name='content'> ]]>

RECENTES

DEU NO DFTV/GLOBO - Alunos de Sobradinho sem aula

Ainda faltam professores em escolas da rede pública de ensino

Ano letivo está terminando e alunos do Centro Educacional 02 de Sobradinho estão sem aula. Falta de professores se arrasta há meses. Em outubro, secretário prometeu que problema seria resolvido.

A turma do primeiro ano está sem professor de artes e de inglês desde agosto. “Prejudicou muito na nota e também quando eu estiver no 2º ano o professor vai cobrar uma matéria que eu não aprendi”, destaca a estudante Sthephanye Souza.

Para quebrar o galho, o coordenador da escola assumiu as aulas de inglês, mas só para aplicar a prova. Daí surgiu outro problema: como definir o conteúdo da avaliação? Não é apenas a falta de professor que tem incomodado os estudantes. Eles afirmam que em outras disciplinas o troca-troca de profissionais em sala de aula tem dificultado o aprendizado. No primeiro ano, por exemplo, houve pelo menos cinco substituições ao longo de 2010.

Diante dessa situação, os estudantes temem que o problema vire uma bola de neve e que eles sejam prejudicados novamente no próximo ano, na hora de fazer o Programa de Avaliação Seriada da UnB e um pouco mais à frente, no vestibular.

Em outubro, um levantamento da Subsecretaria de Gestão dos Profissionais de Educação mostrou que quase dois mil professores estavam fora da sala de aula. Na época, o secretário de Educação, Sinval Lucas, afirmou que o problema seria resolvido com o remanejamento de professores que estavam ocupando cargos administrativos.

“Do dia 29 de outubro, quando assumi a Secretaria de Educação, para cá, já encaminhamos 398 professores para a sala de aula. Temos que respeitar a decisão desses alunos, eles têm que reivindicar, têm que lutar pelo direito deles”, conta o secretário.

Lucas conta que 13 professores habilitados em artes trabalham na Diretoria Regional de Sobradinho e oito estão habilitados para dar aulas de inglês. A recomendação foi que esses profissionais fossem encaminhados para as salas de aula de acordo com a demanda. “A partir do momento que surgiu essa carência, ela deveria ter sido suprida”, destaca.

Confira no vídeo em anexo a entrevista completa com o secretário de Educação, Sinval Lucas, sobre a falta de professores em escolas de Sobradinho.

Por Leonardo Ribbeiro / Lázaro Aluízio

OBS: Click no título desse artigo para assistir a entrevista com o Secretário de Educação Sinval Lucas

Nenhum comentário