RECENTES

Seagri e Emater entregam sementes e adubos a agricultores familiares

Engenheiro agrônomo da Emater-DF, José Carlos da Mata, e presidente da Associação Núcleo de Cidadania, Lázaro José de Paula / Fotos.
Programa beneficiará 14 comunidades e mais de 700 agricultores familiares em todo o Distrito Federal

Centenas de agricultores familiares serão beneficiados com a distribuição gratuita de adubos e sementes pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). As entregas começaram na terça-feira (6) no Assentamento 26 de Setembro, na Estrutural, e contemplarão ainda agricultores de São Sebastião, Recanto das Emas, Planaltina, Sobradinho, Gama, Ceilândia e Brazlândia. Nesta sexta-feira (9/12), a entrega será feita em Planaltina.

Os insumos serão entregues nas associações das comunidades rurais e repassados a agricultores familiares que estejam em situação de grande necessidade, com o apoio da Emater-DF. No Assentamento 26 de Setembro, localizado na Estrutural, é a Associação Núcleo de Cidadania que repassará os insumos aos agricultores. Nesse assentamento, serão 48 agricultores beneficiados.

O agricultor Antônio Nonato de Jesus é um dos que recebeu os insumos. Com o adubo e as sementes recebidas, ele poderá plantar até 1,5 hectares de feijão e milho, que servirão para alimentar a família composta pela esposa, cinco filhos e cinco netos. “Isso sem contar os que não moram comigo; só lá em Teresina, metade da cidade é de filho meu”, brinca o agricultor, alegre com o recebimento dos insumos.

Além do plantio de milho e feijão, Antônio Nonato tem uma pequena horta na propriedade, montada com o apoio do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), realizado pelo Sebrae-DF em parceria com a Emater-DF e com a Fundação Banco do Brasil. Essas iniciativas ajudam no sustento da família, mas a quantidade produzida pelo agricultor familiar ainda não possibilita a comercialização dos alimentos.

No total, o programa de distribuição de adubos e sementes beneficiará 14 comunidades e mais de 700 agricultores familiares em todo o Distrito Federal.

Fonte Emater-DF

Um comentário

Roberta Fraga disse...

Estou sempre acompanhando o trabalho de vcs e divulgando.
Parabéns!
fraga.roberta@gmail.com