RECENTES

HISTÓRIA da PM/DF : O Bacurau e a chegada da PM em Brasília há 45 anos

01) Na foto o Bacurau(ônibus)e o Soldado Brito, esposa Abigail e a filha Rosângela. 1967







02) Cavalo Enero número 05. Montado pelo St.Brito Aniversário do 1º Esquadrão de Polícia Montada. Ano 1981












03) 1º Pelotão de Moto da 1ª CIA do 1º BPM. 20 Motos CB HONDA 500FOR Sob o comando do St.Brito na posse do Médice




04) 1º Escolta Montada do 1º Esquadrão de Polícia Montada comandada pelo St Tenente Brito e composta pelos Sgt. Cruvinel, Sgt. Ribamar, Cabo Basílio durante a visita do Secretário de Segurança Pública. 1981






05/06) 1º Desfile 7 de Setembro da COE. Pelotão de Cães - 1972 Eixo Monumental Sul



*Ferreira Santos

Waldyr Monteiro Brito, 71 anos, capitão da reserva remunerada da PMDF, dirigiu o Bacurau, nome dado ao ônibus em que eram transportados os policiais militares do Rio de Janeiro para Brasília. Há 45 anos, Ele, e mais 150 policiais militares, pisavam o solo do Planalto Central na Capital Federal. Na bagagem além de sonhos e a certeza das inúmeras dificuldades do início da PM em Brasília.

Na reserva desde 1983, o capitão Brito chegou à Capital Federal em 15 de fevereiro de 1966, no grupamento de policiais militares, que substituiu a GEB – ( Guarda Especial de Brasília). Entre as unidades por onde passou destaca-se a CPCHOQUE – Companhia de Polícia de Choque, comandou o pelotão de cães durante o primeiro desfile da Companhia de Operações Especial (COE) no BPTRAN, realizou escoltas importantes na Polícia Montada, ajudando na fundação do grupamento montado da PMDF.

O capitão relembra as dificuldades do início, mas também dos momentos felizes da profissão, como ter feito escoltas das Misses Brasil, do Rei Roberto Carlos, do cantor Caubi Peixoto entre outras.

Avô de Rafael, Miguel e Leonardo, o capitão fala do Bacurau, com a mesma emoção de quem viveu dias difíceis na vinda da PM para Brasília, para servir na 1ª companhia da PMDF, comandada pelo capitão Abenante de Mello um dos 150 heróis que chegaram a Brasília.

O Bacurau era um Mecedes Benz monobloco motor traseiro, que antes de ser entregue a Polícia Militar pelo Departamento de Polícia Federal (DPF), passou por uma reforma completa. O Bacurau começou a ser usado pela PMDF em janeiro de 1967. O (ônibus) tinha a mesma cor do uniforme da época.

Enquanto o Bacurau era reformado pelo DPF. O Soldado Brito, personagem da nossa matéria mais o sargento Murilo, foram encaminhados para fazer uma reciclagem na TCB – (Transporte Coletivo de Brasília) pelo comandante da 1ª companhia (o Cap. Abenante de Mello e Sousa). Depois a 1ª companhia foi transformada em 1º BPM, o Batalhão Pioneiro.

Na mesma época o coronel Sidney Santos, 1º comandante geral da PMDF, lançou o uniforme que é usado até hoje pela corporação.

A importância do Bacurau era grande porque era o meio de transporte usado na época para levar os policiais militares da 1ª Companhia, que entrava de férias para o Rio de Janeiro, trazendo os que estavam voltando de férias para a Capital Federal em 1967. O soldado Brito e o sargento Murilo eram os responsáveis por guiar o Bacurau nas viagens ao Rio de Janeiro.

Por que o nome Bacurau? O capitão Brito conta que o ônibus se chamava Bacurau. Ele relata que o nome veio de um pássaro encontrado no cerrado do Planalto Central. O pássaro tem no cantar, um rítmo parecido com a frase: “amanhã eu vou, amanhã eu vou”, que lembra o dia-a-dia dos policiais militares que entravam de férias e queriam voltar ao Rio de Janeiro para matar a saudade da família.

Quando estes policiais entravam de férias era marcada uma data para o retorno deles ao Rio de Janeiro. Porém, a viagem quase sempre era adiada, Por isso, o ônibus foi apelidado de ‘O Bacurau’ e a frase que dizia “amanhã eu vou, amanhã eu vou” parecia com o canto do pássaro. A distância de Brasília ao Rio era de 1.260 km, que era percorrida em 24h, isso em 1967.

A Polícia Militar de Brasília foi criada por decreto presidencial no final de 1966, no governo de Castelo Branco, que governou o Brasil de 1964 até 15/03/67, transformando a 1ª Companhia de Policia Militar, em 1º Batalhão da Policia Militar do Distrito Federal, conhecido até os dias de hoje como Batalhão Pioneiro de Brasília.

A história destes bravos Policiais Militares, jamais ficará no passado ou morrerá no tempo. As lembranças e a saudade ficarão para sempre registradas nas mentes de cada um deles.

Por Ferreira Santos - Especial para o Jornal de Sobradinho (Obs: Imagens da época cedidas pelo capitão da reseva da PMDF e personagem da matéria - Waldyr Monteiro Brito. Trazem imagens do capitão Brito em desfiles e eventos da época. Texto baseado em depoimento do capitão Waldyr).

Nenhum comentário