Pesquise neste blog

terça-feira, 30 de novembro de 2010

O Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho - CILsob - abre Inscrições para novas matrículas


Muitas pessoas estão nos procurando porque não conseguem atendimento no Telematrícula 156 opção 2.

Aconselhamos ligar no horário em que o fluxo é menor: entre 7h e 9h e também entre 19h e 21h. Se ainda assim não conseguir atendimento, ligue para o 156 opção 4 e faça a reclamação.

No sábado, domingo e feriado o atendimento termina às 18h.

Antes de ligar para o 156, opção 2, reúna os dados a seguir:

» Nome completo e data de nascimento do estudante;
» Série/ano que o estudante irá cursar em 2011;
» Nome completo da mãe do estudante;
» Nome completo do responsável legal pelo estudante;
» CEP e endereço completo da residência do estudante;
» Se a opção for estudar próximo ao local de trabalho, também é necessário o CEP e endereço completo do trabalho do estudante ou de seus pais/responsáveis;
» Número(s) do(s) telefone(s) para contato. É importante que sejam ao menos dois.

DEU NO DFTV/GLOBO - Obras na BR-020 continuam atrasadas


A duplicação da via deveria ser entregue até o fim de novembro, mas, segundo o DER, a chuva pode atrasar ainda mais a conclusão. Enquanto isso, moradores sofrem com os transtornos causados pela obra.

A obra de duplicação da BR-020 ainda não foi concluída. No viaduto que dá acesso aos condomínios estão os restos de uma obra inacabada e abandonada.

“A obra ficou todo parada, mas continuou tendo acesso de carro. Então, eles interditaram e a parte que dava acesso aos condomínios foi fechada”, conta o comerciante Irenilson Gonçalves.

Mesmo sem a conclusão do balão, muitos motoristas se arriscam em passar pela pista inacabada. No fim de outubro o DFTV mostrou os prejuízos para os motoristas com a chegada das chuvas. Um carro ficou atolado na lama que invadiu a pista embaixo do viaduto de acesso ao condomínio império dos nobres.

Na época, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que as obras na rodovia seriam entregues no fim de novembro e que todas as paradas de ônibus retiradas seriam colocadas após a conclusão dos trechos.

Os comerciantes também enfrentam dificuldades sem a conclusão da obra de duplicação da BR-020. “O acesso ao comercio foi improvisado porque foi retirado o acesso que tínhamos no começo e não fizeram outro. O movimento caiu em torno de 30%”, afirma a comerciante Daniela Martins.

A equipe da Redação Móvel procurou o DNIT para saber por que as obras ainda não foram concluídas e a assessoria informou que o prazo de conclusão até o fim deste mês foi dado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão diretamente responsável pelo serviço.

O DER negou que tivesse previsto esta data porque ainda são necessários pelo menos vinte dias de trabalho efetivo na rodovia e a chuva pode atrasar ainda mais a entrega da obra. Enquanto a situação não se define, os moradores continuam sofrendo com os transtornos na pista.

Por Kenzô Machida / Juarez Dornelles - Foto Divulgação/DER ( veja vídeo em anexo, clicando no título desse artigo).

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

INSTANTE LITERÁRIO por Joel Pires

SINFONIA BRANCA

O barulho começou com um leve ruído na cozinha. Do quarto, à porta fechada, ouvia-se o incômodo motor. Ele tentava dormir. Cobria-se, virava de lá pra cá, colocava o travesseiro sobre a cabeça, e nada. Inquietava-se. O jeito era ver o que estava acontecendo. Mas o sono voltava entre o decidir e o levantar. Fazia frio. O cansaço de um dia estressante pesava-lhe, impondo descanso. Adormeceu.

O som estrépito invadiu-lhe o sono. Ouviu uma estranha sinfonia: milhares de geladeiras surgiram em sua mente. Sonhou com uma amplidão congelada, uma extensa planície branca... E os refrigeradores alinhados simetricamente em filas, estrondosamente ligados, dilacerando sua alma. No dia seguinte, chamou o técnico e resolveu o problema.

(*) Especial para o blog Jornal de Sobradinho

SAÚDE: Deu no blog da Jornalista Paola Lima - Raad deve retomar trabalho em breve

As negociações do DEM com demais partidos para composição de blocos na Câmara Legislativa devem ser retomadas em breve. O deputado Raad Massouh (DEM), afastado da Casa depois de ter sofrido um AVC, já encerrou parte do tratamento e se preparar para voltar ao trabalho. Raad precisou fazer fisioterapia no Hospital Sarah Kubitschek, para fortalecer a musculação no pescoço e agora ficará mais uns dias de repouso em casa, com a família. “Passamos todos por um susto, mas graças a Deus e ao bom atendimento médico que tive no Hospital Regional de Sobradinho, no Hospital das Clínicas de Brasília e, agora, no Hospital Sarah, consegui me recuperar sem qualquer sequela”, comemorou o distrital.

NR - Informamos aos leitores do Jornal de Sobradinho que não sabemos ou temos informações VERDADEIRAS e OFICIAIS sobre o real estado de saúde no Deputado Raad Massouh/DEM, somente o que é divulgado em outros veículos de comunicação de Brasilia. Segue em anexo, link da nota veiculada no blog da Jornalista Paola Lima. Click no título para visualizar ...

SEGURANÇA: Mulher é presa por porte ilegal em Sobradinho


Uma mulher foi presa por policiais militares na noite do dia (27), por volta das 21h30, após efetuar alguns disparos de arma de fogo. Os policias patrulhavam a Vila Buritis em Sobradinho II quando ouviram os disparos. Chegando a AR 10/08 em frente ao conjunto C abordaram uma mulher, mas não encontraram nada com a mesma, porém na casa da suspeita o serviço de inteligência do 13º BPM (Águia 33) encontrou a arma com cinco munições sendo uma deflagrada.

Participaram da ocorrência: sargento Silvan e o cabo Seixas, integrantes da viatura 1434.

Por Anderson Assunção e Dequiqui/PM

IMPRENSA: Falta humildade e profissionalismo na assessoria de comunicação do Deputado Raad Massouh/DEM


É detestável saber que ainda existem “jornalistas” que se acham deuses e que podem escolher os veículos de comunicação que devem receber certos tipos de informação. Pois bem, diante da enfermidade do Raad, a cidade de Sobradinho tem cobrado diariamente informações oficiais do deputado distrital Raad Massouh/DEM sobre seu real estado de saúde. Declaro que essa atual assessoria de imprensa do Raad é a pior e mais arrogante assessoria existente hoje na CLDF.

Em nenhum momento, essa "turma" teve a HUMILDADE de se reportar a redação do Jornal de Sobradinho e oferecer os devidos releases com informações do Deputado Raad Massouh. Infelizmente o nobre Deputado, pessoa que eu considero meu amigo de longas datas, ainda não definiu e objetivou metas assertivas quanto ao seu quadro de Assessores de Imprensa. Tenho muita saudade da Cida Magalhães, pessoa de mais alto nível e profissionalismo jornalístico, que infelizmente não foi reconhecida pelo seu valoroso trabalho junto ao Raad, mas que não media esforços em atender bem a imprensa comunitária da cidade de Sobradinho.

Hoje tenho péssimas informações dessa atual assessoria de imprensa do Deputado Raad Massouh, e estou podendo constatar sua prepotência em ocultar o fornecimento direto de dados e informações, ratificando, - Essas vão somente para "jornais e blogs que não tem compromisso algum com Sobradinho-DF". Só lembrando que o RAAD foi ELEITO PELA COMUNIDADE DE SOBRADINHO.

Quero informar a quem responde por ela, que o Jornal de Sobradinho acompanha política na CLDF, desde sua primeira legislatura e trabalha incansavelmente com todos os representantes e segmentos políticos de Sobradinho.

Não precisamos fazer isso, mas declaramos aos 4 cantos e a quem possa interessar essa informação, que a pessoa que responde pelo Jornal de Sobradinho, blog e futura revista Sobradinho Notícias, sempre trabalhou com jornalistas sérios de renome local e nacional.

Importante dizer diretamente ao RAAD MASSOUH e seus "representantes":
Que Deputados e Políticos passam e que nós jornalistas comprometidos com Sobradinho e sua gente, continuaremos aqui nessa cidade serrana fazendo nosso trabalho de levar informações VERDADEIRAS em tempo real. ...

Por Júnior Nobre/Jornal de Sobradinho.

sábado, 27 de novembro de 2010

CONVITE: Show para os sobradinhenses dia 3/12 no Flamingo

ESPORTE: Um peladão rico de craques


SANTO ANTONIO NO PISO SINTÉTICO

Com muito estilo e exibindo a arte de jogar bola, o grupo da fortíssima e tradicional equipe verde e branca rolou a gorduchinha no último dia 26 lá no piso sintético. Os bons de bola formados pela equipe verde são aqueles que colecionaram 11 (onze) títulos de campeão amador e inúmeros outros, a exemplo de Campeão do DF, Tri-campeão em Formosa etc. Os componentes uniformizados em branco formam a equipe jovem que não conquistou, mas chegou às finalíssimas do Amadorzão 2009 e, por questão de detalhes não carregou o título. Em 2010, nenhuma categoria do verdão participou das competições locais. Num bate-papo com esta redação, o Presidente
Paulo Antonio disse que a intenção da diretoria é voltar as atividades esportivas em 2011. Se conseguirmos manter o grupo reforçando-o com alguns atletas para mantermos uma equipe forte e competitiva, nós vamos voltar em busca do 12° título do Amadorzão e podemos até participar do Veterano e do Master. Este nosso encontrão de hoje já é a mostra do que pretendemos para 2011.(concluiu).

Por João Timóteo - exclusivo para o Jornal de Sobradinho

ACONTECEU: Passeio Ciclístico e Conscientização em Sobradinho





No último dia 21 de novembro, aconteceu o Passeio Ciclístico & Cidade Limpa. Uma realização conjunta da Bike Mania e ONG - Ser Integral.

Com o apoio dos patrocinadores, foram sorteados e distribuídos vários brindes aos presentes que participaram também de uma gincana ecológica.

A comunidade ciclística de Sobradinho, compareceu em peso, mostrando total apoio a esta iniciativa, afinal, a organização já tem experiência de seis anos realizando esse tipo de evento.

Cabe registrar que este Passeio Ciclístico foi o primeiro que se tem notícia, quanto a preocupação dos realizadores com o bem estar dos participantes, distribuindo protetores solares(Vivendas), água mineral (Hydrate) e farta mesa de frutas (Super. Mercado Tio Antonio), bicicletas (Empório da Construção, Supera Ginástica para o Cérebro), apoio e divulgação do Jornal de Sobradinho e Home Center Rezende.

Durante o evento, os realizadores salientaram a importância da preservação ao meio ambiente urbano, com projetos sociais como o Cidade Limpa que faz das embalagens descartadas nas lixeiras distribuídas em vias públicas uma fonte de emprego e renda para as comunidades carentes da cidade.

Foram expostos, produtos confeccionados com o "Lixo Coletado”, como cadeiras, poltronas,pufs para crianças, mesinha, abajur, lamparinas, manta térmica, vassourões ecológicos, cerca de garrafas e um aparelho de Aquecimento Solar de Água, dentre outros produzidos por pessoas engajadas.

Os presidentes da Associação Pedal na Serra - Sr.Carlos Alberto Cavalcante e o Sr. Carlos Alberto T. Gonzalez Presidente da Organização - Ser Integral, declararam a esta reportagem, estarem muito agradecidos pela repercussão e receptividade dos presentes, quanto a iniciativas desse tipo, focados no bem estar social e ambiental.

Adiantaram-nos que para o ano que vem, serão realizados eventos no propósito de mobilizar ainda mais a população de Sobradinho.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Deu no Correio Braziliense: Agnelo escolhe Paulo Tadeu para representá-lo em negociações na CLDF










A inoperância dos distritais no plenário da Câmara Legislativa, evidenciada nos últimos três dias pela falta de quorum para votar os projetos, refletiu na transição. O governador eleito, Agnelo Queiroz, credenciou ontem o líder da bancada do PT na Casa, Paulo Tadeu, para ser o interlocutor político do futuro governo entre os parlamentares. A missão dele é conseguir fechar acordos com os colegas para acelerar a apreciação das propostas de interesse do futuro Executivo, sem deixar de lado as demandas de cada deputado. Com a abertura de um diálogo mais direto com os distritais, mesmo não sendo feito pelo próprio Agnelo, como defendem alguns políticos, ampliou-se a possibilidade da retomada dos trabalhos legislativos. A expectativa é de que na próxima quarta-feira sejam votados alguns vetos e uma emenda à Lei Orgânica do DF.

Logo depois de participar da reunião com o governador eleito, que selou a criação do cargo de líder do governo de transição, Tadeu começou a desempenhar a função. O deputado compareceu à sessão plenária de ontem e convidou alguns líderes de partido para uma conversa em seu gabinete. A líder do DEM, Eliana Pedrosa, do PMDB, Rôney Nemer, e do próprio PT, Cabo Patrício, foram informados sobre o novo método de negociação. Ao Correio, Tadeu disse que fará uma sondagem prévia das necessidades dos deputados para serem levadas à votação, mas que Agnelo dará a palavra final. “O governador me convidou para assumir até o fim do ano a liderança do governo dele para abrir diálogo mais direto entre ele e os parlamentares. Vou fazer a primeira sondagem, mas evidente que Agnelo vai fechar isso”, explicou o distrital, que ocupará uma das cadeiras da Câmara dos Deputados no ano que vem.

A intenção é intensificar as conversas com outros líderes até o feriado e emplacar na sessão de quarta-feira alguns projetos. A emenda à Lei Orgânica, que amplia para setembro o prazo para apresentação do Plano Plurianal (PPA) — na regra atual este planejamento tem que ser apresentado em março — poderá ser apreciada. “A designação é para tentar ajudar Wilson Lima (presidente da Casa) a fechar uma pauta mais propositiva com os deputados, respeitando as posições. A inoperância do Parlamento não pode criar prejuízo para o futuro governo e a sociedade”, afirmou Paulo Tadeu. Sobre a ausência dos parlamentares no plenário nesta semana, inclusive, da bancada do PT, o distrital disse que a dispersão foi fruto da falta de um acordo político. “A pauta de votações foi fechada no âmbito técnico, mas não conversada com os deputados”, explicou.

Paulo Tadeu também ficará de olho na elaboração do orçamento de 2011, com previsão para ser apreciado pelo plenário em 15 de dezembro. Ontem, os relatórios parciais das áreas social, desenvolvimento econômico, obras e infraestrutura foram entregues aos técnicos da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof). Apenas o relatório da área de gestão pública, de responsabilidade de Tadeu, ficou para depois. Na próxima semana, haverá reunião da comissão para apreciação dos documentos que subsidiaram o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Pelo).

Reestruturação
Apenas cinco distritais participaram do café da manhã oferecido ontem pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do DF (Sindical) e a Ordem dos Advogados (OAB-DF) para tratar da reestruturação administrativa da Câmara Legislativa. Compareceram os petistas Arlete Sampaio e Wasny de Roure, Celina Leão (PMN), Dr. Michel (PSL) e Aylton Gomes (PR). O presidente do Sindical, Adriano Campos, apresentou aos eleitos a proposta que reduz de 300 para 219 o número de cargos comissionados na estrutura da Casa. Se aprovada, haveria uma economia de R$ 17,5 milhões por ano.

O sindicalista informou aos distritais que uma liminar na Justiça condicionou a nomeação de funcionários para os gabinetes deles a publicação do último relatório de gestão fiscal da Câmara deste ano, que necessariamente, precisa estar abaixo dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Os parlamentares mostraram disposição para discutir as reivindicações da categoria. Arlete disse que tem uma contraproposta para reduzir as despesas com pessoal, como a criação de uma tabela de salários para funcionários do gabinete fora da estrutura da Câmara.

ROGÉRIO ROSSO VISITA O LEGISLATIVO
» O governador Rogério Rosso visitou ontem, pela primeira vez, o novo prédio da Câmara Legislativa. Participaram da reunião, e acompanharam a visita, o presidente da Casa, Wilson Lima, os deputados Eliana Pedrosa (DEM) e Aylton Gomes (PR), e o presidente da Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil), Celso Pinto. Lima pediu ao governador que uma área pública em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) seja transformada em estacionamento, para beneficiar visitantes da Câmara e do TRE, que atualmente constrói um anexo nas proximidades. A área em questão foi aterrada e, quando chove, a poeira é transformada em lama que escorre para dentro do espelho d'água da Câmara. O presidente da Novacap prometeu colocar brita sobre a terra enquanto a empresa estuda a possibilidade de construir o estacionamento.

Por Luísa Medeiros/CB fotos divulgação

SOBRADINHO II - Rogério Rosso anuncia transferência de 49 famílias da Vila Rabelo


O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), passa a manhã desta sexta-feira (26/11) em Sobradinho II. Em entrevista coletiva realizada na administração da cidade, Rosso falou sobre o combate a Dengue no DF e a anunciou que 49 famílias qe hoje ocupam área de risco receberão lotes para se mudarem do local.

o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), César Pessoa de Melo, explicou que um levantamento, realizado em 2008, mostra que na época havia 137 famílias na área de risco. Hoje elas são 75. Os responsáveis pelas 49 casas que se encontram em situação mais perigosa receberam um termo de convocação para irem ao cartório, onde será feita uma análise prévia e, posteriormente, a escritura com a doação dos lotes que ficarão entre Sobradinho II e Parque Canela de Ema. Para receber o terreno, a família não pode ter nenhum imóvel e residir há pelo menos cinco anos no DF.

Rosso esteve acompanhado de representantes da Defesa Civil, Sudesa, Codhab, Administração Regional, SLU e SES. Os moradores estenderam faixas de agradecimento e fogos de artifício também foram usados para celebrar a decisão.

Sobre a Dengue, o governador destacou que o DF saiu da lista do Ministério da Saúde de iminência de surto do mosquito transmissor. De acordo com ele, o resultado se deve ao trabalho de intensificação realizado pela Secretaria de Saúde (SES), que orientou e conscientizou a população sobre as formas de combate ao aedes aegypti. Além disso, frisou que Arniqueiras, Colônia Agrícola Samambaia e Jardim Botânico recebem atenção especial do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e de agentes da SES. Já o Núcleo Bandeirante teve índice de 0% em focos de larvas dos mosquitos nas casas.

Deu no Correio Braziliense: por Mariana Laboissière

CIDADE: Em Sobradinho, uma obra que seria um ginásio de esporte causa insegurança aos moradores


Abrigo de mendigos e ponto de tráfico de drogas – essa é a referência atual de uma obra inacabada na Quadra 7 de Sobradinho I. A construção está abandonada há mais de dez anos e ameaça a segurança dos moradores da região. Quem mora ou trabalha por perto reclama dos assaltos que se tornaram mais frequentes, das cenas obscenas e dos usuários de drogas que costumam fazer algazarra quando estão sob o efeito de alguma substância ilícita.

Se a obra tivesse sido concluída, o local abrigaria um ginásio de esportes. Mas, hoje, no lugar de crianças e adolescentes se divertindo, o que se vê é lixo, colchão velho, cadeira destruída, além de um banheiro improvisado.

"O que acontece aqui é um absurdo. Há anos que convivemos com isso. Não temos segurança nenhuma aqui", afirma Neilor Rolien, síndico de um edifício que fica ao lado.

PrejuízosO abandono da obra prejudica até mesmo o comércio local. Neilor conta que a obra inacabada interfere no funcionamento e na valorização das salas do edifício. "Tem uma pizzaria aqui que fica aberta até meia noite, mas eles tiveram de contratar um segurança. Não dá para confiar. Além disso, interfere muito na valorização. Quem vai querer morar em um lugar perigoso?", questiona.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília ,Foto Glaucya Braga

Já nas bancas!!!



É isso mesmo, assumindo compromisso público de tiragem, seriedade e periodicidade, o Jornal de Sobradinho comprovadamente é o único veículo de comunicação que assume publicamente a seriedade de levar as ruas, informação em tempo real através do seu blog e documenta boa parte do material veiculado no jornal impresso.

O mensário desse mês de Novembro de 2010 - número 223, chega hoje antecipadamente a todas as bancas de jornais e revistas da cidade. Confira!!!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

ESPORTE: PEIXE GOLEIA NA ESTREIA E BATE DE NOVO


Taça Brasil de Futsal

Jogando bem e rolando a bola com estilo lá na cidade de Campo Grande-MS, o atual bi-campeão do DF estreou bem, goleando por 7x1 a equipe do Sesi-MS ontem 22-11 e hoje 23, voltou a jogar bem e venceu o Balsas-MA, pelo escore de 4X2. Liderando o grupo “A” da competição com 11 gols marcados e apenas 03 sofridos, amanhã 24, às 19:30 o adversário será o Piaui-PI e encerrando a primeira fase no dia 25, depois de amanhã às 16:30h vamos pegar o Alvorada_AM. Goleadores do primeiro jogo: Rafael 03, Sacom 02, Munin 01 e Marlon 01 e, no segundo jogo, marcaram Marlon, Pitica, Rafael e Marquinho

Por João Timoteo

SEGURANÇA: Homem procurado pela justiça é preso pela PMDF

Sobradinho - Ontem (22), por volta das 19h50, policiais militares do serviço de inteligência do 13º batalhão - Sobradinho, receberam uma informação, via CIADe – 190, de que um Ford Escort transitava pela ruas da cidade com quatro ocupantes em atitude suspeita.

Os policiais, em patrulhamento na região, viram o veículo e, com o apoio das viaturas 140 e 141, realizaram a abordagem e constataram que um dos homens era procurado pela justiça pelo crime de sequestro, ocorrido em 2002.

O procurado foi conduzido à delegacia da área.

Por Valmon Pereira e Dequiqui - fonte PM-DF

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SOBRADINHO II: Vem aí a Cruzada Evangelística


Queridos, A Paz de Cristo!!!

Peço a todos os leitores do blog Jornal de Sobradinho, que nos ajudem a divulgar este evento, que tem por objetivo, ganhar almas para o Nosso Senhor Jesus Cristo.

Sabemos, que aqui nesta cidade, unidade da federação e país, ainda há muitas vidas que precisam ser alcançadas, cuidadas, amadas, direcionadas ao amor eterno do nosso Senhor Jesus, e para que isto aconteça o todo poderoso DEUS conta comigo, conta com você, para realização desta boa obra.

Deus nos abençoe!!!

Pra.Tânia

OBS: Click na foto acima, para melhor visualizar as informações do folder ...

CIDADE: Na luta contra a Dengue


Um grupo representativo dos Órgãos Regionais, reuniu-se no último dia 18 de novembro no Gabinete do Senhor Administrador Regional, para unir força no combate à dengue em Sobradinho. Participaram do notável e necessário encontro, os seguintes segmentos públicos: PMDF, CBDF, HRS, NOVACAP, SLU, CAESB, Conselho de Saúde, AGEFIS, Vigilância Ambiental e, representando a Administração, além do Senhor Administrador, o Gerente de Obras, a ouvidora, a GEDES e a ASCOM.

Na abertura do acontecimento, o Administrador Carlos Augusto de Barros ressaltou quanto à validade da parceria dos demais órgãos com a Secretaria de Saúde no combate à epidemia que causa sérios transtornos ao nosso povo, sugerindo também a colocação de cartazes em pontos estratégicos, alertando a comunidade quanto ao perigo de se contrair a dengue.

Após todas as discussões e considerações do grupo, definiu-se um cronograma de ações para o mês de dezembro, assim distribuídas: de 01 a 03- Vila Denocs; dia 06 – Setor de Oficinas na quadra 01; dia 07 –Vila Basevi; dias 08 e 09 quadras 07 e 09, margeando as mesmas até o córrego; dia 10, a ação percorrerá na quadra 10 e nos dias 13 e 14 na Nova Colina. Reservando-se o dia 15 para eventuais problemas que poderão acontecer nos trajetos mencionados. O grupo se reunirá novamente no dia 16 no Gabinete do Administrador para à avaliação e à aprovação do Cronograma de Ação para janeiro de 2011.

Por João Timoteo texto e foto

EDUCAÇÃO: Mudando para Melhor


O Colégio Rio Branco situado na Quadra 13, Área Especial número 08, passou desde o dia primeiro de agosto de 2010, por uma completa renovação que só vem a acrescentar qualidade ao ensino oferecido em nossa cidade.

A instituição passou a chamar Mont Blanc Centro Educacional e apresenta uma proposta pedagógica consistente apoiada por uma equipe de professores com experiência reconhecida pelas melhores instituições de ensino de Brasília, que vem compor o corpo docente da escola.

Alguns desses profissionais já foram apresentados à comunidade ao ministrarem aulas para o Curso Pré-PAS (Programa de Avaliação Seriada da UnB).

A instituição também é pioneira por oferecer a todos os alunos, cursos de inglês particular na própria escola em parceria com a Cambridge English School - Escola de Idiomas com 25 anos de tradição na cidade de Sobradinho.

Esse reforço à qualidade de ensino do Inglês, visa atender as demandas atuais do mercado, que privilegiam profissionais com boa formação escolar e domínio de uma segunda língua.

A renovação também abrange a estrutura física da escola com a modernização das salas de aula. Além disso, o Mont Blanc continuará a oferecer o Curso Técnico de Enfermagem.

PROFESSORES QUE INTEGRARÃO A EQUIPE DOCENTE A PARTIR DE 2011

Biologia: Alexandre Falchi (Marista)
Biologia: Lúcio Flávio Bravin (Marista/GALOIS)
Português: Luiz Artur (CEUB)
Português: Northon de Figueredo (Marista)
Matemática: Marcelo (Marista)
Física: Edson Luiz (GALOIS)
Física: Giovanni (Marista)
Química: Euller (SIGMA)
Inglês: Luiz Arantes (CAMBRIDGE)

EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil contará com uma área de recreação renovada, com novos brinquedos e um espaço pensado para proporcionar às crianças de 2 (dois) a 5 (cinco) anos um desenvolvimento integral, priorizando a motricidade, o desenvolvimento intelectual e incentivando a socialização. A ação pedagógica procura estabelecer uma extensão da ação afetiva e estimuladora da família.

ENSINO FUNDAMENTAL

A proposta pedagógica para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos privilegia a construção do conhecimento. Os alunos são estimulados a desenvolverem atividades que produzam a integração dos conteúdos da base nacional explorando os temas transversais como a cultura e demais aspectos da nossa região.

ENSINO MÉDIO

O Mont Blanc® – Centro Educacional chega a Sobradinho trazendo uma equipe de professores com experiência reconhecida pelas melhores instituições de ensino de Brasília. Com um ensino forte que visa à aprovação nos processos seletivos mais concorridos do Brasil. A proposta pedagógica tem como parâmetros curriculares as matrizes do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da UnB. A estrutura de ensino médio conta ainda com plantões de monitoria por disciplina, amplas salas de aula, climatizadas e com equipamentos multimídia de última geração para dar todo o suporte que os alunos necessitam para conquistar sua vaga na universidade.

CAMBRIDGE ENGLISH SCHOOL

Numa parceria com a Escola de Idiomas Cambridge, o Mont Blanc® – Centro Educacional oferece a todos os seus alunos, a partir dos 3 (três) anos de idade, o curso de Inglês na própria escola. Com 25 anos de tradição e sucesso em Sobradinho a Escola Cambridge adota o método da Universidade Britânica, com números reduzidos de alunos em níveis que vão do básico à conversação.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL
TÉCNICO EM ENFERMAGEM


O Mont Blanc® – Centro Educacional oferece o Curso Técnico em Enfermagem com o objetivo de formar um profissional habilitado, crítico, qualificado e com ampla visão da realidade da saúde – na perspectiva de uma atuação diversificada, capaz de intervir no processo saúde-doença, nos vários níveis de complexidade, no intuito de garantir ao aluno um aprendizado eficiente e rápido, para que possa expandir seu leque de oportunidades no mercado de trabalho.

CARACTERÍSTICA DO CURSO:
•Duração prevista: 22 meses
•Legislação; Aprovado pelo parecer nº 176 em 02/08/05 Conselho de Educação do Distrito Federal.

MATRÍCULAS ABERTAS
Qd. 13 - Área Especial 08 Sobradinho-DF
Fones:(61) 3591 7696 - 3591 1801

MATRÍCULAS ABERTAS !


(*)CLICK NA FOTO PARA MELHOR VISUALIZAR AS INFORMAÇÕES...

CULTURA: Pela 1ª vez no Brasil o Ballet Nacional da CHINA


NO TEATRO NACIONAL DIAS 24 E 25 DE NOVEMBRO
(*) CLICK NA IMAGEM PARA MELHOR VISUALIZAR AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO FOLDER
MAIORES INFORMAÇÕES:
(61)3325.6256 -(61)3325.6239 - (61)4002.0019

DEU NO DFTV/GLOBO - Polo de Cinema e Vídeo está completamente abandonado

O polo, criado para ser um centro de produção, está maltratado. Projeto para a reforma do local até existe há seis anos, mas Secretaria de Obras informou que os reparos só devem acontecer em 2011.

O Polo de Cinema foi inaugurado em 1993 em um espaço considerado, na época, uma cidade-cenográfica. O local levava o nome de Grande Otelo, em homenagem a um dos principais atores da história do cinema brasileiro. A inauguração causou euforia entre artistas da cidade e de todo o país.

As placas que indicam o caminho até o Polo de Cinema, em Sobradinho 2, já mostram o abandono. “O que a gente vê é o descaso. Temos a oportunidade de ter o Polo de Cinema, mas ele não tem nada ativado”, diz o corretor de imóveis Nilton Reis.

Na entrada do polo, a primeira cena de descaso. O prédio que deveria abrigar um estúdio tem uma casa de marimbondo; o mato alto quase esconde o antigo retroprojetor; na sala da administração, os documentos têm que ser protegidos do cupim por um plástico e a parede chegou a mudar de cor por causa da umidade.

“Prometeram que viriam celebridades para fazer filmagens. No entanto, não vejo nada. Teve muito pouco trabalho”, comenta o servidor público Elias da Rocha.

“O polo foi uma ideia para que tivéssemos condições para trabalhar, porque antes disso era só a universidade com algum equipamento e um ou outro empreendedor privado”, conta o cineasta Nelson Pereira dos Santos.

No espaço que deveria abrigar atores e produtores do cinema nacional sobram teias de aranha. O estúdio está abandonado e a luz que entra no local não é de um refletor, é a luz do sol. Nos camarins não existe espelho; a maçaneta da porta quebrou e a madeira está podre. O telhado está destruído e, quando chove, tudo fica completamente alagado.

“A gente podia pegar o Polo de Cinema como um dos símbolos do abandono e do descaso com que as artes em Brasília. É quase que inútil ter aquilo ali. O rosto desta cidade poderia ser outro se os artistas fossem melhor assistidos”, defende o cineasta Vladimir Carvalho.

O espaço foi usado este ano para apenas uma filmagem. O polo tem um acervo de filmes e vídeos nacionais, mas a última exibição foi em 2009, pouco antes do teto ruir.
“Tem que injetar recursos para as obras. Pois o projeto de 2004, que está parado na Novacap, já está com o orçamento ultrapassado. Na época era de mais ou menos R$ 500 mil, agora, precisa fazer um novo projeto”, explica o diretor de Cinema e Vídeo da Secretaria de Cultura, Sérgio Fidalgo.

A Novacap informou que entregou o projeto de reforma à Secretaria de Obras que poderia conseguir recursos para fazer as melhorias. A secretaria respondeu que prioriza obras em andamento e, por isso, a reforma do Polo de Cinema não foi contemplada no orçamento deste ano. A previsão é que a reforma saia do papel em 2011.

Por Albert Steinberger / Emerson Soares - ASSISTA VIDEO EM ANEXO, CLICANDO NO TÍTULO DESSE ARTIGO.

Intervenção polêmica na DF-150 desagrada moradores do Grande Colorado


Sinal instalado na DF-150: queixas entre moradores do Grande Colorado

As opções de acesso dos moradores do Grande Colorado ao Plano Piloto já não são muitas. A DF-150, que os liga até a BR-020, está com obras de duplicação a todo vapor, o que já demanda mais atenção devido aos desvios, às máquinas e aos homens na pista. Para piorar, na última semana, uma intervenção no trânsito causou estranhamento nos moradores dos sete condomínios da região: foi instalado um sinal na intersecção entre a DF-150 e a principal avenida do Grande Colorado.

“Se veio para ajudar, não funcionou. Agora perdemos ainda mais tempo no trânsito nos horários de pico”, conta o analista da Infraero Marcos Caetano de Souza, 51 anos. Ele está inconformado em ter que sair ainda mais cedo de casa para trabalhar por causa da mudança. “Antes, eu precisava sair uma hora antes de entrar no trabalho para chegar a tempo. Agora, preciso de duas”, diz, indignado. No primeiro dia de funcionamento do sinal, que está em fase de teste, o analista garante ter ficado mais de 60 minutos preso no engarrafamento. “Como é que colocam um sinal sem fazer uma avaliação criteriosa dos benefícios e dos prejuízos?”, questiona.

O estudante Gabriel Stanford, 24 anos, também não gostou nada da alteração. “Depois que instalaram esse sinal, o acesso ficou muito pior. E estão testando nos horários de pico, o engarrafamento de manhã pega toda a rua principal, até a frente das casas das pessoas”, denuncia. “Fizeram uma obra de ‘melhoria’ e só piorou”, concluiu. Segundo os motoristas, muitas pessoas impacientes com a demora têm burlado as normas de trânsito para se livrar do congestionamento. “Tem um monte de gente indo pelo acostamento, cortando caminho por onde não pode”, diz o analista. Ele acredita que haverá mais acidentes porque ainda há trechos sem iluminação em decorrência das obras.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) divulgou nota na quinta-feira explicando que o sinal foi instalado porque “onde existe o balão será construído um viaduto” e pediu paciência aos motoristas. O documento também informava que, desde esse dia, o tráfego de caminhões na DF-150 ficou proibido nos períodos das 7h às 9h e das 17h às 19h. A ideia, de acordo com a instituição, é “desafogar o trânsito nos horários de maior fluxo”. A fiscalização do respeito à norma cabe à Companhia de Polícia Rodoviária. (AS)

Por Ariadne Sakkis/CB - Kleber Lima/CB/D.A Press - veja link original, clicando no título desse artigo.

sábado, 20 de novembro de 2010

SEGURANÇA: Traficante é preso pela PM em Sobradinho


Um homem foi preso acusado de trafico de drogas e porte ilegal de arma de fogo na quadra 12 do DNOCS em Sobradinho, na noite de ontem (19), por volta das 20h40.

A prisão e apreensão dos materiais se deram graças a uma denúncia anônima feita a CIADE, Centro Integrado de Atendimento e Despacho e Emergência. Os prefixos do 13º BPM, (1434) sargentos Marcio Batista, Torres Viana e cabo Antonio Carvalho e (141) Sargento Marcus Mendes e soldados Enés e Feitosa juntamente com os policiais do serviço de inteligência da unidade, dirigiram-se ao local então indicado. Ao chegarem e confirmarem a situação, os militares apreenderam 168g de maconha, 128g de cocaína, 80 pedras de crack, um revolver Taurus calibre 38 com cinco munições, um aparelho celular, além de outros objetos provavelmente produto de furto ou roubo.

Durante as buscas policiais, o dono do imóvel assumiu a propriedade dos objetos. Levado à delegacia da área, o criminoso foi autuado em flagrante por trafico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Os demais ocupantes da casa, dois maiores e um menor, foram ouvidos e liberados pela autoridade responsável.

Fonte PM-DF /Valmon Pereira e Carlos Brant

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Caminhada na Natureza em Sobradinho apresenta as frutas do Cerrado


Intenção é divulgar frutas utilizadas na gastronomia regional

A Caminhada na Natureza é um projeto da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) que existe há quatro anos com o objetivo de integrar a população urbana aos agricultores, por meio do turismo rural.“Todas as edições foram realizadas em Brazlândia. Essa é a primeira vez que Sobradinho é contemplada”, afirma Clarissa Valadares, responsável pelo projeto. A Caminhada na Natureza acontece no sábado (20), das 8h às 12h. A concentração será na Chácara nº 9, Monte das Oliveiras, próximo à Escola Núcleo Rural Caatingueiro.

Durante o passeio, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre as plantas frutíferas do Cerrad. Com o slogan “Conheça as delícias da sua região”, a caminhada terá 7,5 km de trilha, passando por 20 propriedades de agricultores familiares e dois córregos. Após o percurso, será oferecido almoço com comida típica, de adesão opcional, no valor de R$5. No local de chegada também haverá uma feira artesanal.

No evento também haverá a distribuição de uma cartilha, com a catalogação das plantas frutíferas encontradas na trilha, e um informativo com algumas receitas gastronômicas. Genipapu, manga, cagaita, guariroba, siriguela, mangaba, jatobá e mangaba são algumas das frutas que os participantes irão conhecer.

De acordo com Clarissa Valadares, doutora em Turismo, o objetivo do projeto é apresentar o Cerrado como uma importante fonte de matéria-prima para a gastronomia e para o fortalecimento da identidade local. Qualquer pessoa pode participar da caminhada. A turismóloga alerta para a necessidade de levar garrafa com água, passar protetor solar e repelente, utilizar calçados apropriados para caminhada e não se esquecer do boné.

Por Fabiana Sampaio/TB - Foto Divulgação

EDITAL: LIGA DAS ASSOCIAÇÕES DESPORTIVAS DE SOBRADINHO

ELEIÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Nº 001/2010


O PRESIDENTE DA LADES no uso de suas atribuições estatutárias CONVOCA todas as Entidades Desportivas Associadas para a ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA a realizar-se na data de 11/12/2010(sábado), no horário das 9h às 12h, na sede da LADES, localizada no Ginásio de Esportes de Sobradinho – Sobradinho/DF, para proceder às ELEIÇÕES DOS MEMBROS DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO FISCAL PARA O BIÊNIO 2011/2012 de acordo como seguinte calendário:
1. REGISTRO DE CHAPAS: De 22 a 26/11/2010.
2. RESULTADO DAS CHAPAS NÃO IMPUGNADAS: 29/11/2010
3. PRAZO PARA RECURSO: 30/11/2010 a 02/12/2010.
4. RESULTADO FINAL DAS CHAPAS: 03/12/2010.
5. ELEIÇÃO E POSSE: 11/12/2010.
Fica constituída a COMISSÃO ELEITORAL formada por CESAR SOARES LEITE – Presidente; SHEILA ROSA DA SILVA - Secretária e MARCIO SILVA DE MORAES – Membro.

Todas as informações, resultados, entregas e recebimentos de documentação serão na sede da LADES, localizada no Ginásio de Esportes de Sobradinho, nos dias e horários estabelecidos no Regulamento da Eleição.

Sobradinho/DF, 11 de novembro de 2010.
MAURILIO DE FREITAS
PRESIDENTE

SEGURANÇA: Inauguração do Ponto de Apoio da Polícia Militar na Quadra Central


Por iniciativa da Administração Regional em parceria com o 13º BPM e com o apoio da PW toldos, foi inaugurado no dia 18 de novembro de 2010, um ponto de apoio elevado e coberto com toldo, destinado ao estacionamento de um carro da policia que tem por objetivo principal a promoção de melhor visibilidade e segurança para os frenquentadores e os comércios da quadra central.

Por João Timóteo

ESPORTE: Final do Campeonato Brasiliense de Futsal 2010


O PEIXE É CAMPEÃO DO DISTRITO FEDERAL



O Peixe nadou de braçada lá na Praia do Cresspom. Um jogão de bola com o Ginásio de Esportes daquele Clube literalmente lotado no dia 17 de novembro, marcou a finalíssima da competição que teve a participação das principais agremiações do Distrito Federal. Jogando em casa e com a imensa vantagem do empate no tempo normal e na prorrogação, logo no início do primeiro tempo o Cresspom foi prá cima, marcou duas vezes e, ainda no primeiro tempo, Rato marcou para o Peixe e com o placar de 2X1, encerrou o primeiro tempo. De volta para a segunda fase, a reação do Peixe foi fulminante; a equipe do treinador Sérgio Adriano marcou duas vezes através do atleta Marquinhos,, virou o jogo mas ainda permitiu um novo empate e, já no apagar das luzes, Pitica marco e virou novamente para 4X3, provocando uma prorrogação de dois tempos de cinco minutos, com a obrigação de vencer de novo. O Cresspom que jogava pelo empate marcou logo aos dois minutos e, numa reação sensacional ainda nos primeiros 05 minutos a forte equipe de Sobradinho empata com um gol de Joe, logo em seguida Marlon virou para 2X1 e Pitica marcou o terceiro fechando o placar em 3X1. Agora, é buscar a Copa Brasil 2010. A delegação embarca no domingo 21-11 para Campo Grande-MS para um desafio nacional.

Por João Timóteo - especial para o Jornal de Sobradinho

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pesquisa aponta desconfiança da população na Justiça

Os cidadãos brasileiros não acreditam na honestidade da Justiça nem que haja imparcialidade e rapidez nas decisões. É o que revela um estudo lançado ontem (17) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a percepção da sociedade em relação aos serviços públicos. A pesquisa tem como objetivo formular um indicador para avaliar a percepção da população em relação aos serviços prestados pelo Estado.

Numa escala de 0 a 4, a honestidade da Justiça teve média de 1,17. A imparcialidade no tratamento dos cidadãos e a rapidez na decisão dos casos tiveram 1,18. Esses índices ficaram abaixo da média de 2 pontos estabelecida pela pesquisa para essa escala.

Também foi avaliada a percepção das pessoas sobre o custo e a facilidade do acesso à Justiça, que tiveram 1,45 e 1,48, respectivamente, e sobre a dimensão da capacidade de produção de boas decisões e de resolução justa de conflitos (1,60).

Quando avaliada de maneira geral, a Justiça recebeu nota 4,55 numa escala de 0 a 10.
Usando um recorte geográfico, é possível notar diferenças entre as cinco regiões brasileiras. No Norte e no Centro-Oeste, a Justiça, se avaliada de maneira geral, recebeu nota 5,27 e 5,30, respectivamente, numa escala de 0 a 10. No Nordeste, a nota foi 4,70; no Sul, 4,26; e no Sudeste, 4,07.

A pesquisa também avaliou a percepção nos casos em que os entrevistados já tiveram processos tramitando em alguma instância judiciária como proponente da ação ou como réu.

As pessoas que tiveram ações na Justiça como proponentes atribuíram ao serviço nota 3,79. No caso dos réus, a média foi de 4,43. Aqueles que nunca tiveram processo tramitando no Judiciário deram nota 4,86. A escala, nesses casos, varia de 0 a 10.
Foram entrevistadas 2.770 pessoas nas cinco regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 5% e o grau de confiança é de 95%.

(Por: Roberta Lopes/Da Agência Brasil - blog doplenário )

Instalação de semáforos na DF-150 causa transtorno aos motoristas

Deu no Correio Braziliense - A instalação de três semáforos na DF-150 tem complicado a vida dos motoristas. Desde quarta-feira (17/11) - quando a sinalização começou a funcionar -, os condutores enfrentam congestionamento na rodovia. Os e1quipamentos estão localizados em três pontos próximos ao balão que dá acesso ao Plano Piloto, Colorado e Sobradinho II.

De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento de Estrada e Rodagem (DER), a instalação é uma forma de melhorar a rodovia, que está perigosa por conta das obras. O órgão afirma que os sinalizadores estão em fase de teste e ainda não se sabe se eles devem continuar na via após o término da duplicação e construção de um viaduto.

Em apenas dois dias de funcionamento, os semáforos já causam transtornos aos motoristas. O morador do condomínio Grande Colorado, Charles Costa, conta que costuma gastar 30 minutos para chegar até o trabalho, no Setor de Autarquias. No entanto, ele afirma que nesta quinta-feira (18/11), ficou 40 minutos parado no engarrafamento criado pelo semáforo. "A pista está muito ruim. Entendo a questão da reforma, mas o semáforo trava o fluxo que estava funcionando sem problemas", reclama.

A mesma situação é relatada pelo morador do condomínio Bela Vista, Guilherme Sattamini, que vai todos os dias até o Uniceub, na Asa Norte. Ele explica que após a instalação dos semáforos o trânsito virou um caos. "Está péssimo. Eles deviam esperar a obra terminar. Antes estava ótimo, já tinha sinalização e os quebra-molas, que já deixam o trânsito mais lento", afirma. Para Guilherme, a grande quantidade de lombadas é outro problema. "Acho até que para uma rodovia não dá para ter tantas, não tem como fluir o trânsito", diz.

CLDF: Raad integra bloco independente

Depois de PPS, PSB, PDT e PRB se reunirem em um bloco de apoio ao governo na Câmara Legislaiva, chegou a vez da oposição também consolidar o seu. O democrata Raad Massouh aceitou nesta quarta-feira (17) integrar um bloco “independente” na Casa, composto por Celina Leão (PMN), Olair Francisco (PTdoB) e Washington Mesquita (PSDB). O quarteto promete não fazer oposição por oposição neste novo governo. Mas, atuar de forma independente, como fiscalizadores do Executivo. O único porém no grupo é a posição de Raad. Sem a confirmação de Eliana Pedrosa no bloco, o DEM pode ter sua bancada rachada na Casa.

Fonte Blog da Paola

INSTANTE LITERÁRIO por Joel Pires

CALOR

Devagar, a serpente chegou, entre o ciciar das folhas, atenta. No silêncio que se fez, apenas o assobio, o aviso sibilante. SSSSS. Deslizava elegantemente entre galhos, gravetos... escorria sobre os seixos com suavidade. Cautelosa. Na praia, as ondas lambiam a areia e voltavam satisfeitas. A moça estava ali, exposta ao sol. O óleo cobria-lhe o corpo sinuoso, perfeitamente desenhado. A água avançava cada vez mais. Sentia-se a leve carícia da brisa. Ela deleitava-se. O sol, enciumado, abria-lhe os poros. O mar, com sua língua atrevida, aproximava-se e avançava na areia úmida.

Proibição de caminhões na DF-150


A partir de amanhã (19/11) o tráfego de caminhões estará proibido na DF-150, em Sobradinho, nos horários de 7 à 9hrs e de 17 às 19hrs.

As ações estão sendo feitas para desafogar o trânsito nos horários de maior fluxo, já que a rodovia encontra-se em obras.

Os caminhões que forem trafegar nesses horários terão que entrar em Sobradinho II, como rota alternativa.

A CPRv (Companhia de Policia Rodoviária) fará a fiscalização durante o horário de proibição.

Outra medida tomada pelo DER foi a instalação de um semáforo no balão de entrada ao Grande Colorado. O semáforo foi instalado hoje (18/10). Onde existe o balão está sendo construído um viaduto.

O órgão pede desculpas aos transtornos e muita atenção aos motoristas, respeitando as sinalizações, a rodovia está em obras e é preciso cuidado redobrado para evitar possíveis acidentes.

Por Leticia Almeida - ASCOM/DER

terça-feira, 16 de novembro de 2010

ESPORTE - Elianay é a segunda colocada nos JUBS 2010 em Santa Catarina


Como havia prometido que estaria no pódio dos Jogos Universitários Brasileiros - o JUBS 2010, a atleta de Sobradinho II, Elianay Pereira (Bancorbras-UPIS), se sagrou dia 14 de novembro na cidade de timbó SC, como a segunda colocada naquela Olímpiada Universitária, reunindo atletas de todo o país.

Este foi um ótimo resultado para Elianay, pois o indice técnico da prova de Marcha atlética estava muito alto, pois as cinco primeira colocadas do Trofeu Brasil (maior evento do atletismo brasileiro) estavam presente, além da prova ter sido realizada num horario desfavoravel para as atletas, depois das dez horas da manha.
Elianay esta muito satisfeita com seu resultado e inicia agora o periodo de base para o ano de 2011.

O pódio ficou assim:

1 Erica Rocha de Senna PE FMN 24:50.57 13
2 Elianay Santana da Silva Pereira DF UPIS 25:05.66 8
3 Alessandra Picagevicz SC UNIASSELVI 25:21.95 6


Por Tarcísio Pádua/ blog alistpadua

SOCIAL- Os 15 anos de Hanna Barreto Dias


Foi comemorado em grande estilo no salão social do Centro Educacional Sete Estrelas, para aproximadamente 350 convidados - festa das mais animadas com direito a dança especial, buffet, filmagem e fotografia em noite de traje esporte fino, muita música e alegria referendando os 15 anos de Hanna Barreto Dias.

Pois é Hanna, é grande a vontade de dizer as palavras bonitas que você merece ouvir neste dia. Porque hoje é um dia muito especial... Especial para você.

É o dia do seu aniversário.
Hoje você completa 15 anos de idade, quinze pétalas se juntam às mais belas flores de um jardim. Esperamos que o dia de hoje seja melhor que o de ontem...
E que o amanhã você pensa depois com serenidade...
Porque o ontem, você deixou para trás guardando-o na memória as lembranças da infância...

Você cresceu!
É uma experiência única, onde você começa uma nova etapa da sua vida...
É o mundo se abrindo diante dos seus olhos, é uma beleza tão singela, pura,uma forma linda de comemorar seus 15 anos de idade, poder aproveitar o que há de melhor nesse mundo. Pois, cada ano que passar, você terá mais responsabilidades, mais sonhos para sonhar, mais maravilhas para viver.

Se você quiser hoje o dia será lindo!
Porque a felicidade de comemorar uma data tão bela vem da fé, da esperança, do desejo de que cada dia seja melhor...
E, neste dia especial, nos sentimos felizes em podermos compartilhar com você essa data maravilhosa,
ofertando-lhe um pedacinho do céu que guardamos dentro dos nossos corações.

Que você trilhe o caminho da vida em busca da realização de todos os seus sonhos, afinal de contas você é uma bênção do céus.
Por isso, queremos homenageá-la, porque uma das alegrias que nos consiste é podermos parabenizá-la pelo seu aniversário.
Parabéns por essa data bonita da sua vida... Parabéns pelos quinze anos de vida.

Que a luz do céu derrame sobre você todas as bênçãos de paz , alegria, felicidade e muito amor.

Seja muito feliz...
Feliz Aniversário!

São os votos de toda sua família em especial de Lafaiete Francisco Dias (Pai), Marlene do Socorro Barreto Dias ( Mãe) Roziene e Roni (Irmãos).
Pelo evento realizado, agradecimentos especiais ao Decorador Marcelo da Cara Melada Festas, Peter Cabelereiro, Banda Made in Brasil, Iluminação e Dj Megamix,Doces e Bolos - Marina e Clotilde, Buffet, Filmagens e Fotos - Cia Festa.

sábado, 13 de novembro de 2010

ESPORTE: Vem aí o Primeiro Batigrado de Capoeira de Sobradinho - Dia 20/11

SHOW EM SOBRADINHO DIA 20/11

ESPORTE : Passeio Ciclístico em Sobradinho será dia 21/11


Olá Galera! Dia 21/11/2010 - Domingo, vai acontecer um Passeio Ciclístico às 9:00 horas. No percurso, terá carro de apoio e distribuição de água mineral em todo o trajeto, que será de aproximadamente 15 km dentro da cidade. A concentração será no Estacionamento do Estádio (Quadra 02), ao lado da Rodoviária.

Não deixe de participar deste passeio, convide os parentes e amigos e participe. Haverá sorteio de bicicletas, vários brindes e mesa de frutas.

Inscrição somente 02 quilos de alimentos não perecíveis.

Maiores informações: 3591 5646 ou na Bike Mania.


Por Cavalcante texto e arte-final

DEU NO DFTV/GLOBO - Entulho se acumula nos fundos do Hospital Regional de Sobradinho

Material está abandonado há mais de um ano. Secretaria de Planejamento e Gestão afirma não ter onde colocar o material. Com as chuvas, entulho se torna criadouro das larvas do mosquito da dengue.

Cadeiras, camas, macas, cofres e até instrumentos hospitalares quebrados são jogado nos fundos do Hospital Regional de Sobradinho. São bens patrimoniais do GDF que se acumulam no local há mais de um ano. Com a chegada das chuvas, o entulho se torna perigoso porque pode ser um criadouro das larvas do mosquito da dengue.

O depósito de materiais de limpeza do hospital fica ao lado, e os funcionários reclamam da proximidade com o entulho. “Vai que um mosquito cria suas larvas e pica a gente. Como a gente vai fazer? Mesmo trabalhando em um hospital, é difícil”, afirma o auxiliar de limpeza Edivaldo Cavalcante.

Desde o ano passado, a diretora do hospital, Joana D’arc, pede a remoção do entulho, mas a Secretaria de Planejamento e Gestão, responsável pela remoção dos objetos, diz que não tem onde colocar o material. “O administrador se ofereceu e foi sugerido que fosse construído um galpão no local, só que a Secretaria de Infraestutura e Logística deu a informação de que não teria recursos para construir o galpão”, conta.

De acordo com o presidente do Conselho de Saúde de Sobradinho, Fábio Martins, caso o problema não seja resolvido nos próximos dias, o Ministério Público será acionado para dar um fim ao entulho. Enquanto isso, quem procura atendimento fica exposto a outro risco: o de ser picado pelo mosquito da dengue dentro de um hospital.

Na quinta-feira (11), a Secretaria de Saúde enviou um ofício para que a Secretaria de Planejamento retire o entulho, mas até agora não houve resposta. Ninguém foi encontrado na Seplag para comentar o assunto.

OBS: ASSISTA A REPORTAGEM CLICANDO NO TÍTULO DESSE ARTIGO
Por Luísa Doyle / Wendel de Queiroz

FERIADO: Confira os horários dos órgãos públicos no feriado

Delegacias de Polícia funcionarão em regime de plantão 24 horas. Nos hospitais, apenas os setores de emergência irão operar normalmente. Rodoviária Interestadual projeta aumento de 20% na circulação de pessoas entre a sexta-feira (12) e a terça-feira (16). Confira o que abre e fecha no feriado da Proclamação da República

A Secretaria de Transportes estima que, entre sexta-feira e terça-feira (12 e 16 ), os números de embargue e desembargue na Rodoviária Interestadual de Brasília aumentem de 5 mil para 6 mil passageiros/dia. De acordo com o crescimento no fluxo de pessoas no terminal, as empresas deverão ampliar o número de ônibus colocados à disposição dos viajantes. Confira abaixo o que vai funcionar neste fim de semana e na segunda-feira (15), feriado, Dia da Proclamação da República.

Segurança
As Delegacias de Polícia funcionarão 24 horas por dia, em esquema de plantão.

Hospitais
Durante o fim de semana e o feriado (15), funcionarão apenas os setores de emergência. O atendimento será normalizado na terça-feira (16).

Hemocentro
Não funcionará na segunda-feira (15). Nos demais dias, o atendimento será normal, de 7h às 18h.

Companhia Energética de Brasília (CEB)
Nas agências, não haverá atendimento nos três dias. Os usuários poderão utilizar o serviço 24 horas pelo telefone 0800-610196. Na terça-feira (16), o atendimento será normal.

Metrô
No sábado (13), domingo (14) e segunda-feira (15), o Metrô funcionará das 7h às 22h, com tarifa a R$ 2.

Ônibus urbanos
As linhas vão operar normalmente, com as tabelas de sábado e domingo. Na segunda-feira (15), as linhas funcionarão com tabela de domingo.

Rodoviária Interestadual
Funcionará normalmente. Conforme o aumento do fluxo de pessoas, a previsão é de uma ampliação de 20% no número de ônibus extras.

Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)
Atendimento em esquema de plantão 24 horas durante todos os dias, pelo telefone 115.

Jardim Zoológico
Funcionará em horário normal (das 9h às 17h) no sábado (13), domingo (14) e segunda-feira (15).

Jardim Botânico
Funcionará em horário normal (das 9h às 17h) no sábado (13) e domingo (14). Na segunda-feira (15), o espaço é fechado para manutenção semanal.

Parque Nacional de Brasília (Água Mineral)
Estará aberto normalmente nos três dias do feriadão.

Procon-DF
Não haverá atendimento durante todo o feriadão. O funcionamento volta ao normal na terça-feira (16).

Terracap
Fechada na segunda-feira, volta a atender na terça-feira (16).

Por Fabiana Bandeira - Agência Brasília

SEGURANÇA: Jovem é preso por furto em Sobradinho


Um homem foi preso na madrugada de hoje (13), na entrada de Sobradinho, pelo crime de furto qualificado. A equipe do Águia 33 (Serviço de Inteligência) viu o jovem em atitude suspeita. Na abordagem foi encontrado um aparelho de som automotivo de procedência duvidosa.

Ele foi encaminhado à delegacia da área para averiguações. Na DP uma senhora, que registrava o arrombamento de seu veículo, reconheceu o aparelho.

Com informações PM/DF - Por Anderson Assunção e Netto Galvão / foto divulgação

SEGURANÇA: Carro roubado em Sobradinho é recuperado em Águas Claras

Na madrugada deste sábado (13), policiais militares de Águas Claras abordaram veículo que avançou o sinal vermelho em frente a Rua 4 Sul da Av. Araucárias. Após revistar o carro, os policiais acharam celular jogado no banco traseiro e ligaram para o proprietário que informou ser dono do carro que havia sido roubado em Sobradinho.

Os policiais deram voz de prisão e encaminharam os suspeitos à delegacia. O condutor estava em regime de prisão domiciliar por roubo a posto de gasolina.


Com informações da PMDF

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

CONVITE: Vem aí a Festa da Padroeira de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Será dia 27/11 - O início da novena – logo após as missas da semana.
Dia 08/12 – Procissão, Missa e Coroação, a partir das 19hs
Dia 10/12 – Jantar Dançante a partir das 21hs no salão paroquial
Ingressos na Secretaria
Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Quadra 13 Conjunto A AR 01 – Sobradinho/DF – Tel: 3591.1120

SAÚDE : Comemorando 30 anos de atendimento à comunidade serrana

Localizado na Quadra 14 frente ao La Salle, foi fundado em 13/12/1980

O Centro de Saúde nº 01 de Sobradinho estará completando dia 3/12, 30 anos de serviços prestados à comunidade, realizando ininterruptamente atendimentos na área da pediatria, ginecologia, clinica médica, homeopatia, programa para hanseníase e tuberculose, DSTs, odontologia, planejamento familiar, pré natal, oncologia, ginecologia, climatério, massagem shantala para gestantes e recém nascidos, bem como programas à saúde do adolescente, grupos de famílias, atendimento ao diabético e hipertensos.

O Centro de Saúde 01 se caracteriza como sendo um centro de saúde escola, chegando a atender aproximadamente 56.000 mil pacientes por ano. Com isso, a direção juntamente com seus servidores, resolveram comemorar os 30 anos de atividades com um jantar dançante a ser realizado dia 20/11/2010, no Colégio La Salle à partir das 21:00 horas, com animação musical do DJ Bira.

Programação do Evento
Dia: 17/11/2010 – Culto em Ação de Graça.
Local: Igreja Batista Geração Eleita. Quadra 02 Conjunto B 15 Lote 01 Sobradinho.

Dia: 18/11/201 – Missa de Ação de Graça
Local: Igreja Imaculada Conceição. Quadra 13 Área Especial Sobradinho DF.

Dia: 20/11/2010 – Jantar dançante.
Local: Colégio La Salle. Quadra 14 Área Especial Sobradinho.

Gerente Centro de Saúde: Tatiana Lotfi de Sampaio
Chefe do núcleo de Apoio Operacional: Desterro Gomes da S. P. Araujo.
Chefe de Enfermagem: Eliana Maria Lisboa de Araujo.
Chefe do núcleo de Regulação e Controle e avaliação: Aldir Rodrigues da Silva.
Equipe de Organização
Maria Alice de Aguiar: 9977 6386
Carmozina da Silva Gloria Ferreira: 9115 6437
Desterro Gomes da S. P. Araujo: 3591 1635 – 3591 2779.
Ivone Carneiro Gomes: 9987 5524
E-mails para contato
CSS 01 Gerência - css01.dgss@gmail.com
desterro araujo - dgomes16@hotmail.com
Eliana Lisboa - lisboaaraujo@hotmail.com

CIDADE: Administração Regional de Sobradinho em Foco

Por João Timóteo - Especial para o Jornal de Sobradinho

Mesmo com a escassez de recursos, considerando o final de exercício e de mandato do atual Governo do DF, a Administração Regional em parceria com os demais Órgãos Regionais e com a NOVACAP, vem cumprindo com transparência e rigor, a sua função com as principais necessidades da comunidade.

As obras da Feira Modelo foram retomadas e seguem em ritmo acelerado com a estimativa de serem entregues aos feirantes em aproximadamente 60 dias.

As obras do Campo de Futebol Oficial com Piso Sintético na quadra 14 foram concluídas e o esperado monumento foi inaugurado e entregue à comunidade no dia 06 de novembro.

8.400m2 de restauração, recuperação, recapeamento e pavimentação asfáltica foram aplicadas nos estacionamentos da Sede do 13° Batalhão de Polícia Militar.O telhado do Ginásio de Esportes foi reformado. Mais de 1.200m de meios-fios e calçadas em todas as quadras da cidade foram reformados e inúmeras ações de tapa-buracos no asfalto e em erosões, bem como outras reformas e recuperações nas vias públicas aconteceram e estão acontecendo quando necessário.

Veja abaixo, alguns registros de realizações, acompanhamentos e apoio:

Retomada das Obras da Feira Modelo de Sobradinho


Retomada das Obras da Feira Modelo de Sobradinho

Solenidade de inauguração do campo de piso sintético


Solenidade de inauguração do campo de piso sintético

Pavimentação Asfáltica do Estacionamento do 13º BPM


Pavimentação Asfáltica do Estacionamento do 13º BPM

Inauguração da brinquedoteca do Hospital de Sobradinho



Inauguração da brinquedoteca do Hospital de Sobradinho

Ação de abordagem de moradores de rua


Ação de abordagem de moradores de rua

Troca de comando do 13º BPM dia 10/11/2010


Troca de comando do 13º BPM dia 10/11/2010

Reforma de Estacionamento destruído por erosão provocada pela chuva no Grande Colorado


Reforma de Estacionamento destruído por erosão provocada pela chuva no Grande Colorado

1º Fashion inclusivo de Sobradinho


1º Fashion inclusivo de Sobradinho

O Deputado Distrital Raad Massouh deve ter alta no domingo

O deputado distrital Raad Massouh (DEM) deve voltar para casa neste domingo (14). A notícia foi dada pelo médico Emuilte Pulcinelli, responsável pelo tratamento do parlamentar. Segundo ele, o deputado se encontra em boa recuperação. Raad teve um acidente vascular cerebral no início da semana, foi atendido no Hospital de Sobradinho, mas, por falta de leito na UTI, foi transfereido para o Hospital das Clínicas de Brasília.

Fonte: blog da Paola Lima

VIOLÊNCIA: Manhã em Sobradinho tem homicídio e prisão por tráfico de drogas

Um homem foi morto com um tiro na cabeça em Sobradinho II, na madrugada desta sexta-feira (12/11). Por volta das 5h, Eduardo da Silva dos Santos, de 20 anos, conversava na frente de casa quando o irmão ouviu o disparo. Ao sair pra ver o que acontecia, se deparou com o irmão caído no chão. O homicídio aconteceu na rua 14, conjunto 20, em frente ao lote 26.

A avó de Eduardo disse que o neto foi ameaçado há uma semana, quando um homem de moto chegou na casa dele e disse "Não vai ficar assim", e saiu em seguida. Uma faca foi encontrada próxima ao corpo. O caso está com a 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II), que já tem um suspeito, mas não vai divulgar o nome para não atrapalhar as investigações. A vítima tinha passagens na polícia por porte de drogas e lesão corporal.

Prisão
Também em Sobradinho, mas na AR 7, casa 1, lote 1, Thiego Luz da Silva, de 28 anos, foi preso dentro de casa às 8h de hoje. A polícia o investigava há três meses, por envolvimento no tráfico de drogas na região. Com ele, foram encontrados cerca de 1kg de cocaína, 500g de crack, R$ 7,5 mil em cheques e R$ 3,5 mil em dinheiro. Além disso, aparelhos eletrônicos, celulares e uma balança de precisão estavam na casa.

A polícia suspeita que Thiago também era agiota, pela quantidade de cheques encontrados e que, normalmente, não são oriundos de quem compra drogas. Agora ele vai responder por tráfico de drogas, e pode pegar até 15 anos de prisão. A ficha criminal já continha passagem por uso de moeda falsa, falsificação de documentos, lesão corporal e posse de entorpecentes.

Com informações do Aqui-DF

COLUNA TEXTOS & TEXTOS: O Boi de seu Teodoro


Por Geraldo Lima - Especial para o Jornal de Sobradinho

Seu Teodoro Freire é o que se pode chamar de lenda viva, não do rock ou do futebol, como se poderia pensar, mas sim da cultura popular brasileira, mais especificamente do Bumba-meu-Boi em Sobradinho.

Ao completar 90 anos de idade, presenteou a cidade com a 47ª Festa da Morte do Boi de Seu Teodoro. Uma festança de encher os olhos. Doente e internado, mestre Teodoro não pôde estar presente. Pena, pois sua figura magra e elegante daria mais brilho ainda à festa. Substituiu-o, e muito bem, o filho Guarapiranga na realização do evento. Isso mostra que o mestre plantou fundo as suas raízes culturais, e o resultado está aí: a festa acontecendo mesmo com a sua ausência. Como canta Walter Franco: “Quem puxa aos seus/não degenera não”.

Quem lá esteve, mesmo com a ausência do homenageado, pôde assistir a uma extensa programação que contou, como não podia deixar de ser, com atrações vindas do Maranhão (terra natal de Seu Teodoro), como o Boi de Santa Fé, que eu assisti e posso afirmar que é de uma beleza irretocável. A coreografia da dança, a música contagiante (quem precisa de rock’n’roll quando se tem a batida forte dos panderões e dos maracás?) e o colorido intenso do figurino prendem a nossa atenção. É energia do início ao fim.

E o que é esse “Bumba-meu-Boi” que Seu Teodoro luta para manter vivo entre nós, seres urbanoides (como diria o menestrel baiano Elomar Figueira de Melo) tomados pela cultura de massa?

O Bumba-meu-Boi é uma manifestação cultural genuinamente brasileira. Nascida no Piauí, espalhou-se por todo o país, recebendo, no entanto, em cada estado ou região, nomes diferentes. No Maranhão, o nome é este mesmo: Bumba-meu-Boi. Já na Amazônia, recebe o nome de Boi-Bumbá, que está se tornando um espetáculo quase midiático com o Festival Folclórico de Parintins. E a variedade de nomes se multiplica: Boi-Calemba, em Pernambuco; Boi-de-Reis, no Ceará; Boi-de-Mourão, em Santa Catarina... Cada variante desse folguedo traz, também, novo ritmo, nova indumentária, novos personagens... Mas o enredo não muda: “o boi da pastorinha se perde e ela sai à sua procura pelos arredores e vai encontrando os vários personagens. No final o boi é sempre morto e ressuscitado”.

É isto que Seu Teodoro faz: mantém viva a tradição em meio à modernidade urbanística e arquitetônica da Capital do Brasil. Mantém, nos seus arredores, a força da cultura popular brasileira. E isso não é pouco. Só espíritos fortes e conscientes da grandeza da nossa riqueza cultural não se deixam abater pela onipresença da cultura de massa. O Boi morre e ressuscita, e essa é a sua força e a sua magia.
Salve, Mestre Teodoro!


Geraldo Lima é autor dos livros A noite dos vagalumes (contos, Prêmio Bolsa Brasília de Produção Literária, FCDF), Baque (contos, LGE Editora/FAC), Nuvem muda a todo instante (infantil, LGE Editora) e UM (romance, LGE Editora/FAC). Bloga em: www.baque-blogdogeraldolima.blogspot.com e www.o-bule.blogspot.com. Foto Divulgação.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

GDF regulariza mais nove condomínios nas regiões de Sobradinho e Lago Sul


Condomínios - Com as novas regularizações, chega a 13 o número de condomínios aprovados pelo governo de abril deste ano até agora

Decretos regularizando loteamentos em Sobradinho e no Lago Sul foram assinados nesta quinta-feira (11) pelo governador Rogério Rosso e serão publicados na edição desta sexta-feira (12) do Diário Oficial do Distrito Federal. Cerca de 15 mil moradores serão beneficiados pela medida

Após receber um parecer do Grupo de Regularização dos Condomínios (Grupar), autorizando a regularização dos loteamentos, o governador Rogério Rosso assinou nesta quinta-feira (11) os decretos decretos de regularização de nove condomínios nas regiões de Sobradinho e Lago Sul. A publicação dos decretos, que acontecerá no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira (12), é um dos últimos passos a serem dados em processos de regularização de parcelamentos.

Os condomínios localizam-se nos setores habitacionais Jardim Botânico (Lago Sul I), Contagem (Jardim América, Jardim Ipanema e Meus Sonhos), Boa Vista (Bianca e Vivendas Serrana), Dom Bosco (Villages Alvorada, na QL 32), Mansões Sobradinho (Serra Azul) e Alto da Boa Vista (Condomínio Alto da Boa Vista). A legalização dos condomínios beneficiará cerca de 15 mil moradores que vivem nestes parcelamentos, criados em áreas particulares. Também serão publicados decretos de aprovação dos parcelamentos das QI e QL 30, no Lago Sul, ainda não implantados.

Com as novas regularizações, chega a 13 o número de condomínios aprovados pelo governo de abril deste ano até agora. De acordo com a vice-governadora Ivelise Longhi, que coordena a área de habitação no GDF, a publicação dos decretos foi definida a partir de avaliações técnicas criteriosas dos projetos urbanísticos e ambientais realizadas pelo Grupar. Criado em 2007 para acelerar o processo de legalização de parcelamentos irregulares, o grupo reúne especialistas de vários órgãos do GDF envolvidos com o tema.

Para Ivelise, o objetivo do governo é garantir agilidade na análise dos processos de regularização sem prejuízo ao rigor nas avaliações técnicas. “Desta forma estamos garantindo o crescimento ordenado do DF e a tranquilidade destes moradores”, avaliou a vice-governadora. De acordo com Ivelise, a avaliação de outros sete condomínios na região do Tororó deve ser concluída nos próximos dias.

Os responsáveis por cada condomínio podem, agora, registrá-los em cartório. Há, atualmente, 513 condomínios no DF, onde vivem aproximadamente 500 mil pessoas.

(*) Por Assessoria de Imprensa da vice-governadora - Foto: Roberto Rodrigues

DESTAQUE DO MÊS: O 5º Campeonato de baristas teve o sobradinhense Daniel Viana como grande vencedor da etapa centro-oeste


Nos dias 8 e 9 de novembro, no restaurante do Museu Nacional da República, aconteceu a quinta seletiva regional do Campeonato Brasileiro de Baristas. No primeiro dia do evento, vários workshops de certificações dos juízes. Entre os representantes que compuseram a mesa julgadora, estiveram chefs de cozinha, professores, empresários e jornalistas especializados.

No dia 8, começaram as seletivas. Cada barista teve 15 minutos para organizar o serviço e mais 15 para mostrar aos juízes quatro doses de café expresso, quatro de cappuccino tradicional italiano e quatro unidades de um drinque autoral baseado em café, no mesmo dia, houve uma série de 4 workshops.

Na terça-feira, último dia do evento, após uma palestra aberta sobre as tendências para café filtrado, foi divulgado, finalmente, o resultado da competição, com o nome do sobradinhense Daniel Camara Viana (Daniel Viana) como o profissional Barista vencedor do Quinto Campeonato Regional de Barista 2010 e que representará o Centro-Oeste na competição nacional, em 2011. O evento inclui certificação de profissionais, baseada no Programa Nacional de Certificação de Baristas, lançado em janeiro de 2009 pela Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB).

Cleia Junqueira, coordenadora do programa, disse que o objetivo foi testar a capacidade desses especialistas. Foi observado a extração de um excelente café, a técnica de vaporização do leite, a criatividade e originalidade na apresentação e receitas de drinks, cappuccinos e coquetéis.

Segundo Daniel Viana, "Esse ano o campeonato teve um nível maravilhoso e todos os baristas devem ficar orgulhosos do trabalho que fizeram. Gostaria de parabenizar também os baristas: José Khabir e André (ambos do Café Cristina) respectivamente 2º e 3º colocados. Foi divulgado o resultado da primeira Certificação de Baristas de Brasília, a prova nos surpreendeu pela dificuldade e dos 7 baristas inscritos apenas 3 conseguiram a certificação: André, Pedro Gabriel e eu. (O outro barista certificado de Brasília é o Márcio Dias da Quitinete, que fez a prova na Fispal do ano passado.
Agora é só curtir um pouco esse título e a certificação"
declarou...

O que é um Barista?

O Barista é o profissional especializado em cafés. Seu principal obetivo é alcançar a"xícara perfeita" extraindo do café todos os aromas e sabores.

Além de saber preparar um café especial nos mais variados métodos de extração, o barista também deve ser profundo conhecedor desse grão, capaz de identificar os mais diversos matizes e variações na degustação da bebida final e deve saber desenvolver drinks á base de café. Ou seja, não há cafés especiais preparados deliciosamente bem sem as mãos brilhantes de um barista.

OBS:O Barista Daniel Viana é filho do Casal Reinaldo e Fátima proprietários da Morada Mineira localizado na comercial da Quadra 08 de Sobradinho-DF

Por Junior Nobre - fonte de pesquisa: blog do Daniel Viana e site do Dicas da Capital - Fotos: Divulgação

INSTANTE LITERÁRIO por Joel Pires

RECONCILIAÇÃO

Hoje eu quero um texto que fale de coisas simples.
Uma oração que ressalte o valor da fé.
Um poema que enalteça a vida.
Uma crônica que descreva os primeiros raios de sol;
Que tenha o canto dos passarinhos, anunciando o novo dia,
A imagem da revoada de pardais, tão comuns;
Que tenha o som dos canários e bem-te-vis.
Um conto em que a verdade triunfe;
E que a vantagem seja a honestidade.
Um romance com personagens humanos,
Que se alegrem com a nossa vitória.
E a vitória de cada dia é respirar e ser feliz.
Hoje eu quero uma música que fale de paz,
Do amor que não exige nada em troca.
Uma canção que, mesmo não sendo nova,
Diga que amigo é coisa pra se guardar.
Hoje eu quero uma profecia que revele o Redentor,
De braços abertos, mas sorrindo...
E reconciliando-se com o mundo.
Hoje eu quero uma nova notícia:
Um pé de milho nasceu na minha rua.
Hoje eu quero a elegia do poente,
Belo e enigmático, mesmo que chova.

(Texto de Joel Pires - Especial para o blog do Jornal de Sobradinho)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

SEGURANÇA: 13 Batalhão de Polícia Militar de Sobradinho realiza troca de comando



Na tarde de hoje (10) foi realizada a troca de comando da unidade policial militar responsável pela segurança da comunidade de Sobradinho. A solenidade aconteceu no teatro da cidade na presença de parte do efetivo do 13º, do comandante do Comando de Policiamento regional Leste, coronel Gouveia, do administrador regional e da comunidade.

Cunha assume o comando de cerca de 355 policiais que tem a responsabilidade de atender as comunidades de Sobradinho I e II, Lago Oeste, Fercal e do Setor de Mansões. Deixa a função o major Lúcio César.

Por J Roberto/Anderson Assunção e Gean Souza