RECENTES

SEGURANÇA: Polícia Militar intensifica policiamento nas ruas


Imediações das áreas comerciais receberão reforço no patrulhamento, tanto motorizado como a pé, em duplas de policiais. Polícias Civil e Militar dão dicas preventivas para evitar roubos e furtos neste fim de ano

O comércio do Distrito Federal estará mais protegido no período natalino e de final de ano. Até o próximo dia 6 de janeiro o policiamento será intensificado ao redor de feiras, comércios, shoppings, bancos e áreas comerciais em geral.

A ação da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), iniciada na última sexta-feira (3), aumentou o efetivo em 600 policiais que vão garantir mais segurança à população na hora de realizarem suas compras. O programa – batizado de Policiamento de Intensificação Natalina (PIN) – fará o patrulhamento preventivo motorizado e a pé, em duplas, mais conhecido como Cosme e Damião. Com a operação, o número de policiais militares em todos os batalhões do DF chegará a 4.200.

Segundo o delegado Érito Pereira da Cunha, da Delegacia de Repressão ao Roubo (DRR), nesse período é comum o aumento no número de roubos e furtos. “É a temporada de maior quantidade de dinheiro em circulação, o que acende a cobiça dos assaltantes”, explicou o delegado.

Ainda de acordo com o delegado, a maioria dos assaltos acontece principalmente nas saídas de áreas comerciais e bancos, além das residências em função do grande número de famílias saindo de férias.

Cuidados necessários

Com a proximidade dos festejos de fim de ano é necessário tomar precauções para não se transformar em alvo dos assaltantes. Atitudes básicas podem fazer diferença, como realizar saques bancários fracionados, evitar ostentação de riquezas e durante as compras carregar sacolas e bolsas na frente do corpo e nas malas do carro.

Outra dica importante é manter-se atento durante as compras, pois nesta época, seqüestros-relâmpagos também são cada vez mais frequentes.

No caso de roubos a residências, o delegado Érito Pereira da Cunha chama a atenção para o falso mito de deixar luzes acesas em casa. Segundo ele, este é um indicativo de casa vazia para os ladrões. Além disso, o morador deve ficar atento para não deixar acumular jornais e correspondências na porta de casa, o que também indica a ausência do morador.

Outras orientações da Policia Militar podem evitar maiores problemas:

- Após as compras, ao dirigir-se para estacionamentos ou pontos de ônibus, não descuide das sacolas e nem da bolsa ou carteira, mantendo-as bem fechadas. Você não precisa fazer todas as compras de Natal no mesmo dia. Compre aos poucos.

- Tenha em mãos as chaves do carro ou a quantia para a passagem de ônibus antes de chegar ao estacionamento ou ponto, evitando abrir bolsas e carteiras na presença de pessoas estranhas.

- Evite estacionar em locais ermos e com pouca iluminação. Prefira estacionamentos pagos, principalmente no caso de compras de valor alto.

- Não deixe documentos e nem outros objetos (aparelhos de som, bolsas, casacos etc.) expostos a vista em seu veículo.

- Ao sair do veículo verifique se as portas e os vidros estão totalmente fechados e o volante travado.

- Nunca fale ao celular nas ruas entre a saída de uma loja e outra. O ideal é procurar um lugar seguro para falar. Atenção ao espaço ao seu redor enquanto conversa, para não ser surpreendido por um assaltante.

Por Fabiana Bandeira/Agência Brasília - Foto Mary Leal

Nenhum comentário