RECENTES

TRANSPORTE: Vias só para os ônibus

Viagens mais rápidas, maior segurança, trânsito organizado, maior visibilidade e mobilidade. Estes são os benefícios obtidos com os corredores exclusivos para ônibus do transporte público. No Distrito Federal, três projetos dessa natureza já estão previstos e o primeiro deve ficar pronto em dois anos, segundo planejamento do governo.

O primeiro prevê uma via que ligará as cidades do Gama e Santa Maria a Taguatinga e Ceilândia. A proposta passa por análise no Tribunal de Contas do DF. O segundo sairá de Ceilândia passará por Taguatinga e Estrada Parque Taguatinga (EPTG) até o Eixo Monumental. O outro ligaria Planaltina e Sobradinho à Rodoviária do Plano Piloto. Para estes, o governo trabalha com prazo de execução de três anos e meio. A construção das vias exclusivas serão viabilizadas por recursos do PAC da Mobilidade. Os projetos já foram apresentados ao Governo Federal.

A criação dos corredores foi um dos temas do fórum Transporte Público de Qualidade é a Solução, promovido pelo Jornal de Brasília, com apoio do Governo do Distrito Federal. O DFTrans, autarquia responsável pelo sistema de transporte do DF, manifestou que medidas desse nível são fundamentais para minimizar a grave situação.

fonte Jornal de Brasília

Nenhum comentário