RECENTES

ARTE & CULTURA: Abertura do 2º Salão e Artes Visuais na Galeria Van Gogh


Artistas de várias cidades do DF encontram espaço para expor seus trabalhos
“Eventos dessa natureza são muito importantes, porque a cultura oportuniza a todos, de crianças a idosos, o acesso à beleza, à criatividade, à felicidade”, disse ontem (21/02) a administradora, Maria América, no discurso de abertura do 2º Salão das Artes Visuais das Regiões Administrativas do DF, sediado em Sobradinho. Também compareceram ao coquetel de abertura o secretário de cultura, Hamilton Pereira, o representante da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUS), Eduardo Monteiro, o presidente da Associação de Cultura e Arte de Sobradinho (ACASO), Francisco Alves, o administrador de Sobradinho II Hamilton Alves, além de artistas de todo o DF e convidados.

O objetivo da mostra está claramente descrito pelo coordenador Geral, José Vicente, no catálogo da exposição: “incentivar e valorizar a produção artística, revelar novos talentos e incrementar o intercâmbio artístico e cultural local e nacional”. Hamilton Pereira reafirmou o compromisso da Secretaria de Estado da Cultura de universalizar o acesso à arte e incentivar as Satélites a produzir bens culturais. “Não se faz cultura em Brasília sem pensar nas nossas 30 cidades. É preciso oferecer os mecanismos para o desenvolvimento cultural de todo o DF”, esclareceu.

Os presentes lembraram ainda a realização da Pré-Conferência de Cultura, dia 2 de abril, em Sobradinho. O secretário, Hamilton Pereira, informou que serão realizadas reuniões desta natureza em todo o DF. “O nosso objetivo é acolher aquilo que as cidades têm como expectativa, ouvir seus artistas e organizadores e, a partir de então, criar um plano de cultura que seja democrático”, contou. América também destacou a importância da Pré-conferência, porque visa estabelecer um diálogo entre Administração, Secretaria de Cultura, artistas e cidadãos. “As pessoas que fazem arte na nossa cidade estão ansiosas para opinar, dizer o que é importante em termos de cultura. Nosso objetivo é ouvi-las para melhor atender a estas demandas”, complementou.

A artista de Sobradinho, Madalena Rodriguez, parabenizou a iniciativa de organização do evento e salientou o poder transformador da cultura. “A arte tem o poder de salvar vidas. São inúmeros os relatos que nós temos de jovens que deixaram as drogas e o crime para se dedicar à arte, porque ela também representa a fuga nesses momentos difíceis. Tantas são as terapias ocupacionais que se utilizam da pintura, escultura, fotografia. Por isso, incentivar a manifestação artística é preservar a vida, é alimentar o espírito”, afirmou.

Além da abertura da exposição, a noite contou ainda com a premiação dos artistas escolhidos pelo júri técnico, nas seguintes categorias: pintura, desenho, gravura, escultura, objeto, fotografia e a entrega do prêmio de menção honrosa à pintora Liana Kitsuta. A realização do Salão conta com o patrocínio do Fundo de Amparo à Cultura (FAC) e apoio do GDF, Administração Regional de Sobradinho, ACASO e empresas e artistas locais. A mostra está aberta a visitação de hoje (22/02) até 26 de março, das 8h às 22h, segunda a sexta, na Galeria de Arte Vincent Van Gogh, na quadra 08, Área Especial – Sobradinho – DF.

Premiações por categorias:
Pintura

1º lugar: Jnasce
2º lugar: P. Sinval
3º lugar: Paulo Longuinho
Desenho
1º lugar: Regina Pessoa
2º lugar: Claudia Vargas
3º lugar: Marcia Bandeira
Gravura
1º lugar: Joana Passos
2º lugar: Thales Noor
3º lugar: Augusto Botelho
Escultura:
1º lugar: César Becker
2º lugar: Rafael Cossich
3º lugar: Zaqueu
Objeto
1º lugar: Marco Rodrigues
2º lugar: Dalmácio Longuinho
3º lugar: Liz Motta
Fotografia
1º lugar: Tarcísio Pádua
2º lugar: Divino Claudio
3º lugar: Adriana Lima
Menção honrosa
Liana Kitsuta

Por ASCOM/Gizele Chaves

Nenhum comentário