RECENTES

Secretaria de Segurança anuncia prevenção para reduzir criminalidade


Dois dias após divulgar o balanço da criminalidade no Distrito Federal no primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) anunciou o policiamento preditivo em outubro, ou seja, com o histórico dos crimes, a polícia pode antecipar as ações para evitá-los. A nova medida foi anunciada nesta quinta-feira (8/9).

Segundo o balanço, os crimes que tiveram maior destaque foram o estupro, com aumento de 47,7%, e o tráfico de drogas, com 54,1% mais registros. Os casos de estupro aumentaram de 241 para 356 este ano, e os de tráfico, de 691 para 1.065. Os dados são comparados aos primeiros seis meses de 2010. Outros crimes também estão na lista da secretaria, como o roubo com restrição de liberdade, com aumento de 11,1%, e o roubo a coletivos, que teve uma redução de 19,8%.

O governo vai estudar estratégias para combater os estupros além de campanhas para que o cidadão não reaja a assaltos. O subsecretário de Operações de Segurança da SSP-DF, coronel Jooziel de Melo Freire, afirmou que o aumento dos casos de tráfico e uso e porte de drogas refletem o cerco da polícia por meio de operações de combate ao comércio e uso dos entorpecentes. Segundo ele, o número de estupros aumentou porque campanhas incentivaram as mulheres a denunciar os casos de violência.

Para o combate aos crimes, a aposta é o policiamento preditivo. Segundo o subsecretário, o histórico dos crimes cometidos nos últimos cinco a 10 anos será avaliado. "Com isso, vamos saber em quais períodos determinadas ocorrências costumam aumentar, além do dia hora e local. Vamos nos antecipar com ações para evitar que aconteçam", explicou.

Entre as medidas anunciadas estão também a mudança nas rondas da Polícia Militar. As viaturas passarão a circular sempre com as luzes (rotolight) acesas e em intervalos de 20 minutos elas deverão tocar as sirenes por cinco minutos. Segundo o subsecretário, isso inibe a ação dos criminosos.

Outra medida
Na última segunda-feira (5/9), a SSP-DF lançou a Operação Marco Zero. Implantada em três fases, ela prevê o enfrentamento ao tráfico, formação de vínculo com o morador de rua e ocupação das áreas.

fonte correio braziliense/ foto divulgação

Nenhum comentário