RECENTES

Produtores de Água do DF

Projeto garante prêmio para produtores rurais que conservarem as nascentes e o solo da Bacia do Pipiripau, em Planaltina. Acordo foi assinado hoje por representantes da sociedade civil e de órgãos do governo local e federal

Representantes de 13 instituições – federais, distritais e organizações não governamentais – assinaram nesta quinta-feira (01/12) acordo de cooperação técnica para dar início ao programa Produtor de Água na bacia do ribeirão Pipiripau, que engloba parte do Distrito Federal e de Goiás. O ribeirão é responsável pelo abastecimento de Planaltina e Sobradinho (DF). O programa tem como objetivo garantir o acesso à água com a preservação de nascentes e do solo, remunerando os produtores rurais que adotam boas práticas de preservação ambiental.

O acordo terá duração de dez anos e prevê investimentos de R$ 40 milhões que começam a ser desembolsados já neste mês. Desse valor, R$ 10 milhões serão destinados ao pagamento por serviços ambientais prestados por produtores rurais, como plantio de matas ciliares e proteção de nascentes. Todos os agricultores e pecuaristas que possuem propriedades na bacia do ribeirão Pipiripau poderão se inscrever. O restante dos recursos será aplicado em restauração florestal, conservação de solo e recuperação do Canal Santos Dumont, utilizado principalmente por agricultores.

O Produtor de Água no Pipiripau também tem como objetivos recuperar e manter preservados cerca de 1.000 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP) e 1.663 hectares de áreas de reserva legal (aquelas dentro das propriedades as quais podem ser usadas de modo sustentável e que visam contribuir para a preservação do bioma), por meio do plantio de 1,44 milhão de mudas nativas do Cerrado. Além disso, o Programa tem a meta de conservar 14.800 hectares de solo, utilizando técnicas sustentáveis de agropecuária, como construção de terraços e barraginhas. Também serão readequados 876 km de estradas vicinais (de terra), que serão transformadas em estradas ecológicas.

Resultados - Como resultados, espera-se melhoria da qualidade da água; redução da erosão e da sedimentação; adequação ambiental das propriedades rurais; e regularização da oferta de água por meio da adequada alimentação do lençol freático, o que poderá reduzir os conflitos pelo uso da água na bacia, que são frequentes devido à escassez provocada pelo período de seca e pelo uso intensivo.

Para o diretor-presidente da Adasa, Vinícius Benevides, é fundamental a união de esforços dos vários órgãos envolvidos no projeto. “A experiência da Bacia do Pipiripau também será levada, em um futuro próximo, às demais bacias hidrográficas do DF. Temos investido na estrutura física e no corpo técnico da Agência”, informa.

Bacia do Pipiripau - Ocupando uma área total de 23.527 hectares, a bacia do Ribeirão Pipiripau localiza-se predominantemente no nordeste do Distrito Federal (90,3%), na divisa com o município de Formosa (GO). Nessa bacia, concentram-se diversas atividades de interesse da sociedade, como produção de frutas, grãos, carnes, lazer, proteção ambiental e captação de água para abastecimento de Planaltina (DF). As áreas utilizadas pela agricultura somam 13.337 hectares (71% da bacia).

Assinaram o acordo de criação do Programa Produtor de Água no DF na bacia do Pipiripau as seguintes instituições: Agência Nacional de Águas (ANA); Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa); Ministério da Integração Nacional (MI); Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); Secretaria de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF); Instituto Brasília Ambiental (Ibram); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF); Fundação Banco do Brasil (FBB); Banco do Brasil (BB); Fundação Universidade de Brasília; The Nature Conservancy (TNC); WWF-Brasil; e Serviço Social da Indústria (Sesi).

Da Redação Agência Brasília, com informações da Adasa

Nenhum comentário