name='content'> ]]>

RECENTES

PÓLO DE CINEMA E VÍDEO : A SÉTIMA ARTE PARA TODOS


Um dos feitos que Sobradinho pode se orgulhar nesses quase 51 anos de existência é a construção do Pólo de Cinema. Inaugurado em 26 de maio 1993, o pólo foi construído com o objetivo de se tornar, um grande centro de produções cinematográficas do Distrito Federal.

“Brasília precisava de um incentivo para a área cinematográfica, e o Pólo de Cinema trouxe isso para a região. Hoje, o distrito federal é o terceiro maior produtor de cinema no Pólo, Vanderlei Silva.

A primeira produção cinematográfica realizada pelo Pólo de Cinema de Sobradinho foi o longa-metragem A terceira margem do rio, de Nelson Pereira dos Santos. Hoje, o Pólo já realizou cerca de 450 produções cinematográficas.

Em sua primeira década de existência, o pólo brasiliense contabiliza, além de uma série de oficinas e cursos sobre roteiro, montagem, direção, interpretação, fotografia, som, efeitos especiais e maquiagem, um total aproximado de 80 títulos, realizados sob o seu patrocínio ou apoio.

São filmes de diretores brasilienses estreantes, nomes consagrados, produções de diversas regiões do País. Em Julho de 1996, projeto de lei do deputado Wasny de Roure é aprovado e passa a denominá-lo Pólo de Cinema e Vídeo Grande Otelo.

O pólo hoje é dono do maior estúdio de cinema do Distrito Federal, e qualquer projeto cinematográfico pode utilizar o espaço gratuitamente.

fonte jornal de brasilia / foto Junior Nobre

Nenhum comentário