name='content'> ]]>

RECENTES

SAÚDE: Evitando o Aedes Aegypti







Prevenção contra dengue recolhe 250 toneladas de lixo e entulho em Nova Colina

*Juliana Freitas

Todo ano, a dengue se revela como um grave problema de saúde pública em todo o país. Somente na região de Sobradinho, em 2010, foram registrados 553 casos, dos quais 229 foram contraídos na própria cidade. Visando evitar novos casos da doença, a Administração de Sobradinho – em parceria com SLU, Agefis (FLP), Núcleo de Vigilância Ambiental de Sobradinho, Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Novacap – está realizando uma Ação de Prevenção e Combate à Dengue. A força-tarefa está acontecendo desde o dia 8 de agosto.

A primeira região escolhida para receber os agentes da dengue foi Nova Colina. Foram cerca de 2.500 casas visitadas. A primeira etapa da ação (de 8 a 11 de agosto) consistiu na conscientização dos moradores sobre os riscos da dengue. Foi um trabalho de convencimento para que os moradores aderissem à campanha, descartando materiais que acumulam água e facilitam a proliferação de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Em seguida, entre os dias 11 e 16 de agosto, caminhões passaram recolhendo os materiais descartados pelos moradores, que deveriam estar acomodados em sacos plásticos. Além disso, os caminhões também recolheram lixos e entulhos que estavam abandonados pelas ruas.

A Ação teve sucesso na região de Nova Colina, recolhendo cerca de 250 toneladas de lixo e entulho. Vila Dnocs e as quadras 1 e 3 de Sobradinho receberam, de 22 a 24/08, as visitas dos agentes da dengue, durante a fase de conscientização. Hoje, (25/08), sexta-feira (26/08) e sábado (27/08), os caminhões vão passar recolhendo materiais descartados, lixo e entulho desses locais.

Noticiado em quase todos os grandes veículos de comunicação do Distrito Federal, esta ação pretende alertar toda a população da cidade sobre a doença antes do período de chuvas. Somente em 2011 já foram registrados 156 casos de dengue em Sobradinho. A campanha continuará até que todas as regiões e quadras da cidade sejam visitadas. As próximas localidades a receber os agentes da dengue serão o Setor de Expansão Econômica e o Setor de Oficinas de Sobradinho, a partir do dia 29 de agosto.

Por Juliana Freitas - fotos Divulgação

Nenhum comentário