Pesquise neste blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

Trânsito de cara nova em Sobradinho


A Região Administrativa de Sobradinho ganhou melhorias em todas as vias públicas, que beneficiam tanto os pedestres quanto os motoristas. Desde o ano passado, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) implementou semáforos e revitalizou faixas de pedestres e quebra-molas. A comunidade está satisfeita, porém acredita que ainda é preciso algumas melhorias, como colocar um fiscal de trânsito em alguns pontos.

O Detran informou, por meio da Assessoria de Comunicação, que os semáforos para pedestres foram colocados no final do ano passado. As novidades são as faixas e quebra-molas revigorados. Desde o dia 18 de maio, o órgão trabalha para a melhoria do trânsito e já havia revitalizado 14 faixas. Até o final deste mês, a previsão é de mais 20 faixas e outros 30 quebra-molas.


(*)Fonte: Da redação do Jornal de Brasília/foto divulgação/ por Bruna Torres - bruna.torres@jornaldebrasilia.com.br

segunda-feira, 28 de junho de 2010

POLÍTICA no DF : Roriz e Agnelo confirmados




O ex-governador Joaquim Roriz foi confirmado, neste domingo (27) como o candidato do Partido Social Cristão (PSC) ao governo do Distrito Federal. A convenção aconteceu no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores, e reuniu cerca de duas mil pessoas. A maioria acompanhou o evento por meio de telões instalados no piso inferior do auditório. O ex-governador marcou, também, presença em três convenções (PR, PSDB e PSC) antes de confirmar sua candidatura. O deputado Jofran Frejat (PR) entra na chapa como vice e a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB), como candidata ao Senado.

AGNELO

A convenção regional do Partido dos Trabalhadores (PT) também aconteceu neste domingo e confirmou a candidatura de Agnelo Queiroz como candidato ao governo do DF e Tadeu Filippelli (PMDB), como vice. As candidaturas de Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB) ao senado também foram homologadas durante o evento.

Depois de mais um fim de semana de convenções partidárias, o cenário eleitoral para outubro ficou assim:

Os candidatos majoritários (até agora)

Na corrida pelo GDF:

- Agnelo Queiroz (PT) e Tadeu Filippelli (PMDB)

- Joaquim Roriz (PSC) e Jofran Frejat (PR)

- Antônio de Andrade (PSOL) e vice ainda a ser escolhido

- Newton Lins (PSL) e vice ainda a ser escolhido

- Eduardo Brandão (PV) e vice ainda a ser escolhido

- Frank Svensson (PCB) e João Batista da Silva (PCB)

Na disputa ao Senado:

- Cristovam Buarque (PDT)

- Rodrigo Rollemberg (PSB)

- Maria de Loudes Abadia (PSDB)

- Jorge Antunes (PSOL)

- Chico Santana (PSOL)

- Professor Moacir (PV)

- Cadu Valadares (PV)

Ainda faltam as definições do DEM, PTB e PP, que saem na próxima quarta-feira (30).

(*) Fonte blog da Paola Lima/blog doplenário/Foto: Sheyla Leal/divulgação

domingo, 27 de junho de 2010

HRS - Hospital Regional de Sobradinho tem nova direção

Com a presença de servidores e representantes da comunidade, a secretária de saúde do DF, Fabíola Aguiar Nunes, empossou a nova diretora da Regional de Sobradinho, Joana D’arc Gonçalves da Silva, médica que já era servidora da unidade onde ocupava o cargo de Diretora de Atenção à Saúde. “Convidei a Drª Joana D’arc porque é uma pessoa treinada, compromissada”, afirmou a secretária na cerimônia de posse.

A secretária falou ainda do compromisso assumido com o governador Rogério Rosso. “Aceitei o convite do governador como uma missão, mas coloco como parâmetros, para o êxito desse trabalho, a ética, a transparência e o envolvimento e conto com todos vocês para restaurar a saúde do Distrito Federal”, concluiu. Fabíola lembrou que em 1970 foi chamada para organizar o Arquivo Médico da Regional de Saúde de Sobradinho.

No discurso de posse a nova diretora pediu o apoio dos servidores e da comunidade para melhorar as condições técnicas de trabalho e a assistência aos usuários da unidade. A médica cursou Medicina em Cuba, realizando especialização em Infectologia na Espanha e mestrado em Doenças Tropicais, na Universidade de Brasília, em 2005. “Tenho um carinho especial pelo HRS, onde nasci e quero com o aval de todos os servidores e da população dar o melhor de mim nesse novo desafio”, afirmou.

Fonte: Blog o Repórter

Parques do Distrito Federal



A Capital Federal possui parte de seu território sob alguma forma de proteção ambiental e conta com 68 parques criados por decretos. A maioria desses parques ainda não foi totalmente implantada nem possui equipamentos que proporcionem opções de lazer ou visitação para os moradores. Aqueles em funcionamento têm uma gestão precária e necessitam de melhorias.

O programa "Abrace um Parque" uma proposta do Instituto do Brasília Ambiental - IBRAM -para realizar uma parceria duradoura entre o Governo do Distrito Federal e a comunidade, o empresariado e outros segmentos.

Essa proposta de parceria do Estado com empresas, instituições, associações e organizações não-governamentais e pessoas físicas voluntárias permite a implantação gradativa e planejada dos parques, garantindo a conservação e manutenção desses.

Em Sobradinho existem :

Parque dos Jequitibás
Possui matas fechadas, anfiteatro, trilhas e recreação infantil, com um parquinho bem estruturado e bem conservado para as crianças. Uma ducha, vários cantinhos para leitura e estudos, aonde alunos vão, principalmente em época de calor, aproveitar as sombras das árvores. Possui também aparelhagem para ginástica (barra fixa, paralela e abdominal).

Um dos objetivos é a preservação de espécies significativas da flora local, principalmente o Jequitibá, árvore símbolo da cidade de Sobradinho e também do parque. Outro objetivo muito importante é criar condições para a melhoria da qualidade das águas do Ribeirão Sobradinho, que vem sofrendo degradação ambiental ao longo dos anos, além de reservar à comunidade uma área destinada à conservação, contribuindo para a formação de uma consciência ecológica na população, propiciando o exercício de atividades sócio-culturais em um ambiente equilibrado e também favorecer a realização de estudos e pesquisas científicas.

Parque Recreativo e Ecológico Canela de Ema
Tem como objetivo preservar a vegetação do cerrado, a bacia do rio São Bartolomeu e ainda desenvolver programas de observação ecológica e de pesquisas sobre os ecossistemas e atividades de educação ambiental. Apesar de estar protegido por Lei, que o criou há três anos, quase nada foi feito para preservá-lo.

Devido à proximidade com um assentamento de baixa renda e com Sobradinho Oeste, a lagoa e as demais áreas do parque servem de depósito de lixo, entulhos, escoamento de esgoto e todo o tipo de devastação. A vegetação do lugar, rica em taboas, buritis e muitas espécies do cerrado, está ameaçada.

Endereço: Área Especial nº 03 Núcleo Urbano da fazenda Sobradinho, no entorno da lagoa situada nas proximidades da rodovia Estadual 425 em Sobradinho - RA/V

Parque Ecológico e Vivencial de Sobradinho
Parque Recreativo Sobradinho II
De Uso Multiplo Centro de Lazer e Cultura Viva Sobradinho

(*)fotos divulgação
OBS: se quiser saber mais detalhes sobre os parques de Sobradinho e região, click no título dessa nota para visualizar documento em PDF

Morro da Pedreira motiva criação de Monumento Natural em Sobradinho


Situado na Área de Proteção Ambiental (APA) de Cafuringa, na região administrativa de Sobradinho (DF), o Monumento Natural do Conjunto Espeleológico do Morro da Pedreira foi oficialmente criado pelo Decreto nº 31.758, publicado no Diário Oficial do DF de 7 de junho de 2010.

Com 90.706 hectares, a unidade de conservação tem como objetivos preservar o Morro da Pedreira e seus sítios espeleológico, paleontológico e arqueológico; incentivar a pesquisa científica, a educação ambiental, a prática da escalada e o turismo ecológico; garantir a preservação e a proteção da fauna e da flora; proporcionar a manutenção das atividades rurais existentes, de acordo com o Plano de Manejo que será elaborado, e condicionar as formas de ocupação da zona de amortecimento da unidade à conservação e recuperação ambiental.

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), “o Monumento Natural tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica”. Situado na APA de Cafuringa, o Morro da Pedreira se encontra em uma Zona de Preservação do Patrimônio Natural (ZPPN). A implantação e administração da unidade de conservação são de responsabilidade do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

Diversidade

A proposta para criação do Monumento Natural do Morro da Pedreira foi tema de audiência pública realizada em 26 de março, na Escola Classe Ribeirão de Sobradinho (DF). Durante a audiência, coordenada pela Gerência de Gestão de Unidades de Conservação do Ibram, representantes da Universidade de Brasília (UnB), Fundação Pró – Natureza (Funatura), Associação Brasiliense de Escalada e Montanhismo (Abresca), Fórum de ONGs, entre outros, puderam opinar, discutir e sugerir mudanças para o projeto.

De acordo com a análise ambiental apresentada pelo Ibram durante a reunião, o Morro da Pedreira está localizado na Bacia do Rio Maranhão e reúne variados exemplares de biomas - mata seca, campo sujo e cerrado, por exemplo – e de espécies vegetais – como aroeira, babaçu e macaúba. Além de suas potencialidades turísticas, em virtude das grutas e cavernas existentes, o Morro é considerado ainda importante local para a realização de estudos espeleológicos bem como para a prática de escalada.

(*) fonte: blog responsabilidadesocial.com / foto Pedro Braga - blog www.arboretto.blogspot.com / Lucia Helena

ELEIÇÕES 2010 - DF - PSC vai oficializar a candidatura de Roriz ao GDF neste domingo


A convenção regional do Partido Social Cristão (PSC) está marcada para este domingo, dia 27 de junho, quando os correligionários estarão juntos para validar os nomes daqueles que vão concorrer às eleições de outubro deste ano. O presidente do PSC no DF, Valério Neves, garante que será mais um momento democrático no Distrito Federal, já que o pré-candidato ao governo do Distrito Federal, o presidente do honra do PSC, o ex-governador Joaquim Roriz, lidera as pesquisas e tem recebido o apoio da população do Distrito Federal para que seja governador da capital federal pela quinta vez.

Se a população do DF quer Roriz, os políticos também querem, especialmente aqueles que vão trabalhar por um Distrito Federal melhor. Este é o caso do pré-candidato a vice-governador na chapa de Roriz, o deputado federal Jofran Frejat (PR). O deputado disse, na ocasião que aceitou ser seu vice, que contou que foi sondado por outros partidos também para o cargo de pré-candidato a vice-governador, mas o único partido que fez uma proposta concreta foi o PSC, por meio do ex-governador Roriz, de quem conhece o trabalho. “Nós optamos por isso porque sabemos do trabalho que Roriz fez pelo Distrito Federal e que seguramente fará no futuro. Os outros partidos que se disseram candidatos a governador, também me convidaram para vice-governador, para senador, mas eu fiz essa opção, que é aquela que eu acredito”, declarou Frejat.

Esse apoio espontâneo de Frejat é seguido por muitos outros como do presidente regional do Partido da República (PR), Izalci Lucas, do distrital Wilson Lima (PR), do Bispo Renato (PR), do presidente do PTdoB, Paco Brito, do Caio Donato do PRTB, da Silvana Siqueira do PSDC, da Silvana Amaral do PTS, da presidente regional do PMN, Jaqueline Roriz., e do deputado federal Laerte Bessa (PSC-DF).

O deputado Wilson Lima tem dito que o PR fez uma opção boa em apoiar o PSC. “Porque afinal, quem governou o Distrito Federal por quatro vezes, tem experiência para conduzi-lo novamente e de fazer política com P maiúsculo. Os outros partidos não têm muito o que oferecer. Tem muita gente que está pensando em fazer política para si próprio, ou seja, não é capaz de se despojar de tudo e encarar uma campanha de quem tem realmente compromisso com a cidade. Tenho certeza de que o ex-governador Roriz vai fazer um bom trabalho e quem vai ganhar é o povo do Distrito Federal. Essa é a opção mais inteligente”, garantiu Lima. O que é reforçado por Izalci. “Eu e Frejat já fizemos parte do governo Roriz e sei que ele [Roriz] é o melhor para Brasília”.

(*)Por Carlos Honorato - Blog BSB Estação da Notícia/ foto: Sheila Leal

SOCIAL: Kiko recebe amigos para comemorar seu niver












O jovem Kiko, recebeu na tarde de hoje,(26/6)uma dezena de amigos para comemorar seu aniversário no salão do clube Sodeso em grande estilo. Isso por que, uma bela festa junina foi organizada para animar amigos e convidados.

Kiko é funcionário da CLDF, um grande camarada, prestativo e amigo de muitos sobradinhenses. Fica aqui o registro de um abraço especial de toda a equipe do Jornal de Sobradinho a você, desejando muita saúde e felicidades ok? abraços!!!

(*)Fotos divulgação

O empresário Jair Silveira realizará o Prêmio Mérito Empreendedor e certificará o Jornal de Sobradinho


Amigos internautas e blogueiros, dia 26 de Agosto de 2010, acontecerá evento de certificação no Pontão do Lago Sul ao Diretor/Editor do Jornal de Sobradinho e outras empresas do DF.

Esta comenda é intitulada como "Personalidade do Ano" e está vinculada ao Prêmio Mérito Empreendedor sob responsabilidade e organização da FEICOTUR e ACIS - Associação Comercial e Industrial de Sobradinho I. Na ocasião do evento, acontecerá também o lançamento do Livro: A HISTÓRIA QUEM FAZ É VOCÊ.

(*) Por Júnior Nobre texto e foto

sábado, 26 de junho de 2010

RECEITA: Pipoca para a torcida brasileira


O Brasil entra em campo nesta segunda-feira,dia 28/06 às 15h30min para jogar contra o Chile. É hora de prepararmos a nossa torcida. Que tal fazer uma pipoquinha com a cara da nossa seleção? Segue a dica!

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de pipocas
3 colheres (chá) de óleo
Para colorir
40g (1 potinho) de açúcar para confeitar verde Fritz & Frida
40g (1 potinho) de açúcar para confeitar amarelo Fritz & Frida
Como fazer
Em uma panela, coloque o óleo e as pipocas, tampe a panela, mexendo sem parar até que estourem. Retire da panela e divida em duas porções. Reserve. Na mesma panela (sem lavar), coloque o açúcar verde, misturando com 6 colheres (sopa) de água fria. Deixe ferver até formar uma calda ao ponto de formar bolhas. Retire a panela do fogo. Junte a metade das pipocas na panela e misture para que fiquem envolvidas na calda, até ficarem verdes. Coloque em um prato de servir e reserve. Em outra panela, coloque um fio de óleo, derreta o açúcar amarelo com 6 colheres (sopa) de água fria até formar uma calda com bolhas. Coloque na calda as pipocas reservadas e misture bem.
Sugestão
Pode-se servir as duas cores de pipoca, verde e amarela, em vasilhas separadas, ou ainda misturar as duas cores.

(*) Foto e receita Fritz & Frida

CLIP MUSICAL : Shakira - Waka Waka (This Time for Africa) (The Official 2010 FIFA )

O Espírito da Copa do Mundo de 2010 em evidência nesse mês de junho/julho de 2010

(*) Click no título e curta o clipe oficial. Vale lembrar que uma característica marcante desse vídeo, são os símbolos, as cores e a alegria do povo africano.

Festival de bolo em Sobradinho atrai milhares de moradores atrás das guloseimas


O cheiro de bolo quentinho saindo do forno tomou conta de Sobradinho, ontem. No 1º Festival de Bolo da cidade, a população consumiu pouco mais de 1.3 mil exemplares da guloseima, em diversos sabores, pagando preços promocionais de apenas R$ 5 pela unidade. Fazendo as contas da comilança, é possível dizer que eram comprados 54 bolos por hora, ou aproximadamente 9 quitutes a cada 10 minutos.

A assistente administrativa Dinair Adriano Neves da Silva, 29 anos, foi uma das moradores que não resistiu ao sabor e cheiro dos bolos do festival. Logo de manhanzinha, ela encarou a fila para comprar quatro delícias saindo do forno para uma festa que iria fazer ontem à noite. Bem depois do almoço, ela resolvou comprar mais dois para garantir que ninguém vai ficar de prato vazio. "Vai ser uma fogueira com umas 15 pessoas e quero que todo mundo possa comer um pouquinho. Estou levando dois bolos de mandioca, um de milho, dois de banana com passas e um tipo formigueiro", revela.

Leia mais na edição deste domingo (27) do Jornal de Brasília.
(*)Fonte: Da redação do Jornal de Brasília/ foto divulgação

SAÚDE: O tempo no Distrito Federal agrava as doenças respiratórias


Uma semana dedicada ao combate da asma. A doença respiratória não tem cura, mas alguns cuidados podem ajudar o paciente a levar uma vida mais saudável.

A faixa convida para uma caminhada que será realizada neste domingo, dia 27. E ao contrário do que se pensa, a atividade física faz bem também para quem tem asma.

O tempo seco não altera a vida do paciente com asma. Mas a mudança brusca de temperatura sim. O friozinho favorece as infecções respiratórias, que desencadeiam as crises. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 20% da população mundial têm a doença. No Distrito Federal, estima-se que existam 450 mil pacientes asmáticos.

Os especialistas recomendam evitar o contato com insetos, ácaros, pelos de animais, fumaça, poeira. E os fatores emocionais também podem provar uma crise. Em 80% dos casos, os sintomas aparecem ainda na infância.

“A piscina, a água fria demais, isso sempre dava problema”, diz a analista tributário Divina Pereira da Silva.

Desde 1999, com a implantação do Programa de Asma, a Secretaria de Saúde registrou uma redução de 45% no número internações. “Não tem cura, mas com certeza existe um controle com o tratamento adequado. E essas pessoas têm que procurar um especialista para, assim, tentar controlar e ter uma vida normal, uma qualidade de vida”, ressalta a coordenadora Programa de Combate a Asma Marta Guidacci.

Adelina aprendeu a se cuidar. Era sedentária, sofria crises constantes de asma. “É muito gostoso correr. E pra quem tem bronquite é o esporte ideal”, afirma.

A caminhada é neste domingo, às 9h, no Parque da Cidade.

(*) Por Renata Costa / Salvatore Casela/ foto divulgação

HUMOR: Vuvuzela a perseguidora implacável - com Dirty Harry


(*) Fonte: Kibeloco/Click no título dessa foto imagem para compartilhar da vuvuzela

quarta-feira, 23 de junho de 2010

EMPREENDEDORISMO & NEGÓCIOS NA NET : A reputação digital


A Pew Internet publicou um artigo interessantíssimo sobre reputação digital sobre “reputação digital“. Simples e direta, a pesquisa mostra que, cada vez mais, as pessoas procuram, em redes sociais e sistemas de busca, informações e referências, sejam profissionais ou pessoais, sobre outras pessoas. O que, por outro lado, faz com que, crescentemente, as pessoas deem importância, se preocupem mais com a sua “reputação digital”, com o tipo e a quantidade de informação pessoal que elas mesmas disponibilizam ou são disponibilizadas nestes ambientes.

Outros pontos interessantes do estudo:

1) Ao contrário de um mito recorrente, jovens adultos (entre 18 e 29 anos) se preocupam sim com privacidade, com a quantidade e o tipo de informação pessoal que compartilham online. A preocupação é até maior que em faixas etárias mais avançadas.
Para se ter uma ideia, 71% dos entrevistados entre 18 e 29 anos modificaram as configurações de privacidade de seu perfis em redes sociais para limitar o que é compartilhado com os outros. O que faz sentido, pois nesta faixa etária existe uma percepção mais apurada de que é possível ser rotulado por informações pessoais expostas nesses ambientes.

2) Dos entrevistados, 69% já procuraram em sistemas de busca informações sobre outras pessoas. Quando esse tipo de pesquisa é feita, na maioria das vezes (69%), a intenção é encontrar alguma informação de contato – email, endereço ou telefone da pessoa. Somente em último caso (17%), segundo os entrevistados, o objetivo é encontrar alguma informação de cunho mais pessoal – com quem está namorando, se é casado, solteiro etc.

3) Apenas 8% dos entrevistados já pediram a retirada de um conteúdo pessoal publicado online por outra pessoa. Porém, desses 8%, 82% conseguiram a retirada do conteúdo do ar.

Estes dados são de extrema importância para quem quer saber mais sobre o mercado digital, e mostra um amadurecimento do internauta na rede. Afinal, ela é algo que já faz parte do nosso cotidiano e merece atenção.

(*) O estudo completo aqui (em pdf)/ Click no título dessa nota para visualizar o texto

Por: Emerson Silva / Blogueiro

POLÍTICA: Roriz ganha apoio de tucanos e do PP



O ex-governador Joaquim Roriz (PSC) ganhou o apoio de nove partidos para a disputa ao Governo do Distrito Federal. PSDB e PP já tomaram assento na coligação, a fim de disputar as vagas ao Senado na chapa composta por Roriz: Maria de Lourdes Abadia, pelo PSDB, e Bispo Rodovalho, pelo PP. Rodovalho, ontem, teve uma extensa conversa com o governador Rogério Rosso. O bispo pode entrar na campanha porque o DEM decidiu não participar da coligação. Uma das vagas ao Senado era destinada a representante da legenda. O deputado Jofran Frejat deve integrar o grupo como candidato a vice.

(*)Fonte: Marcos Machado - Blog Doplenário (Fotos: Sheyla Leal)

terça-feira, 22 de junho de 2010

Codhab pede documentos a famílias de Sobradinho


Representantes do Movimento dos Inquilinos da cidade reivindicaram regularização de 836 lotes repassados a cooperativas na cidade. Atualização de informações tem de ser feita para emissão de Termo de Concessão de Uso

A vice-governadora Ivelise Longhi reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (21), com representantes do Movimento dos Inquilinos de Sobradinho, que mais cedo haviam fechado a BR-020 em protesto pela regularização de lotes na região. De acordo com Ivelise, a análise dos processos para emissão dos Termos de Concessão de Uso dos 836 lotes repassados a cooperativas está em andamento. No entanto, faltam informações na maioria deles. Por isso, nos próximos dias, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab-DF) vai convocar para cadastro todas as famílias beneficiadas.

A vice-governadora ressaltou que é fundamental avaliar se todos os beneficiados realmente preenchem os requisitos básicos antes da emissão dos termos. A legislação estabelece os critérios para participar do programa habitacional: morar no DF há pelo menos cinco anos; ter uma renda mensal inferior a 12 salários mínimos; e nunca ter sido proprietário de imóvel.

“Queremos atender todos, mas dentro da legalidade”, afirmou Ivelise. Também participaram do encontro o presidente da Codhab-DF, César Pessoa, e a diretora imobiliária da companhia, Glória Rincón.

Os representantes do movimento pediram ainda obras de infraestrutura – como rede de águas e esgoto. O pedido já vem sendo avaliado pela administração de Sobradinho, responsável ainda pela topografia e endereçamento do local.

Com informação da Ascom/Vice-governadoria/ foto divulgação


(*) DEU NO CORREIO BRAZILIENSE

Desenvolvimento na subida do Colorado

O aumento da densidade populacional transformou a região, que passou a atrair grandes lojas, como revendedoras de automóveis e redes de alimentação. O lucro do antigo comércio também cresceu

Por Diego Amorim

Um novo polo econômico se consolida ao longo dos cerca de 15km que separam o fim da Asa Norte da entrada de Sobradinho. Na última década, a subida do Colorado, como é conhecido o trecho, ganhou mais motéis, postos de combustíveis, concessionárias e minishoppings. A proliferação de condomínios na Saída Norte de Brasília despertou o mercado para uma área até então ociosa e desvalorizada. A tendência é que, daqui para a frente, a atividade comercial se fortaleça ainda mais na região.

Por enquanto, os prédios, alguns até com cinco andares, se concentram na altura do Setor Habitacional Taquari e do Condomínio RK. Três das maiores redes de fast food do país - McDonald's, Giraffas e Subway -perceberam o potencial do fluxo de pessoas em direção à BR-020 e abriram unidades no caminho de quem segue para os condomínios, Sobradinho ou Planaltina. O Flamingo, complexo que inclui posto de combustível, motel e lojas, virou ponto de referência para quem vive daquele lado do Distrito Federal.

Entre as revendedoras de carros, chegaram por lá as marcas Fiat, Ford, Volkswagen e, há duas semanas, a Toyota. Em breve, será a vez da Nissan, da Peugeot e da Renault também pretendem aumentar a concorrência. "A região se tornou um marco para o setor", diz Luiz Teixeira, o proprietário da Newland, a terceira concessionária da Toyota em Brasília, erguida em uma área de 13 mil metros quadrados, com investimento inicial de R$ 8 milhões e a criação de 90 empregos diretos.

Potencial
Quem aposta na subida do Colorado leva em conta um público de pelo menos meio milhão de pessoas que trafega diariamente por aquela região. Os pequenos comerciantes e os grandes empresários sabem do poder de compra de boa parte dos moradores dos condomínios em fase de regularização, a maioria deles servidores públicos. "Todo esse lado da cidade está em franco crescimento. E ainda temos em vista o Noroeste", acrescenta o gerente pós-vendas da Newland, Nilson Shibata.

Há dois anos, o Gran Cursos decidiu marcar presença na Saída Norte da capital federal. Atualmente, a unidade é uma das mais procuradas do grupo, com cerca de 900 alunos matriculados. Os cursos preparatórios para concursos atraem inclusive a população do município goiano de Formosa, a 70km do centro de Brasília. "Acertamos em cheio na escolha do lugar. A expansão econômica ali impressiona e, pelo jeito, é só o começo", comenta José Wilson Granjeiro, dono da empresa.

O borracheiro Edmundo Teles, 57 anos, também se espanta quando lembra-se da época em que começou a trabalhar no Posto Colorado, em 1987, e a compara aos dias de hoje. "Isso aqui era só eucalipto, não tinha nada. Quando o povo da classe média começou a vir para cá foi que mudou tudo", comenta. No início, ele tinha três funcionários. Agora, os seis ajudantes são insuficientes para atender a demanda. "A situação melhorou muito. O pessoal que mora nesses condomínios aumentou nossa clientela", conta.

Até o início dos anos 2000, o Colorado era a única construção às margens da pista rumo a Sobradinho. Com a expansão econômica na região, o motel atrás do posto, de mesmo nome, precisou aumentar o número de suítes, para não ficar atrás dos concorrentes de luxo. O comércio no lugar também cresceu. "Ninguém quer sair daqui, é um ponto excelente", afirma Francisco José de Oliveira, 64, dono de um boteco desde 1989. "Os clientes, antes, eram só os viajantes. Depois que surgiram os condomínios, não falta gente", completa.

Gutemberg Matias, 42, fechou a banca de revistas que tinha no Colorado, mas nem cogitou deixar a Saída Norte de Brasília. Ele mudou o ponto para o Flamingo, assim que o novo complexo foi inaugurado, seis anos atrás. Calcula que o faturamento dobrou desde então. "Quem passa por aqui não tem dó de gastar", conta Matias, que trabalha como jornaleiro há 15 anos. O maior movimento é no fim de tarde. Antes de chegar em casa, muita gente dá uma parada para abastecer o carro e consumir.

Clientela
Estima-se uma população de 43 mil pessoas nos condomínios da região do Grande Colorado. Em Sobradinho, são cerca de 175 mil habitantes. Em Planaltina, 230 mil. Somam-se ainda na Saída Norte de Brasília pelo menos 8 mil moradores em condomínios como o RK e o Morada dos Nobres, além de 2 mil pessoas vivendo no Setor Habitacional Taquari.

Novo bairro
O Noroeste começa a ganhar forma. Em meio ao cerrado, homens e máquinas abrem ruas, cavam buracos, instalam tubulações e fazem nascer mais um canteiro de obras no DF.
Há rotatórias prontas e algumas construtoras já instalaram
placas com os endereços dos terrenos. Com o fim do período chuvoso, a previsão é que o trabalho seja intensificado.

Cerco às lojas ainda irregulares
» A Administração de Sobradinho está atenta à ocupação dos terrenos na subida do Colorado. Um levantamento está em curso para identificar estabelecimentos que, porventura, estejam funcionando sem alvará.
"Caso seja encontrada alguma irregularidade, vamos notificar a empresa e cobrar a regularização", diz o administrador, Carlos Augusto Barros. "Também ficaremos de olho em relação à preservação ambiental da região. Construções não serão liberadas em qualquer terreno", completa. Para ele, a chegada de grandes empresas à região contribui para o desenvolvimento de Sobradinho e, por isso, a fiscalização é importante.

"Além de valorizar imóveis, essa expansão econômica que estamos vendo traz benefícios à população da cidade, que era um pouco esquecida", comenta. O comércio na altura do Setor Habitacional Taquari pertence ao Lago Norte, cuja administração também tem apertado o cerco para impedir empreendimentos irregulares.

Eu acho...
"Isso aqui até pouco tempo
atrás era uma área completamente desvalorizada, só tinha mato. A gente ficava isolado do mundo. Para comprar alguma coisa de emergência ou até mesmo
para almoçar, tínhamos que ir até Sobradinho. Hoje facilitou tudo, temos várias opções de comércio. Tudo o que a gente precisa tem aqui."

Pedro Paulo da Silva,
59 anos, servidor público, trabalha no posto do Departamento de Estradas de Rodagem do DF na Saída Norte desde a década de 1970

segunda-feira, 21 de junho de 2010

SOCIAL: Um concorrido coquetel de inauguração















































O Centro Clínico Sobradinho inaugurou o serviço de Tomografia Computadorizada dia 18/06 - sexta-feira em sua sede, com um concorrido coquetel para o corpo clínico, funcionários da empresa, autoridades e convidados.

Na ocasião, foi oferecido um excelente repertório de Música Popular Brasileira, bebidas , doces e salgados de qualidade, escolhidos a dedo, pelos empresários anfitriões - Simone & Betinho.

O Centro Clínico Sobradinho em 2010, veio para inserir um novo e moderno modelo de gestão empresarial hospitalar oferecendo aos pacientes da clínica, inúmeros serviços de primeiríssima necessidade. Parabéns!!!

(*) Texto & Fotos: Júnior Nobre
OBS: CLICK no centro de cada foto para melhor visualizar imagens