name='content'> ]]>

RECENTES

CIDADE: Sobradinho lança campanha para manter cidade limpa


Segundo Carlos Augusto de Barros, a ação educativa será feita em conjunto com a operação de limpeza, retirada de entulhos, corte de mato, poda de árvores, desobstrução de bocas-de-lobo e pintura de meios-fios

A partir desta quarta-feira (3), a Administração Regional da cidade desencadeia uma ação coordenada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter a cidade limpa

O objetivo da campanha que a Administração Regional de Sobradinho lança nesta quarta-feira (3) é conscientizar e educar a população sobre a importância de manter a cidade limpa. O intuito é que todos os moradores colaborem com a limpeza e ajudem na fiscalização. Trinta placas educativas foram instaladas na região administrativa, principalmente nos locais onde eram depositados, irregularmente, lixo e entulho.

Segundo o administrador da cidade, Carlos Augusto de Barros, a ação educativa será feita em conjunto com a operação de limpeza, retirada de entulhos, corte de mato, poda de árvores, desobstrução de bocas-de-lobo e pintura de meios-fios. Ele adverte que os infratores que forem flagrados jogado entulho em locais proibidos serão multados. “Em Sobradinho existem empresas privadas que recolhem o entulho, mas, muitas vezes, as pessoas preferem não arcar com o custo e jogam o entulho em locais inapropriados, sujando a cidade, poluindo o meio ambiente, por fim, a administração acaba sobrecarregada com a limpeza”, afirma Barros.

Em Sobradinho existe uma área de transbordo, autorizada pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e utilizada para o depósito de entulho. A área fica localizada próximo ao Córrego do Arrozal, na direção de Planaltina, junto ao DVO. Ainda assim, muitos carroceiros insistem em desrespeitar a sinalização e jogam lixo em locais proibidos.

Distribuição de panfletos
A campanha estimula ainda que os moradores denunciem os sujões. Serão distribuídos panfletos de casa em casa e a expectativa é que todos os moradores se tornem fiscais da cidade, explica Carlos Augusto de Barros. A divulgação dos telefones da administração também será reforçada para que as pessoas se sintam incentivadas a fazer as denúncias.

Para a ouvidora da Administração Regional, Rose Nacfur, a conscientização e a educação dos moradores é fundamental para manter a cidade limpa. Ela conta que a coleta de lixo é eficaz, mas os entulhos, principalmente das casas em construção, são o maior problema. “Nem sempre as nossas tentativas de inibir moradores e carroceiros dão certo, estamos com a expectativa que com a divulgação da importância de manter a cidade limpa possamos ter melhores resultados”, afirma.

Fiscalização
A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) é responsável por multar as pessoas que jogam entulho em locais inapropriados. As multas podem variar de R$ 152 a R$ 50 mil, dependendo da quantidade de lixo e do local. A Lei Distrital nº 972, de 11 de dezembro de 1995, dispõe sobre os atos prejudiciais à limpeza pública. E prega a proibição de jogar em terrenos baldios ou becos qualquer tipo de resíduo, seja domiciliar, comercial, industrial, entulho de obra e outros.

Serviço
Para informações, solicitações de limpeza ou denúncias de sujões, a população pode utilizar os telefones da Ouvidoria da Administração de Sobradinho: (61) 3453-9124 e 3387-3000.

Por Débora Teixeira - Agência Brasília

Nenhum comentário