Pesquise neste blog

sexta-feira, 30 de abril de 2010

O ócio da greve: 53 dias sem aulas na UnB


Estudantes entediados, sem pique de estudar e caindo na balada. Essa é a rotina de grande parte dos alunos desde março

Há 53 dias estudantes da Universidade de Brasília (UnB) estão sem aulas. Não ter de estudar para provas, aguentar professores chatos, fazer trabalhos nem se dividir entre a sala de aula e projetos de pesquisa ou estágios poderia até ser motivo de comemoração. Mas, entre os universitários, a avaliação da greve não é nada boa.

Luís Felipe do Prado, 17 anos, calouro de engenharia mecânica, é um dos inúmeros estudantes que não têm nada para fazer. Ele fica em casa o dia inteiro, serve de suporte para a família – resolve problemas burocráticos, paga contas, espera o instalador de qualquer coisa – e cai na balada com os amigos quase todo dia.

Para ele, que ainda não havia tido tempo de se envolver com as possibilidades de extensão e pesquisa da universidade, os espaços da academia não fazem muito sentido na greve. Além de tudo, Luís teme demorar a se focar novamente nos estudos quando as aulas recomeçarem – sabe-se lá quando.

“Eu não acreditava que passaria no vestibular. Já estava tendo aulas no cursinho quando fui aprovado na segunda chamada. Estava estudando demais. Agora, perdi o ritmo”, diz. Luís admite que, por um lado, a folga é boa depois de tanto tempo de preparação para o vestibular. Mas a aguardada atribulação do semestre pós-greve o desanima.

Os amigos Rodrigo Maestrali, 20, João Augusto Martins de Santana, 23, Gustavo Nunes, 20, e Rafael Queiroz, 18, alunos do curso de física, já estão cansados da greve. Rodrigo vive uma situação considerada pelos universitários das piores em dias de greve: dois professores não pararam as aulas.

A rotina de Rodrigo inclui aulas todos os dias na UnB. Sem nenhum pique para estudar depois dos encontros, ele assiste as aulas desanimado. Não pode deixar a universidade agora, nem quando a greve acabar. “Não fiquei de férias, como todo mundo, e ainda terei de continuar estudando depois. É horrível”, opina.

João Augusto também está chateado porque as férias ficarão comprometidas após a greve. Segundo a decana de Graduação da UnB, Márcia Abrahão, se a paralisação acabasse hoje, as aulas precisariam ser dadas até fevereiro para dar conta de cumprir o calendário letivo integral dos dois semestres previstos para 2010.

A previsão, por enquanto, é de haja um intervalo de apenas três semanas entre um semestre e outro. No fim do ano, na suposição elaborada pelo decanato, os estudantes teriam folga entre os recessos de Natal e Ano Novo e na primeira semana de janeiro. Mas, definitivamente, só dá para ajustar o calendário após o fim da greve.

Formatura Atrasada

Tainá Batista de Assis, 23 anos e Wanne Kelly Souza Silva, 22, estão no último semestre de biblioteconomia. Elas admitem que até deveriam comemorar o fato de, sem aulas, terem mais tempo para elaborar a monografia de conclusão do curso. A realidade, no entanto, é que elas estão mais preocupadas com possíveis atrasos na formatura.

Sem o diploma, as futuras bibliotecárias não podem obter o registro do Conselho Regional de Biblioteconomia e procurar um emprego. Além disso, elas se preocupam com as datas já definidas para a colação de grau e a festa de formatura. “A greve é péssima, especialmente porque a biblioteca está fechada”, lamenta Tainá.

A greve da UnB não está restrita aos professores. Os servidores da instituição também decidiram cruzar os braços em protesto contra a ameaça de cortes salariais. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão defende que o pagamento URP (índice que reajustava os salários na época da inflação e foi incorporado à remuneração dos servidores na década de 1990) é ilegal.

A briga está na Justiça. Os professores e os funcionários já ganharam em algumas instâncias. Mas, na última quarta-feira, os técnicos perderam parte da batalha no Tribunal Regional Federal (TRF), que considerou o pagamento ilegal para 204 servidores aposentados que haviam entrado na Justiça para garantir o pagamento. O caso dos professores será julgado pelo Supremo Tribunal Federal, em data ainda não definida.

Nessa sexta-feira, os professores farão uma assembleia para decidir o futuro da greve. Marcelo Aparecido de Brito, 28, aluno do segundo semestre de história não vê a hora de as aulas recomeçarem. Por enquanto, ele só tem as aulas de inglês para se ocupar.

Aiessa Balest, 20, universitária de farmácia, aproveitou esse tempo de paralisação para adiantar as tarefas do projeto de pesquisa que participa. Apesar disso, não vê a hora de recomeçar o semestre. De verdade.

(*) fonte: Priscilla Borges/ foto ilustração

Cinema&Música: Dicas de Final de Semana


Por Gabriela Paganini

Cinema
Neste fim de semana, estreia, nas principais salas de cinema de Brasília, a continuação do filme do diretor Jon Favreau: Homem de Ferro 2.

Com uma série de atores famosos, como Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Scarlett Johansson, Mickey Rourke, Sam Rockwell, Samuel L. Jackson, Homem de Ferro 2 traz agora o conhecido super-herói Tony Stark enfrentando diversos dilemas psicológicos e pressão política para compartilhar seus segredos com o governo.

Música
Para quem optar por um programa mais agitado, nesse final de semana, o cantor e ex-vocalista do Planet Hemp, Marcelo D2, se apresentará na cidade. Agora com o álbum A arte do barulho, o quarto álbum gravado em estúdio, o show trará sucessos como Desabafo e Ela Disse. A apresentação é nessa sexta-feira, na festa Funfarra, no espaço Octopus.

Local: Clube do Servidor - SCEN (ao lado do Minas Tênis Clube)
Data: Sexta (30), às 22h.
Ingressos antecipados: R$ 20.
Pontos de venda: Koni Store
Informações: www.funfarra.org e (61)7814-1464.

(*)fonte: blog direto ao ponto

CONVITE - VI Festa do Trabalhador !!!



Dia 01/05/2010 a partir das 14 hs
Local: Qd 06/08 Sobrdinho-DF (Espaço Cultural Paulo Tadeu )
Atrações:Sem Distinção,100% Sedução,Nascente do Samba,Grupos de Dança,DJ Hool (Clube do Vinil/ FUSION)

* Chopp Gelado
* Sorteio de Brindes
* Brinquedos Para a Garotada Se Divertir
(*)Maiores Informações: 9221-5146 / 9124-5266


(*)Click na foto para melhor visualizar as informações da grande festa - PRESTIGIE!

SOCIAL: Deputado Paulo Tadeu é homenageado pelo empresariado e amigos de Sobradinho em noite de Moda & Viola































Aconteceu dia (29/04) quinta-feira, evento concorridíssimo com aproximadamente 200 convidados no Restaurante Trem da Serra para homenagear um filho de Sobradinho. Show humorístico e muita música sertaneja com Junior & Diego alegraram amantes do gênero em noite de lua cheia.

Emocionado com a receptividade dos convidados e amigos, Paulo Tadeu enalteceu a luta de Carminha - proprietária do Restaurante Trem da Serra e de muitos que o ajudaram em sua trajetória política. " Fico feliz em voltar a essa casa depois de anos e ainda lembro do meu primeiro encontro com companheiros saudosos como Renato Bravo e Gilnei Garcia que fizeram parte da minha história política. Estou feliz pelo reconhecimento de vocês ao meu trabalho no legislativo. " declarou Paulo Tadeu emocionado.

Dentre os convidados, estiveram presentes ao evento:O Deputado Federal Rodrigo Rollemberg, Dep. Distrital Raad Massouh, Antônio Rocha presidente da FIBRA, Antero NANDO presidente da ACIS, Jair Silveira Jr Presidente da FEICOTUR, Márcio (Testinha) Presidente do PT -Sobradinho,Valteni José de Souza-Subsecretário de Ocupação e Renda, Gerência do BRB-Sobradinho , inúmeros convidados e amigos.

Já a organização da festa ficou por conta da ACIS-Associação Comercial e Industrial de Sobradinho, FEICOTUR e FACIDF.

(*)Por Júnior Nobre texto & fotos

Vai viajar ? a melhor opção é a CVC


QUIOSQUE CVC - fica no segundo piso do Pátio Brasil Shopping - Tel 3226.0515
Visite-nos, será um grande prazer recebê-lo

(*) Click na foto para melhor visualizar as ofertas do quiosque da CVC. Confira e planeje com quem tem experiência!!!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Receita faz operação no DF para combater fraudadores do IR

A poucas horas do fim do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2010, a Receita Federal em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal realizam hoje (29), no Distrito Federal, a Operação Risco Duplo, que cumpre mandados de busca e apreensão em oito locais, inclusive residências, ligados a pessoas suspeitas de praticar fraudes contra o Fisco.
A investigação começou há um ano quando a inteligência da Receita identificou três escritórios de contabilidade que, embora de forma independente, promoviam fraudes com características semelhantes. Participam da operação, 18 auditores fiscais e 32 policiais federais.
Segundo a Receita, há indícios de que os contadores e consultores tributários titulares desses escritórios estariam orientando a sua clientela para que “declarassem ao Fisco falsas despesas dedutíveis, a fim de aumentar indevidamente os valores das restituições”.
Eram simuladas principalmente despesas com saúde, previdência privada e educação, que permitiam deduções de até 80% na base de cálculo do Imposto de Renda.
Os contribuintes envolvidos serão intimados pela Receita Federal para comprovar as informações fornecidas.
Segundo a Receita, se os dados não forem confirmados, além do imposto devido, poderá ser cobrada multa de até 150% do imposto omitido. Esses contribuintes também estarão sujeitos às sanções penais previstas para os crimes contra a ordem tributária.

(*)fonte: Daniel Lima / blog doplenario

terça-feira, 27 de abril de 2010

MÃE


Digna de honra, gratidão
Digna de rosas, azaléias, jasmins...
Digna de todas as bênçãos
e proteção dos Querubins.


(*) Por Arnalda Rabelo - empresária sobradinhense e poetisa
Com ternura, o meu abraço a todas as Mamães...

Utilidade Pública: Confirmado o primeiro caso de MORMO no Distrito Federal


A doença ataca o pulmão e o fígado dos cavalos e pode ser transmitida aos humanos. Preocupado com o avanço da doença, o Ministério da Agricultura proibiu a participação de cavalos em eventos e feiras.

A égua Mocinha estava no estábulo quando foi recolhida pelo Serviço de Saúde Animal. O carroceiro João Firmo Pedrosa disse que os primeiros sintomas da doença apareceram em dezembro do ano passado.

“No começo, escorria aquela água do nariz dela. Depois, começou a espirrar e a ficar fraca também”, lembra dono da égua, João Firmo pedrosa.

Desde 22 de dezembro, a égua permanece isolada em um galpão do Hospital Veterinário da UnB. Os exames confirmaram a doença. Como Mocinha passou pelo Curral Comunitário de Sobradinho, outros 13 cavalos que tiveram algum tipo de contato com ela também são monitorados e aguardam resultado de exames.

O mormo é uma doença respiratória infecciosa transmitida por uma bactéria que provoca febre, corrimento de secreção nas narinas e feridas no pescoço e cabeça do animal. Pode ser transmitida pelo contato com a secreção e as feridas.

Com a confirmação do primeiro caso de mormo no Distrito Federal, o Ministério da Agricultura proibiu o trânsito de animais e a participação de cavalos, jumentos e mulas em eventos e feiras, a menos que apresentem o resultado negativo para o exame de mormo.

O Serviço de Saúde Animal da Secretaria de Agricultura e Pecuária informou que está adotando todas as medidas necessárias para evitar a proliferação da doença. “Todo animal confirmado positivo será sacrificado. Agora, o nosso trabalho é saber se a Mocinha é um caso esporádico, aqui no Distrito Federal, ou não. Vamos começar a fazer um levantamento epidemiológico, inicialmente em animais de tração”, afirma o chefe do serviço de Saúde Animal Lucílio Ribeiro.

A égua foi sacrificada hoje de manhã. O resultado do exame do mormo, feito em 13 cavalos, sai depois de amanhã.

(*) Por Renata Gonzaga / Braz Vieira/ foto divulgação

HUMOR: O problema do futebol brasileiro é o peso



(*) Click na foto para melhor visualizar - fonte kibeloco

Jornal de Sobradinho já nas Bancas!


Compromisso de periodicidade é coisa extremamente séria e não pode haver furo, conforme declaração assumida com a comunidade, divulgamos a quem interessar que a edição 216 do Jornal de Sobradinho alusivo aos 50 anos da cidade já encontra-se a disposição nas bancas de jornais e revistas .

É importante registrar que dia 28 de maio, haverá distribuição da Edição Especial número 217 ainda alusivo as comemorações e cobertura das atividades do cinquentenário de nossa cidade serrana. Com isso, peço aos leitores que mande sugestões, mensagens, fotos e artigos relacionados aos 50 anos. Divulgaremos a fonte!

Levar informação séria e no dia combinado é coisa que o Jornal de Sobradinho e sua equipe não abre mão. Afinal, são 20 anos levando notícia de forma ininterrupta aos moradores de Sobradinho e região.

Dia 28 estaremos com nova edição nas ruas da cidade, aguardem!!!
(*)Maiores Informações: jornalsobradinho@gmail.com

Comunicado Importante


Prezados leitores,

Devido ao confronto de data com a 6ª Corrida Tiradentes, a Corrida de Rua Carmem de Oliveira, evento em comemoração ao aniversário de 50 anos de Sobradinho, inicialmente prevista para o dia 16, será adiada para o dia 23 de Maio. Muitos atletas vinham solicitando tal mudança para que possam participar das duas corridas. Demais características da prova, como local e horário, permanecem inalteradas.

Os atletas já inscritos podem considerar sua data aprazada.
Caso pretenda a devolução de dinheiro, favor se dirigirem a um dos pontos de inscrição no Parque da Cidade ou no Sobradinho Shopping.
Novas inscrições abertas até o dia 21/05.

Maiores Informações: www.corridacarmemdeoliveira.com.br.

Gratos pela compreensão:


(*)José Nilton Garcia Júnior
Diretor Comercial

E-Mail: contato@praticandoeventos.com
Tel/Fax: (61) 3522-2089 Cel: 9134-2022
End: Quadra 14 Conjunto A1 Bloco 3 Apto. 218
Sobradinho/DF Cep: 73.050-140
MSN: jose_nilton@hotmail.com

Deu no blog da jornalista Ana Maria Campos : Anilcéia fica no TCDF


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu há pouco que a presidente do Tribunal de Contas do DF, Anilcéia Machado, deve permanecer no cargo de conselheira. Os ministros da 1ª Turma do STJ decidiram que o problema de distribuição das vagas no TCDF poderá ser resolvido com a indicação de um membro do Ministério Público de Contas para a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Jorge Caetano.

Com isso, a Câmara Legislativa perdeu a chance de indicar o novo conselheiro. Estava tudo preparado para eleger o deputado distrital Aguinaldo de Jesus (PRB).

Vem ai a VI Festa do Trabalhador


Dia 01/05/2010 a partir das 14 hs
Local: Qd 06/08 Sobrdinho-DF (Espaço Cultural Paulo Tadeu )
Atrações:Sem Distinção,100% Sedução,Nascente do Samba,Grupos de Dança,DJ Hool (Clube do Vinil/ FUSION)

* Chopp Gelado
* Sorteio de Brindes
*Brinquedos Para a Garotada Se Divertir
(*)Maiores Informações: 9221-5146 / 9124-5266

(*)Click na foto para melhor visualizar as informações

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Major Charles é preso por criticar ineficiência dos postos policiais


Por criticar os postos policiais – uma as muitas bobagens inventadas pelo ex-governador José Roberto Arruda -, foi preso hoje o tenente coronel da PM Charles Magalhães, conhecido como Major Charles é um dos policiais militares que se destaca pelo seu notório saber em segurança publica. Ele ficará preso por quatro dias.

Ele criticou o fato de que a população se sente oprimida pela falta de policiamento ostensivo, pois os poucos policiais que atuavam no combate a prevenção de crimes hoje se encontram aquartelados nos postos policiais construídos durante o governo de José Roberto Arruda.

A versão da prisão é a de que os superiores do Major Charles consideram um ato de indisciplina o policial ter criticado e apontado os motivos da ineficiência dos postos policiais, que deveriam ser um instrumento no combate a criminalidade no DF.

(*)Fonte: Carlos Honorato

Carta Aberta à População de Sobradinho

Durante os últimos anos, dediquei minha vida profissional à comunidade de Sobradinho. Neste momento,crucial para Brasília, fui retirado da 35 Delegacia de Polícia, motivado por forças maiores.

Atuando à frente da 35 Delegacia, priorizei um trabalho de segurança para reduzir a criminalidade, visando assim, o bem estar das famílias, inserindo-as num contexto favorável ao resgate de valores, possibilitando-as a participar, com segurança, dos mais diversos momentos de lazer e eventos culturais.

Os frequentes relatos de moradores de Sobradinho reafirmam a qualidade e compromisso do meu trabalho, que sempre foi desenvolvido com seriedade.

A experiência adquirida durante minha atuação nesta comunidade representa um diferencial na caminhada que ainda tenho a seguir. Saio com a certeza do dever cumprido e imensamente grato a todos que acreditaram e acreditam no meu trabalho, dando-me apoio e suporte nas atividades realizadas nessa instituição.

Até breve e um forte abraço!
(*)Márcio Michel
Delegado de Polícia

sábado, 24 de abril de 2010

Caravana da Esperança chegou com Roriz em Sobradinho II



Os caminhos seguidos pela Caravana da Esperança não têm limites. Hoje (24), ela seguiu com o ex-governador Joaquim Roriz (PSC) para Sobradinho II para mais um mutirão de filiação ao Partido Social Cristão (PSC) assim como para os partidos coligados a ele, que são o PMN, o PTdoB, o PSDC e o PRTB. O trabalho começou cedo, por volta das 8h e prosseguiu até o início da tarde, recebendo filiações em todos as legendas. A primeira a efetivar sua filiação ao PSC foi Maria da Glória de Souza, moradora de Sobradinho II.

O ex-governador Joaquim Roriz ficou satisfeito com o que viu e incentivou que os simpatizantes a estas siglas convoquem mais pessoas às filiações. “Quero fazer uma revolução no Distrito Federal e precisamos que o partido seja fortalecido. Para isso precisamos de mais filiações”, o que provocou aplausos das mais de 500 pessoas que ocuparam o salão da Igreja Assembleia de Deus Atos dos Apóstolos, na AR 13 de Sobradinho II.

Roriz voltou a explicar, a exemplo das outras caravanas realizadas em diferentes cidades do Distrito Federal que não está ali pedindo voto. Atendendo aos termos da legislação eleitoral ele só faz o que lhe é permitido como pré-candidato ao governo do Distrito Federal. Ele apresenta aos presentes os pré-candidatos a deputado distrital, a deputado federal e seu pré-candidato a vice-governador, que é o deputado federal Jofran Frejat, e traça um perfil de cada um. Mas em apenas uma frase ele qualifica os pré-candidatos. “São homens e mulheres capazes, leais e podem ajudar a administrar a cidade”, atesta.

(*)fotos: Sheyla Leal

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Arte&Cultura: Todos ao Cineclube Bumba Meu Boi Sobradinho domingo 17h


(*)Por Tarcísio Pádua

Neste domingo 25, às 17h, estaremos inaugurando o Cineclube Bumba Meu Boi Sobradinho, aqui na cidade de Sobradinho. Na oportunidade serão apresentados os documentários "Patativa do Assaré: Ave Poesia" e "Verequete: O rei dos tambores" . O evento faz parte do programa Cine Mais Cultura, patrocinado pelo Ministério da Cultura. As apresentações são gratuitas e a classificação é livre. O Cineclube fica localizado na Q. 15 área especial 02, mesmo local onde funciona o Centro de Tradições Populares de Sobradinho do mestre Teodoro Freire. Todos estão convidados.

fonte: blog aliastpadua.com

MÚSICA: A voz da MPB em Sobradinho


É hoje Sexta-feira, dia 23/04/2010, no Assados e Grelhados, Amélia Pinheiro e André Damatta no melhor da MPB.
End.: Qd: Comercial do RK, loja 37.
Reserva de mesas:
33021936
92591082


(*)Por Alex Paz

EXCLUSIVO: Vem aí a Edição Especial Sobradinho 50 anos


Nas Bancas de JORNAIS & REVISTAS

O Jornal de Sobradinho- edição 216 de Abril de 2010, estará disponível nas bancas de jornais e revistas da cidade e região apartir do dia 27 ( terça-feira) .

Confira a programação de aniversário de Sobradinho - 50 anos e muito mais...
DIA 27/04/2010

POESIA: O Dia Já Acordou


Sim... O dia já acordou
Espera... Logo o céu acenderá a luz do sol
Num milagre de cor dourada...


Agora ouça: Há um zum zum zum de abelhas na flor
Uma folha flutuando ao vento, um riacho...
Parecem hinos de louvor


Sim... O dia já acordou
O ontem? ... Passou
É novo tempo! Nova cor!
Novo sabor!

(*)Por Arnalda Rabelo - Empresária de Sobradinho e Poetisa

MÚSICA: Imperdível!!! Grande Show Internacional com o ABBA -The Show “World Tour”


Com a Orquestra Sinfônica de Londres e Waterloo Band
Data: 20 de Maio (quinta) - 21 horas
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Preços:
Poltrona Vip – R$ 200, 00 *(meia)
Poltrona Vip Lateral - R$ 180, 00 *(meia)
Poltrona Especial – R$ 150,00 *(meia)
Poltrona Superior - R$ 100,00 *(meia)

Classificação: 16 anos

*meia-entrada: estudantes, professores, idosos, deficientes físicos,
mediante a apresentação de documento prevista por lei.

Obs: Assinante do Correio Brasiliense 50% de desc. na compra de até
3 ingressos *inteiros mediante apresentação do cupom (sempre você)
Ingressos sujeitos a alteração de preços sem aviso prévio

Ponto de venda:

VR - Brasília Shopping

Informações: 8130-1417 / 8130-1418

(*) Por Patricia Risieri

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Sobradinho II recebe Roriz e sua Caravana da Esperança no sábado dia 24/Abril com grande festa.


Caravana da Esperança neste sábado na rorizista Sobradinho II

Sábado será a vez de Sobradinho II, receber a Caravana de Filiações do PSC com a presença do presidente de honra da Legenda e pré-candidato ao Governo Joaquim Roriz, Deputada Distrital Jaqueline Roriz (PMN), Deputado Federal Laerte Bessa (PSC) e o Deputado Federal e pré-candidato a Vice Governador da futura chapa Rorizista Jofran Frejat (PR), também estarão presentes os presidentes do PTdoB, PRTB, PSC, PMN, PSDC. Segundo a Presidente do PMN e Deputada Jaqueline Roriz, a ida da Caravana da Esperança para Sobradinho II será muito importante já que na oportunidade são esperadas as filiações dos moradores não só de Sobradinho II, mas de Sobradinho I, Região da Fercal e de Planaltina.

DATA:sábado dia 24/04 a partir das 09 horas
LOCAL:Igreja Assembléia de Deus dos Apóstolos em Sobradinho II,na Área Especial 13, conjunto 20, Lote 01, próximo a COER.

(*)fonte BLOG DO AZUL / foto: Sheyla leal