RECENTES

SAÚDE: Agnelo quer plano diretor para Hospital de Sobradinho



Depois de 40 anos de uso, unidade ganhará projeto para reorganizar e otimizar os espaços. Proposta é construir mais um bloco materno-infantil e ampliar Pronto Socorro.

Um hospital construído há 40 anos, projetado para atender uma população de 40 mil habitantes, e hoje com praticamente a mesma estrutura física, é o responsável pelo atendimento de mais 270 mil pessoas. Em breve, esta realidade do Hospital Regional de Sobradinho deve mudar. Hoje (17/01), o governador Agnelo Queiroz visitou as instalações daquela unidade de saúde e anunciou que fará o novo plano diretor do hospital, que deve abrigar pelo menos mais um bloco e ampliar áreas superlotadas como o Pronto Socorro.

“A situação é grave. Temos de fazer uma reforma para otimizar os espaços. Separar a área administrativa e a clínica para fora do bloco de atendimento emergencial. Para isso, vamos elaborar um plano diretor e garantir que não tenhamos puxadinhos”, esclareceu Agnelo.

Durante a visita, o governador adiantou ainda que o Pronto Socorro passará por reformas de ampliação e que serão construídos mais leitos de UTI semi-intensiva. Outra medida anunciada é a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Sobradinho II. O que vai ajudar a distribuir o atendimento primário, ou seja, de menor gravidade.

De acordo com a diretora da regional de saúde de Sobradinho, Dra. Joana D’Arc Gonçalves da Silva, 87% das pessoas que buscam hoje o Pronto Socorro poderiam ser atendidas numa UPA. “A cobertura básica é fundamental para atuarmos em rede e diminuirmos a demanda emergencial”, avaliou.

Também participaram da vistoria às instalações do hospital, o vice-governador, Tadeu Filippelli; o secretário de Saúde, Rafael Barbosa; o secretário de Obras, Luiz Pitiman; e a secretária de Comunicação, Samanta Sallum.

Rede elétrica precisa de reparos

O governador Agnelo anunciou que nos próximos dias serão instalados novos equipamentos no Hospital Regional de Sobradinho. Segundo ele, a rede elétrica da unidade precisa de manutenção e por isso, aparelhos importantes estão encaixotados, como o caso do Tomógrafo, que não funciona há 19 meses.

“Hoje a rede elétrica não suporta a carga gerada pela subestação da CEB e há riscos de curtos circuitos. Mas vamos providenciar a solução desse problema imediatamente”, afirmou. Além do tomógrafo, 50 aparelhos de ar condicionado e outros de Raio X serão instalados.

Novo plano diretor vai resgatar referência em alto risco obstétrico

O novo bloco que será construído na área do HRS deve abrigar quatro áreas: maternidade, centro obstétrico, berçário e banco de leite. Os detalhes, como o número de leitos e espaços físico, ainda não estão definidos, no entanto, a direção prevê que o hospital reconquiste o título de referência em atendimento de alto risco obstétrico.

“Atualmente, estamos distribuindo as mães em gravidez de risco para o Hospital Regional da Asa Sul, mas com o novo prédio poderemos voltar a atuar nessa área”, afirmou Dra. Joana D’Arc.

Segundo ela, a proposta é construir UTIs neonatal e reforçar o número de leitos em conjunto, destinados a mães e bebês recém-nascidos.

A diretora lembrou ainda que o novo espaço vai reforçar e ampliar as aulas práticas dos estudantes da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), a faculdade única faculdade pública do DF. “Hoje recebemos cerca de 500 alunos entre médicos residentes e estudantes em práticas na área de ginecologia, obstetrícia, ortopedia e clinica médica”, contabilizou.

Sistema de marcação de consultas por telefone

Durante visita ao Hospital de Sobradinho, o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, informou que em breve as marcações de consultas serão feitas por telefone. Segundo ele, o governo já elaborou estudos suficientes para a contratação de empresa especializada em telemarketing que dê suporte no atendimento ao público para marcação de consultas.

“A idéia é retirar os pacientes daquelas filas desumanas nos hospitais para atendimento ambulatorial”, afirmou ao detalhar que o serviço deverá seguir os mesmos passos do telematrícula. “O projeto já está pronto e licitado, estamos aguardando apenas o parecer do Tribunal de Contas para darmos início a esta nova metodologia de atendimento”, completou.

Raio X do Hospital Regional de Sobradinho
- 200 leitos, sendo 8 de UTI adulto
- 6 especialidades: alto risco obstétrico, clinica médica, ortopedia, ginecologia, pediatria e cirurgia geral
- 21 médicos para atender Pronto Socorro e Internação
- 258.461 atendimentos emergenciais de janeiro a setembro de 2010
- 95.795 atendimentos ambulatoriais de janeiro a setembro de 2010

fonte Agência Brasilia/Foto: Roberto Rodrigues e Sergio Dutti

Nenhum comentário