Pesquise neste blog

Secretaria de Estado da Casa Civil - DF

quinta-feira, 30 de junho de 2011

SEGURANÇA: PM de Sobradinho prende vigia de carro em prisão domiciliar com drogas


*Ferreira Santos

O Vigia de carro Rodrigo Oliveira Sales, 28 anos, está em prisão domiciliar, mas foi surpreendido em via pública com drogas. O cidadão responde pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio, roubo, porte de arma e outros. Na madrugada desta quinta-feira (30/06) por volta das 2h ele foi conduzido a Delegacia por policiais do GTOP 33 – Grupo Tático Operacional comandado pelo Subtenente Valtencir e composto pelo Cabo Carneiro e Soldados Alysson Xavier e Flávio lotados no 13º Batalhão de Polícia Militar de Sobradinho, após ter sido flagrado com 12 tabletes de maconha e 54 pedras de Crack.

O acusado foi flagrado perto de um Gol bola de cor vermelha, quando avistou o prefixo do GTOP 33 se aproximando tentou se livrar da droga que estava dentro de um saco plástico. A ação foi percebida pelos policiais que abordaram o acusado e localizaram junto dele 12 tabletes pequenos de maconha e 54 pedras de Crack. O Gol saiu em alta velocidade.

Rodrigo Oliveira foi levado para a 13ª Delegacia de Polícia de Sobradinho, onde foi constatada toda sua intimidade com o mundo do crime. Apresentado ao Delegado de plantão que optou por registrar uso e posse de drogas contra Rodrigo Oliveira.
No entendimento do delegado plantonista da 13ª DP de Sobradinho, a droga apreendida com Rodrigo serviria apenas para uso próprio. Esse é apenas mais um crime na folha policial de Rodrigo Oliveira.

Por Ferreira Santos (texto e foto) Especial para o Jornal de Sobradinho

SEGURANÇA: Assalto a posto de gasolina na BR 020 leva bando pra cadeia





DEPOIS DE FAZER OITO VÍTIMAS DURANTE ROUBO EM POSTO DE GASOLINA NA BR 020, BANDO É PRESO POR POLICIAIS MILITARES DO ÁGUIA 33 DO 13º BPM COM APOIO DO 14º BPM

*Ferreira Santos

Policiais Militares do serviço de inteligência do 13º Batalhão da Policia Militar de Sobradinho (ÁGUIA 33), com apoio do 14º BPM de Planaltina, prenderam por volta das 22h30 da noite de quarta-feira (29/06) três dos quatro homens acusados de praticarem roubo de um veículo Celta, dinheiro e diversos aparelhos celulares fazendo um total de oito vítimas. O fato aconteceu no Posto de combustível Brazuca localizado na altura do Km 3 da BR 020 sentido Sobradinho a Plano Piloto.

Os quatro bandidos sendo três deles armados, abordaram as vítimas por volta das 22h15 no estacionamento do Posto Brazuca, de arma em punho, prenderam todos dentro de uma sala onde os frentistas ficam levando carteira, aparelhos celulares, uma câmera digital e certa quantia em espécie além de um Celta vermelho de um casal. Depois do assalto, três teriam fugido em um Fiat Palio de placas JGD-4468 do DF cor prata pela BR 020 sentido Planaltina, o quarto envolvido fugiu no Celta do casal e não foi preso.

As oito vítimas procuraram a 13ª Delegacia de Sobradinho, quando registrava o ocorrido os policiais militares chegaram com três dos acusados do roubo na DP, sendo reconhecidos pelas vítimas como autores do roubo os objetos recuperados pela PM também foram reconhecidos pelos donos.

As informações referentes ao roubo foram passadas para os prefixos de Sobradinho e Planaltina. Com as características dos acusados e veículos envolvidos, os policiais do Águia 33 de Sobradinho e do 14º BPM prefixo (2045) deslocaram para a BR 020. Um policial militar de folga seguiu o Fiat Palio prata pela BR 020 informando da sua localização a CIADE, que era repassada aos prefixos, que estava na BR 020, as informações ajudaram na prisão dos meliantes.

Os policiais do Águia 33 Sargentos Caetano e Wagner Santiago, com o apoio de prefixo do 14º BPM composto pelo Sargento Odeny e Cabos Cláudio e Joilson Alves (2045) lograram êxito em interceptar o Fiat Palio e capturar os três acusados, que estavam no interior do veículo na BR 020 depois do Posto Itiquira no Trevo que dar acesso a Planaltina de Goiás. Durante a revista os policiais localizaram dentro do carro 6 aparelhos celulares, uma câmera digital, uma toca, cerca de R$ 160,00 em espécie, dois revólveres calibres 38 cada um com seis munições. Os envolvidos e objetos recuperados foram levados a 13ª Delegacia onde foram reconhecidos e em seguida a 16ª Delegacia de Planaltina DF onde os três acusados foram autuados em flagrante pelo crime de roubo.

Os presos são: Daniel Silva, 24 anos, Wilson Robert Bezerra Martins, 26, e Leandro Vasconcelos da Silva, 26. Todos moradores de Brazilinha/GO. O quarto acusado de ter participado do roubo fugiu levando o Celta do casal e uma das armas usada no roubo e atende pelo nome de Manoel é morador de Brazilinha/GO.

Por Ferreira Santos ( texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

Subindo Correntezas


*Joel Pires

Por força das circunstâncias sou obrigado a escrever este texto. Não tenho escolha. É preciso registrar o ocorrido nessa quinta-feira por volta de 13h. Estou fazendo um trabalho fotográfico com o objetivo de captar ângulos que remetam ao tema “Entre asas e prisões”. Pois bem, aproveitei o dia e me dispus a seguir na empreitada. Passei pela cidade procurando recortes específicos para o ensaio fotográfico. Algumas fotos também renderiam uma matéria sobre “Espiritualidade como libertação no contexto do aprisionamento moderno”.

Após algumas tomadas em diferentes locais e sob várias perspectivas, entre elas a casa de um João-de-barro recentemente construída num poste de iluminação pública, parei em frente a uma igreja na quadra 6 de Sobradinho. Liguei o pisca-alerta e encostei o carro onde já havia outros parados, pois a sessão duraria poucos segundos, o suficiente para fazer um rápido registro da torre da igreja e seguir o roteiro programado. Mas o que a gente não encontra na vida para atrapalhar nossos projetos! Um carro imponente, preto, desses que custam o dobro no Brasil, em comparação com países como México, Chile e Estados Unidos – isso é assunto para outro texto –, passou disparando ofensas. Seu dono, um policial militar truculento, despreparado, não gostou de ter em seu caminho um jornalista fotografando a Casa de Deus.

O Templo resplandecia o esplendor do belo dia de sol. Mas o altivo militar, do alto de sua prepotência – à paisana –, desceu do ofuscante veículo de arma em punho. Pasmem! Ora, policial militar à paisana não deve andar com arma empunhada, sobretudo contra um cidadão cuja arma é uma máquina fotográfica, mas de alcance inimaginável. O mundo tem acesso aos meios de comunicação instantaneamente. Para me resguardar, fotografei o referido agente, pois dizia impropérios ao descer do carro com a arma na mão, reitero. Que risco a sociedade não corre! Enquanto isso, bandidos se drogam, assaltam e matam na nossa cara (viram a reportagem do jovem de 18 anos morto em Taguatinga e, logo após, incendiado?!).

Quando se viu fotografado, o policial também fotografou minha placa, fez ligações e disse para eu esperar uma “visita em casa”. Que venha! E traga reforços! Afinal uma máquina fotográfica pode ser letal. Adianto que não tenho porte de máquina fotográfica, e que o equipamento pertence à UnB. À paisana, seu policial! Contra um fotógrafo! Uma afronta à Imprensa, aos Direitos Humanos e uma ameaça ao direito de informação e ao livre exercício do trabalho jornalístico.

Nesse sentido, Lya Luft, em seu livro “Pensar é transgredir” traz uma valiosa reflexão para todos que encontram dificuldades no caminho: “Viver é subir uma escada rolante pelo lado que desce”. Uma metáfora acertada para a vida, e um símbolo de resistência! Até as crianças praticam isso. E mais adiante acrescenta: “Mesmo que pareça quase uma condenação... é o que nos permite sentir que afinal não somos assim tão insignificantes e tão incapazes”.

Por Joel Pires, Professor, Psicopedagogo e Colaborador do Jornal de Sobradinho - Foto Google Images

terça-feira, 28 de junho de 2011

EXCLUSIVO: Sobradinho recebe, por meio do Bola Preta, apoio financeiro da Petrobras


Projeto “A Bola da Vez é o Bola Preta”

*Júnior Nobre

Fundada em 1953, a Petrobras é a maior empresa do Brasil, e a 3ª no segmento de energia do planeta. Também é reconhecida por ser a mais socialmente responsável do país, ocupando o 4º lugar entre as mais respeitadas do mundo. A trajetória da Petrobras se confunde com a retomada do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Além de sua área de atuação, investe em programas sociais diversos.

Em Sobradinho, a Companhia apoiará o Projeto do Grêmio Recreativo Escola de Samba Bola Preta. A proposta foi apresentada para a Diretoria da Petrobras no dia 28 de julho de 2010. O Projeto foi contemplado pelo Programa Desenvolvimento & Cidadania após rigorosa seleção.

O que representa o apoio da Petrobras ao Projeto do Bola Preta?

Desde sua fundação, em 9 de Abril de 1974, o GRES Bola Preta vem buscando estabelecer parcerias sérias com vistas à implementação de projetos sociais direcionados, em especial, para a população em situação de risco e vulnerabilidade social.


Pela primeira vez, encontramos apoio financeiro da Petrobras para podermos atender a criança, adolescente, jovens e adultos, oferecendo inclusão digital e outros cursos de formação e prepará-los para inserção no mercado de trabalho. Esse sempre foi o nosso desafio, afinal, Carnaval é Cultura e o Bola Preta é Família” afirma Rony Pala, Presidente do GRES Bola Preta.


Não podemos ficar de mãos cruzadas esperando políticas públicas básicas e estruturantes, bem como iniciativas sazonais somente em época de carnaval. Temos que arregaçar as mangas e construir um novo momento com parcerias sérias. Desde já, agradeço à Petrobras por estar antenada a esse movimento”, ressalta Rony Pala.

O GRES Bola Preta tem como finalidade promover a cultura popular, o desporto e a assistência, constituindo como seus objetivos prestar inclusive serviços de utilidade pública, integrando-se ao serviço de assistência social; e, sempre que for necessário, viabilizar convênios e recursos, no âmbito local e nacional, para desenvolver trabalhos em comunidades.

O Projeto

O Projeto “A bola da Vez é o Bola Preta” é resultado da parceria estabelecida entre o Grêmio Recreativo Escola de Samba de Sobradinho – o Bola Preta – e a Petrobras. Visa promover oficinas aos adolescentes, jovens e adultos residentes na cidade de Sobradinho II. Serão oferecidos quatro tipos de oficinas para a comunidade. Ao fim do curso, os educandos receberão certificados.

Área de Atuação

Esse projeto tem como objetivo uma linha primária de atendimento aos moradores de Sobradinho II, área de aproximadamente 72 mil habitantes, que carece de espaços socioeducativos para proporcionar à criança, ao adolescente e ao jovem possibilidades de desenvolvimento de suas habilidades, assim como uma alternativa ao ócio e à marginalidade, uma vez que a região obtém junto à estatística da segurança pública índices de violência preocupantes, especialmente envolvendo adolescentes e jovens. “Queremos dar qualificação profissional”, declara o Presidente do Bola Preta.

Funcionamento




O lugar é lindo, funcional e já está pronto para receber os alunos. Lembrando que a área de atuação do GRES Bola Preta é Sobradinho I e II, cidades em que moram a maioria dos seus associados; e nada mais justo que contar com a participação da comunidade para o bom andamento do projeto. Todos serão convidados a apresentar e indicar instrutores, que prestarão serviços na realização das Oficinas Musicais de Percussão, Oficina de Inclusão Digital/ Informática, Oficina de Alegorias e Adereços e Oficina de Costura Industrial, visando, ainda, valorizar as potencialidades já existentes em Sobradinho II. Inscrições abertas e cursos Gratuitos!

Interagindo com Políticas Públicas

O Projeto será desenvolvido em consonância com o Sistema Único de Assistência Social – SUAS – e com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Portanto, em perfeita sintonia com o Conselho Tutelar, Escolas da Rede Educacional, Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS, localizados em Sobradinho II.

Critérios para participação

Ter idade entre 15 e 59 anos;
Preferencialmente possuir ensino médio completo ou estar frequentando a escola;
Preferencialmente residir em Sobradinho II;
Ter disponibilidade de horário.

Documentos necessários para inscrição

Copia do RG e CPF ou certidão de nascimento;
1 foto 3 x 4;
Comprovante de residência;
Comprovante de renda familiar.

História e Pensamento

As escolas de samba nasceram entre as décadas de 20 e 30 e formaram-se com base nos Ranchos Carnavalescos, mas logo se tomaram identidades próprias. As agremiações eram rudimentares e rígidas; contudo, ao longo do tempo, tornaram-se flexíveis, dando oportunidades para jovens e crianças. Hoje, as escolas trabalham muito o ano inteiro para serem julgadas em uma única apresentação.

Foi pensando nesse trabalho árduo que a Diretoria do Bola Preta resolveu unir o útil ao agradável. Formar novos profissionais dentro de sua própria comunidade carente para inserção no mercado de trabalho.

Cerca de mil desfilantes ensaiam nas quadras, entre sambistas, passistas, mestre-sala, porta-bandeira, destaques, alas e também os participantes da orquestra e da “bateria guerreira”. Chegado o grande dia, tudo deve estar em perfeita ordem e harmonia.


Lauracy Moraes – Instrutora de Costura


Glair Moraes – Instrutora de Informática


Sabrina Vieira – Coordenadora Pedagógica


Raquel Brito – Apoio Administrativo

Apoio

Além da Petrobras, o Bola Preta agradece também o apoio da Administração Regional de Sobradinho II e do Sindicato dos Bancários.


Por Júnior Nobre/participação de Joel Pires – fotos Eduardo Nobre

ESPORTE: VII Festival de Ginástica Ritmica de Sobradinho




Professoras/organizadoras:Margareth,Bruna e Cristiane
No próximo sábado 02 de julho a partir das 14:00h, com o monumental Ginásio de Esportes de Sobradinho literalmente lotado, vai acontecer o grande evento que envolverá mais de 400 ginastas rítmicas e acrobáticas de diversas Entidades. Além das anfitriãs que são as ginastas do CID de Sobradinho, teremos a participação do CID- Samambaia do CIEF, da Escola Passo a Passo, do Centro Educacional Sete Estrelas e já confirmou a participação também para a solenidade de Abertura, a equipe campeã Nacional de Ginástica Acrobática. A realização é da Regional de Ensino, a organização é do NDEIC, sob o comandado das professoras Margareth, Cristiane, Márcia e Bruna. VALE A PENA CONFERIR!

I COPA DE JIU JITSU DE SOBRADINHO

O bicho vai pegar lá no Ginásio de Esportes de Sobradinho, no domingo 03 de julho, a partir das 09:00 hs. A academia Max Forma Center Fitness em parceria com a Administração Regional vai realizar uma enorme competição envolvendo aproximadamente 300 lutadores qualificados de Sobradinho das demais Satélites do DF e de outros estados da Federação.

AQUI UM PEC

Por iniciativa da Administração Regional, gestão Professora Maria América, um Ponto de Encontro Comunitário composto por equipamentos próprios para exercícios físicos será instalado aqui no Parque dos Jequitibás nos próximos dias. O local é hiper ideal para este benefício comunitário, considerando que ele é o principal ponto de partida e de chegada dos caminhantes que trafegam na região do calçadão da Avenida do Contorno, que está necessitando de reparos, limpezas, largura e até mesmo de um recapeamento.



Um evento acadêmico de tirar o chapéu

Convidado pela Diretoria do Peixe Mazza Futsal, no último dia 20 segunda-feira, o Jornal de Sobradinho participou de um baita evento de Marketing Esportivo com a turma do 6° semestre do Curso de Administração da Faculdade Serrana. No acontecimento show de bola que foi idealizado, organizado e realizado pela Professora Lanne Karla e alunos, além dos dirigentes do Estabelecimento, estiveram presentes personalidades ilustres no esporte, como Carmem de Oliveira representado a modalidade de Atletismo, o Professor e Mestre Sérgio Adriano,Técnico de Futsal do Peixe Mazza e os atletas Tiago, Rafael e Munin, Bi-Campeão da Taça Brasilia de Futsal pela equipe do Peixe e outros. Na oportunidade, a recordista e campeã da São Silvestre Carmem de Oliveira, explanou com muita propriedade sobre o Atletismo e, o Professor e Mestre Sérgio Adriano deu um show de conhecimento técnico e promocional sobre a modalidade de futsal da equipe do PeixeMazza e das demais equipes de todo o Brasil, que participam da atual competição da Liga Nacional .

A convite e em visita à nossa redação, a Professora Lanne Karla que há 07 anos ministra as disciplinas de Administração de Vendas de Mercadorias no 4° semestre e Tópicos Especiais em Marketing no 6° semestre daquela Faculdade, disse que nesta disciplina de Tópicos Especiais de marketing, desenvolve este projeto de Marketing Esportivo desde 2009, sendo 2 vezes ao ano, pelo fato das turmas serem semestrais, ou seja, esta é a nossa 5ª Edição.

O projeto final sobre MARKETING ESPORTIVO tem como pleno objetivo, levar os alunos da Faculdade Serrana dos turnos Matutino e Noturno, a vivenciarem o mercado com ações voltadas para a prática. Conhecer e pesquisar um segmento de mercado em ascensão e através das pesquisas e contatos com empresas, especialistas do ramo, patrocinadores e atletas, desenvolver e conhecer as técnicas que promovem o marketing esportivo. O espírito olímpico é “colocar a mão na massa”.

Nesta oportunidade, eles pesquisam as influências do Marketing em diversas modalidades esportivas individual ou coletiva, clubes e associações de eventos de torneios, patrocinadores, agências de publicidades e também os impactos de mídia diante da imagem do Atleta e quanto valem o peso das marcas.

Os alunos são orientados a desenvolver todo o Mix de marketing neste segmento de mercado e valorizar de forma especial os atletas desta região de Sobradinho e DF.

O outro desafio que os alunos tem nesta disciplina é fazer a preparação do evento , cuidar da integração das equipes e demais alunos da faculdade.

Neste evento de Marketing Esportivo realizado , foram apresentados as seguintes modalidades divididos em 6 grupos, que contaram com a organização dedicada dos 40 alunos matriculados na disciplina.

O evento foi abrilhantado com ilustres presenças que na oportunidade dividiram parte das experiências com atletas e time:

FUTSAL
- Com a presença de atletas da equipe Campeã Peixe Mazza (Sobradinho/DF) e seu treinador Professor Sergio Adriano

ATLETISMO:
Com a presença da Campeã Carmem de Oliveira ( Sobradinho/DF)

GINÁSTICA RÍTMICA:
Com a presença das alunas da Escola de Ginástica Rítmica de Sobradinho (GRD) concluiu.

ALGUNS REGISTROS













(*)Por João Timóteo ( texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

CAESB e Administração Regional convidam para audiencia pública

Governo do Distrito Federal
Administração Regional de Sobradinho
Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal
Convidam você a participar do seguinte evento:

Audiência Pública sobre prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário

A Administração de Sobradinho receberá, além de outras cidades do Distrito Federal, audiência pública que tratará das condições de prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Distrito Federal. Na ocasião serão expostas propostas para a prestação dos serviços e, além disso, serão ouvidos expositores previamente inscritos.

Local Auditório da Administração Regional de Sobradinho
Dia 30 de junho de 2011
Horário 19h
Inscrição dos expositores no mesmo local (das 19h às 19h30)


fonte blog aliastpadua

VÍDEO: Casa em Sobradinho II tem princípio de incêndio

O Corpo de Bombeiros registrou um princípio de incêndio em uma casa em Sobradinho II. Um guarda noturno percebeu a fumaça que saía da residência e pediu socorro. A dona da casa estava dormindo no momento em que as chamas começaram a se alastrar.

(*)Click no título desta nota para assistir a reportagem

fonte G1/Bom Dia DF

JÁ EM CIRCULAÇÃO: GRES Bola Preta conta com apoio da Petrobras


Veja essas e outras notícias no Jornal de Sobradinho

(*) JÁ NAS BANCAS E REVISTARIAS DA CIDADE A EDIÇÃO NÚMERO 230 DE JUNHO DE 2011, CONFIRA!!!

DIVERSÃO: Programação CINEMAS PREMIER - SOBRADINHO - de 1 a 7/07/2011



SALA 01 - X-MEN PRIMEIRA CLASSE - dublado - 15:30 - 20:40
Sinopse: X-Men Primeira Classe Dublado, Antes de Charles Xavier (James McAvoy) e Erick Lensherr (Michael Fassbender) se tornarem o Professor X e Magneto, respectivamente, eles eram dois jovens que estavam descobrindo seus poderes como mutantes. Amigos íntimos, trabalham juntos e com outros mutantes na tentativa de deterem uma ameaça global. Neste processo, porém, os jovens mutantes derem início à rivalidade que os acompanhou pelo resto de suas vidas.



SALAS 1 e 2 - KUNG FU PANDA 2- dublado - 15:15 ( sala 2) - 18:15 (sala 1)


Sinopse: Kung Fu Panda 2 dublado Po agora é Dragão Guerreiro, protegendo o Vale da Paz juntamente com os Cinco Furiosos, seus amigos e colegas mestres do Kung Fu. Porém, surge um vilão que planeja usar uma arma secreta e impossível de ser detida para conquistar a China e destruir o Kung Fu. Po terá de rever seu passado e descobrir os segredos de suas misteriosas origens e, assim, conseguir revelar a força que necessita para vencer.



SALA 2 -QUALQUER GATO VIRA LATA - Nacional- 17:00 - 18:50 - 20:50



Sinopse
A história mostra um divertido triângulo amoroso em que Tati (Cleo Pires), uma jovem abandonada por Marcelo (Dudu Azevedo), busca ajuda com Conrado (Malvino Salvador), um cético professor de biologia. Ele sugere uma mudança de comportamento para que Tati possa reconquistar o namorado. Tudo baseado nas assistir filme Qualquer Gato Vira-Lata download atitudes dos animais, já que na maioria das espécies as fêmeas são recatadas e, os machos, audaciosos. Tudo vai bem até que o professor também se apaixona por ela…





SALA 3 - TRANSFORMERS 3 - dublado - 15:00 - 18:00 - 21:00
Sinopse: Estão de volta os Autobots liderados por Optimus Prime contra os terríveis Decepticons, que voltaram para fazer a vingança de sua derrota em Transformers (A Vingança dos Derrotados). No terceiro filme os Autobots e os Decepticons entram em uma perigosa corrida espacial entre os Estados Unidos e Rússia. Outra vez o humano San Witwicky vai contar com a ajuda de seus amigos robôs.

Elenco: Shia LaBeouf, Rosie Huntington-Whiteley, John Turturro, Alan Tudyk, Josh Duhamel, Tyrese Gibson, Ken Jeong, Patrick Dempseye John Malkovick

OBS: Click no título deste artigo para assistir o trailer dublado do filme Transformers 3



PROGRAMAÇÃO CINEMAS PREMIER - FORMOSA - DE 01 A 07/07/ 2011

SALA 01 - KUNG FU PANDA 2 - dublado - 17:30
SALA 01 - X-MEN PRIMEIRA CLASSE - dublado - 19:00
SALA 01 - PIRATAS DO CARIBE 4 - dublado - 21:30

MAIORES INFORMAÇÕES: Cinemas Premier - 3387-6482 - localizado no segundo piso do Sobradinho Shopping - Área Especial da Quadra 14.

fonte Maria Paula Henkes com adaptação - fotos e vídeo divulgação

Administração recebe Ibram e carroceiros para conversa sobre área de transbordo




*Gizele Chaves

Enquanto não se define área mais adequada para armazenamento de lixo, Administração Regional vai trabalhar para que parque ecológico não seja mais degradado
Hoje (28/06), a Administração Regional recebeu a Associação dos Carroceiros de Sobradinho e o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF (Ibram) para uma reunião. O objetivo do encontro foi encontrar soluções para resolver problemas referentes ao local do parque ecológico, que é utilizado para transbordo de lixo em Sobradinho.

A administradora da cidade, Maria América Hamú, ouviu as sugestões e necessidades dos carroceiros, bem como as ponderações do Ibram acerca da necessidade de transformar o local de armazenamento de lixo em uma área de preservação permanente. Segundo o Instituto, o lugar onde está instalado o transbordo é um parque ecológico, portanto é utilizado indevidamente como depósito de lixo. A área também é fundamental para viabilizar a revitalização do Ribeirão Sobradinho e assegurar sua proteção.

Não é de hoje que o espaço do parque ecológico é utilizado como transbordo de lixo. Há mais de 12 anos, segundo a Associação de Carroceiros de Sobradinho, existe autorização para a utilização do local com essa finalidade. A liberação foi para armazenamento de lixo seco, porém o que se encontra hoje é o despejo de toda espécie de resíduos na área. “Não podemos permitir que se instale um lixão no local. Estamos aqui para, coletivamente, decidir uma maneira de não degradar a área do parque, até que se defina um lugar adequado para transbordo em Sobradinho”, ressaltou Maria América.

Ao fim da reunião, foram tomadas algumas providências. A Administração Regional, em parceria com o Ibram, Associação de Carroceiros e SLU, vai realizar um mutirão para limpeza da área. Entulhos, lixo não autorizado e barracos que funcionam como baias improvisadas vão ser retirados. América também sugeriu que os carroceiros se organizem, de modo a identificar as carroças para facilitar o trabalho de fiscalização. O SLU vai ser acionado para ajudar na manutenção do local, com limpeza periódica.

A decisão mais importante, tomada durante o encontro, foi a de buscar o lugar mais adequado para funcionamento do transbordo. O Ibram se comprometeu a ajudar no estudo de áreas viáveis e a fornecer as licenças ambientais necessárias. Vale destacar que qualquer resolução vai ser tomada sem que haja prejuízo aos carroceiros.

Por Gizele Chaves (texto e fotos)

domingo, 26 de junho de 2011

HOMENAGEM



Uma história de 37 anos que não acabou, BAR E MERCEARIA ENEAS, localizado na quadra 15, mais conhecido como Bar do cebo, do inesquecível Edmilson que nos deixou em dezembro de 2008, continua com a mesma simplicidade que lhe era peculiar, se mantendo como um butiquim de interior, frequentado por pessoas de diferentes classes sociais, mas que não perdem a oportunidade de relembrar do saudoso Edmilson.

Agora é administrado pelos Amigos João Carlos, Pitanga e Carlão velhos amigos do Edmilson.

Por Carlos Barros - fotos divulgação

VEM AÍ : Concurso de Poesia Fernando Pessoa - Edição 2011


1. Tema Livre

2. Objetivo: Repensar a poesia contemporânea; incentivar poetas; e despertar outros que andam desacreditados dos concursos tradicionais que só privilegiam editoras e autores renomados.

3. Da Participação:

Podem participar do Concurso de Poesia todo e qualquer poeta de língua portuguesa que resida ou não no Brasil, independente de sua cidadania. Os livros podem ser editados tradicionalmente, impressos ou Ebooks, com arquivos em PDF. Há de se respeitar o limite mínimo de 70 páginas.

4. Das inscrições e envio das obras

A taxa de inscrição é de R$100,00. O pagamento deverá ser feito por depósito na agência 1057, conta 5746-6, Caixa Econômica Federal, operação poupança. Ou ainda, por meio do Pagseguro, com cartão de crédito. Para requisitar essa forma de pagamento, basta acrescentar na sua ficha de inscrição a palavra "Pagseguro" ao fim, deste modo, você receberá no seu email as instruções de pagamento. As inscrições serão aceitas até o dia 30 de junho de 2011.

As obras impressas devem ser enviadas para um endereço a ser divulgado. Livros em Arquivos PDF deverão ser enviados para o email concursofp@gmail.com. A confirmação da inscrição será feita pelo envio do comprovante do depósito, via correio ou via email.

5. Da premiação:

1º Lugar: R$10.000,00 e 50 exemplares de seu livro, editado pelo Clube de Autores.

2º Lugar: R$3.000,00 e 50 exemplares de seu livro, editado pelo Clube de Autores.

3º Lugar: R$2.000,00 e 50 exemplares de seu livro, editado pelo Clube de Autores.

6. Do julgamento:

As obras participantes serão julgadas por um sistema de juri composto por professores, escritores e jornalistas, poetas com respaldo no meio editorial. Nomes ainda serão divulgados.

7. Da final do concurso

A final do concurso se dará por meio de um evento em Brasília, em 28 de Outubro de 2011, com a participação de diversos autores e imprensa.

FICHA DE INSCRIÇÃO:

Baixe a ficha de inscrição (CLICK NO TÍTULO DESTA NOTA E CONFIRA LINK EM ANEXO), preencha e envie para:

concursofp@gmail.com

TRÂNSITO: Motorista morre ao capotar o carro na manhã deste domingo, em Sobradinho II


*Marco Prates

Um veículo capotou na manhã deste domingo (26/6) no km 8 da DF 150, próximo à Fibral, em Sobradinho II. Segundo informações da Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 9h. O motorista, Cirlei de Oliveira Silva, 34 anos, teve traumatismo craniano e morreu na hora. Ele estava embriagado e não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Cirlei era morador da Fercal Oeste e trabalhava como operador de máquinas de uma fábrica de cimento. Segundo familiares, ele havia saído com amigos durante a noite e consumiu bebidas alcoólicas. Depois, deixou amigos em Sobradinho, e voltava para casa quando ocorreu o acidente. Ainda não se sabe como ele perdeu o controle do veículo.

Por Marco Prates/foto de Marcelo Ferreira/CB/DA Press

Parada Gay e a Sociedade do Espetáculo


*Joel Pires

Os Direitos Humanos são conquistas fundamentais da sociedade democrática. O preconceito é uma afronta a qualquer exercício da cidadania. Todos temos liberdade de expressão por meio de atitudes e ideias coerentes ao contexto da igualdade perante a lei. Sabemos disso. No entanto, um alerta deve ser feito: estão transformando uma manifestação, supõe-se legítima, em espetáculo de massa. As cifras movimentadas no evento são gigantescas. É o mercado se apropriando da “opção” sexual. Já não basta um carnaval por ano para maquiar crises políticas, econômicas e a miséria social, em todos os sentidos!? Sem contar os outros espetáculos disponíveis aos manipuladores de plantão. Escândalos são esquecidos enquanto “shows” acontecem. Quanto mais circo, melhor. Se o assunto é reivindicação, basta lembrar o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU: “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos”. Portanto, não é necessário impingir cores e barulho à nossa consciência, apenas fazer cumprir a letra da lei.

Por Joel Pires - professor, psicopedagogo e colaborador do Jornal de Sobradinho - foto google images

sexta-feira, 24 de junho de 2011

SEGURANÇA: Vigia de carro acusado de furtar veículo é preso pela PM após se envolver em acidente na BR 020




*Ferreira Santos

Policiais militares do 13º BPM de Sobradinho com o apoio do serviço de inteligência, prenderam por volta das 17h10 de quinta-feira (23) os vigias de carro Harlon Santana Ataize de Lima, 18 anos, Wanderson Lourenço de Sousa Santos, 20 anos, acusados de furtar um Citroen C 4 Pallas prata na Quadra 14 de Sobradinho.

Policiais do GTOP 33 composto pelo Subtenente Valtencir, Cabo Carneiro e Soldados Alysson Xavier e Flávio (1952) fazia patrulhamento na cidade no momento em que foram informados pela CIADE - Central Integrada de Atendimento Despacho e Emergência da Polícia Militar, que dois homens acusados de furtar o veículo na quadra 14 de Sobradinho, estariam transitando pela BR 020 sentido Planaltina, porém o condutor teria perdido o controle do veículo furtado colidindo no poste altura do km 16 da BR 020. Os militares foram ao local do acidente, o GTOP 33, constatou que o veículo era o mesmo que fora furtado na quadra 14 minutos atrás, um Citroen C 4 Pallas com placas do Distrito Federal, os acusados após a colisão abandonaram o veículo na BR, fugido a pé.

Durante patrulhamento o GTOP 33 e o Águia (Serviço de Inteligência da PM) lograram êxito na localização e prisão dos acusados perto do local onde teria ocorrido o acidente. Harlon Santana Ataize e Wandeson Lourenço. Com os dois os policiais apreenderam a quantia de R$ 47,00 reais e um notebook que estava dentro do carro da vitima. Os acusados e o material apreendido foram levados pelos policiais a 13ª Delegacia de Polícia de Sobradinho.

Na Delegacia Harlon Santana Ataize acusado de ter furtado o veículo e esta ao volante na hora do acidente, afirmou em depoimento que trabalha como vigia de carro na quadra 8, de Sobradinho, disse ter conhecido a vítima, Alexandre Gomes, na rua sendo convidado pela vítima para que entrasse em seu carro, Harlon Santana acrescentou que na quarta-feira esteve(22) na casa da vítima, nesta quinta-feira (23/06) após o almoço a vítima teria dormido, ele (Harlon) aproveitou para pegar a chave do veículo de Alexandre para furtar. Após o furto Harlon afirmou que passou no Dnocs, pegou Wandeson Lourenço e seguiu destino a Planaltina. Porém no percurso perdeu o controle do carro que rodou na pista colidindo com um poste de iluminação pública.

A vítima compareceu ao plantão da 13ª Delegacia de Polícia de Sobradinho, em depoimento ao Delegado Luiz Gustavo, Alexandre Gomes confirmou para o Delegado, que ao conhecer Harlon Santana na rua teria convidado-o a ir a sua casa onde Harlon Santana teria pernoitado. Na tarde de quinta-feira (23) após o almoço Harlon Santana teria furtando seu veículo e capotando no BR 020.

Com a pancada no poste o carro foi parar as margens da via no sentido contrário a batida, com a trazeira totalmente destruída, porém os acusados nada sofreram apenas reclamava de dores pelo corpo na carceragem da delegacia.

Harlon Santana Ataize e Wandeson Lourenço foram autuados em flagrante pelo Delegado, Luiz Gustavo Neiva, plantonista da 13ª DP, no crime de furto qualificado (Artigo155 CPB) se condenados os dois poderão pega de 2 a 8 anos de reclusão e multa. Afirmou o Delegado.

Por Ferreira Santos(texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

quinta-feira, 23 de junho de 2011

CONVITE AOS SOBRADINHENSES: Vem aí o Arraía do Coturno


Moradores de Sobradinho,vem aí o Arraía do Coturno; Um ambiente familiar que disponibilizará de boa música, alegria aos participantes,além de um ambiente totalmente familiar, isso sem falar das comidas típicas e muito mais. Você não pode perder essa festa!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

MORADIA: Sete famílias são transferidas da Vila Rabelo para a Vila Buritis

O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo realocou, nesta quarta-feira (22/6), sete famílias da Vila Rabelo, em Sobradinho, para a Vila Buritis. Durante a operação, que começou às 9h30 e terminou às 15h50, 12 casas em condições precárias foram removidas.

A previsão da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) era que 15 famílias fossem transferidas nesta quarta. No entanto, oito já haviam feito a mudança por conta própria. Já na terça-feira (21/6), cinco famílias foram realocadas para a Vila Buritis. A previsão era de 20.

Participaram da ação 80 servidores da Seops, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Terracap, Polícia Militar, Companhia de Saneamento Ambiental do DF e Corpo de Bombeiros.

SEGURANÇA: Operação prende 10 e apreende 20 mil CDs e DVDs piratas em Sobradinho

Uma operação realizada pela Secretaria de Ordem Pública e Social e a Delegacia de Falsificações e Defraudações (DEF), resultou na prisão de 10 pessoas por violação dos direitos autorais, nesta quarta-feira (22/6). Cerca de 20 mil CDs e DVDs piratas foram apreendidos durante a ação, que ocorreu das 17h às 18h, na Quadra Central de Sobradinho.

De acordo com a assessoria de imprensa da Seops, a operação teve como alvo a prisão das pessoas, que já estavam montando barracas nas calçadas perto do comércio local para vender os produtos.

Para o Subsecretário de Operações da Ordem Pública, Alexandre Sérgio, todo o planejamento estratégico foi montado e a operação ocorreu com sucesso. “Vamos continuar atuando por todo o DF para coibir este crime. Também intensificaremos as ações de combate à pirataria, já que essa é uma das recomendações da FIFA para a Copa de 2014”, disse o subsecretário.

fonte correio braziliense

Pedido de vista suspende processo de cassação do distrital Raad no TRE-DF


*Ricardo Taffner

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) começou a julgar na tarde desta quarta-feira (22/6) processo movido pelo Ministério Público Eleitoral contra o distrital Raad Massouh (DEM). O julgamento foi suspenso devido a um pedido de vista quando o placar estava em três a zero a favor da cassação do deputado. O órgão ainda não marcou a próxima sessão para dar prosseguimento à análise.

Segundo o procurador regional eleitoral do DF, Renato Brill, Raad cometeu ilicitudes na captação e no uso de recursos na campanha de 2010. O deputado não declarou corretamente o uso de quatro veículos na prestação de contas. Além disso, recebeu R$ 30 mil de empresa constituída no mesmo ano das eleições. Segundo a legislação, só pode fazer doações pessoas jurídicas criadas pelo menos no ano anterior ao pleito.

O relator, desembargador Mário Machado, deferiu o pedido de cassação e foi acompanhado por dois colegas. O julgamento foi suspenso devido ao pedido de vista do juiz Marcos Rezende. Para o resultado final são necessários quatro votos. Em caso de empate, a decisão fica a cargo do presidente da Corte, João Mariosi. Segundo a defesa de Raad, as irregularidades foram todas ajustadas e não há motivo para a condenação.

fonte correio braziliense

terça-feira, 21 de junho de 2011

NOVAS MATRÍCULAS


Telematrícula 156 - Opção 2

Somente para alunos da Rede Pública de Ensino do DF a partir da 5ª série.
Período de inscrição: de 18/06 a 03/07.

Lembramos que para o segundo semestre o CIL de Sobradinho abrirá vagas somente no turno matutino.

DESVIO NO ENTROCAMENTO DA DF-150 COM A DF-425


Foi feito um desvio no entroncamento da DF-150 com a DF-425, em Sobradinho, onde o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está construindo um viaduto. De acordo com o órgão responsável, o desvio é necessário para que possa dar continuidade à obra de duplicação da rodovia.

A DF-150 está sendo duplicada e nas vias de acesso aos condomínios do Grande Colorado, DF-425 e Sobradinho II estão sendo construídos três viadutos.

Desde início de abril, no trecho entre o Posto Contagem e o Balão do Colorado, está proibido o tráfego de caminhões e carretas entre 6h40 e 8h30, no sentido Plano Piloto, com objetivo de desafogar o trânsito no horário de maior fluxo de veículos.

por Regina Castro / Jornal dos Condomínios

SEGURANÇA: Drogas são apreendidas no Dnocs


GTOP 33 FAZ APREENSÃO DE DROGAS NA VILA DNOCS E INTERROMPE TRÁFICO NA MADRUGADA. ENTULHO DE BARRACOS DESTRUÍDOS SERVE DE ESCONDERIJO A TRAFICANTES E USUÁRIO DE DROGAS

*Ferreira Santos

O Subtenente Valtencir comandava uma equipe do Grupo Tático Operacional do 13º BPM de Sobradinho na noite desta segunda-feira (20/06). Como de costume a guarnição priorizar áreas consideradas critica entre elas a Vila Dnocs. Com a transferência de algumas famílias para as Unidades Habitacionais do Governo, entulho dos barracos destruídos, como tábuas, madeiras e restos de construção de alvenaria deixados pra trás, serve de esconderijo para traficantes e usuários de drogas quando da presença da Polícia no local.

Passava das 2h00 da madrugada de terça-feira (21), a equipe composta pelo o Subtenente Valtencir, Cabo Carneiro e Soldado Alysson Xavier prefixo lotados no 13ºBPM Sobradinho, (1952), desconfiaram de um grupo de pessoas sentadas em bancos de madeira às margens de um campo de futebol na Vila Dnocs. Por várias vezes os policiais tentaram se aproximar do grupo para realizar abordagem e sempre que se aproximavam os cidadãos rapidamente dispersavam. A ação se repetiu por quatro vezes, sempre que a guarnição do GTOP 33 aparecia, o grupo, a maioria menor deixava o local evitando a abordagem.

Os policiais acharam estranha a atitude, na quarta tentativa frustrada de abordagem os policiais pararam a viatura e passaram a fazer uma varredura no local. Foi Percebido que em algumas partes do terreno tinha pedaços de madeira como se tivesse sido demarcado a área. Para a surpresa dos integrantes do GTOP 33, perto a madeira, a guarnição localizou 14 pequenos tabletes de maconha, mais a frente uma outra indicação, foi localizado trinta pedras de Crack. Ninguém foi detido.

A droga foi localizada pelos policiais do GTOP 33, exatamente onde o grupo de meninas e meninos ficava e com a presença da guarnição eles saiam. A droga apreendida foi levada ao plantão da 13ª Delegacia de Polícia de Sobradinho, onde foi apreendida. Apesar de ninguém ter sido preso, o Subtenente Valtencir acredita que ao menos naquela madrugada o tráfico de drogas naquele local foi interrompido pela ação dos policiais do Grupo Tático Operacional da Polícia Militar do DF.

Por Ferreira Santos (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho