RECENTES

DEU NO CORREIO BRAZILIENSE: Agnelo pede paciência aos administradores em relação à falta de servidores


Por Mara Puljiz/ Saulo Araújo

Quatro dias após tomar posse como governador, Agnelo Queiroz (PT) reuniu os 30 administradores regionais nomeados para comandar as cidades do Distrito Federal. O encontro ocorreu às 18h de ontem no Palácio do Buriti, quando o chefe do Executivo pediu dedicação aos novos gestores e iniciativa para resolver os problemas. Agnelo pediu ainda paciência neste primeiro momento, uma vez que muitos cargos comissionados foram cortados e as administrações funcionam, por enquanto, com número insuficiente de servidores. “Esse governo veio para mudar e é isso que vamos fazer. Pretendemos rever o funcionamento de todas as administrações. É preciso descentralizar, dar mais autonomia aos administradores, pois eles são a parte do governo mais próxima com a população. Todo esse trabalho será feito de forma clara. Não vamos jogar nada para debaixo do tapete. Vamos encarar todos os problemas de frente”, afirmou o governador.

Existe a possibilidade de o número de comissionados ser maior do que o balanço inicial, que era de 18 mil. Na verdade, o quantitativo pode girar em torno dos 22 mil cargos de confiança. Além do corte de pessoal, é preciso organizar todo o sistema de informática e melhorar o acesso à internet, que é lento em quase todas as cidades. “Em algumas administrações está faltando funcionário, mas eles serão repostos o quanto antes. Detectamos casos em que um cargo com salário de R$ 5 mil era dividido em cinco de R$ 1 mil, um verdadeiro cabide de empregos”, disse a secretária de Comunicação, Samanta Sallum.

Para Samanta, esse também é o momento de rever o funcionamento das administrações a fim de evitar que elas continuem adotando medidas desnecessárias e que não são consideradas prioridades para a população.

Durante a reunião — finalizada por volta das 21h —, o governador pediu empenho dos administradores para cuidar das cidades, deixando-as livres do mato, dos buracos e do lixo. Outro ponto discutido pelo petista foi a resistência de alguns moradores em relação às indicações de seis nomes escolhidos para comandar as regiões administrativas do DF. A secretária de Comunicação afirmou que Agnelo encara a contestação da população com naturalidade, mas adiantou que, por enquanto, não haverá mudanças no time de gestores. “Alguns podem ser substituídos, mas não por pressão política, mas sim caso o novo administrador deixe de executar algum trabalho ou o serviço deixe a desejar de acordo com os interesses da comunidade”, garantiu.

foto divulgação

Nenhum comentário