos. Os riscos nunca estiveram tão altos e nenhum lugar é seguro o suficiente. Assim, Harry Potter precisa se apresentar para fazer o seu último sacrifício, enquanto o confronto final com Lorde Voldemort se aproxima. Tudo acaba aqui.

SALA 2 - CARROS 2 - Dublado - 16:15



Sinopse: Após ganhar a Copa Pistão pela quarta vez, Relâmpago McQueen (Owen Wilson) e sua equipe retornam a Radiator Springs para descansar. Lá ele reencontra Mate (Larry the Cable Guy), seu maior amigo, que aguarda ansioso pelo retorno. Pouco após sua chegada Relâmpago toma conhecimento do Grand Prix Mundial, evento organizado pelo empresário Miles Eixodarroda (Eddie Izzard) onde todos os competidores usarão Alinol, um combustível alternativo. Após ser provocado em um programa de TV por Francesco Bernouilli (John Turturro), um adversário, Relâmpago resolve também competir. Ele decide levar Mate para acompanhá-lo nas corridas, mas logo ele é confundido com um espião americano. Desta forma Mate precisa lidar com Finn McMíssil (Michael Caine) e Holly Caixadibrita (Emily Mortimer), que tentam descobrir qual é o plano do professor Z (Thomas Kretschmann) e seu enigmático chefe para a competição.

SALA 2 - ASSALTO AO BANCO CENTRAL - Nacional - 18:30 - 20:45



Sinopse: Barão (Milhem Cortaz) teve a grande ideia de ganhar muito dinheiro em pouco tempo ao cometer o crime perfeito, sem violência. Para isso, basta arrumar as pessoas certas, dispostas a receber R$ 2 milhões, botar o plano em prática e executar a façanha. Após cerca de três meses de operação, R$ 164,7 milhões foram roubados do Banco Central, em Fortaleza, no Ceará. Sem dar um único tiro, sem disparar um alarme, os bandidos entraram e saíram por um túnel de 84 metros cavado sob o cofre, carregando três toneladas de dinheiro. Foi o segundo maior assalto a banco do mundo. (RC)

SALA 3 - CAPITÃO AMERICA - Dublado - 16:20 - 18:45 - 21:10



Sinopse: "Capitão América: O Primeiro Vingador" se concentra no início do Universo Marvel, quando Steve Rogers (Chris Evans) se oferece para participar de um programa experimental que o transforma no Super Soldado conhecido como Capitão América. Como tal herói, ele une forças com Bucky Barnes e Peggy Carter para declarar guerra à diabólica organização HYDRA, liderada pelo abominável Caveira Vermelha (Hugo Weaving).

(*) Assista o trailer do filme Capitão América - Dublado, clicando no título desta programação. O link está anexado ao título do artigo

PROGRAMAÇÃO CINEMAS PREMIER - FORMOSA - DE 29 a 4/08/ 2011

SALA 01 - TRANSFORMES 3 - Dublado - 18:00 - 21:00



Sinopse: Transformers 3 Dublado – os Autobots, liderados por Optimus Prime, estão de volta em ação, em uma luta contra os terríveis Decepticons, que estão determinados a vingar a sua derrota em “Transformers: A Vingança dos Derrotados”. Neste novo filme, os Autobots e Decepticons se envolvem em uma perigosa corrida espacial entre os EUA e a Rússia, e uma vez mais humano Sam Witwicky (Shia Lebouf) tem de vir em auxílio de seus amigo robô. Há também novos personagens, incluindo um novo vilão, Shockwave, um transformer que governa Cybertron enquanto os Autobots e Decepticons se enfrentam na Terra.

MAIORES INFORMAÇÕES: Cinemas Premier - 3387-6482 - localizado no segundo piso do Sobradinho Shopping - Área Especial da Quadra 14.

Por Maria Paula Henkes/Cinemas Premier com adaptação – fotos Google images

Caminhada na Natureza valoriza produtos regionais

O circuito de Sobradinho terá uma edição comemorativa no dia 6 de agosto, com visitas a propriedades de agricultores familiares e degustação de produtos da região

No dia 6 de agosto, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) promove uma edição comemorativa da Caminhada na Natureza em Sobradinho. Com o slogan “Conheça as delícias da sua região”, o circuito recebe há quase um ano visitantes apaixonados por trilhas e pela gastronomia.

Durante a caminhada de 7,5 km os participantes aprendem sobre as plantas frutíferas do Cerrado e sua importância para a culinária e identidade local. O percurso também inclui visitas às agroindústrias de doces, de compotas, de embutidos e de defumados.

Segundo a turismóloga da Emater-DF, Clarissa Valadares, a caminhada proporciona ao turista um momento de integração com a natureza e de resgate da identidade rural.

Além de permitir a vivência dos diversos processos agropecuários junto aos agricultores familiares. “É uma oportunidade de conhecer a história e a forma de viver de cada família, que ficam somente a 45 quilômetros da arquitetura e urbanismo da capital do País”, diz Clarissa.

No sábado (6), a concentração da caminhada será no Sítio das Neves, no núcleo rural Ribeirão, do produtor familiar Valdemar das Neves. O credenciamento será feito das 8h às 9h. Para a pré-inscrição, basta enviar um e-mail para caminhadacircuitosobradinho@gmail.com, com nome, telefone e RG.

No local, os inscritos receberão uma cartilha, com a catalogação das plantas frutíferas encontradas na trilha, e um informativo com algumas receitas gastronômicas. Genipapo, manga, cagaita, guariroba, siriguela, mangaba, jatobá e mangaba são algumas das frutas que os participantes vão conhecer.

Talentos do Brasil Rural - Recentemente, o circuito passou a fazer parte do projeto Talentos do Brasil Rural, que vai qualificar empreendimentos localizados no entorno das cidades-sede da Copa de 2014 para que possam oferecer atividades diversificadas aos turistas e, assim, atrair o público que assistirá aos jogos do mundial. Dessa forma, os produtores da região serão preparados para prestarem serviços aos turistas e ofertarem produtos diferenciados ao mercado turístico.

Programação
1. 8h – 9h – Concentração e credenciamento no Sítio das Neves, do produtor rural Valdemar das Neves - fornecedor de leite da Cooperativa Agropecuária de São Sebastião (Copas).
Café da manhã com produtos da Copas e sucos de frutas da região;

1. Visita à Fazenda Pedreira, do agricultor Paulo Lemos, com degustação de queijo e derivados;

2. Parada na agroindústria Três Palmeiras, da produtora familiar Josa, com colheita de frutas do pé e degustação de doces;

3. Visita à agroindústria Rabicó, de Mary Gomes, com degustação de defumados de carne suína e opção de almoço.
Valores: Será cobrada pequena taxa de visitação de acordo com cada propriedade visitada. O almoço, bem como as degustações, é opcional.

Veja como chegar ao Sítio das Neves:
http://maps.google.com.br/maps/ms?msid=209573820281653659879.0004a90c54bfdcaeb32d9&msa=0&ll=-15.502815,-47.949228&spn=0.039369,0.0842

Maiores Informações:

Assessoria de Comunicação (Ascom)
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF — EMATER-DF
SAIN, Parque Estação Biológica, Asa Norte, Brasília-DF
(61) 3340-3002
www.emater.df.gov.br

Cultura árabe nas escolas




*Joel Pires

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que inclui no currículo obrigatório dos ensinos Fundamental e Médio a temática da cultura árabe e da tradição islâmica. Assim, os estudantes entrariam em contato com o universo dessa tradição milenar. Quem nunca ouviu, leu ou assistiu a alguma das histórias de “As mil e uma noites”?, seleção de contos populares originários do Oriente Médio e do Sul da Ásia, um clássico da literatura universal. Simbad, o marujo; Aladim e a lâmpada maravilhosa e Ali Baba e os quarenta ladrões, entre outros, tornaram a obra popular em todo o mundo.

Bom, independentemente da aprovação do projeto, o esclarecimento é sempre bem vindo! E a escola é o lugar, por excelência, de irradiação do saber. Uma boa forma de conhecermos a arte, a história, enfim, a cultura de um povo é por meio do cinema. Assistindo a bons filmes, entendemos melhor o pensamento e o comportamento do outro, evitando assim a xenofobia. O preconceito é produto da ignorância; e a educação é a melhor forma de combatê-lo. Nesse sentido, as películas “O balão branco” e “A caminho de Kandahar”, produções iranianas, são excelentes obras para divulgar a cultura de países islâmicos.

Não é preciso esperar o projeto ser votado para dar início a essa proposta pedagógica. O tema da xenofobia pode ser abordado interdisciplinarmente no eixo da transversalidade. Professores de Literatura, Artes e História, por exemplo, tem autonomia e obrigação de apresentar o assunto em sala de aula. E isso não vale apenas para o esclarecimento sobre o islã. A educação não tem fronteiras e, ao aluno, não lhe deve ser negado o direito de conhecer o mundo. Nesses tempos de intolerância generalizada, seria bom atentar para questões como essa.

Por Joel Pires - professor, psicopedagogo e colaborador do Jornal de Sobradinho / fotos google images

VÍDEO: Carreta de cimento tomba no Balão do Colorado, no DF



Pista, no sentido Sobradinho, foi totalmente interditada por causa do óleo.Empresa de cimento deverá guinchar veículo nesta quarta-feira.

Uma carreta, carregada com cimento, tombou no Balão do Colorado na noite desta terça-feira (26). Por causa do óleo derramado na pista, a via, no sentido Sobradinho, teve que ser totalmente interditada.

Segundo o 3º Batalhão de Trânsito da Polícia Miliar, a carreta só deverá ser guinchada na manhã desta quarta-feira (27) pela própria empresa de cimento.

Para os veículos que seguem no sentido Plano Piloto, área central de Brasília, o trânsito está normal, segundo a polícia. Os motoristas enfrentam congestionamento na pista com sentido Sobradinho/Paranoá.

(*)Click no título deste artigo, para assistir a reportagem em anexo

fonte DFTV/Globo - Fotos Ferreira Santos

VÍDEO: Moradores de Sobradinho se organizam para tentar recuperar ribeirão

O ribeirão que contorna a cidade virou depósito de lixo e despejo de esgoto. A estação de tratamento da cidade recebe o dobro do volume de esgoto, muito além da sua capacidade.

(*)Click no título desta nota, para assistir a reportagem em anexo

Por DFTV 1ª Edição

SEGURANÇA: Operação desarticula maior quadrilha de traficantes de Sobradinho I


Uma operação conjunta da Delegacia de Polícia Civil de Sobradinho I (13ªDP) e da Divisão de Operações Especiais (DOE) resultou na prisão de cinco acusados de tráfico e na apreensão de um adolescente de 17 anos. Cerca de 50 policiais saíram às ruas na manhã desta quarta-feira (27/7) para cumprir mandados de busca e apreensão e conseguiram prender, em flagrante, todos os acusados em endereços diferentes. Os chefes eram Luciano da Silva Santos, preso no condomínio Nova Colina, e João Carlos Mendonça Rodrigues, localizado no Império dos Nobres. Com o grupo foram encontrados um quilo e meio de maconha, um quilo de crack, munição e mais R$ 1 mil em espécie, incluindo dólar e euro.

Com os traficantes foram encontrados um quilo e meio de maconha, um quilo de crack, munição e aproximadamente R$ 1 mil em espécie
Segundo informações do chefe da delegacia de Sobradinho I, Rogério Rezende, os acusados conhecem todos os artifícios para armazenar e distribuir a droga sem levantar suspeitas. Ainda de acordo com o delegado, João Carlos já possuía sete passagens pela polícia; várias por ameaça e outras por lesão corporal, todas elas relacionadas ao tráfico de drogas. As lesões foram provocadas por supostas surras atribuídas a João Carlos por dívidas de usuários. As ameaças ocorreram pelo mesmo motivo.

De acordo com Rogério Rezende, a família de João Carlos também tem envolvimento com o crime. Um dos filhos dele é acusado de homicídio e fugir para o município de Viana, no Maranhão. A Polícia Civil do estado foi avisada e conseguiu capturá-lo.

A polícia deu o nome de "Zen" à operação porque o apelido de Luciano da Silva Santos é "Buda". As ações também resultaram na apreensão de um menor, que será encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

Fonte correio braziliense

MORADIA: Conplan aprova regularização de dois condomínios no DF

Helena Mader

O Conselho de Planejamento Territorial Urbano (Conplan) aprovou, por unanimidade, em reunião realizada nesta manhã de quarta-feira (27/7), a regularização de dois condomínios no Distrito Federal. As pessoas que possuem imóveis no condomínio Lago Sul I, no Jardim Botânico, ou Veredas Lago Azul, na região do Grande Colorado, em Sobradinho, serão beneficiadas com a aprovação. Falta, agora, a assinatura de um decreto pelo governador Agnelo Queiroz para formalizar a regularização.

A decisão do conselho foi o último passo para que os condomínios pudessem ser registrados em cartório. O secretário de Habitação e presidente do Conplan, Geraldo Magela, afirmou que a entrega das escrituras vai beneficiar todos os moradores e proprietários de imóveis nos dois condomínios. "Este é um dia histórico. Vamos resolver este problema e a comunidade vai poder finalmente ter a escritura de seus lotes", comemora Magela.

A partir da data de assinatura do decreto por Agnelo, quem possuir casa ou lote nos endereços beneficiados deve procurar um cartório de registro de imóveis para fazer a escritura.

Fonte correio braziliense

TRANSPORTE: Gratuidade na zona rural

DFTrans estende benefícios da gratuidade para o transporte rural. Medida alcança usuários de passe estudantil e para pessoas com necessidades especiais

A Autarquia de Transporte Urbano do DF (DFtrans) instituiu por meio da Instrução nº 130 a bilhetagem automática no transporte da zona rural do Distrito Federal. A medida foi publicada na edição desta segunda-feira, no Diário Oficial do DF (DODF).

A partir de agora, os moradores da área rural terão acesso ao passe livre estudantil e ao transporte dos Portadores de Necessidades Especiais (PNEs), gratuidades previstas em lei que, até então, este público não usufruía.

Além de garantir esses direitos, a instalação das catracas eletrônicas nos ônibus rurais vai possibilitar que o trabalhador - que já recebe o vale transporte pelo cartão - utilize esse benefício. Fora isso, aqueles que optarem pelo Cartão Cidadão, em vez de dinheiro, para o pagamento das passagens, poderão contar com mais essa facilidade.

Atualmente, no Distrito Federal, já há 83 linhas rurais em operação, em 10 regiões administrativas (conforme tabela 1), mas que, por omissão de governos anteriores, não disponibilizavam tais benefícios aos moradores rurais, restringindo-os aos urbanos.


Linhas rurais

Região administrativa Quantidade de linhas
Planaltina 22
Sobradinho 20
Gama 9
Park Way 9
Brazlândia 6
Ceilândia 4
Paranoá 4
Núcleo Bandeirante 4
São Sebastião 3
Taguatinga 2


Fonte Agência Brasilia

Governo estuda a nova classe média brasileira

No dia 8 de agosto, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) promove em Brasília o seminário Políticas Públicas para uma Nova Classe Média.

O governo quer aumentar o conhecimento sobre a população que mais ascendeu economicamente na última década no Brasil. “Precisamos saber quem é, e ter números”, explicou o ministro-chefe da SAE, Moreira Franco, que espera uma definição universal sobre a composição da chamada nova classe média, inclusive das faixas de renda per capita do segmento.

Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), 39,5 milhões de pessoas entraram na classe C nos últimos dez anos e 18 milhões saíram da pobreza extrema. O Brasil tem atualmente mais de 94 milhões de pessoas consideradas de classe média, mais da metade da população.

O conhecimento sobre a nova classe média pode viabilizar a formatação de novas políticas sociais, que, além da ascensão, viabilize a manutenção da população nos estratos sociais com maior renda e melhor qualidade de vida. “Precisamos formular políticas que não só evitem o retorno e também abram perspectivas de avanço”, destacou o ministro.

Para Moreira Franco, a nova classe tem alto poder de consumo e é o principal motor do mercado interno, fator que pode ser importante para o país em momento de crise econômica internacional.

fonte Agência Brasil

SEGURANÇA: Policiais Militares do 3º BPTRAN prende dupla por furto de veículo em Sobradinho





*Ferreira Santos

Manoel Pierre Borges Alves, 24 anos, e um adolescente de 15, acusados de furtarem um VW Parati por volta das 22h30 da noite de terça-feira (26/07) no estacionamento do Teatro de Sobradinho, localizado a quadra 12, acabaram preso por volta das 23h30 por policiais militares após o condutor ter perdido o controle do carro e capotando em seguida na DF 001 entrada para a Vila Basevi.

A dupla foi presa em flagrante por policiais militares do prefixo (2082) comandado pelo Cabo G. Luiz lotados no 3º Bptran. A princípio os Policiais foram acionados pela CIADE para atendimento de acidente de transito no Km 127, da DF 001, próximo a Vila Basevi. No local constataram que o veículo envolvido no acidente era produto de furto. Os policiais conseguiram localizar os ocupantes do veículo próximo do local do acidente, o maior confessou para a guarnição ter furtado a Parati na quadra 12, de Sobradinho no estacionamento do Teatro.

Manoel Pierre e o adolescente não sofreram ferimentos e foram levados para a 35ª Delegacia de Policia de Sobradinho II, onde Manoel Pierre, assumiu a autoria do furto do veículo usando para praticar o crime uma chave micha. O Delegado Alexandre plantonista da 35ª Delegacia de Polícia autuou Manoel Pierre pelos crimes de por furto qualificado e corrupção de menor. Segundo o delegado caso seja condenado o acusado poderá pegar até 12 anos de reclusão. O menor foi conduzido para a DCA. A vítima compareceu a DP e teve o carro restituído ou o que sobrou dele.

Por Ferreira Santos (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

terça-feira, 26 de julho de 2011

SEGURANÇA: Serviço de Inteligência da PMDF flagra adolescente armado em parada de ônibus


*Ferreira Santos

Dois menores sendo um de 16 e 14 anos, foram apreendidos por policiais do Serviço de Inteligência lotados no 13º BPM de Sobradinho na noite de segunda-feira (25/07) por volta das 23h35. Os adolescentes estavam na parada de ônibus da quadra 1, de Sobradinho, quando foram flagrados com uma arma de fogo na cintura.

A arma uma garrucha calibre 44 estava sem munição. Os policiais acreditam que a dupla poderia esta esperando alguém descer do ônibus para abordar e cometer roubo, perto da parada de ônibus onde os adolescentes foram apreendidos com a arma, fica um posto de combustível.

Os dois foram conduzidos pelo GTOP 33 – Grupo Tático Operacional para a DCA – Delegacia da Criança e do Adolescente onde responderão por ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo.

Por Ferreira Santos (texto e foto) Especial para o Jornal de Sobradinho

SEGURANÇA: Homicida é preso por policial da ROTAM dentro do banheiro na rodoviária de Sobradinho

*Ferreira Santos

Um homem de 38 anos acusado de matado uma pessoa em Santa Maria Distrito Federal, foi preso na segunda-feira (25/07) por volta das 14h na Rodoviária de Sobradinho. A prisão foi feita por um policial da ROTAM. O acusado foi reconhecido por popular que o avistou entrando no banheiro da Rodoviária. No momento o Sargento Carlos Antonio da ROTAM – Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas passava próximo do local, quando foi solicitado pelo cidadão que o informou, ter visto no banheiro da Rodoviária um homem procurado pela Polícia acusado da prática de homicídio na cidade de Santa Maria.

O solicitante disse que reconhecido o acusado por ser testemunha do crime. Após ser informado dos fatos e com as características do suspeito o Sargento Carlos Antonio foi ao banheiro da Rodoviária, onde identificou e deteve o suspeito. Com o apoio de um prefixo do 13º Batalhão da Polícia Militar, o Sargento conduziu o acusado para a 13ª Delegacia de Polícia.

Por Ferreira Santos (vídeo) Especial para o Jornal de Sobradinho
video

SOBRADINHO II: Reunião DF trans

DF Trans e Administração de Sobradinho II convidam moradores para participar da reunião “Ampliação e instalação do conselho de transporte”, venha participar não deixe de dar sua opinião, sugestão e reclamação. Iremos eleger o conselho de transporte de Sobradinho II para melhoria de nossa cidade.

Reunião dia 28/07/2011 as 19: 00 na Igreja Assembléia de Deus Ato dos Apóstolos na Ar 13 Conj. 20 Lote 01

Com presença de Hamilton Alves Administrador de Sobradinho II, Marco Antonio Campanella Diretor geral do DETRAN e Dep.Dr. Michel


Fonte ASCOM Adm Reg II

TSE MANTERÁ DECISÃO DO TRE-DF QUE CASSOU BENÍCIO E RAAD?



Raad Massouh: Terá o distrital êxito no TSE igual a Tavares?

*Donny Silva

De maneira “sobrenatural” e absolutamente “estranha”, o TSE ainda mantém o deputado distrital Benício Tavares (PMDB) na Câmara Legislativa do DF, em detrimento à decisão do TRE-DF que cassou o mandato do parlamentar. Será que o TSE também dará o mesmo tratamento ao deputado distrital Raad Massouh (DEM), que igualmente foi cassado pelo TRE-DF?

fonte blog Donny Silva

Raad vai recorrer ao TSE para não perder o mandato cassado pelo TRE


Raad Massouh argumenta ter regularizado o problema logo após ser comunicado pelo tribunal: "Tenho fé de que o TSE será menos exagerado"

O deputado distrital Raad Massouh (DEM) teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), no fim da tarde de ontem. Por cinco votos a um, a Justiça entendeu que o político cometeu ilegalidades na captação e no uso de recursos de campanha. Com a decisão, o plenário respaldou a ação movida pelo Ministério Público Eleitoral contra a prestação de contas de Raad. Para se manter como parlamentar, Raad vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assim que o acórdão da sessão for publicado no Diário da Justiça. Mas se a decisão de ontem for confirmada pelo TSE, assumirá a vaga Paulo Roriz (DEM).

A ação contra Raad Massouh foi julgada em dois momentos. Em 22 de junho, o processo foi relatado pelo desembargador Mário Machado, que votou pela cassação do distrital e foi acompanhado por mais dois magistrados. Mas a sessão foi interrompida em função de um pedido de vista apresentado pelo desembargador Marcos Rezende.

Ontem, Rezende apresentou seu voto em separado, discordando do relatório de Machado. Segundo argumentou, a cassação de mandato é punição severa demais para o que considerou irregularidades e não ilicitudes “Cabe ponderar sobre os princípios da razoabiliade e da proporcionalidade. Do ponto de vista fático, não há dúvida. No entanto, verifico que as infrações se aproximam mais de irregularidades do que de ilícitos. A pena máxima deve ser resguardada para ocorrências mais graves”, disse Rezende.

Os dois juízes eleitorais que o sucederam, no entanto, votaram segundo entendimento do relator. Mário Machado acolheu os argumentos do Ministério Público e considerou ilegal, por exemplo, que Raad Massouh tenha recebido R$ 30 mil de empresa constituída a menos de um ano das eleições. Norma criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibia esse tipo de arrecadação. Para o procurador regional eleitoral, Renato Brill, que apresentou a ação questionando a prestação de contas de Raad, o político também errou ao não declarar a utilização de veículos na campanha.

O desembargador federal Moreira Alves foi o voto que decidiu a ação em desfavor de Raad. Ele justificou seu posicionamento argumentando que, quando as contas são reprovadas, é porque existem irregularidades suficientes para a rejeição. “Se estivesse tudo correto, ou se os erros fossem menos graves, as contas teriam sido aprovadas com ressalvas. Não foi o que ocorreu”, disse Moreira Alves.

O desembargador acha que a atitude de Raad comprometeu a lisura e o equilíbrio eleitoral. “O candidato se valeu de recursos que não poderiam ser contabilizados, em contraposição os outros candidatos somente se dispuseram de recursos permitidos pela legislação”, diz Moreira Alves, do ponto de vista do que foi declarado e apreciado sobre as prestações de contas dos candidatos.

Cabeça erguida

O deputado Raad Massouh assistiu à sessão do TRE ao lado da mulher e de seus advogados. “Recebi essa decisão com a cabeça erguida. Mas tenho fé de que o TSE será menos exagerado”, confia o deputado. Raad disse que não teria cabimento pedir ao seu doador de campanha uma cópia do contrato social, documento que o teria alertado sobre a ilegalidade. “Então quer dizer que agora a gente vai ter de sair investigando a situação de cada um dos nossos doadores?”, indignou-se.

Raad alegou ter corrigido o erro assim que foi comunicado oficialmente pelos técnicos do tribunal, em dezembro. O democrata estava em meio à recuperação de um acidente vascular cerebral (AVC) quando foi notificado. “Aproveitei os dois dias de alta que tive e peguei um empréstimo para devolver o dinheiro ao doador”, explicou o distrital. Segundo o parlamentar, Gilmar Farias é seu amigo há mais de 20 anos e os dois tiveram lojas vizinhas, ambas de automóveis. “Ele tem cinco empresas com faturamento de R$ 56 milhões. Tinha total capacidade de fazer a doação e não há nada de errado”, disse. O deputado também afirmou não ter participado da contabilidade da campanha e que o contador contratado não tinha conhecimento dessa norma.

Para o relator do caso no TRE, no entanto, a doação foi irregular e a devolução do valor não apaga o erro. Ele destaca que os recursos foram efetivamente recebidos e totalmente gastos, conforme comprova a prestação de contas.

“A ilicitude é insanável e demonstra a conduta faltosa do candidato. Se depois da campanha ele devolve, não significa que não usou os recursos. Usou sim”, disse Machado. O relator afirmou, ainda, que o não conhecimento das normas eleitorais não impede a aplicação de sanção. No primeiro dia do julgamento, o voto foi acompanhado pelos juízes Nilsoni de Freitas e João Batista Teixeira.

Também na sessão de ontem foi analisado o processo movido por Juarez Carlos de Lima Oliveira, suplente do distrital Benedito Domingos. Ele alega que o titular deveria ser cassado pois teve as contas reprovadas pelo TRE. A ação, no entanto, foi extinta por intempestividade. Tanto o Ministério Público, quanto a Corte do TRE, por unanimidade, entenderam que o autor do pedido perdeu o prazo regulamentar para acionar a Justiça.

Gastos ilícitos
O procurador regional eleitoral entrou com a ação três dias após a diplomação de Raad, ocorrida em 15 de dezembro, e atendeu os requisitos da Lei Federal nº 9.504, que regula as eleições. O parágrafo segundo do artigo 30A da norma diz: “Comprovados captação ou gastos ilícitos de recursos, para fins eleitorais, será negado diploma ao candidato, ou cassado, se já houver sido outorgado”.

Ex-deputado

Foi deputado distrital na legislatura passada, mas se licenciou do cargo para atuar no GDF como Secretário de Habitação. No Executivo, também ocupou os cargos de secretário de Articulação para Desenvolvimento do Entorno, administrador de Santa Maria e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF, a Codhab.


Por Lilian Tahan, Ricardo Taffner/CB - foto google images

AMOR E ARTE NA SERRA

*Conceição Freitas

Cidade das artes, das cachoeiras, das serras, cidade de onde se aprecia o esplendor solene da Chapada de Contagem, Sobradinho continua sendo uma joia ao norte do quadradinho. Pensada para ser uma cidade dedicada à agricultura, foi planejada por um arquiteto da equipe de Lucio Costa, Paulo Hungria Machado. É um projeto de vias largas, de lotes espaçosos — entre 350 e 525 m² — que desembocam em grandes áreas verdes, a exemplo das 700 Sul. Com 130 mil habitantes, abriga uma classe média fortalecida pelos muitos condomínios ao redor.

Gente que gasta, em média, R$ 30 mil num casamento, como relata o fotógrafo Eduardo Nobre. “Mas já vi cerimônia que custou R$ 70 mil, tinha até manobrista.” Na quinta-feira passada, Nobre registrou o casamento do empresário Felipe Pacheco, 24 anos, com a professora da rede pública Cristina Cavalcante, 23, na Mansão das Orquídeas. O casal se conheceu há dois anos na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Depois da cerimônia, os dois foram passar uma semana em Caldas Novas.

Desde muito, Sobradinho agrega artistas plásticos, escritores, músicos. A cidade abrigou, por algum tempo, o contista, ensaísta e engenheiro Samuel Rawet, um dos que calcularam obras de Oscar Niemeyer em Brasília. É na Quadra 6 que vive um dos nomes mais importantes da cultura popular do DF, Teodoro Freire. Aos 90 anos, ainda se recupera de doenças respiratórias.

Respira com a ajuda de balão de oxigênio, mas não perdeu a elegância com seu inseparável chapéu panamá, rodeado pela bandeira do Flamengo e pelas muitas homenagens recebidas por sua fidelidade ao Bumba meu Boi. Há meio século, Maria José, 78 anos, acompanha o marido com a mesma lealdade e valentia.

“Eu estou bem, né? Se a Maria José está bem e se o Flamengo está bem, então eu estou bem.” Não muito longe de Teodoro, na Quadra 4, vive Madame Kalil, artista plástica que esteve no olho do furacão cultural que envolveu Sobradinho nas décadas de 1970 e 1980. Enfrentando o mal de Alzheimer, Madame alterna estados de lucidez (e que lucidez!) com períodos de ausência. “O meu tempo acabou”, ela comenta, depois de ouvir duas das filhas relembrando a época em que a casa vivia cheia de artistas e Madame enchia o jardim com instalações num tempo em que nem se conhecia esse gênero de obra de arte.

Herdeiros do fervor de antes, jovens artistas criaram recentemente coletivos culturais como o Buraco da Fechadura e o Guindaste, para ligar a ponta do passado à ponta do presente e criar um futuro. Do mesmo modo que, apesar de não ter sido a cidade rural que se pretendeu no início, Sobradinho mantém sua vocação para o ecoturismo e o hipismo. Existem na região 25 haras e uma Rota do Cavalo, onde se pratica a cavalgada. Se tem cavalo, tem cavaleiro e cavaleira.

E, pelo menos, uma campeã. Luciana Lima, 25 anos, ganhou recentemente o Campeonato Brasileiro de Três Tambores da Associação de Quarto de Milha de Brasília, na categoria feminina e amadora. A mãe de Luciana, Maria Lúcia, levou o troféu Master; e o namorado, Salomão, venceu na categoria aberta. Teodoro, casamentos chiques, hipismo, arte contemporânea, rock, samba… Sobradinho é diversa, rica e bela.

Por Conceição Freitas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Raad Massouh tem mandato cassado


O distrital Raad Massouh (DEM) teve o mandato cassado hoje, no julgamento sobre suas contas no TRE. O relator do caso, Mário Machado, votou pela cassação de Raad . Mas para o desembargador Marcos Rezende, o caso de Raad é de irregularidade e não de ilícito, portanto não caberia a cassação de mandato. No entanto, o desembargador federal Moreira Alves votou contra Raad Massouh e ele teve mandato de distrital cassado, com placar de 5 a 1.

fonte Brasilia Capital - Lilian Tahan/ foto google images

ESPORTE: Futebol Show









COMEÇOU O AMADORZÃO 2011

A competição que é realizada pela Liga das Associações Desportivas de Sobradinho-LADES, começou ontem 24 de julho, com a participação das seguintes equipes: Abarka, Asteka, Aveso, Bahia, Colina, Fast, Juventude, Kosmos, Minas Confecções, Sansão, Unidos e Vila Nova.

Na primeira fase que vai rolar até o dia 23 de outubro, com a realização de jogos , aos domingos pela, nos campos das quadras 01, 09 e 15, as equipes estão jogando entre si e apenas as 08 (oito) melhores pontuadas classificarão para a fase seguinte.
EQUIPES












OBS: A equipe do Kosmos não integra o conjunto fotografado, tendo em vista a sua ausência na 1° rodada, ocasião em que foi derrotada por W/O pela equipe do Minas Confecções.

Resultados da Primeira Rodada
Abarka 2X0 Unidos/ Sansão 2X2 Aveso/ Fast 1X0 Asteka/ Bahia 2X3 Colina/ Minas W/O Kosmos e Vila Nova 5X0 Juventude.

Liga Nacional de Futsal
TEM SHOW DO PEIXE MAZZA 6ª FEIRA DIA 29


O bicho vai pegar com o monumental Ginásio de Esportes literalmente lotado na próxima sexta-feira às 20:00h. O timaço de Sobradinho vai com gosto de gás prá cima do Carlos Barbosa, buscando a primeira vitória na segunda fase da competição. A equipe está treinando forte e determinada a vencer os jogos em casa, para garantir a classificação nesta fase que envolve as 16 (dezesseis) mais da modalidade no Brasil.

O PEIXE MAZZA MOSTRA A SUA CARA


Por João Timóteo (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

VÍDEO: Moradores reclamam da falta de infraestrutura em Sobradinho

Moradores de Sobradinho reclamam da demora na limpeza das ruas da cidade e do abandono das quadras de esporte. A coleta de lixo acontece poucas vezes durante a semana e o capim cortado não é recolhido.

(*)Click no título desta nota para assistir a reportagem em anexo

Por Bom Dia DF

SEGURANÇA: GTOP 33 RECUPERA BICICLETA FURTADA


*Ferreira Santos

Durante a semana um morador da quadra 17 de Sobradinho, teve a sua bicicleta furtada. Segundo a vítima a pessoa que furtou subiu à grade da comercial, conseguiu entrar no apartamento e levar a bicicleta. Na tarde de domingo (24) por volta das 15h30 à vítima passava pela Vila Dnocs, quando avistou um homem com a bicicleta.
Através do número 190, a vítima acionou a Polícia Militar. A guarnição do GTOP 33 – Grupo Tático Operacional, composto pelo Sargento Márcio Batista e Soldados H. Servilha e Eduardo Souza lotados no 13º Batalhão da Polícia Militar em Sobradinho foram ao local e conseguiram apreender o menor de idade na posse da bicicleta. O adolescente (16) foi levado pelos policiais para a DCA – Delegacia da Criança e do Adolescente. Segundo informações do Sargento Márcio Batista, o adolescente foi recolhido ao CAJE por já possuir três passagens. A bicicleta foi devolvida ao dono.

Por Ferreira Santos (texto e foto) Especial para o Jornal de Sobradinho

SEGURANÇA: Registro de acidente de trânsito e apreensão de arma de fogo movimenta a Polícia Militar de Sobradinho neste final de semana

*Ferreira Santos

Acidente de Trânsito


Apreensão de Arma de Fogo


Flagrado com Rohypnol


Cocaína em Bar


Facas usadas no Roubo


Os policiais lotados no 13º Batalhão da Polícia Militar, situado na cidade de Sobradinho, realizaram diversos atendimentos de ocorrências em diferentes pontos da cidade na noite de sexta-feira (22/7) e madrugada de sábado (23/7). Atendimentos como acidente de trânsito, apreensão de arma de fogo e drogas além de chamadas para som alto, movimentaram o plantão policial. Por volta das 20h a Polícia registrou um acidente sem vítima nas entre quadras 6/8 Rua 5, frente ao posto de combustível Esso. O acidente envolveu um Honda Civic preto conduzido por um estudante de direito e uma Kombi branca. Além de demonstrar sintomas de embriaguez o condutor do Honda Civic desacatou os policiais militares que atendiam a ocorrência. Após ser autuado em flagrante na 13ª Delegacia de Polícia ele teve o carro notificado e a carteira de motorista apreendida pela Polícia Militar. Além de explicar na justiça o dano material causado a terceiros. Dentro do carro do universitário a Polícia encontrou uma lata de cerveja aberta.

APREENSÃO DE ARMA DE FOGO NO SOBRADINHO II

As 23h a guarnição do prefixo (143) composta pelo Sargento Denílson Reis e Cabo Edilon, suspeitaram de dois homens em uma bicicleta transitando pela Ar 1, de Sobradinho II. Os policiais suspeitaram da dupla, que após avistar a equipe da PM tentaram fugir. Abordados e detidos em seguida com uma arma de fogo. O Sargento Denilso Reis afirmou que um dos abordados identificado posteriormente como Henrique Gregório Alves do Nascimento, 19 anos, percebendo que não tinha mais como fugir, confessou aos policiais militares que estava portando uma arma. Durante a revista foi localizado na cintura de Henrique um revólver calibre 38 com cinco munições. Henrique, que Já tem passagem por roubo e uso de drogas, foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Na carceragem da 35ª DP, o acusado disse que comprou a arma em Planaltina/GO por R$ 500,00 reais para se defender de um desafeto, o motivo da desavença, segundo Henrique, seria uma mulher. O comparsa que também responde por porte ilegal de arma de fogo também foi levado a 35ª Delegacia de Polícia de Sobradinho II. A guarnição contou com apoio dos prefixos (1950) e do serviço de inteligência do 13º Batalhão da Polícia Militar de Sobradinho.

FLAGRADO COM ROHYPNOL

As rondas policiais, as abordagens e as apreensões continuaram pela cidade. Por volta de 00h 20, Policiais do GTOP 33 – Grupo Tático Operacional fazia patrulhamento no conjunto B da quadra 18. Um cidadão já conhecido por uso de drogas no local chamou atenção dos policiais. O cidadão foi abordado e com ele foi apreendido 58 comprimidos de Rohypnol. O homem de 31 anos, foi levado a 13ª Delegacia de Polícia onde responderá por uso e posse de droga.

Na Delegacia ele alegou aos policiais que estava em tratamento em uma clínica de reabilitação e que os comprimidos teriam sidos receitados por um médico, porém, ele não apresentou nenhum documento que comprovasse sua declaração.

HOMEM E DETIDO POR OFERECER DROGA EM BAR

Já passava das duas horas da madrugada de Sábado (23/7). Quando um homem entrou em um bar localizado na quadra 1, oferecendo droga as pessoas no estabelecimento. Um policial a paisana que estava no local presenciou a atitude do homem. Como ninguém quis comprar a droga, o homem saiu do bar entrou em um carro de cor branca seguindo em direção a quadra central. O policial após observar toda ação, esperou o suspeito entrar no carro e sair na companhia de mais duas pessoas. O policial militar que é lotado na ROTAM - Ronda Ostensiva Tática Motorizada Ligou para o número 190, repassando as características do carro e do suspeito. A CIADE- Central Integrada de Atendimento Despacho e Emergência da Polícia Militar repassou as informações para os prefixos, que em menos de cinco minutos interceptaram a Parati estacionada ao lado de uma lanchonete na quadra central de Sobradinho. Moradores do local afirmam que a tal lanchonete permanece aberta a noite toda principalmente nos finais de semana, tirando o sossego de quem mora nas comerciais.
O suspeito ao ver a chegada dos carros da Polícia Militar, tentou se livrar da droga, uma pequena porção e cocaína, foi encontrada perto da lanchonete. Freqüentadores do local apontaram quem tinha dispensado a droga. Os três, dois homens e uma mulher, que estavam na Parati foram levados para a 13ª Delegacia de Polícia. O Policial Militar da ROTAM, que presenciou o acusado oferecendo a droga no bar compareceu a Delegacia e reconheceu um dos detidos como sendo o mesmo que tinha oferecido droga no bar. O homem de 36 anos, responderá por uso e posse de drogas. Após as providências de praxes na Delegacia os três foram liberados.

PRESO EM FLAGRANTE

Policiais militares do 13º Batalhão de Polícia Militar prenderam na manhã de sábado (23) às 09h35, Elioenai Brito da Silva, 20 anos, acusado de roubo a uma ótica na quadra 08 de Sobradinho. O criminoso estava na posse de duas facas para a prática do crime. Elioenai acusado de roubar R$ 19,00 em espécie do caixa da loja foi surpreendido pela ação dos policiais militares sendo preso em flagrante. Ele foi conduzido para delegacia onde foi autuado.


Por Ferreira Santos (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

domingo, 24 de julho de 2011

SOBRADINHO: Incêndio em depósito na BR 020 assusta moradores de chácara

*Thalita Lins

Um incêndio em um depósito de materiais recicláveis, como papelão e plástico, assustou os moradores da Chácara JK, na BR 020, Km 11. O fogo começou por volta das 13h deste domingo (24/07) e foram necessárias três equipes do corpo de bombeiros para controlar as chamas. Ninguém ficou ferido.

A suspeita é que o incêndio tenha ocorrido por ação humana, já que testemunhas relataram ter visto oito rapazes fumando maconha no local pouco antes de o fogo começar.

Por Thalita Lins/CB

O mito Amy Winehouse


A letra de Rehab - o carro-chefe do segundo álbum de Amy Winehouse, Back to Black (2006) - já revelava que algo não ia nada bem na vida pessoal da revelação do mundo pop. "Eu não quero beber nunca mais. Eu só preciso de um amigo. Não vou desperdiçar dez semanas (no rehab) para todo mundo pensar que estou me recuperando", dizia a cantora, na letra.

Só quem tem alguém na família ou um amigo que caiu na besteira de entrar nesse mundo - que é sim sem volta - sabe ou tem pelo menos uma ideia do que a cantora deve ter passado. Com certeza não sofria sozinha, as drogas são um problema real, e a 'piração' deve ser boa, senão ninguém usaria. Não consigo julgá-la - e nem quero! Assim como um amigo meu precisa muito de minha ajuda, acho que faria o mesmo por ela.

Por amor! Mesmo sabendo que o final não é bonito, mesmo sabendo que as lágrimas vão rolar, copiosamente, mesmo assim, ainda vale a pena dizer para o meu íntimo: 'eu tentei tornar seu mundo um pouco melhor'. Tomara que antes de partir, Amy tenha tido alguém por ela, e eu acredito que ela teve, ela sabia que tinha muita gente do seu lado, que gostava dela por aquilo que ela representava, não a da drogada, mas de seu sentimento puro com a música, com o público. Sem ser fútil, sem a obrigação de agradar ninguém. Amy deixa um legado riquíssimo na música e um sopro de esperança: reabilitação via amizade verdadeira.

Ficar agora no intuito de só criticar não vai resolver o problema de ninguém. E por favor, não acreditem em tudo o que a mídia fala. Sim, fiquem longe das drogas, sempre! mas Amy, não esqueçam, era um ser humano. E bom. A ressalva fica por conta que a imprensa especializada publicava apenas os barracos, nunca as caridades.

(*)Click no título deste artigo, para assistir o clip(Hehab de Amy Winehouse) em anexo...

fonte blog Mr.TV (bandeirada-bandeirada.blogspot.com)

sexta-feira, 22 de julho de 2011

OS TEMPOS SÃO OUTROS


*Hélio Doyle

Em tempos de twitter, facebook, blogs, e-mails, tempo real e tudo o mais nessa área, uma das maiores bobagens que um órgão de imprensa faz é sonegar de seus leitores e espectadores uma informação importante. A informação vai ser difundida, de um jeito ou de outro, e o órgão perderá sua credibilidade por tê-la escondido.

Pelo mesmo motivo, uma das maiores bobagens que faz um acusado de qualquer coisa, justa ou injustamente, é achar que se a informação não for publicada em algum veículo ele estará preservado, pois ninguém vai ficar sabendo. Todos ficarão sabendo e os rumores correrão soltos.

Alguns órgãos de imprensa e algumas autoridades precisam entender que os tempos mudaram, e para melhor. As informações devem ser divulgadas e os acusados devem ver isso como uma oportunidade de se defender e mostrar inocência. A luz do sol é o melhor remédio.


Fonte: Blog do Hélio Doyle/ foto google images

SOBRADINHO: Justiça condena Viplan a pagar R$ 90 mil de indenização por acidente fatal



Parentes de um homem que morreu em um acidente envolvendo um ônibus da Viação Planalto (Viplan) conseguiram, na Justiça, uma indenização de R$ 90 mil. A decisão partiu da 10ª Vara Civil de Brasília e cabe recurso.

Segundo informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, em 6 de maio de 2009, a vítima se acidentou em uma colisão entre dois ônibus, na BR-020, em frente ao condomínio Nova Colina. O processo foi aberto pelos irmãos da vítima, que alegaram irresponsabilidade do motorista. Segundo os familiares, ele não dirigia com cautela e teve culpa no choque entre os coletivos.

Em defesa, a Viação Planalto alegou que não ficou comprovada a presença da vítima no ônibus no momento da batida e que seu funcionário não poderia ser responsabilizado pelo acidente. A Viplan atribuiu ao motorista da outra empresa toda a culpa pela colisão.

Na decisão, o juiz deixou claro que as provas colhidas são suficientes para demonstrar que a vítima estava no ônibus da viação. As provas foram fornecidas pela 13ª Delegacia de Polícia, que investigou o caso.

Fonte correio braziliense / fotos google images