RECENTES

CRIME: Comissão de Sindicândia vai investigar o desperdício de alimentos no CEF 7

Em nota à imprensa publicada nesta quinta-feira (24/2), a secretária de Educação do Governo do Distrito Federal, Regina Vinhaes, afirmou taxativamente que não está de acordo com o desperdício de alimentos registrado no Centro de Ensino Fundamental nº 07 de Sobradinho II, na última terça-feira (22/2). Na ocasião, alimentos dentro do prazo de validade foram jogados fora por funcionários da escola.

A Gerência de Alimentação Escolar (GAE) orienta que as escolas preparem somente os alimentos que serão consumidos em cada turno, de acordo com o número de alunos presentes. Somente a sobra dos alimentos cozidos é que deve ser jogada fora, conforme orientação constante no "Manual de Alimentação Escolar", publicado por meio da Portaria nº 167, de 10 de setembro de 2010. Caso sobrem pacotes fechados, eles devem retornar ao depósito. Já os pacotes abertos e não utilizados na sua totalidade, devem ser acondicionados em embalagens adequadas.

Ainda de acordo com a nota, Regina Vinhaes pediu a apuração imediata dos fatos pela Comissão de Sindicância da Secretaria de Educação e a punição exemplar dos responsáveis, caso sejam identificadas irregularidades.

Entenda

A ex-aluna do CEF 7 Dayana Kelly dos Santos Araújo, 26 anos, filmou e fotografou três sacos fechados de cereais e dois de leite em pó sendo rasgados e jogados fora e enviou o material para a imprensa. A ex-aluna é filha de uma auxiliar da escola e esteve no local por acaso, para falar com a sua mãe. Segundo Dayana, o descarte foi realizado na última terça-feira (22/2), nos três turnos, pelas próprias merendeiras, seguindo ordens da direção da escola.

fonte correio braziliense

Nenhum comentário