RECENTES

Administração recebe Ibram e carroceiros para conversa sobre área de transbordo




*Gizele Chaves

Enquanto não se define área mais adequada para armazenamento de lixo, Administração Regional vai trabalhar para que parque ecológico não seja mais degradado
Hoje (28/06), a Administração Regional recebeu a Associação dos Carroceiros de Sobradinho e o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF (Ibram) para uma reunião. O objetivo do encontro foi encontrar soluções para resolver problemas referentes ao local do parque ecológico, que é utilizado para transbordo de lixo em Sobradinho.

A administradora da cidade, Maria América Hamú, ouviu as sugestões e necessidades dos carroceiros, bem como as ponderações do Ibram acerca da necessidade de transformar o local de armazenamento de lixo em uma área de preservação permanente. Segundo o Instituto, o lugar onde está instalado o transbordo é um parque ecológico, portanto é utilizado indevidamente como depósito de lixo. A área também é fundamental para viabilizar a revitalização do Ribeirão Sobradinho e assegurar sua proteção.

Não é de hoje que o espaço do parque ecológico é utilizado como transbordo de lixo. Há mais de 12 anos, segundo a Associação de Carroceiros de Sobradinho, existe autorização para a utilização do local com essa finalidade. A liberação foi para armazenamento de lixo seco, porém o que se encontra hoje é o despejo de toda espécie de resíduos na área. “Não podemos permitir que se instale um lixão no local. Estamos aqui para, coletivamente, decidir uma maneira de não degradar a área do parque, até que se defina um lugar adequado para transbordo em Sobradinho”, ressaltou Maria América.

Ao fim da reunião, foram tomadas algumas providências. A Administração Regional, em parceria com o Ibram, Associação de Carroceiros e SLU, vai realizar um mutirão para limpeza da área. Entulhos, lixo não autorizado e barracos que funcionam como baias improvisadas vão ser retirados. América também sugeriu que os carroceiros se organizem, de modo a identificar as carroças para facilitar o trabalho de fiscalização. O SLU vai ser acionado para ajudar na manutenção do local, com limpeza periódica.

A decisão mais importante, tomada durante o encontro, foi a de buscar o lugar mais adequado para funcionamento do transbordo. O Ibram se comprometeu a ajudar no estudo de áreas viáveis e a fornecer as licenças ambientais necessárias. Vale destacar que qualquer resolução vai ser tomada sem que haja prejuízo aos carroceiros.

Por Gizele Chaves (texto e fotos)

Nenhum comentário