RECENTES

Desfile Cívico em comemoração aos 51 anos de Sobradinho




*Juliana Freitas

Mais de duas mil pessoas desfilaram no último domingo em um dos pontos altos do aniversário da cidade

Depois da extensa programação da última sexta-feira, o que marcou as comemorações dos 51 anos de Sobradinho, para os moradores da cidade foi – sem dúvidas – o desfile cívico que aconteceu no domingo (15/05). Ponto alto das comemorações do aniversário da cidade, o evento bastante tradicional contou, principalmente, com a participação das escolas públicas locais.

Aberto pela banda do 22º Grupamento de Bombeiros Militares do Distrito Federal, que executou o Hino Nacional, o desfile, que contou com 28 alas e mais de duas mil pessoas, foi iniciado com a ala do Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes. Em seguida, veio o Centro de Ensino Especial 01, que atraiu a atenção de todos por aparecer com o tema da inclusão social. Também chamou atenção a passagem do Centro Interescolar de Desportos (CID), que levou jovens de diversas modalidades esportivas.

De grande destaque foi também a participação do Centro de Ensino Santa Rita de Cássia, que contava com banda própria, além de uniforme especial para o desfile. As diversas escolas públicas de Sobradinho não fizeram feio. Prepararam apresentações temáticas diversificadas como, por exemplo, a Escola Classe Rua do Mato que homenageou todos os administradores que já passaram pela cidade, além da atual administradora; a Escola Classe Basevi levou o grupo musical Tambores de Responsa, formado na escola. A Escola Classe 01 – a Escolinha, que é a mais antiga instituição de ensino da cidade - homenageou a cidade com grande bolo de aniversário.

A administradora da cidade, Maria América Menezes, acompanhou todo o desfile do palanque montado na quadra oito, juntamente com a secretária de educação, Regina Vinhaes Gracindo e com o secretário adjunto de educação, Herasto Fortes. Além destes também estavam presentes outras autoridades da divisão de ensino. Os parlamentares moradores da cidade, Dr. Michel e Raad Massouh, também acompanharam a atividade ao lado da deputada distrital Eliana Pedrosa. Marcelo Senise compareceu ao desfile como representante da Companhia de Água e Esgoto de Brasília (Caesb) e o assistiu com a coordenadora do CRAS de Sobradinho, representante da SEDEST. No palanque também marcaram presença o Coronel Cirlandio, subsecretário de Segurança Pública, e o Sargento Cardoso, do Colégio Militar Dom Pedro II.

Ainda desfilaram as alas do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar – na qual desfilaram os agentes do BOPE e da ROTAM –, além do Detran e do Exército. Helicópteros dos Bombeiros, Polícia e Detran sobrevoaram o evento empolgando o público. Por fim, a Escola de Samba Bola Preta e o desfile de carros antigos encerraram o desfile.

Por Juliana Freitas (texto e fotos)

Um comentário

Anônimo disse...

Creio que pelo menos o nome da diretora da DRE de Sobradinho deveria ter sido citado, afinal o maior número de participantes era das escolas públicas e o NDEIC, com todos os seus alunos nas diferentes modalidades esportivas, tudo organizado e apoiado pela DRE, junto a administração Regional da cidade. É uma perceria não?