Pesquise neste blog

Secretaria de Estado da Casa Civil - DF

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

FLAGRANTE: Obra de viaduto para por falta de licitação e muda rotina de moradores próximo a BR 020 em Sobradinho






















*Ferreira Santos

Viaduto que não leva a lugar algum, aterro e enxurradas mudam rotina na vida de pessoas que moram bem próximo da obra que está totalmente parada. O viaduto fica Localizado na área rural de Sobradinho, Rodovia 249, ao lado do Km 6, da BR. 020. O aterro feito nos arredores da obra faz com que a água seja desviada para dentro dos lotes. A construção do viaduto é de responsabilidade do Departamento de Estrada e Rodagem (DER/DF). Segundo moradores do local a obra teve inicio no governo de José Roberto Arruda e está abandonada há quase dois anos.

A reportagem do Jornal de Sobradinho foi até o local na última quinta-feira dia (24/02/11), por consequência chovia forte na cidade. Foi possível fazer imagens do local no momento em que a água da chuva invadia os lotes com um fluxo muito forte. Um volume grande de água da chuva descia aterro abaixo entrando na área onde residem quatro famílias, na sua maioria crianças. Tábuas são improvisadas e funcionam como barreira impedindo, que a água invada totalmente os barracos. Uma moradora retirava água com o rodo de dentro do barraco. À medida que a chuva caia o volume de água aumentava, causando medo e prejuízo aos moradores.

Roberio Alves (33), mora do lugar há 8 anos, com a esposa e três filhos, ele conta que a construção esta parada desde o fim do governo Arruda. O DER/DF - órgão do governo responsável pela obra nunca mais mandou ninguém ao local. Disse Roberio Alves que mora em um barraco bem próximo ao viaduto e o aterro.

Estamos vivendo sob constante perigo acerca de dois anos, sempre que chove é a mesma coisa, a água desce do aterro invadindo os lotes e nossas casas, ele conta que já perdeu sofá, estante e outros pertences por causa das enxurradas provocadas pelas as águas da chuva que desce pelo aterro. Meu vizinho perdeu o aparelho de televisão. Paredes de madeira improvisadas com tábuas servem para conter a entrada da água nas casas. Quero muito sair daqui com minha família, mas não tenho para onde ir, Lamenta.
No instante em que falava a reportagem Roberio Alves observava a água alagando o lote e entrando em sua casa. A sensação de impotência é grande, não temos aquém recorrer. O DER/DF, deu 15 dias para sairmos daqui, isso já tem mais de um ano. Lembra.

Tem crianças e idosos que atravessam por baixo do viaduto, usando a antiga ponte de madeira, uma noite quase que uma senhora caiu dentro do córrego com uma criança, o ônibus parou de passar por aqui. Produtores rurais da região próxima ao viaduto, também se sentem prejudicados, eles têm que fazer uma volta para chegar até Sobradinho pela BR 020. Não temos aquém apelar, antes do viaduto e da construção desse aterro, existia uma ponte velha que era usada por quem mora na região e não existia esse transtorno nem o medo de perder tudo. Finaliza Roberio Alves.

João Moreira (40) mora no local com a família há 12 anos, ele reclama que a água já invadiu seu lote por diversas vezes causando prejuízo com móveis, afirma que a água matou 50 galinhas que ele criava no lote. Diz que o sonho é sair do local, tem um cadastro no IDHAB, mas até agora não foi chamado.

A reportagem falou por telefone com um dos encarregados pela obra do viaduto, o senhor Miguel Farah, durante a conversa ele confirmou, que o DER/DF deu o prazo de 15 dias, para que as famílias saíssem do local, pois a área pertence ao governo, porém, a intimação que determina a saída das famílias do local tem mais de um ano que venceu o prazo dado. Perguntado por que a construção do viaduto estava parada, ele respondeu que é por falta de uma nova licitação e não deu nenhuma previsão de início das obras. Finalizou.

Procuramos Administração de Sobradinho, falamos com o senhor Carlos da ouvidoria. Não obtivemos resposta no mesmo dia sobre a situação de risco das famílias que vivem próximo ao viaduto. Porém, o senhor Carlos se propôs a pesquisar e nos dar uma resposta no dia seguinte. Na sexta-feira, (25/02), voltamos a ligar para a ouvidoria da Administração, e novamente falamos com o senhor Carlos. Ele informou à reportagem que não existia nenhum cadastro ou registro das famílias na Administração Regional de Sobradinho, porém, afirmou que o caso tinha sido comunicado a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), e que a ouvidoria estaria aguardando uma resposta sobre qual providência será tomada em relação às quatro famílias que residem naquela área do viaduto.

*Por Ferreira Santos - reporteremacao@gmail.com( texto & fotos ) Especial para o Jornal de Sobradinho

video

CIDADE: Força-tarefa para limpar Sobradinho


A previsão da NOVACAP é de que em 40 dias a cidade esteja limpa

Os moradores de Sobradinho podem contar os dias para ver solucionados os problemas de mato alto, galhos de árvores caindo e entulho que tanto têm incomodado a comunidade. Hoje a Administração Regional, junto à Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (NOVACAP), iniciou uma “Operação limpeza” para atender às demandas da cidade. As máquinas partiram do estacionamento do Estádio Augustinho Lima. Nos próximos dias, as quadras que apresentam situação mais precária serão atendidas preferencialmente, mas a previsão é de que em 40 dias as demais também sejam contempladas pela Operação.

Os serviços regulares de limpeza da cidade estão abandonados desde outubro de 2010, quando vigorava a antiga gestão. Tão logo assumiu a Administração de Sobradinho, Maria América solicitou à NOVACAP que as máquinas voltassem a operar. Contudo, problemas no pregão firmado com a antiga empresa responsável e a paralisação por 2 meses da Companhia, impediram a prestação do serviço de limpeza na cidade.

Ainda assim, enquanto esperava que novo processo licitatório fosse realizado pela NOVACAP, a Administração realizou poda de árvores e limpeza em alguns lugares estratégicos. Hoje a Operação vai atender as quadras 2,3 e 5. Vão ser executados os seguintes serviços: roçagem, retiradas de entulhos, limpeza das faixas-verdes e poda de árvores, serviço este que vai ser executado na cidade durante todo o ano, conforme a necessidade. A quadra 1 e o Setor de Oficinas já estão prontos e a Vila DNOCS também já está sendo atendida.

A administradora, Maria América, esteve presente para orientar os supervisores da NOVACAP e os trabalhadores da Danluz, empresa vencedora da licitação realizada pela Companhia. Ela reafirmou o compromisso da Administração de limpar a cidade rapidamente. “Realizar esta Operação significa garantir qualidade de vida aos moradores, que já não agüentam mais este descaso com Sobradinho”, disse. Foram disponibilizadas, para esta força-tarefa, máquinas roçadeiras, costais, pás-mecânicas e caminhões para retirada do lixo.

Por ASCOM/Gizele Chaves (texto e foto)

domingo, 27 de fevereiro de 2011

DFTrans fechará quatro postos de atendimento a partir de segunda-feira

Como já cadastrou 30 mil novos estudantes no Passe Livre e a demanda caiu, órgão encerrará atendimento em quatro localidades.

A partir de segunda-feira (28), os postos do DFTrans de Sobradinho II, Cruzeiro, Águas Claras e Taguatinga Sul estarão fechados.

A decisão foi tomada depois que o GDF atingiu 30 mil novos cadastros do Passe Livre e a demanda desses postos caiu.

Os outros 19 postos do DFTrans funcionarão normalmente das 8h às 18h. Os alunos que fizeram os novos cadastros recebem o cartão entre seis e dez dias. Com o cartão em mãos, já podem ir até um posto da Fácil carregá-lo.

Confira os endereços dos postos do DFTrans e da Fácil em Sobradinho:

DFTRANS - Administração Regional de Sobradinho II
Avenida Central Conj. 16 Lote 03 Tel: 3483-3131


UNIDADE DO NA HORA de SOBRADINHO I fica na Quadra Central, Bloco 11, lote 07, Lojas 16 a 24 – Serra Shopping - Tel: 3905-1405

sábado, 26 de fevereiro de 2011

CONVITE AOS SOBRADINHENSES: EXPOSIÇÃO “VIDA PLENA”

A.Gadioli

A DRESO/NDEIC e o artista A.Gadioli tem o prazer de convidar para a 1ª exposição de Artes Visuais/ 2011

FOYER DO TEATRO DE SOBRADINHO
De 25/02 a 17/03/2011 aberta a visitação
Horário de 09 às 22 Horas
Telefone: 3901-6798

SEGURANÇA: Assaltou e foi para o bar


*Ferreira Santos

Um homem foi preso por policiais militares do 13º BPM de Sobradinho em um bar após ser acusado de participar de um assalto ao posto de gasolina Esso, localizado na quadra 13 de Sobradinho. O assalto foi volta da 00h10 de sábado, dia 26/02, o acusado que usava uma arma de fogo, levou das vítimas dois aparelhos celulares, carteira contendo dinheiro e documentos.

O material foi apreendido pela PM. Samuelsen Sampaio Camelo França, 19 anos, foi preso por policiais militares lotados no 13º Batalhão de Sobradinho prefixo (1953), composto pelo Sargento Sílvio, soldados De Paiva e Luiz Alberto. Samuelsen Sampaio foi surpreendido pelos policias quando bebia tranquilamente em um bar localizado bem próximo do posto onde ele teria cometido o assalto na companhia de outro homem que fugiu. A arma não foi localizada pela PM.

O acusado foi levado a 13ª Delegacia de Polícia de Sobradinho, onde foi reconhecido pelas quatro vítimas que o acusaram de ter chegado de arma em punho e anunciando o assalto, enquanto o comparsa fazia o limpo nas vítimas levando dois celulares, R$30,00 reais em espécie do frentista do posto e a carteira de mais uma das vítimas contendo dinheiro e documentos.

Na delegacia Samuelsen Sampaio foi autuado em flagrante pelo delegado Aramis, plantonista Na 13ª Delegacia de Polícia, em flagrante por roubo diverso e agora encontra-se a disposição do judiciário. Os outros dois homens e uma mulher que estavam na companhia de Samuelsen Sampaio no bar foram liberados após serem ouvidos pelo delegado de plantão.

* Por Ferreira Santos (texto e foto) Especial para o Jornal de Sobradinho

O esotérico e a beata


*Joel Pires

“O meu deus é diferente do seu. Minha relação com ele é pessoal. Não me escondo em liturgias e falso moralismo. O deus que eu sigo tem a humanidade daquele que se fez homem e caminhou entre nós. Não é o deus frio e distante de sua religião decadente e corrompida. É uma questão de foro íntimo e não lhe diz respeito. Por trás de saias e batinas impera a hipocrisia. É muita pretensão achar que o seu deus e sua liturgia valem para todos. O egoísmo aprisiona a fé e a faz capricho de nossa mesquinha vontade. E Deus está acima de tudo isso, não contaminado de preconceitos e teorias.Deus é sabedoria, misericórdia e graça plena. O castigo e a culpa são invenções humanas para inculcar a submissão e a segregação. Deus transcende o bem e o mal.”

Essa foi a resposta do esotérico Zaratustra a uma beata que o abordou na fila do mercado. O comércio é lugar para discutir crença? O capitalismo tem relação com a religião? Não sei se a fé desse personagem resistirá, mas parece haver coerência em sua declaração. Fé tem relação com lucidez? Acreditar no que os olhos não veem é loucura? Mas também não vemos o vento nem o pensamento. A razão é resultante da química cerebral. E a alma? Ela também teria uma base biológica? Até que ponto a genética e o meio social interferem na predisposição religiosa, ou na manifestação da fé?

Quanto a Zaratustra, não concordo com tudo o que ele diz. Eu acredito em Deus, assim como acredito no mistério. A mente humana e o universo são insondáveis. O engenho humano produz a biologia molecular; e o milagre é possível, pela fé. Cientistas se debruçam nisso. E o que se especula sobre Deus são lampejos de uma racionalidade limitada, fragmentada. A ciência ainda não se harmonizou com outros campos do saber. A psicanálise ainda é uma questão polêmica, assim como a literatura. Não há unanimidade ao se estabelecer um parâmetro científico para essas áreas.

Mas há quem reduza a experiência humana à “Potencia de existir”. Livro de Michel Onfray que prega o hedonismo: a busca egoísta pelo prazer imediato. Existem algumas variações dessa visão de mundo conforme a concepção filosófica e sua época, mas o prazer está acima de tudo em qualquer das acepções. O casamento, por exemplo, é visto como um entrave nessa busca da satisfação plena. Não é à toa que, em séries de tevê e novelas, o matrimônio é corrompido, numa “esculhambação” global. Tire o leitor as suas próprias conclusões. O título da obra citada, além de presunçoso, é uma cilada: um sopro e a tal potência vai ao chão.

*Joel Pires é colaborador do Blog e Jornal de Sobradinho.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ÁREA DE RISCO: Chuvas fortes atrasam remoção dos moradores da Vila Rabelo


DEU NO DFTV/GLOBO: 152 famílias estão em área de risco, as 49 em situação mais grave começaram a ser transferidas, mas a chuva e a falta de material atrasam a operação.

As chuvas fortes que ocorreram nos últimos dias preocupam os moradores da Vila Rabelo. Na avaliação da Defesa Civil, 152 famílias estão em área de risco. 49 estão em situação mais grave e já começaram a ser transferidas há duas semanas.

Há uma semana, a desempregada Rejane Neves foi avisada que seria transferida. Começou a tirar telhas, janelas, mas ainda espera. Ontem, ela recebeu a notícia que deve sair ainda nesta sexta-feira (25). “Espero sair logo, porque quero organizar a minha vida. Como está não dá, eu não posso sair de casa porque está tudo aberto. E esta chuva sem telhado está difícil”, diz.

As casas são demolidas logo após a mudança das famílias. Ao todo, 28 já saíram, mas ainda faltam 21. Porém, a chuva e a falta de material atrasam os trabalhos. ”Está faltando telhas e madeirite, o governo está fazendo compra emergencial, acredito que terça ou quarta feira este material estará chegando”, afirma o representante da Sudesa major Alex Ferreira.

A líder comunitária Sueli Santos também tem que sair, mas outras famílias estão em áreas ainda mais perigosas. Ela afirma que a casa está caindo. “Tenho medo, porque acho que a área onde estão sendo levadas as famílias não é suficiente para abrigar todos. E para mim não existe um caso que não seja [de risco] iminente”, avalia.

Antônio Mesquita mora com as duas filhas em cima do barranco, mas a área não foi considerada de risco. Segundo a Sudesa, o terreno está firme e a estrutura da casa é boa. Mas ele tem medo. “Eu moro na beira, se quebrar, já estou despejando”, relata.

As famílias estão sendo transferidas para a Vila Buritizinho, também em Sobradinho II. O local ainda não tem infraestrutura. As casas são de madeirite e os banheiros são químicos. “Tudo no começo é difícil, depois a gente vai se estabilizando devagar”, diz um dos moradores transferidos.

Segundo a Sudesa, as 152 famílias serão transferidas, mas não há um prazo para a conclusão. Uma nova avaliação será feita, para ver se outras famílias também terão que sair.

(OBS):Assista o vídeo em anexo, clicando no título deste artigo

Por Maria Fernanda / Edgar De Andrade

SEGURANÇA: Homem é preso em Sobradinho por tentar estrangular a esposa

A Polícia Militar prendeu na madrugada desta sexta-feira (25), por volta de 1h, um homem suspeito de tentar estrangular a esposa. O rapaz, M. H.D. foi preso em flagrante em Sobradinho. A filha do casal o atacou e bateu em suas costas para que ele largasse a mãe.

Na delegacia foi constatado que o homem já tinha passagem pela polícia por crimes similares de agressão e ameaça. O homem foi levado para a Delegacia de Polícia Especializada (DPE), onde está preso.

Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br, com informações de Vinícius Borba

ANTECIPADAMENTE EM TODAS AS BANCAS E REVISTARIAS DA CIDADE


Apartir das 14hs de (26/2/2011 ) disponível em todas as bancas de jornais e revistas da cidade serrana. A exclusividade dessa edição de número 226 do JORNAL DE SOBRADINHO é a entrevista com Hamilton Alves da Cunha - Administrador Regional de Sobradinho II...

Lotéricas e Correios poderão comprar e vender dólar


O Conselho Monetário Nacional (CMN) alterou nesta quinta-feira (24) as regras para os chamados “correspondentes bancários” das instituições financeiras e passou a permitir que os bancos contratem lotéricas e agências dos Correios para compra e venda de moeda estrangeira, no valor de até US$ 3 mil. Os correspondentes funcionam, segundo o BC, como uma “extensão” dos bancos.

“Essa medida dá condições para a ampliação significativa da capilaridade da rede de atendimento ao público para operações de câmbio manual de pequeno valor, que já contava com a participação dos prestadores de serviços turísticos. Adicionalmente, foi autorizada a contratação, como correspondente, de prestadores de serviços turísticos para a realização de transferências relativas a remessas internacionais de até US$ 3 mil”, informou o Banco Central, por meio de nota à imprensa.

De acordo com o Banco Central, há mais de 150 mil pontos de atendimento com correspondentes bancários no país, mas nem todos eles atuam com câmbio. O BC avalia que essa prática “disseminou a oferta de serviços financeiros” na economia brasileira.

“Até 2002, cerca de 1/3 dos municípios do País, bem como diversos segmentos sociais, mesmo nos grandes centros, não dispunha de canais adequados de atendimento. A atuação dos correspondentes amplia a inclusão financeira de diversos segmentos da sociedade, constituindo um fator importante na distribuição de crédito e proporcionando maior concorrência no mercado financeiro”, informou a autoriadade monetária.

Atualmente, informou o Banco Central, dos 5.564 municípios brasileiros cobertos por serviços financeiros, apenas 34 não contam com atendimento por meio de correspondentes, utilizando outro tipo de canal de atendimento.

Fonte: EPTV

SOBRADINHO: Acidente grave deixa quatro vítimas feridas na BR-020


Uma capotagem deixou quatro vítimas graves na BR-020, por volta de 8h20 desta quinta-feira (24/2), sentido Planaltina, próximo ao condomínio Nova Colina, quadra 8. O acidente causou mais de quatro quilômetros de congestionamento na via. Duas faixas da via ficaram interditadas o que complicou o trajeto dos motoristas no local que precisaram aguardar cerca de uma hora para completar o percurso.

Por volta das 10h, todas as pistas foram liberadas e o trânsito voltou a fluir com tranquilidade. Segundo o Centro de Atendimento e Despacho (Ciade) dos Bombeiros, os soldados aguardaram a perícia por mais de 2h no local.

A vítima Diego Viera Gaia, que dirigia o veículo, um Fiat Uno, da cor vinho, foi levado ao Hospital de Base do DF (HBDF) com as outras três pessoas que estavam no carro: Aislan da Silva Pereira, Dayana Ferreira dos Santos e Alisson Vieira Gaia. O último ficou preso nas ferragens do carro e o seu estado de saúde é grave.

Fonte Correio/Carlos Vieira/Esp. CB/D.A Press

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PRESERVAÇÃO: Roberto Cosme, exemplo de como cuidar da cidade


O pintor retirou sozinho o lixo de uma quadra e no lugar plantou árvores e flores

Cansado do entulho, mato alto e dos bichos que invadiam as casas, o pintor Roberto Cosme, morador da quadra 14 de Sobradinho, decidiu resolver a situação por conta própria. Realizou a limpeza do conjunto B4 e no lugar do lixo, plantou árvores. “O dever de cuidar da cidade é de todos nós, não só da Administração Regional. Quem não tem a iniciativa de limpar, deve ter pelo menos a de preservar, de não degradar o patrimônio que é de todos nós”, destacou Roberto.

A Administração de Sobradinho vai ceder uma placa para ser colocada no local com a seguinte frase: “Não jogue entulho, nem lixo. Preserve!”. O objetivo é resguardar o trabalho do pintor e fazer com que sua atitude sirva de exemplo para toda a comunidade. Foram plantados ipês de diversas cores, pau-brasil, mogno, flores e grama. A Ideia de Roberto foi plantar árvores bonitas e que integram o patrimônio histórico-ambiental do Brasil. “Assim as pessoas terão mais cautela em destruir este espaço”, revelou.

A dona de casa e moradora do conjunto B4 da quadra 14, Maria Aparecida, parabenizou a atitude. “Dava desgosto olhar a situação de abandono do local, todos reclamavam, mas ninguém tinha a iniciativa de resolver a situação. Ele é um exemplo para todos nós. Exemplo de que não temos que esperar que alguém faça, nós devemos fazer. Cuidar de Sobradinho é obrigação de todos que aqui moram”, disse. “Se cada um fizesse um pouco, nós teríamos uma cidade linda. Não custa nada plantar uma árvore, flores. As pessoas, cuidando pelo menos da sua rua, ajudariam a transformar Sobradinho em um lugar melhor para se viver, mais aconchegante”. Acrescentou o pintor.

Por ASCOM/Gizele Chaves

CLDF: Consultor traça panorama das relações com a imprensa no legislativo


Silvio Teitelbaum é diretor da Cast Consulting Business Bureau

Durante palestra no Seminário de Assuntos Parlamentares, promovido nesta quinta-feira (24) pela União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), na Câmara Legislativa, o consultor Silvio Teitelbaum traçou um panorama ideal sobre as relações do legislativo com os diversos canais de imprensa, sobretudo no ambiente eletrônico, na internet e nas redes sociais.

Teitelbaum apresentou um painel com estratégias de comunicação e marketing político, ações, ferramentas e expectativas que devem ser consideradas pela instituição ao falar com os diversos públicos. O consultor alertou sobre os cuidados que as assembléias precisam observar ao colocar no ar suas TVs legislativas.

O palestrante defendeu que o legislativo precisa mudar a linguagem pela TV própria, ser menos oficial e ser mais atraente, oferecer uma programação diversificada, diferente da exibição repetitiva dos parlamentares e do plenário. "A TV Assembléia deve provocar o debate com a comunidade, entrevistar pessoas que sejam conhecedores dos problemas da cidade e da população, com foco nas respostas e soluções. A TV do legislativo tem que conquistar e prender a audiência com temas importantes", concluiu Silvio Teitelbaum.

Por Ricardo Wagner Ribeiro - Coordenadoria de Comunicação Social/Foto: Carlos Gandra/CLDF

CRIME: A Deputada Distrital Liliane quer explicações sobre merenda no lixo


A deputada distrital Liliane Roriz (PRTB), presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), da Câmara Legislativa, decidiu procurar o presidente da Comissão de Educação e Saúde, deputado Washington Mesquita (PSDB), para tratar sobre os recentes episódios na Rede Pública de Ensino do DF. A parlamentar foi instigada a colher informações após série de denúncias veiculadas na televisão envolvendo a merenda escolar. Imagens gravadas por uma merendeira de escola de Sobradinho mostra alimentos saudáveis sendo jogados no lixo.

A matéria afirma que os servidores da cantina escolar teriam sido orientados a jogar fora todo o alimento que sobrasse do turno. Baldes e baldes de cereais e leite em pó, por exemplo, foram filmados em sacos de lixo do lado de fora do prédio da escola. “As imagens são chocantes. Primeiro, a gente flagra merenda contaminada por bichos. Agora, comida boa jogada no lixo. Qual é a lógica desse governo? Oferecer comida podre para as crianças e jogar alimento bom nas lixeiras?”, provoca a distrital.

A distrital também solicitou à direção do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), emissora responsável pela veiculação da reportagem, uma cópia do material gravado pela servente. “Caso a secretaria não se posicione de forma transparente, podemos inclusive convidar a senhora secretária para que preste esclarecimentos sobre o episódio. O governo está preocupado com a Saúde, mas esquece da Educação, que está um caos”, emendou Liliane Roriz. Segundo ela, uma reunião deve ocorrer até o fim da semana com o deputado Washington Mesquita para tratar sobre o tema.

As comissões, juntas, podem solicitar da Secretaria de Educação todas as informações sobre a utilização indevida de alimentação escolar. Caso os parlamentares não se contentem com os esclarecimentos, a secretária pode ser convidada, ou convocada, para falar sobre os recentes episódios que envolvem a alimentação das crianças matriculadas.

fonte tribuna do brasil/ foto google images

CRIME: Comissão de Sindicândia vai investigar o desperdício de alimentos no CEF 7

Em nota à imprensa publicada nesta quinta-feira (24/2), a secretária de Educação do Governo do Distrito Federal, Regina Vinhaes, afirmou taxativamente que não está de acordo com o desperdício de alimentos registrado no Centro de Ensino Fundamental nº 07 de Sobradinho II, na última terça-feira (22/2). Na ocasião, alimentos dentro do prazo de validade foram jogados fora por funcionários da escola.

A Gerência de Alimentação Escolar (GAE) orienta que as escolas preparem somente os alimentos que serão consumidos em cada turno, de acordo com o número de alunos presentes. Somente a sobra dos alimentos cozidos é que deve ser jogada fora, conforme orientação constante no "Manual de Alimentação Escolar", publicado por meio da Portaria nº 167, de 10 de setembro de 2010. Caso sobrem pacotes fechados, eles devem retornar ao depósito. Já os pacotes abertos e não utilizados na sua totalidade, devem ser acondicionados em embalagens adequadas.

Ainda de acordo com a nota, Regina Vinhaes pediu a apuração imediata dos fatos pela Comissão de Sindicância da Secretaria de Educação e a punição exemplar dos responsáveis, caso sejam identificadas irregularidades.

Entenda

A ex-aluna do CEF 7 Dayana Kelly dos Santos Araújo, 26 anos, filmou e fotografou três sacos fechados de cereais e dois de leite em pó sendo rasgados e jogados fora e enviou o material para a imprensa. A ex-aluna é filha de uma auxiliar da escola e esteve no local por acaso, para falar com a sua mãe. Segundo Dayana, o descarte foi realizado na última terça-feira (22/2), nos três turnos, pelas próprias merendeiras, seguindo ordens da direção da escola.

fonte correio braziliense

CRIME: Escola joga merenda fora em Sobradinho II

DEU NO DFTV/GLOBO: Na tarde desta terça-feira (22) uma funcionaria de uma escola pública de Sobradinho II registrou e denunciou desperdício. Alimentos em pacotes lacrados e dentro do prazo de validade foram jogados fora. Os alimentos seriam utilizados na merenda das crianças.

Leite em pó e cereal de flocos de milho foram descartados. As imagens foram feitas na área de serviço, que fica ao lado da cozinha da escola. As funcionarias teriam sido orientadas a abrir os pacotes e descartar os alimentos.

OBS: ASSISTA O VÍDEO EM ANEXO, CLICANDO NO TÍTULO DESTA NOTA...

SEGURANÇA: Homem é acusado de matar mulher a facada na Fercal






*Ferreira Santos

Bebedeira, discussão, no final uma mulher morta a golpes de faca, o acusado preso pela PM, depois de invadir uma casa com a arma do crime. O homicídio aconteceu por volta das 14h00 desta quinta-feira dia 24/02, no Km 12, quadra 45, Bananal na Fercal Sobradinho II.

Márcia Maria de Jesus 36 anos, mãe de duas adolescentes morreu após levar três facadas nas costas dentro da casa que pertence a um parente do acusado. Márcia Maria bebia na companhia do acusado e do pai do acusado antes de acontecer o homicídio. Na casa a criminalística encontrou o corpo de Márcia Maria, estendido ao chão e constatou três perfurações a faca nas costas. Foram recolhidas lata de cerveja e garrafa de cachaça.

Evandro Salviano da Silva (33) foi preso por policiais militares acusado de ser o autor do crime quando se escondia numa residência próxima ao local onde ocorreu o fato. Ao chegarem a casa onde Evandro Salviano estaria escondido, os policiais militares do prefixo (1618) sob o comando do sargento Darci e composto pelo sargento Bispo e cabo Roberto e mais o apoio da guarnição (139) sargento Leonel, todos lotados no 13º BPM, foram informados que o acusado teria invadido a casa onde estava escondido, que ainda estava na posse da faca usada para matar Márcia Maria.

O sargento Darci, após dar foz de prisão ao acusado o levou até a 35ª Delegacia de Polícia de Sobradinho II com a faca apreendida. Evandro Salviano da Silva foi autuado em flagrante delito por homicídio e ficará a disposição do poder judiciário.

A reportagem do Jornal de Sobradinho também esteve nas dependências da 35ª Delegacia de Polícia e falou com Evandro Salviano, na carceragem da Delegacia, a reportagem ele negou ter matado Márcia Maria.

Um tio de Márcia Maria, que estava no local do homicídio falou a reportagem, que já teria dado vários conselhos para a sobrinha, pois temia que algo de mal pudesse acontecesse a ela.

Após os trabalhos da criminalística o corpo de Márcia Maria foi retirado de dentro da casa em um saco plástico e levado para o IML – Instituto Médico Legal para a necropsia sobre os olhares de dezenas de curiosos.

Sobre uma pequena mureta da casa onde o crime ocorreu restou uma garrafa de bebida e um prato com comida. Os curiosos se indagavam sobre o que teria acontecido, o que teria motivado a violência contra mais uma mulher no Distrito Federal.

Por Ferreira Santos (texto e fotos)- Especial para o Jornal de Sobradinho

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PARTICIPE: Campanha pela extinção do 14º e 15º Salários


O projeto Adote Um Distrital iniciou esta semana a campanha a favor da extinção do 14º e do 15º salários pagos aos deputados distritais como ‘ajuda de custo’. Ação se inicia após longos debates sobre o assunto, em que se verificou que a bonificação é legalmente constitucional, mas eticamente imoral, levando em consideração as condições em que a população vive, recebendo apenas 13 salários por ano. E quando recebem.

A mobilização se inicia no momento em que a CLDF inicia o Ano Legislativo com a preocupação de melhorar a imagem da Casa, depois dos vários escândalos de corrupção que viveu nos últimos anos (Caixa de Pandora, Mensalão do DEM, etc). Não é o valor que será economizado com a extinção do benefício que mais importa, mas sim a moral e a ética que os representantes do povo devem ter perante o mesmo.

Quanto custa um deputado distrital:

Salário — R$ 20.025
Verba indenizatória —- R$ 11.250
Verba de gabinete — R$ 97.602,92 (cada deputado pode contratar até 25 servidores para o gabinete)
Auxílio-alimentação — R$ 646,36
Auxílio-creche — R$ 494,52
Orçamento da Câmara para 2011: R$ 367 milhões


“Mais que 13, não” - O projeto Adote Um Distrital acaba de lançar sua primeira ação pela moralização da Câmara Legislativa: a campanha a favor da extinção do 14º e do 15º salários pagos aos deputados distritais como ajuda de custo. No site, encontra-se uma petição online, onde a população pode assinar, manifestando-se contra o benefício e a favor da aprovação do Projeto de Lei nº 1.144/2009, em tramitação na Casa, que extingue os salários extras.

ATENÇÃO: click no título desta nota e acesse o link do site ADOTE UM DISTRITAL e participe você também. Divulgue essa idéia...

fonte:www.adoteumdistrital.com.br e blog da paola Lima / foto divulgação

PEDIDO DE AJUDA



O nome dele é Bruno, tem ataques de verdadeira falta de lucidez e segundo comerciantes e empresários da Quadra 08, alegam não saberem mais o que fazer para ajudar o jovem.

Bruno fica diuturnamente na comercial da quadra 08, vigiando carros nas proximidades da Igreja Nossa Senhora de Fátima e vez por outra, se autoflagela nas paredes e postes. Viciado em cigarro e bebida alcoólica, assusta os transeuntes.

Segundo o empresário Joe Silva proprietário da Panificadora Vencedora, acredita que o Bruno sofre de sérios distúrbios mentais. Tem dias que fica difícil a convivência com ele. Pois xinga, pula, grita, ofende as pessoas e certamente precisa de ajuda!

O que muitos querem é pedir ao poder público uma intervenção definitiva para solucionar a enfermidade do Bruno. “não queremos mais é ficar ligando para os bombeiros e horas depois ver o Bruno aqui do mesmo jeito, fumando, bebendo e dando espetáculo” afirma Joe Silva.

Da redação video

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CLDF: Audiência discute instalação do Caje em Sobradinho II

Dr. Michel requereu a realização da audiência

A possibilidade de criação de um Centro de Atentidmento Juvenil Especializado (Caje) em Sobradinho II será discutida em audiência pública que a Câmara Legislativa vai realizar na próxima segunda-feira (28), às 19h. O evento acontece na Paróquia São José Esposo de Maria, em Sobradinho. A iniciativa é do deputado Dr. Michel (PSL), vice-presidente da Câmara Legislativa. O requerimento de sua autoria para a realização da audiência pública foi aprovado na sessão ordinária de hoje, por unanimidade.

(Por: Zildenor Dourado/Foto: V. Figueirêdo CLDF)

SEGURANÇA: Polícia Civil faz greve de três dias e ameaça parar por tempo indeterminado


Os policiais civis do Distrito Federal vão cruzar os braços a partir das 8h desta quarta-feira (22/2) e só devem voltar ao trabalho às 8h do próximo sábado. A categoria decidiu pela paralisação durante assembleia na tarde desta terça-feira.

Segundo o Sindicato dos Policiais do Distrito Federal (Sinpol-DF), a categoria quer que a progressão na carreira ocorra a cada ano e o aumento salarial supra a inflação. Se o governo federal não se posicionar, o Sinpol-DF promete nova assembleia para a próxima quinta-feira e informa que os policiais civis podem entrar em greve por tempo indeterminado.

Fonte: Correio Web/Foto: Google Imagens

CLDF: Adesão de aliados


O deputado Raad Massouh (DEM) recebeu os coordenadores do movimento “Adote um distrital” e teve a boa notícia: o grupo vai mobilizar a sociedade em torno do projeto de lei do parlamentar que propõe acabar com os 14º e 15º salários para os deputados. A campanha, segundo um dos líderes do grupo, Diego Ramalho, começa pelas redes sociais na Internet e, em seguida, vai para as ruas. Segundo Diego, o projeto de Raad é moralizador e ético. "Se todos nós, trabalhadores, ganhamos até o 13º salário, qual a justificativa para um parlamentar, que é empregado do povo receber dois pagamentos a mais. Isso tem realmente que acabar".

fonte Tribuna do Brasil

ESPORTE: Elianay dedica a Copa Brasil a Paulo Tadeu.


No dia 20 de fevereiro, em Baruari, SP, aconteceu a copa Brasil de marcha atlética e nossa atleta, sobradinhense foi uma das representantes da cidade naquele evento. Ela que é campeã de Brasília e 2°do Brasil universitário.

Devido ao forte calor, não conseguiu subir ao pódio, com isso não conseguiu se classificar para a Copa panamericana de Marcha Atlética em Sabaneta na Colombia nos dias 26 e 27 de Março.

Mesmo assim, o técnico Waltinho Pereira ficou satisfeito com o resultado. Elianay vai representar Brasília em Portugal, onde o clima será bem mais favorável.

Classificação:
1° Cisiane Dutra Lopes- Pernambuco
2° Érica Rocha de sena - Pernmbuco
3° Alessandra Picagevicz- Santa Catarina
4° Elianay Pereira-Brasília

A atleta que ao viajar, comunicou que dedicará a competição ao seu amigo, deputado Paulo Tadeu. E lamenta o 4°lugar, mas promete que no troféu Brasil de atletismo o resultado será bem melhor. E quem sabe nossa brasiliense volta campeã da Troféu Brasil em 2011 nos 20 KM de marcha.

Judô – Um Sonho Olímpico


Depois de passar pela seletiva,o problema agora é financeiro

Alexandre Seixas (Kimono azul)

Pelo tatame, ele já passou com facilidade pela Seletiva Classificatória para o Circuito Europeu de Judô Sub-17. A luta agora, é a difícil busca e conquista financeira para bancar as despesas da viagem e estadia na República Tcheca e Romênia, para disputar a segunda etapa.

Para continuar na caminhada do sonho de ser um campeão olímpico, o nosso Judoca que é aluno do Professor Humberto precisa de R$ 7.300,00 para participar da segunda etapa. A confirmação da sua participação terá que acontecer junto à CBJ até o dia 28 de fevereiro, assim como o prazo de pagamento da taxa será até o dia 27 de março.

Sobradinho poderá marcar sua presença no circuito europeu. Você empresário, pode ajudar no sonho olímpico de um jovem Judoca da Cidade. Ligue para (61)9987.2988, fale com o nosso campeão, contribua e leve a logomarca da sua empresa para a mídia.

Por João Timóteo (texto e foto)

ESPORTE: Vem aí os 80 km de Pedal na Serra


Esse evento já se tornou tradição entre os desportistas profissionais do Brasil e será realizado em Sobradinho sob organização do empresário Cavalcante (Bike Mania).

Estão abertas também no site Sistime, as inscrições para os 80 Km Pedal na Serra 2011, tradicional prova de Mountain Bike realizada em Sobradinho (DF). Este ano, o evento acontecerá dia 27 de março, com largada simbólica e chegada oficial no estacionamento do Estádio Augustinho Lima.

Inscrição: www.80kmpedalnaserra.com.br / Acesse também o link do site 80 km Pedal na Serra, clicando no título dessa nota .

OBS: Para melhor visualizar as informações contidas no folder, click no centro da foto ...

TORRE DIGITAL QUASE PRONTA


NÃO CUSTA PERGUNTAR: Hoje passei pela torre digital e pude presenciar que ela já está em fase final de acabamento. Será que até o aniversário de Brasília (21/04), a população poderá contemplar definitivamente o mais novo cartão postal da capital? Com a palavra, as autoridades...

(OBS)Assista o vídeo em anexo, clicando no título desta nota.

foto Junior Nobre

ARTE & CULTURA: Abertura do 2º Salão e Artes Visuais na Galeria Van Gogh


Artistas de várias cidades do DF encontram espaço para expor seus trabalhos
“Eventos dessa natureza são muito importantes, porque a cultura oportuniza a todos, de crianças a idosos, o acesso à beleza, à criatividade, à felicidade”, disse ontem (21/02) a administradora, Maria América, no discurso de abertura do 2º Salão das Artes Visuais das Regiões Administrativas do DF, sediado em Sobradinho. Também compareceram ao coquetel de abertura o secretário de cultura, Hamilton Pereira, o representante da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUS), Eduardo Monteiro, o presidente da Associação de Cultura e Arte de Sobradinho (ACASO), Francisco Alves, o administrador de Sobradinho II Hamilton Alves, além de artistas de todo o DF e convidados.

O objetivo da mostra está claramente descrito pelo coordenador Geral, José Vicente, no catálogo da exposição: “incentivar e valorizar a produção artística, revelar novos talentos e incrementar o intercâmbio artístico e cultural local e nacional”. Hamilton Pereira reafirmou o compromisso da Secretaria de Estado da Cultura de universalizar o acesso à arte e incentivar as Satélites a produzir bens culturais. “Não se faz cultura em Brasília sem pensar nas nossas 30 cidades. É preciso oferecer os mecanismos para o desenvolvimento cultural de todo o DF”, esclareceu.

Os presentes lembraram ainda a realização da Pré-Conferência de Cultura, dia 2 de abril, em Sobradinho. O secretário, Hamilton Pereira, informou que serão realizadas reuniões desta natureza em todo o DF. “O nosso objetivo é acolher aquilo que as cidades têm como expectativa, ouvir seus artistas e organizadores e, a partir de então, criar um plano de cultura que seja democrático”, contou. América também destacou a importância da Pré-conferência, porque visa estabelecer um diálogo entre Administração, Secretaria de Cultura, artistas e cidadãos. “As pessoas que fazem arte na nossa cidade estão ansiosas para opinar, dizer o que é importante em termos de cultura. Nosso objetivo é ouvi-las para melhor atender a estas demandas”, complementou.

A artista de Sobradinho, Madalena Rodriguez, parabenizou a iniciativa de organização do evento e salientou o poder transformador da cultura. “A arte tem o poder de salvar vidas. São inúmeros os relatos que nós temos de jovens que deixaram as drogas e o crime para se dedicar à arte, porque ela também representa a fuga nesses momentos difíceis. Tantas são as terapias ocupacionais que se utilizam da pintura, escultura, fotografia. Por isso, incentivar a manifestação artística é preservar a vida, é alimentar o espírito”, afirmou.

Além da abertura da exposição, a noite contou ainda com a premiação dos artistas escolhidos pelo júri técnico, nas seguintes categorias: pintura, desenho, gravura, escultura, objeto, fotografia e a entrega do prêmio de menção honrosa à pintora Liana Kitsuta. A realização do Salão conta com o patrocínio do Fundo de Amparo à Cultura (FAC) e apoio do GDF, Administração Regional de Sobradinho, ACASO e empresas e artistas locais. A mostra está aberta a visitação de hoje (22/02) até 26 de março, das 8h às 22h, segunda a sexta, na Galeria de Arte Vincent Van Gogh, na quadra 08, Área Especial – Sobradinho – DF.

Premiações por categorias:
Pintura

1º lugar: Jnasce
2º lugar: P. Sinval
3º lugar: Paulo Longuinho
Desenho
1º lugar: Regina Pessoa
2º lugar: Claudia Vargas
3º lugar: Marcia Bandeira
Gravura
1º lugar: Joana Passos
2º lugar: Thales Noor
3º lugar: Augusto Botelho
Escultura:
1º lugar: César Becker
2º lugar: Rafael Cossich
3º lugar: Zaqueu
Objeto
1º lugar: Marco Rodrigues
2º lugar: Dalmácio Longuinho
3º lugar: Liz Motta
Fotografia
1º lugar: Tarcísio Pádua
2º lugar: Divino Claudio
3º lugar: Adriana Lima
Menção honrosa
Liana Kitsuta

Por ASCOM/Gizele Chaves

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SAÚDE: Hospital de Sobradinho deve realizar tomografias a partir da próxima semana


O único tomógrafo do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) deve começar a ser utilizado a partir da próxima semana. Segundo a assessoria de comunicação da unidade, o aparelho, comprado há quase dois anos, estava parado no corredor de radiologia porque o sistema elétrico do HRS não suportava o equipamento.

Durante visita do Gabinete de Crise ao hospital, em 17 de janeiro, o governador Agnelo Queiroz teria exigido a troca dos cabos de energia. As obras terminaram no início de fevereiro, quando começaram os testes no tomógrafo.

De acordo com o assessor de imprensa do HRS, Antônio Caetano, uma equipe do hospital está em treinamento para aprender a mexer no aparelho e, a partir da próxima semana, começar a operá-lo. “Inicialmente trabalharemos em quatro turnos, com quatro exames em cada. A expectativa é que em meados de março o ritmo entre no normal, com 12 testes em cada turno”, disse o assessor.

Segundo Caetano, atualmente os pacientes que precisam do exame são encaminhados para o Hospital de Base ou para o Hospital Regional de Taguatinga. Com a utilização do tomógrafo, o HRS espera receber demandas do Hospital Regional de Planaltina e dos postos de saúde da zona rural.

fonte correio braziliense

CELINA LEÃO EM SOBRADINHO II


Deputada Celina Leão se reúne com moradores de Sobradinho II

A deputada distrital Celina Leão (PMN) se reúne amanhã (22), às 19h, com moradores de Sobradinho II para debater as necessidades da região. No mês passado, a parlamentar esteve reunida com a comunidade do Lago Norte e os encontros acontecerão frequentemente.

Na demanda de Sobradinho II, reivindicações comunitárias como a construção de residências para as famílias transferidas da Vila Rabelo para Buritizinho, a expansão da área econômica da cidade, apoio aos micro e pequenos empresários da região. O ponto mais polêmico, contudo, é a grande rejeição dos moradores de Sobradinho II quanto à construção do Caje na cidade.

O encontro acontecerá na Igreja Assembléia de Deus Atos dos Apóstolos (AR 13 – conjunto 20 – lote 1).

*Por: Lívio di Araújo/foto divulgação

SOBRADINHO II DIZ: SIM OU NÃO PARA A VINDA DO CAJE


CONVITE AOS SOBRADINHENSES...

Acontecerá dia 28/02 (Segunda) às 19 Horas, na Paróquia São José Esposo de Maria AR 05 - AUDIÊNCIA PÚBLICA com DEPUTADO DR.MICHEL para discussão do Projeto de Instalação do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (CAJE)em Sobradinho II.


Maiores informações: drmichel01@gmail.com ou Twitter @drmichelpsl