RECENTES

SOBRADINHO II: Moradores da Vila Rabelo bloqueiam trecho da DF-150


Cerca de 150 pessoas reivindicam retirada de 100 famílias da área de risco.
Pista foi liberada após quatro horas de protesto; ninguém foi detido.


Os moradores da Vila Rabelo liberaram por volta das 10h da manhã desta sexta-feira (13) o trecho da DF-150 que tinha sido bloqueado. Eles reivindicam a transferência de mais de 100 famílias que ainda vivem em área de risco. Representantes dos moradores vão se reunir com o governo às 15h.

Cerca de 150 moradores da Vila Rabelo interditaram o trecho entre o Setor Habitacional Fercal e Sobradinho II no início da manhã. Os dois sentidos da via, caminho de quem segue pela rodovia para o Plano Piloto, foram fechados com pneus e pedaços de troncos queimados. De acordo com a Polícia Militar, ninguém foi detido.

A manifestação deve continuar, segundo a líder comunitária Suely Santos, até que os moradores recebam uma resposta do governo. “Queremos um horário com o secretário de Governo ou até mesmo com o governador. Não temos acesso a nenhuma informação. Queremos a remoção das famílias que ainda estão na Vila”, disse.

Os manifestantes pedem ainda que a área para onde as famílias estão sendo removidas, a Vila Buritizinho, também em Sobradinho II, seja legalizada. “Exigimos a liberação da área. Elas [as famílias] estão lá, mas não receberam nenhuma documentação comprovando a posse do terreno”, afirma Suely.

Segundo a Polícia Rodoviária, por volta das 8h, o trânsito nos dois sentidos da via estava parado. A orientação é que os motoristas que precisem passar pela estrada desviem por dentro de Sobradinho II.

Saiba mais
Instalada em área classificada como de alto risco pela Defesa de Civil do DF, a Vila Rabelo foi construída nas margens de uma erosão, perto de Sobradinho II. Em fevereiro, o governo iniciou a remoção das famílias em situação mais perigosa, mas apenas 49 das 153 famílias foram realocadas na Vila Buritizinho, também em Sobradinho II.

Fonte (G1/DF - foto Rede Globo/Reprodução)

Um comentário

Faculdade disse...

O meu comentario é, que o governador do df.Olhe para estas familias da Vila Rabelo, e que não esqueça das familias que foram nomeadas e receberam seu lote em praça publica. Na feira de Sobradinholl foram emtregue esses loteamento e por falta de organização, Não deixaram que usufluisem da sua casa propria, pois a área se emcontra embargada. Senho governado lembre-se que estas familia precisam também da moradia pois a lei de ir e vir, não está,
sendo aplicada, pois quando as familias vão construir algo no local que foi dado por direito, estas familias são impedidas pelas autoridades de fazerem gualquer construção. Pois senhor governar Agnelo os direitos são iguais, Por que os da Vila Rabelo podem construir e morar sendo que os que lutaram para ter uma moradia não pode? Eles receberam uma documentação dizendo que poderia construir, mais as autoridades nunca deixaram, niguem contruir, pois falaram para estas familias que iriam contruir pelo projeto minha casa minha vida, e as construtoras, pegaram os dinheiros destas familias, e até hoje nada feito, e alegam que eles não precisam, Por que se precisace estavão morando la, Como se nunca deixaram fazer nem um tipo de contrução, ha não ser muros.peço carecidamente como cidadan que olhe para os direitos deste povo que não são diferente dos outros deixem cada um deles ter o prazer de mora em suas cassa e de realizar o sonho de ter o seu lugar de morar governador não mate o sonho desses moradores. Obrigado fica meu abraço, eu ainda acredito nos direitos humanos.Todo cidadão tem direito de ter um moradia digna.