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ATENÇÃO : Compras online em segurança.


Saiba como se proteger de golpes na rede e evitar dor de cabeça na busca por presentes

Comprar pela Internet é prático, mas requer certos cuidados para garantir que não haverá dor de cabeça. A Web está cheia de pessoas mal intencionadas, hackers e golpistas, e proteger-se contra essas ameaças é o primeiro passo para uma compra segura.

A principal recomendação de especialistas é bem simples: só realize transações financeiras usando um computador confiável, com um antivírus atualizado, e cujas rotinas de manutenção você conheça. Afinal, você vai informar dados sensíveis, como senhas bancárias e de cartões de crédito. Portanto, computadores públicos, como de lan houses, não são recomendados.

Procure digitar os endereços em vez de clicar em links, principalmente aqueles recebidos por e-mails. “O phishing é um dos golpes financeiros mais comuns na Internet, respondendo por cerca de 60% a 80% dos casos de fraudes virtuais. Muitos criminosos usam esse recurso para confundir o consumidor, que clica acreditando que aquele link vai direcioná-lo para o site da loja”, explica Wanderson Castilho, perito em crimes virtuais.

Saber em que site está comprando é essencial. Para evitar fazer compras em uma empresa fantasma e nunca receber o produto pelo qual pagou, o ideal é comprar em sites conhecidos ou recomendados por amigos. Na dúvida, para ter certeza de que se trata de uma empresa idônea, faça uma pesquisa rápida do CNPJ do fornecedor.

Com esse número em mãos, verifique se a empresa de fato existe e se ela está em situação regular. Para isso, consulte o site da Receita Federal.

Prestar atenção à organização e à formatação das páginas também é uma maneira de identificar quando se trata de uma fraude. Os sites devem fornecer informações claras ao comprador, e empresas confiáveis geralmente informam em suas páginas que o site é protegido e oferece conexão criptografada, segura para as transações. Além disso, verifique se há o número do serviço de atendimento ao cliente (SAC) para o caso de precisar entrar em contato com o fornecedor da mercadoria. “A legislação prevê que as empresas ofereçam um canal de atendimento por telefone funcionando minimamente em horário comercial”, explica Adriana D’Ávila, advogada especialista em direito do consumidor.

A escolha da forma de pagamento também é importante para garantir que seus dados serão preservados. Hesite ao máximo em fazer pagamentos em cartão de débito, depósito em dinheiro e transferência bancária, dando preferência ao cartão de crédito. Isto porque em caso de problemas com a loja, será possível reaver o seu dinheiro ou bloquear o pagamento da conta.

Certifique-se de que a data de chegada da mercadoria deve ser anterior à data do pagamento do cartão. Em caso de não recebimento, é possível desautorizar a compra entrando em contato com a operadora de cartão de crédito. “Se logo depois receber o produto, pode-se optar por reautorizar a cobrança. Mas, se a pessoa está tentando fraudar o consumidor, ela não vai conseguir”, explica a advogada.

Dicas importantes

Escolha bem o site em que fará suas compras. Além de visitar o site da Receita, cheque também em fóruns online, como o Reclame Aqui (www.reclameaqui.net), em que usuários publicam comentários e reclamações sobre as empresas. Veja o que dizem a respeito da que você escolheu.

Quando um site solicitar seus dados, certifique-se de que a conexão é segura antes de informar seu número e a chave de segurança do seu cartão de crédito. O endereço do site deverá começar por https em vez de http e haverá o ícone de um pequeno cadeado na barra de navegação.

Confira se o site oferece indicação e características do produto (cor, dimensões, forma, estado, peso e tamanho). Isso influencia no preço do frete.

Prefira fazer o pagamento com boleto bancário ou cartão de crédito. Não negocie com fornecedores que só aceitam depósito em conta corrente, especialmente se o titular for uma pessoa física.

Fonte: O Dia Online.

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