RECENTES

EXPOSIÇÃO: Levando Arte aos Jovens






Somos todos Artistas - foi com esse tema que a professora de arte Cristina Barreto Soares Peixoto realizou com louvor dias 23 e 24, exposição para pais, alunos e convidados no novíssimo Salão de Eventos do Restaurante Trem da Serra, de trabalhos realizados pelas crianças do seu atelier.

Cristina é proprietária do Atelier Cris ´Artes localizado na Quadra 13 conjunto A de Sobradinho, tem um filho especial com Síndrome de Down e conseguiu unir a educação de seu filho ao prazer do trabalho em casa.

“É isso mesmo, quando eu tive o Vítor Henrique, tive que parar de trabalhar fora para poder tomar conta dele por ser uma criança especial, então, busquei o prazer que eu tenho pela arte e de estar ministrando essas aulas para as crianças, e coloquei um atelier dentro de minha própria casa, aonde eu podia estar com ele e ao mesmo tempo ganhando por isso” declara Cristina.

Gostaria de fazer um Trabalho Social?
Hoje eu cobro por esse projeto e espero um dia poder fazer trabalho social, mas por enquanto a gente tem cobrado. Gostaria de dizer que esse trabalho com as crianças, começou por iniciativa de um padrinho que levou alguns trabalhos para uma exposição na Assefe, ai ficou meio que tradicional, pois já aconteceram outras três exposições – foi assim que a gente saiu de dentro do atelier para mostrar um trabalho sem preconceitos – considero meu atelier um projeto de inclusão entre crianças ditas normais e aquelas que precisam de uma atenção maior – e o meu filho é prova disso, de que não existem barreiras, então, você pode olhar aqui os trabalhinhos deles e certamente você não saberá distinguir se é de uma criança normal ou especial,daí você vê que não tem diferença.

Há quanto tempo você trabalha nesse projeto?
Eu trabalho há mais de dez anos, por que Vitor Henrique tem hoje nove e eu já trabalhava antes, fora, pros outros e quando ele veio é que comecei a trabalhar em casa. Minha dedicação hoje é exclusiva pra eles, e também minha fonte de trabalho prazerosa. Fiz faculdade de artes, por causa desse meu interesse pela arte e aprendi mil coisas e tudo eu passo pra eles de uma forma mais lúdica, pra criançinhas apartir de cinco anos.

E como é sua relação com os pais?
É maravilhosa a participação e parceria com eles, por que eu acho maravilhoso quando um pai acredita no potencial da criança, são meus amigos e estão para o que der e vier – e quando a gente realiza essas exposições, eles estão sempre presentes – valorizando, interagindo e brincando com as crianças.

Álvaro pai de alunas (Andrea 15 e Camila 13 anos) como você enxerga o trabalho da Cristina com as crianças?
É uma oportunidade interessante, por que como pai e morador de Sobradinho acho importante valorizar as coisas da cidade e o lado profissional da Cristina e do pessoal dela nesse acolhimento com as crianças que acho maravilhoso. Como pai, consigo descontrair, pois sei que existe uma troca ali entre os alunos e a Cristina. Eu vejo que ela se diverte muito e desejo sucesso a Cristina e a turma dela, e para quem não a conhece, recomendo conhecer o projeto, experimentar e dá uma rabiscada lá .

Kelly mãe de aluna (Carla Letícia - 13 anos) - como você vê o trabalho lúdico cultural da Cristina com a criançada?
No mundo de hoje de tantas coisas ruins e algumas negativas – é importante como pais, cultivarmos e valorizarmos em nossos filhos a cultura pelas coisas da arte - vejo que é uma maneira deles se expressarem e colocarem os sentimentos e pensamentos aflorados através da arte. Então, concerteza para os pré adolescentes é uma coisa super positiva – Vejo que a Cristina abre as portas de sua casa, e recebe os meninos com muito carinho, é bem amigável, ela não só ensina arte, como escuta o que os meninos têm a dizer, sempre procura estar em contato, sempre liga pra saber como está, é uma relação muito bacana mesmo.

Carminha Bravo, como você vê o projeto da Cristina?
Olha ela tem uma frase que ela fala – que “A arte é uma maneira que a criança tem de tirar tudo de bom, como de mal, de colorido e escuro de dentro de si” – eu acho muito interessante constatar o quanto isso acalma as crianças. Minha filha foi aluna dela, hoje estuda moda, quer dizer que trabalha muito com desenho - foi muito importante isso, para a profissão que ela escolheu. Então, acho a arte, muito importante na vida da criança – é bom que isso seja levado desde cedo, para que a criança dê o devido valor ao artista respeitando-o pela produção da arte e de suas obras existentes – Vejo que esse trabalho da Cristina conscientiza as crianças a darem o devido valor a quem produz arte e mostrando valores.

(*)Atelier Cris ´Artes - Maiores informações: (61) 3297.5981

Fotos Júnior Nobre

Nenhum comentário