RECENTES

Ônibus que causou a morte de três pessoas estava com vistoria vencida


Amigos, colegas e alunos de Cristiane Venceslau fizeram uma homenagem para ela, durante o sepultamento do corpo

*Mara Puljiz e Thalita Lins

Reflexo de uma frota sucateada. O acidente com um ônibus que resultou na morte de três pessoas na noite da última sexta-feira, em Sobradinho, estava com a vistoria vencida desde 19 de julho. O veículos, com 11 anos de uso, chegou a ser retirado de circulação no último dia 29. O carro da empresa Rápido Brasília, do Grupo Amaral, ainda voltou a ser vistoriado em 2 de agosto e foi reprovado após apresentar falhas que comprometiam a segurança dos passageiros. A última inspeção no coletivo foi feita exatamente na sexta-feira pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), que liberou o coletivo. Informações extraoficiais dão conta de que a barra de direção do veículo teria quebrado. O resultado da perícia — que vai apontar se houve falha técnica ou humana — deverá ficar pronto em 60 dias.

Em relação ao acidente e à última aprovação de circulação, o diretor-geral do DFTrans, Marco Antônio Campanella, não exclui a possibilidade de ter havido erro na avaliação das condições mecânicas do veículo. “Não dá mais para continuar com essa frota velha. O risco de acidente é muito alto, mesmo após a vistoria”, disse.

Campanella ainda admitiu que é preciso acelerar o processo de substituição dos ônibus do DF. “Esse carro faz parte da frota excedente, autorizada a continuar circulando depois da última renovação. Não tivemos condições de tirá-los de circulação porque isso geraria um transtorno ainda maior para a população. O transporte ainda é muito caótico e reconhecemos que temos muito o que fazer”, destacou. Somente nos primeiros quatro meses do ano, o Disque 156 recebeu 5.075 queixas de usuários.

Tragédia
O acidente ocorreu por volta das 20h30. O motorista do ônibus, Wilson Augusto da Costa, 44 anos, fazia a primeira viagem da noite quando perdeu o controle do veículo, tentou desviar de pedestres que atravessavam em uma faixa e acabou atingindo um Corsa de placa JGU-5189/DF e uma moto, na Quadra 11, em frente ao prédio da Caesb. Para o delegado de plantão da 13ª Delegacia de Polícia, Aramis Mantovani, o resultado da perícia feita no local é peça fundamental para explicar a dinâmica do acidente. Até lá, a Polícia Civil ouvirá outras testemunhas. Segundo Aramis, o condutor do coletivo afirmou ter escutado um estalo antes da colisão. “Possivelmente, foi uma falha mecânica”, adiantou.

Wilson afirmou ao Correio que, até o momento da colisão, não havia nenhuma anormalidade no coletivo. “Ouvi um estrondo, ele ficou instável e invadiu a pista contrária. Primeiro, acertou a moto, depois o pedestre e, em seguida, o carro de passeio, que ficou imprensado entre o ônibus e o muro”, detalhou. “Eu estava a 48km/h numa via que é de 50km/h”, acrescentou. Nenhum representante do Grupo Amaral foi encontrado pela reportagem para comentar o acidente.

Em série de reportagens publicadas ao longo da última semana, o Correio mostrou as várias mazelas do transporte público da capital do país, entre elas, a superlotação, os assaltos e as constantes falhas mecânicas que deixam os passageiros na mão por muitas vezes. Para se ter ideia da qualidade dos veículos, dos quase 3 mil ônibus da frota do DF, 45% têm mais de sete anos de uso, a idade limite permitida por lei. Cerca de 800 deles têm mais de 10 anos de fabricação e seguem circulando e colocando em risco a vida dos usuários do sistema, de pedestres e motoristas de outros veículos.

Por Mara Puljiz e Thalita Lins/Correio Braziliense

Um comentário

WILSON disse...

Estou com o coração dilacerado, triste, não durmo direito, não me alimento o suficiente estou a base de medicamento.

No meu pensamento só vem aquela cena triste do desastre! O homem do carro que pede socorro e a voz dele sumindo, a esposa dele esmagada contra o muro, o motoqueiro morrendo no chão e uma outra pesssoa morta debaixo do ônibus, que mais parecia um embrulho!

Meus famíliares, estão todos abalados com essa tragédia. Minha mãe chora, meus irmãos estão tristes, meus sobrinhos solidários, meus primos idem, meus tios e amigos me apoiando, pensando também, nos familiares das vítimas que perderam suas vidas de forma trágica!

Minha mulher chora, não dorme direito, não se alimenta o suficiente, meu filho tem insônia, ontem 20/08/ fomos eu, minha mulher e meu filho: dormir pra mais de 01:30 já da manhã do dia 21/08.

Fico pra lá e pra cá dentro de casa. Pensando como estão os familiares das vítimas. Gostaria de poder ir ao enterro das vítimas. Levar minha solidariedade aos famíliares dessas pessoas...

Peço a DEUS força, sabedoria e compreensão para entender, por que eu, meus familiares e os familiares das vitimas, tínhamos que passar por isso.

Sei que uma folha não cai de uma árvore sem a permissão de DEUS!
E rogo a ele pelos familiares dos mortos e pela minha família!

Além da minha família e amigos, hoje o orkut também tem sido o meu companheiro!
Quando estou triste, ligo o computador e vou ler as lindas mensagens de fé, esperança, de força e incentivo que são postadas pelos amigos de rede!

WILSON AUGUSTO DA COSTA