RECENTES

DEU no COLETIVO: Crianças desfilam contra o preconceito


Centro de Ensino Especial de Sobradinho desenvolve projetos de inclusão e promoverá desfile na cidade

Professoras e alunas do Centro de Ensino Especial 1 de Sobradinho já estão em treinamento para desfile inclusivo de novembro
Para muitas pessoas, é apenas uma passarela de desfile, mas para os alunos do Centro de Ensino Especial 1 de Sobradinho, o 1º Fashion Inclusivo da cidade, é superação de vida e quebra de preconceitos. São 120 alunos, com idade a partir de quatro anos incluídos no programa de inclusão social desenvolvida pela instituição pública de ensino junto aos pais dos alunos e professores. Já para o desfile, que ocorrerá em 11 de novembro no Shopping de Sobradinho, serão selecionadas 40 crianças para desfilar e mostrar que a diferença entre elas e outros meninos e meninas está apenas na opinião prematura das pessoas.

Segundo a coordenadora do projeto 1º Fashion Inclusivo de Sobradinho, Ângela Ferreira, o projeto do desfile é mais uma das ações que o Centro de Ensino Especial 1 de Sobradinho realiza para ajudar a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais. “A escola trabalha na promoção de espetáculos teatrais, desfile em passarelas e ações que melhoram a autoestima da criança, melhoram as notas acadêmicas e mostrando que eles são capazes e possuem potencial em ser uma criança como qualquer outra, mesmo tendo limitações”.

Ângela Ferreira explicou ainda que o fato dos pequenos possuírem algum tipo de deficiência não significa que sejam menos capazes que outras crianças. “Muitas pessoas imaginam que os portadores de necessidades especiais estão limitados a permanecer apenas em seus lares ou no máximo frequentar lugares restritos. Na visão da instituição, uma criança portadora de necessidade especial pode frequentar uma passarela, ir ao shopping, cinema e no futuro estar inserida no mercado de trabalho”.

Maria Inês Bernardi, 41 anos, mãe da pequena Érika Bernardi, oito anos, disse que a filha é aluna da escola desde um ano e oito meses de idade, e frequenta a instituição duas vezes por semana. “Ela começou participando de peças teatrais. Foi assim que percebi que a Érika gosta muito de interagir com as pessoas e a facilidade de socialização que ela possui, além da alegria em estar participando. Quando a coordenadora do projeto falou da ideia sobre o desfile, ela ficou super- feliz e com muita vontade em participar. Mas a atividade preferida dela é trabalhar na horta da escola”, relatou Maria Inês.

Fonte Rafael Mouad - rbueno@jornaldacomunidade.com.br - Redação Jornal Coletivo - foto Mary Leal - Veja link da matéria original em anexo, clicando no título desse artigo

Nenhum comentário