name='content'> ]]>

RECENTES

Adote um Distrital divulga que apenas 8 Deputados Distritais conseguiram atingir a média


Em novo ranking publicado pelo Adote um Distrital, apenas oito deputados conseguiram atingir a média geral exigida. A tabela feita pelo grupo foi baseada em atos, participação, organização e preocupação com a sociedade por parte dos deputados

O primeiro critério avaliado foi o de moções realizadas pelos deputados em homenagem a pessoas com a intenção de congratular um evento, um fato, uma atitude merecida. Essa preocupação em honrar um cidadão por um feito notório é importante para demonstrar que o deputado preocupa-se com a sociedade e com o potencial de cada um. O deputado Wasny (PT) prestou o maior número de moções e ficou em primeiro lugar no ranking. Seguido pelo deputado Michel (PSL) que conseguiu atingir a média nesse quesito.

O segundo item avaliado foi o da realização de Audiências Públicas que são extremamente importantes, pois consistem em reuniões públicas informais onde todos na comunidade são convidados a comparecer, dar suas opiniões, e ouvir as respostas de pessoas públicas. Os deputados que se mostram dispostos a realizá-las demonstram que consideram a voz do povo importante foram os deputados Wasny (PT) e Eliana Pedrosa (DEM) garantiram a nota máxima com o maior número de audiências realizadas. Logo após vem Rejane Pitanga (PT) e o último a atingir a média foi o deputado Claudio Abrantes (PPS).

Nas Comissões Parlamentares de Inquérito realizadas, que foram apenas duas, os deputados mais atuantes foram: Rejane Pitanga (PT), Dr. Michel (PSL), Wasny (PT) Joe Valle (PSB), Olair Francisco (PTtdoB), Washington Mesquita (PSDB), Israel Batista (PDT), Raad Massouh (DEM), Chico Leite (PT) e Chico Vigilante (PT). A CPI é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo, que transforma a própria casa parlamentar em comissão para ouvir depoimentos e tomar informações diretamente, quase sempre atendendo aos reclamos do povo.

Outro ponto publicado na tabela mostra o ranking das Indicações que consistem em proposições que o deputado sugere os poderes, Executivo ou Legislativo para adoção de alguma providência. Esse quesito demonstra a preocupação do deputado em perceber o que precisa ser melhorado, expressando seu desejo de mudança. Novamente, as notas não foram muito altas e apenas sete deputados atingiram a média. Com a nota máxima a deputada Liliane Roriz (PRTB) garante o primeiro lugar. Os que também atingiram a média, porém com notas um pouco menores, foram Olair Francisco (PTdoB), Joe Valle (PSB), Luzia de Paula e Washington Mesquita (PSDB), Eliana Pedrosa (DEM) e o Deputado Agaciel Maia (PTC).

Finalmente, o último critério analisado foram os Requerimentos feitos pelos deputados. Os mesmos são documentos oficiais nos quais o deputado solicita alguma coisa a alguém ou a uma autoridade. Cinco deputados atingiram a média para nesse ponto. Foram eles: Eliana Pedrosa que conseguiu a nota máxima, logo em seguida vem Rejane Pitanga, Dr. Michel, Joe Valle, Liliane Roriz e Celina Leão.

Baseado em todos os critérios foram formadas as notas finais. Infelizmente, apenas oito deputados atingiram a média final exigida. Em primeiro lugar a deputada Eliana Pedrosa, em segundo Wasny, em terceiro Dr. Michel (PSL), seguidos por Rejane Pitanga, Joe Valle, Liliane Roriz, Olair Francisco e Washington Mesquita. As menores notas foram a dos deputados Patrício, Benedito Domingos e Benicio Tavares. Lembrando que esses deputados também estivereram entre os últimos na lista do ranking de assiduidade do Adote, lançado no início de agosto.

O ranking é válido para percebermos e avaliarmos quem está realmente nos representando. A análise crítica por parte dos cidadãos é importante para definir, num próximo momento de eleição, quem queremos manter no poder. A participação e desenvolvimento de atividades governamentais são pontos cruciais e que devem ser praticados por quem está no meio político. A sociedade deve analisar, observar e tirar as suas próprias conclusões. O ranking desenvolvido pelo Adote um Distrital é uma forma de auxílio para mostrar claramente à população o que está sendo desenvolvido e apresentado dentro do Distrito Federal pelos parlamentares da Câmara Legislativa.
Obs: No ranking de fiscalização e participação não foram consideradas as relevâncias das proposições e sim a quantidade apresentada por cada parlamentar. No ranking do adote um distrital só será analisada a relevância nas PLs, PLCs e PELOs.

(*)Obs: click no centro da ilustração para melhor visualizar a tabela anexa

fonte: www.adoteumdistrital.com.br - Caroline Pompeu ,Leonardo Fowl,Diego Ramalho

Nenhum comentário