RECENTES

Famílias contempladas com moradia no Denocs reclamam do barro que ficou nos arredores das residências, da falta de um muro e pequenos reparos









Depois da festa da entrega das 133 unidades habitacionais as reclamações.

*Ferreira Santos

O Governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz (PT), entregou no último sábado (4) as chaves e o Termo de Concessão de Uso (TCU) das 133 unidades habitacionais construídas para beneficiar famílias de baixa renda moradores na Vila DNOCS em Sobradinho. Na manhã desta segunda-feira (6) o clima no local era de mudança para as famílias. Defeitos como vazamento em torneira, falta de calçadas e a poeira provocada pelo barro em torno das casas fazem parte das reclamações dos moradores.

Mesmo com os problemas apresentados, as famílias estão satisfeitas com a nova moradia, mas querem melhorias para o local.

O programa conta com recursos do Governo Federal através do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento e do Governo do Distrito Federal. Cada unidade conta com sala, cozinha, dois quartos e um banheiro. Quem foi beneficiado não esconde a satisfação e a alegria. Porém algumas unidades já apresentam problemas como a falta de um muro que daria mais segurança e que não foi construído.

Nesta segunda-feira (6) o clima era de mudança para quem foi beneficiado. Conversamos com algumas famílias, entramos nas casas e constatamos que faltam pequenos reparos. As famílias estão satisfeitas com o imóvel, mas tem reclamações. O ritmo era de mudança. Carros, carroça e até mesmo nas costas os moradores faziam transporte de cama, eletroeletrônico, roupas e outros objetos. Frente às casas dava pra observar os móveis escorados na parede. As crianças brincam no barro entorno da casa, enquanto a faxina é feita pela família. No rosto de quem arrumava a nova casa, dava pra sentir a alegria de ter sido contemplado.

Genice Nascimento (19), disse que está feliz, agora as coisas vão melhorar principalmente a segurança. A família de Genice é uma das contempladas com o programa de moradia do Governo. Ela vai dividir a casa de quatro cômodos e um banheiro com a mãe, a senhora Anita, com a irmã, o cunhado, o marido, os dois filhos e com o filho de uma irmã. A família mora a 30 anos no Dnocs, não foi fácil estes anos e esperamos muito por esse dia, agora melhorou graça a Deus. Revela.

Genice nos convidou a entrar, mostrou que alguns reparos ainda precisam ser feitos. A nova moradia apresenta pequenos vazamentos d água na torneira da pia na cozinha, um cano fora da casa também está com defeito. Chama atenção para construção de uma creche, para poder deixar as crianças e trabalhar. Um muro que deveria ter sido construído nos arredores de cada casa, mas que não foi, comprometendo a segurança da família. Falta uma calçada e piso em torno de cada residência, pois o barro pode ser prejudicial à saúde das crianças. Finaliza a moradora.

Já o mecânico Gilson Conceição, 40 anos, 15, como morador do Dnocs, disse que todos estavam abandonados no Dnocs. Como uma casa para morar tudo vai melhorar. Gilson, é pai de dois adolescentes e conta está satisfeito com a casa.

Em outra quadra conversamos com mais uma família, que não quis ser identificada, mas fez questão de mostrar a casa por dentro. Falta pintar a escada, aqui é muito alto por causa do barro que ficou nos arredores da casa. Fala a senhora que cuida de dois netos pequenos, falta um muro, não tem como deixar a porta da cozinha aberta se não levam tudo, com a construção de um muro ficará mais seguro. O barro provoca poeira, alguma coisa tem que ser feita, deveria ser construído um piso, a poeira é grande e tenho crianças. Diz a senhora.

As reclamações ficam em torno da construção do muro, de uma calçada e piso para eliminar o barro e a poeira em torno das unidades habitacionais, entregues pelo governador Agnelo Queiroz, no último sábado no Dnocs Sobradinho.

Por Ferreira Santos (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

3 comentários

Anônimo disse...

Essas famílias que estam reclamado deveriam levantar as mãos para o céu e agradecer a Deus por essa casa, que antigamente eram aquela "barracaida" só. Ao invés de bodejar poderiam começar a fazer algo de bom em suas casas.
O povo ingrato!!!!

Anônimo disse...

Estou muito feliz por esse sonho realizado, o que tenho que fazer agora serão apenas detalhes.
Obrigado a toda equipe do governo que trabalharam com muita delicação e ainda estão trabalhando para a realizarar o sonho da casa própria para muitas famílias do DNOCS.

Ana disse...

È muito engraçado, as pessoas invadem, ganham casas e ainda reclamam, vao trabalhar pra costruir muro, quem n invade e paga aluguel n consegue ganha uma casa dessa, mas é so invadir algum lugar... Agora eles querem calçada, muro... oq mais? ja tem creche de graça,cesta basica,bolsa escola... E tantos outros, trabalhar pra q ne?!