name='content'> ]]>

RECENTES

Sobradinho ganha espaço cultural






*Gizele Chaves

Praça Santos Dumont foi reinaugurada com diversas atrações culturais, dentre elas apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional

Completamente pichada, mato alto, banheiros precários e inutilizada. Era esse o cenário encontrado por aqueles que visitavam a Praça Santos Dumont, localizada na quadra 08 de Sobradinho. A Administração Regional revitalizou o local e a comunidade contou com um fim de semana repleto de atividades culturais.

Sexta-feira (27) a praça foi reinaugurada. O objetivo é propiciar à comunidade um ambiente que funcionará, regularmente, com exposições, apresentações musicais e oficinas para artistas das mais diferentes vertentes. No dia em que o lugar “foi devolvido aos moradores de Sobradinho”, conforme destacou a administradora, Maria América, a comunidade foi presenteada com apresentação única da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.

Sob regência do maestro Cláudio Cohen, os músicos executaram clássicos brasileiros e internacionais e arrancaram aplausos efusivos da platéia. No repertório, Bethoven, o grande maestro que deu nome ao teatro, Cláudio Santoro, Georg Strauss, Camargo Guarnieri, dentre outros. Para finalizar o concerto, foi apresentada uma seleção de temas de Luiz Gonzaga denominada “Gonzaguianas”. “A ideia é que vocês voltem felizes para casa, com vontade de dançar”, brincou Cohen. Os músicos foram ovacionados.

Simultaneamente (ainda como parte das comemorações pelo 51º Aniversário de Sobradinho), acontecia o evento Acorda Sobradinho, que integrou a Semana de Arte e Cultura da cidade. O projeto trouxe uma programação diversificada, com apresentações de bandas, exposições, mostra de artesanato e teatro. “Eu fico emocionada em ver que a praça está ocupada por famílias e por artistas locais. A comunidade sempre reivindicou um espaço para a cultura na cidade e nós assumimos esse compromisso. O resultado é esse: uma praça adequada, com estrutura para receber artistas e público”, ressaltou Maria América.

No sábado (28) à tarde, a Santos Dumont recebeu a Ópera de Rua em um ato, com regência de Jorge Antunes. O Auto do pesadelo de Dom Bosco, nome dado à apresentação, é uma sátira à vida política da capital, em que figuras envolvidas em escândalos de corrupção são ironizadas. Os artistas foram aplaudidos de pé, depois de terem proporcionado muitas risadas ao público. À noite, bandas como Cerrado Sólido, Casacasta, Jenipapo, Cultura & Mano e Darshan garantiram a diversão dos presentes.

Toninho de Souza, Aline Dias, Juraci Pereira, Samara Dória, Marco Polo Hackel e Associação dos Artesãos de Sobradinho foram os expositores que puderam mostrar seus trabalhos na Semana de Arte. No domingo (29), além dessas exposições que estiveram abertas à visitação nos três dias do evento, a tarde foi destinada para apresentação livre de bandas.

(*)Assista o vídeo em anexo, clicando no título deste artigo.

Por Gizele Chaves - Fotos João Timóteo - Vídeo G1/DFTV

Nenhum comentário