RECENTES

Lotéricas e Correios poderão comprar e vender dólar


O Conselho Monetário Nacional (CMN) alterou nesta quinta-feira (24) as regras para os chamados “correspondentes bancários” das instituições financeiras e passou a permitir que os bancos contratem lotéricas e agências dos Correios para compra e venda de moeda estrangeira, no valor de até US$ 3 mil. Os correspondentes funcionam, segundo o BC, como uma “extensão” dos bancos.

“Essa medida dá condições para a ampliação significativa da capilaridade da rede de atendimento ao público para operações de câmbio manual de pequeno valor, que já contava com a participação dos prestadores de serviços turísticos. Adicionalmente, foi autorizada a contratação, como correspondente, de prestadores de serviços turísticos para a realização de transferências relativas a remessas internacionais de até US$ 3 mil”, informou o Banco Central, por meio de nota à imprensa.

De acordo com o Banco Central, há mais de 150 mil pontos de atendimento com correspondentes bancários no país, mas nem todos eles atuam com câmbio. O BC avalia que essa prática “disseminou a oferta de serviços financeiros” na economia brasileira.

“Até 2002, cerca de 1/3 dos municípios do País, bem como diversos segmentos sociais, mesmo nos grandes centros, não dispunha de canais adequados de atendimento. A atuação dos correspondentes amplia a inclusão financeira de diversos segmentos da sociedade, constituindo um fator importante na distribuição de crédito e proporcionando maior concorrência no mercado financeiro”, informou a autoriadade monetária.

Atualmente, informou o Banco Central, dos 5.564 municípios brasileiros cobertos por serviços financeiros, apenas 34 não contam com atendimento por meio de correspondentes, utilizando outro tipo de canal de atendimento.

Fonte: EPTV

Nenhum comentário