RECENTES

EXCLUSIVO: Sobradinho recebe, por meio do Bola Preta, apoio financeiro da Petrobras


Projeto “A Bola da Vez é o Bola Preta”

*Júnior Nobre

Fundada em 1953, a Petrobras é a maior empresa do Brasil, e a 3ª no segmento de energia do planeta. Também é reconhecida por ser a mais socialmente responsável do país, ocupando o 4º lugar entre as mais respeitadas do mundo. A trajetória da Petrobras se confunde com a retomada do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Além de sua área de atuação, investe em programas sociais diversos.

Em Sobradinho, a Companhia apoiará o Projeto do Grêmio Recreativo Escola de Samba Bola Preta. A proposta foi apresentada para a Diretoria da Petrobras no dia 28 de julho de 2010. O Projeto foi contemplado pelo Programa Desenvolvimento & Cidadania após rigorosa seleção.

O que representa o apoio da Petrobras ao Projeto do Bola Preta?

Desde sua fundação, em 9 de Abril de 1974, o GRES Bola Preta vem buscando estabelecer parcerias sérias com vistas à implementação de projetos sociais direcionados, em especial, para a população em situação de risco e vulnerabilidade social.


Pela primeira vez, encontramos apoio financeiro da Petrobras para podermos atender a criança, adolescente, jovens e adultos, oferecendo inclusão digital e outros cursos de formação e prepará-los para inserção no mercado de trabalho. Esse sempre foi o nosso desafio, afinal, Carnaval é Cultura e o Bola Preta é Família” afirma Rony Pala, Presidente do GRES Bola Preta.


Não podemos ficar de mãos cruzadas esperando políticas públicas básicas e estruturantes, bem como iniciativas sazonais somente em época de carnaval. Temos que arregaçar as mangas e construir um novo momento com parcerias sérias. Desde já, agradeço à Petrobras por estar antenada a esse movimento”, ressalta Rony Pala.

O GRES Bola Preta tem como finalidade promover a cultura popular, o desporto e a assistência, constituindo como seus objetivos prestar inclusive serviços de utilidade pública, integrando-se ao serviço de assistência social; e, sempre que for necessário, viabilizar convênios e recursos, no âmbito local e nacional, para desenvolver trabalhos em comunidades.

O Projeto

O Projeto “A bola da Vez é o Bola Preta” é resultado da parceria estabelecida entre o Grêmio Recreativo Escola de Samba de Sobradinho – o Bola Preta – e a Petrobras. Visa promover oficinas aos adolescentes, jovens e adultos residentes na cidade de Sobradinho II. Serão oferecidos quatro tipos de oficinas para a comunidade. Ao fim do curso, os educandos receberão certificados.

Área de Atuação

Esse projeto tem como objetivo uma linha primária de atendimento aos moradores de Sobradinho II, área de aproximadamente 72 mil habitantes, que carece de espaços socioeducativos para proporcionar à criança, ao adolescente e ao jovem possibilidades de desenvolvimento de suas habilidades, assim como uma alternativa ao ócio e à marginalidade, uma vez que a região obtém junto à estatística da segurança pública índices de violência preocupantes, especialmente envolvendo adolescentes e jovens. “Queremos dar qualificação profissional”, declara o Presidente do Bola Preta.

Funcionamento




O lugar é lindo, funcional e já está pronto para receber os alunos. Lembrando que a área de atuação do GRES Bola Preta é Sobradinho I e II, cidades em que moram a maioria dos seus associados; e nada mais justo que contar com a participação da comunidade para o bom andamento do projeto. Todos serão convidados a apresentar e indicar instrutores, que prestarão serviços na realização das Oficinas Musicais de Percussão, Oficina de Inclusão Digital/ Informática, Oficina de Alegorias e Adereços e Oficina de Costura Industrial, visando, ainda, valorizar as potencialidades já existentes em Sobradinho II. Inscrições abertas e cursos Gratuitos!

Interagindo com Políticas Públicas

O Projeto será desenvolvido em consonância com o Sistema Único de Assistência Social – SUAS – e com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Portanto, em perfeita sintonia com o Conselho Tutelar, Escolas da Rede Educacional, Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS, localizados em Sobradinho II.

Critérios para participação

Ter idade entre 15 e 59 anos;
Preferencialmente possuir ensino médio completo ou estar frequentando a escola;
Preferencialmente residir em Sobradinho II;
Ter disponibilidade de horário.

Documentos necessários para inscrição

Copia do RG e CPF ou certidão de nascimento;
1 foto 3 x 4;
Comprovante de residência;
Comprovante de renda familiar.

História e Pensamento

As escolas de samba nasceram entre as décadas de 20 e 30 e formaram-se com base nos Ranchos Carnavalescos, mas logo se tomaram identidades próprias. As agremiações eram rudimentares e rígidas; contudo, ao longo do tempo, tornaram-se flexíveis, dando oportunidades para jovens e crianças. Hoje, as escolas trabalham muito o ano inteiro para serem julgadas em uma única apresentação.

Foi pensando nesse trabalho árduo que a Diretoria do Bola Preta resolveu unir o útil ao agradável. Formar novos profissionais dentro de sua própria comunidade carente para inserção no mercado de trabalho.

Cerca de mil desfilantes ensaiam nas quadras, entre sambistas, passistas, mestre-sala, porta-bandeira, destaques, alas e também os participantes da orquestra e da “bateria guerreira”. Chegado o grande dia, tudo deve estar em perfeita ordem e harmonia.


Lauracy Moraes – Instrutora de Costura


Glair Moraes – Instrutora de Informática


Sabrina Vieira – Coordenadora Pedagógica


Raquel Brito – Apoio Administrativo

Apoio

Além da Petrobras, o Bola Preta agradece também o apoio da Administração Regional de Sobradinho II e do Sindicato dos Bancários.


Por Júnior Nobre/participação de Joel Pires – fotos Eduardo Nobre

3 comentários

Joel Pires... disse...

Sobradinho e região merecem investimentos desse porte, com vistas à formação e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Adriana Batista - Bairro Taquari/DF disse...

O grande mal das pessoas é ficar esperando por ações governamentais e esquecem de profissionalizar-se para ser o anfitrião do projeto. Parabenizo aos diretores do GRES bola Preta que buscam interagir com as grandes empresas para proporcionar o bem estar em uma comunidade pouco assistida. Muitos devem espelhar-se em ações como esta...

Carlos Rodrigues - SES disse...

Vida longa a essa parceria !