RECENTES

SEGURANÇA: Dicas do Professor Camilo


Carnaval, festa dos excessos.

O Carnaval se aproxima e, como em toda festa popular de grandes proporções, os índices de criminalidade aumentam, o que exige um cuidado ainda maior de nossa parte. As modalidades de crime mais comuns nesta época são, sem dúvida, o furto de/em veículos, roubos e, o que nos assusta igualmente, a lesão corporal proveniente de brigas, motivadas, muitas vezes, pelo consumo excessivo de álcool e/ou drogas ilícitas.

Mas, eu gostaria de, além do que já comentei, falar sobre algo que tem me chamado a atenção, durante as jornadas de serviço, quando observo as saídas de festas realizadas nos diversos locais destinados a eventos espalhados pela Asa Sul, incluindo o Setor de Clubes Sul e outros locais do Plano Piloto, área onde atuo como Policial Militar: É notório o aumento do consumo de álcool por parte de meninas adolescentes de classe média que frequentam tais festas, como se não bastasse a preocupação que os rapazes de mesma idade proporcionam a seus pais (e ao sistema de segurança pública), quando abusam dessas substâncias. Naturalmente que os tempos são outros e, como pai de adolescentes, compreendo que não se consegue, nem mesmo se pode, tentar educar os filhos com as mesmas amarras do passado. Porém, é de fundamental importância que se dê especial atenção à necessidade da conscientização do jovem, com relação aos cuidados que deve ter com a sua saúde e sua segurança.

Pude observar nas diversas abordagens que, normalmente, os grupos de meninas são formados por uma jovem adulta, devidamente habilitada para a condução de veículos e três ou quatro outras meninas que, com “autoridade”, informam aos policiais, que estão sob a responsabilidade daquela primeira. O que elas não percebem é que, estando sob o efeito de álcool, sua capacidade de avaliar e julgar situações de risco está diminuída e sua habilidade de reação, comprometida, o que as tornam, por fim, vulneráveis às ações de criminosos. Ensinemos, portanto, aos nossos jovens, o sentido da prevenção. Previna-se, pois, a prevenção é a melhor técnica de defesa pessoal que existe.

* Professor Camilo/ Especial para o Jornal de Sobradinho

Nenhum comentário